E por curiosidade, resolvi dar uma pesquisada mais detalhada sobre o porque dos novos Onix turbo começarem a apresentar problemas de incêndios em veículos ainda bem novos !
O problema parece ter origem em erros de engenharia em sequência quando do projeto desse motor e tudo isso na tentativa de se obter resultados finais de rendimentos acima do normal para esse tipo de motor turbo desses novos Onix equipados com um antigo sistema de injeção multiponto e ainda flexfuel.
E que possivelmente , tb pode ter se originado com uma escolha ousada mas errada da turbina utilizada nesses motores 1.0 turbo dos Onix, cujo modelo era destinado primariamente para motores equipados com sistemas de injeção direta.
Isso causava uma provável sobrepressão interna nesse motor resultando em aquecimentos excessivos e pre-ignição, principalmente quando esses motores são abastecidos apenas com gasolinas.
Aliado a essa causa anterior, parece que a GM tb calibrou sua ECU para esse seu novo motor turbo trabalhar com misturas um pouco mais pobres (magras) de ar + combustível do que o habitual e sempre com o intuito de melhorar ao máximo o rendimento obtido com esse seu novo motor, o que tb provocava um anormal aquecimento interno desse motor e isso causava pre-ignição e detonações principalmente quando esse propulsor era abastecido com gasolinas .
E por uma interessante coincidência ou não, é bem curioso o fato de que as duas unidades desses novos Onix que pegaram fogo estavam abastecidas com gasolinas ...
Esse superaquecimento anormal causado por esses erros acima citados, causava a quebra do motor e com isso, haviam vazamentos do oleo do motor tb já bem superaquecido devido a esse excesso anormal de calor e assim, ele entrava em combustão e iniciavam-se os incêndios.
Diante disso , a GM fez o recall para todos os novos Onix turbo vendidos e entregues até agora (mais de 19500 veículos) e já providenciou uma nova recalibração das ECUs desses motores via scanner pela tomada OBD2, possivelmente alterando as curvas de pressão da turbina, curvas de ignição e de misturas de ar+combustível, na tentativa de corrigir essas falhas de funcionamento desses seus novos motores turbo.
Mas o lado negativo dessa correção técnica é que com essa nova recalibração dessas ECUs, houve como consequência direta disso, uma comprovada perda e redução de rendimento desses motores, tanto em desempenho e tb em consumo médio que inclusive foi até comprovada por vários jornalistas especializados após testarem novas unidades do Onix turbo já com essa nova recalibração da ECU.
Ou seja, ao que parece, a GM tentou tirar leite de pedra ao economizar de um lado mas perdeu do outro, no esforço inútil de tentar conseguir com que esse seu novo motor turbo com injeção multiponto, apresentasse um rendimento equiparado ao de um motor semelhante ao seu porém equipado com os modernos sistemas de injeção direta e assim, o tiro acabou saindo pela culatra como não poderia deixar de ser diferente disso ... rsrsrsrs !
Obs : E eu confesso aqui que até cheguei a me surpreender muito de como a GM havia conseguido essa baita mas intrigante façanha de tentar igualar o rendimento desse seu novo motor turbo porém ainda equipado com uma antiga injeção de combustível multiponto com o rendimento do novo motor TGDI da Hyundai ou do motor 1.0 TFSI da VW que são reconhecidamente mais modernos e já equipados com injeção direta, ou seja, sabemos que milagres só Deus faz e mais ninguém !!!
E finalizando, mais um outro ponto negativo muito importante citado nesses artigos na net sobre as possíveis causas para esse problema dos Onix turbo é que tudo indica que a GM tb não incluiu na programação da ECU desses seus Onix turbo por motivos óbvios de redução de custos, um sistema chamado de "Estratégia de emergência ou de proteção" que significa que quando um motor qq , seja ele aspirado ou turbo , começar a atingir temperaturas de trabalho anormalmente elevadas a ponto de colocar em risco a própria integridade do motor, esse sistema atravez de seus sensores trata de imediatamente ir reduzindo o desempenho desse motor com a utilização de algumas estratégias de proteção decididas e tomadas pela ECU e assim, o desempenho dele fica limitado para rotações menores, além de no caso de motores turbo, de se reduzir a sua pressão de trabalho e com isso se evita a tempo, uma completa destruição desse motor.
Mas tão logo esses mesmos sensores perceberem que a temperatura de trabalho desse motor está voltando aos seus níveis normais, é automaticamente restabelecido de forma gradual o mesmo rendimento original do motor e assim esse sistema age sucessivamente e sempre em alerta !
O mesmo ocorre tb nos casos de se abastecer com combustíveis adulterados, onde o motor detecta essa adulteração do combustível presente no tanque e limita propositalmente o desempenho desse motor como medida de segurança, para se evitar assim que os danos maiores ocorram !
Ele seria como um anjo da guarda eletrônico do motor !
E como já diziam alguns sábios ditados populares que se encaixam perfeitamente nessa situação aqui :
" Passarinhos que inventam de acompanhar os morcegos em seus vôos noturnos, amanhecem mortos espetados nos galhos das árvores" ou
" A economia sempre é a base da porcaria "
É isso aí colegas, valeu !
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