ianisgreek escreveu:
WillianCostasbc escreveu:
Modelo do seu HB20 (1.0, 1.0 Turbo, 1.6):
1.0
Consumo aprox. cidade:
11.3 km/l
Consumo aprox. estrada (com ar ou sem ar?): 15.7 km/l
Dicas (se houver): Não ultrapassar sempre os 3,5 RPM e andar sem forçar.
Jamais use a mistura mais ERRADA de todas de misturar 80% gasolina e 20% álcool. O sistema de injeção é Flex o que quer dizer que o veículo funciona com gasolina OU álcool, e não gasolina e álcool. Troque de combustível apenas quando o medidor estiver na reserva.
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Colega Willian, não sei baseado em que fato técnico vc afirma essa sua citação, mas ela está com certeza totalmente errada, pq qualquer sistema de injeção eletrônica flexfuel está calibrado e programado para funcionar PERFEITO com quaisquer misturas IMAGINÁVEIS de gasolina e etanol e essa proporção de 80% de etanol com 20% de gasolina eu sempre usei pessoalmente no meu HB20 1.6 desde que ele ainda era ZERO KM em Novembro de 2012 e até hoje depois que ele já rodou quase 41000 kms em mais de 4 anos com essa mistura, nunca houve sequer o menor problema de falhas de funcionamento do motor dele.
É isso aí colega, valeu !
Colega ianisgreek, primeiramente em momento algum eu disse que o "mix" de combustíveis é prejudicial ao motor, muito pelo contrário, pode não trazer PROBLEMAS aos motores mas certamente
NÃO haverá um EFICIENTE funcionamento do sistema de injeção gerando ECONÔMIA , digo isso por que a sonda lambda é que controla a mistura de oxigênio/combustível no veículo e como todos sabemos, o álcool possui menor poder calorífico do que a gasolina por isso a razão do álcool ser consumido mais rápido do que a gasolina. O sistema de injeção digamos que se acostuma apenas com um combustível por vez, aí quando misturamos o álcool com a gasolina no tanque, quando o veículo está em movimento, hora vai mais concentração de álcool e hora vai mais concentração de gasolina, prejudicando digamos assim o "costume do sistema em seu pleno funcionamento", por isso EU não indico fazer esse tipo de mix, o sistema Flex foi projetado para que o carro tenha funcionamento com Gasolina OU álcool, e não pra ficar fazendo mix de combustíveis, MAS, cada um faz o que bem quer com seu veículo, não obrigo ninguém a parar de fazer mas sempre sugiro andar ou na Gasolina ou no Etanol.
E respondendo o amigo de cima, não afirmo como regra, mas SUGIRO que façam dessa forma.
Esse negócio de econômia com a mágica dos 80/20 é impossível de se afirmar por vários fatores que irei citar a seguir que influenciam na opinião dos que acreditam nisso, mas posso afirmar que a diferença que alguns notam não vem dessa mistura "mágica", sendo um pouco mais "nerd", varia desde as condições climáticas, o trajeto que o condutor percorre (que por alguns dias pode forçar mais o veículo no trânsito em ladeiras e outros dias não) e também o condutor pode ser pé quente alguns dias e outros não em razão de atrasos e etc etc etc, calibragem dos pneus e muito mais...
Também indico a rodar com 4 tanques de Gasolina e 1 de álcool, mas volto a dizer que ninguém é obrigado a seguir o que estou dizendo.
Abs