Hyundai HB20 Clube
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Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?
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Autor:  Roberto Bertoche [ 04 Fev 2016 15:59 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

Clever escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Betox escreveu:
No meu 1.6 manual, chego várias vezes aos 6.000 rpm, mas a questão é que isso representa menos de 1% do total do tempo rodando.

Curioso, achava que o AT subia a marcha perto de 4.000 rpm.


Você tem razão, representa menos de 1% do tempo, mas vamos combinar, é o tempo mais divertido... rs.

No At, se vc acelerar com carinho, ele muda de marchas a menos de 1.500 rpm.
Sinceramente, se eu puder, não terei mais carros com câmbio manual.

Falando nisso, e depois eu conto mais, ontem fiz, pela primeira vez, um mini test-drive na nova S-10 topo da gama do meu sogro.
Eu por enquanto quero falar só do câmbio automático, naquela função de trocas sequenciais.
Querem saber? Uma M.
Eu queria porque queria experimentar aquilo e com exceção de uma ou duas vezes a marcha mudou.
Nas outras 98 vezes que tentei, apareceu no painel a mensagem "troca de marcha não autorizada"...
PQP, pra que serve uma M. dessas? Mesmo sem acelerar e com o carro embalado, a marcha não sobe. Aliás, em hora nenhuma pareceu que poderia aceitar o comando de subir.
Se eu tivesse isso no meu automático, só usaria para subir as marchas e economizar, porque para reduzir é só apertar o acelerador que num átimo a marcha já foi para onde o acelerador pedia.


Pergunta de principiante, todos os carros AT com sequêncial reduz automaticamente as marchas?

Vou falar do AT normal, sem utilizar o recurso sequencial, que só ontem conheci e que como diz o Mateus acima, pode ser um pouco diferente em cada carro.
No AT normal se a gente tira o pé do acelerador a caixa se mantém na marcha que estava até baixar os giros e ela entender que deve reduzir.
Se a gente continuar sem acelerar, conforme o giro for ficando mais baixo, à medida em que a velocidade vai diminuindo, ela vai reduzindo gradual e lentamente as marchas, até quando o carro estiver por volta dos 4 km/h ele vai estar em primeira marcha e continuar andando assim. Ou seja, tem pouco freio motor.
No entanto na entrada de uma curva, a gente usa o freio para diminuir a velocidade e, ao acelerar, o cambio vai colocar a marcha mais condizente com o tanto que se estiver acelerando.
Se estiver acelerando forte, vai colocar uma marcha que dê o melhor desempenho.
Se estiver acelerando bem de leve, vai colocar uma marcha proporcional, que dê economia.
Ou seja, reduz mas sem o efeito de reduzir para ajudar a frear, como se faz com um câmbio manual.
Nas cais AT com o recurso extra - sequencial - a caixa vai tentar obedecer seu comando de reduzir ou alongar a marcha conforme ele ache que vc está fazendo a coisa certa.
Por exemplo, no AT4, vc pode colocar a alavanca em L de low, situação em que o carro não deveria sair da primeira marcha, mas, se vc acelerar até o motor passar dos 6 mil giros, ela vai, mesmo contra o seu comando, colocar a segunda, e se vc continuar acelerando, quando o motor passar novamente de 6 mil giros o câmbio vai passar novamente a marcha, até a última marcha em velocidade máxima.
A diferença é que se vc tirar o pé nessa situação ela irá reduzindo as marchas tão logo a rotação do motor permitir que ela faça isso sem extrapolar as rotações máximas.
Afinal vc deu um comando a ela de não passar da primeira.
Gostei muito do AT, porque é muito rápida a troca de marchas quando o motorista não precisa decidir em que marcha colocar.
Inclusive em caminhos ruins, que eu pensava que o câmbio manual seria mais adequado, já mudei de ideia.
O AT decide mais rápido e sem vc precisar mexer em nada.

Autor:  Roberto Bertoche [ 04 Fev 2016 16:03 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

Ricardo M. escreveu:
Por duas vezes, em 2° marcha, eu tive corte de aceleração, por chegar as RPM próximo aos 7000 rpm. :mrgreen:
Que bom, né!? Senão ia estourar o meu motor. :D


Então, Ricardo, como disse acima ao Clever, o meu carro não corta. Muda a marcha.
É estranho mas é muito legal.
Se vc por algum motivo esquecer a alavanca na posição 2 e sair para ultrapassar, ele não corta o motor e nem nega fogo, vai trocando as marchas enquanto vc estiver com o pé no fundo.
Depois que vc tirar, ele, sem trancos, vai voltando até a 2a marcha.

Autor:  Otavio Deves [ 05 Fev 2016 11:35 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

ZECAM escreveu:
Cleiton,

Tomara que os seguros com o tempo entre em rota de normalidade como os atuais.

Quanto a durabilidade, realmente tem que ser boa senão o projeto sucumbe.




Não há dúvidas que essa tecnologia, veio pra ficar, devido exigência dos órgãos de regulamentação ambiental, ou vocês acham que a VW e demais montadoras criaram esse modelo baseada apenas na concorrência? a questão é o acerto e durabilidade do motor.. Eu não tenho dúvidas, no caso do HB20, se a garantia se mantiver em 5 anos, é impossível comprar um 1.6 , que bebe mais e anda menos .. o que vejo, é que há muitas pessoas mal esclarecidas que não conhecem nada de carro, vão achar que todo 1.0 não presta, não anda e bebe muito..etc.. .. Isso é coisa do século passado.. Mérito da VW em motorização (apenas isso), é do UP, carro aspirado normal já é um exemplo de eficiência energética incomparável com nenhum outro carro de mesmo padrão (popular) ... O 1.0 turbo(TSi) então, nem se fala, o carro faz mais de 13km/l no álcool, torque de motor 1.6 com 1500 rpm apenas ., enfim... Apesar disso, não me arrisco a ter um , pelo design infantil, patético do "besouro" da vw ..

Hb20 1.0 turbo, vai vender que nem agua ... eu serei candidato a ter um .. Neste quesito 1.0 turbo...
- Potente, econômico, bonito, confortável, seguro ... enfim, pra que comprar um Up, ou golzinho, se tem hb20?
Outra questão, o 1.0 turbo, pelo menos no caso do UP, não se trata do mesmo motor, pois com o turbo foram realizadas mudanças (não entendo muito de motor), como bielas reforçadas, pistão forjado ..etc.. enfim, a VW afirma que 85% do motor é diferente do 1.0 aspirado! .. ou seja, tudo preparado visando atender a pressão do turbo ,,, e a concepção e foco do motor é para ter economia e não potência .. A potência é consequência do turbo , simples assim ... tudo isso para atender normas de redução de emissões ,, se não fosse por isso, as empresas ficariam na monotonia e apenas ligado observando o que a concorrência faz , ou seja, qual oferece o menos pior. ..kkk

Autor:  ZECAM [ 05 Fev 2016 12:11 ]
Título:  Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

Otávio, concordo com o que você disse, com uma ressalva.
Eu poderia ter um 1.6 com melhor ou mesmo índice de emissões de um 1.0 turbo. Depende do que a engenharia faz na curva de desempenho.
Só que o carro não agradaria muita gente.

Autor:  ianisgreek [ 05 Fev 2016 12:46 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

Colega Otávio Deves, não só concordo com seu relato como tb assino embaixo !

Muito bem pela sua explicação, o futuro dos motores automotivos é mesmo o downsizing e não tem jeito pq essa solução é comprovadamente a que até o momento tem se mostrado ser a mais eficiente e de maior rendimento por cilindrada !

Acredito que esse novo motor 1.0 turbo da Hyundai Motors deve acompanhar toda essa nova tecnologia presente nos atuais motores do VW UP TSI com injeção direta, comandos variáveis, turbo de ultima geração num motor devidamente reforçado e bem calibrado para aguentar toda essa superalimentação e desempenho extra !

E ainda posso apostar aqui que a Hyundai vai ser ainda mais ousada do que a VW fez e apresentar esse seu novo motor 1.0 turbo com um pouco mais de potência e torque do que o motor 1.0 TFSI do UP TSI .

E nesse caso eu tb certamente irei trocar meu atual HB20 1.6 por um desses novos HB20 1.0 turbo, afinal quem não quer ter todas essas vantagens !!!

Autor:  Roberto Bertoche [ 05 Fev 2016 14:02 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

Então já vou começar a poupar para quando chegarem ao mercado as opções de 1,0 turbo e automáticos.
Economia de combustível é bom e eu também gosto.

Autor:  Clever [ 05 Fev 2016 15:10 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

Roberto Bertoche escreveu:
Então já vou começar a poupar para quando chegarem ao mercado as opções de 1,0 turbo e automáticos.
Economia de combustível é bom e eu também gosto.


E vai torcendo para ser aplicada na versão X... rsrsrs...

Autor:  Roberto Bertoche [ 05 Fev 2016 16:36 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

Clever escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Então já vou começar a poupar para quando chegarem ao mercado as opções de 1,0 turbo e automáticos.
Economia de combustível é bom e eu também gosto.


E vai torcendo para ser aplicada na versão X... rsrsrs...

Com certeza, mas não precisa ser logo na primeira leva de turbos, porque vou demorar bem mais pra trocar... Talvez na terceira geração, turbo 1.4 rs.

Autor:  Ricardo M. [ 05 Fev 2016 17:25 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

Roberto Bertoche escreveu:
Clever escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Então já vou começar a poupar para quando chegarem ao mercado as opções de 1,0 turbo e automáticos.
Economia de combustível é bom e eu também gosto.


E vai torcendo para ser aplicada na versão X... rsrsrs...

Com certeza, mas não precisa ser logo na primeira leva de turbos, porque vou demorar bem mais pra trocar... Talvez na terceira geração, turbo 1.4 rs.


O Turbo 1.4 com preço equivalente ao do Golf. :mrgreen:

Vou trabalhar um pouco mais para juntar a grana. :D

Abraços,

Autor:  ianisgreek [ 05 Fev 2016 19:07 ]
Título:  Re: Enquete Motor 1.0 Turbo ou 1.6?

Fico aqui imaginando que se essa nova versão do motor 1.0 turbo da Hyundai a ser lançada já será excelente, o que dizermos então se for lançado posteriormente no nosso mercado uma versão 1.4 turbo flex ?

Seria bom demais para ser verdade, mas não custa ficarmos torcendo para que esses bons sonhos se concretizem logo ...

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