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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 04 Dez 2021 12:26 
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Olá, pessoal!!!

Bom dia.

Estou acompanhando constantemente as mensagens do fórum e fico muito grato pela quantidade de informação valiosa por aqui. O meu problema é o seguinte.

Ao adquirir meu HB20 1.6 2012/2013, o dono anterior afirmou que não era costume dele utilizar etanol no carro, rodando quase sempre na gasolina. Diante disto, fiquei com receio de alimentar o possante com etanol e dar algum problema no motor/módulo, visto que o carro não é abastecido com etanol há mais de ano e não há vestígios de gasolina no reservatório de partida a frio. O que vocês recomendam? Pensei em realizar a limpeza do reservatório em casa, alimentá-lo com gasolina aditivada e abastecer o carro com etanol para experimentar, mas já vi relatos do carro falhar severamente.

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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 04 Dez 2021 17:57 
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gabrielfw escreveu:
Olá, pessoal!!!

Bom dia.

Estou acompanhando constantemente as mensagens do fórum e fico muito grato pela quantidade de informação valiosa por aqui. O meu problema é o seguinte.

Ao adquirir meu HB20 1.6 2012/2013, o dono anterior afirmou que não era costume dele utilizar etanol no carro, rodando quase sempre na gasolina. Diante disto, fiquei com receio de alimentar o possante com etanol e dar algum problema no motor/módulo, visto que o carro não é abastecido com etanol há mais de ano e não há vestígios de gasolina no reservatório de partida a frio. O que vocês recomendam? Pensei em realizar a limpeza do reservatório em casa, alimentá-lo com gasolina aditivada e abastecer o carro com etanol para experimentar, mas já vi relatos do carro falhar severamente.



Boa tarde Gabriel e seja bem vindo ao forum !

É uma grande coincidência que eu ainda tenho o meu pioneiro HB20 1.6 12/13 que atualmente está com 87 mil kms rodados nesses 9 anos de uso regular, foi comprado zero KM assim que ocorreu o seu lançamento e bem diferente da maioria dos donos de HB20 , eu JAMAIS o abasteci com gasolina, mas somente com etanol e as vezes, tbm abasteço com etanol e levemente misturado com gasolina mas com não mais do que uns 20% de gasolina no máximo e faço isso só para o etanol render um pouco mais em kms/l quando o preço dele está em mais do que uns 76% do preço das gasolinas mais baratas.

E nunca tive problema algum de partida a frio e nem de qq tipo de falha de funcionamento mesmo nos meses mais frios de inverno .

Porém muitos anos depois, pifou um sensor desse sistema de tanquinho de gasolina do sistema de partida a frio desse meu HB20 e como ele já tinha mais de 5 anos de uso , com a garantia vencida e devido a isso, ele injetava gasolina até com o motor quente , o que causava afogamento e outras falhas do motor.

Resultado é que para não parar esse veículo numa CCS Hyundai para eles detectarem qual era a peça pifada, resolvi simplesmente deixar esse reservatório de gasolina vazio e na realidade, percebi que nunca precisei dele pq no inverno aqui na minha região em MG, o frio até que é mais moderado e o motor sempre ligava de estalo mesmo quando estava abastecido com 100% de etanol.

Nesse seu caso, vale a pena sim vc desmontar e limpar esse reservatório, coloque uma boa gasolina aditivada e abasteça o tanque dele com etanol para ser feita uma boa faxina interna em todo o sistema de alimentação desse motor e as duas recomendações que faço a vc são:

Tenha a certeza que o filtro de combustível desse seu HB20 1.6 é novo pq ele deve ser trocado sempre a cada 1 ano ou a cada 10 mil kms rodados, não importa qual combustível vc sempre abastece.

E quando vc abastecer apenas com etanol, faça em seguida um percurso um pouco mais longo de pelo menos uns 14 kms ou mantenha o motor funcionando sem desligar por uns 20 minutos no transito para a ECU assim reconhecer que vc abasteceu com etanol e depois vc já pode desligar o motor que o seu HB20 vai ganhar outra vida alimentado com etanol e não com esses nossos lixos caros e medíocres de gasolinas.

Tbm é óbvio que vc deve manter sempre o oleo e as velas de ignição em dia pq tudo isso ajuda a manter em ordem e saudável o funcionamento geral de qq motor flex.

Com certeza que o consumo médio será menor, mas se o preço do etanol for de até uns 76% do preço das gasolinas comuns, vc sempre terá vantagens reais em $$$$ além de manter seu motor sempre mais esperto e mais limpo internamente do que se ele for alimentado com qq tipo de gasolina e nisso vc pode até apostar o que quiser.

Obs : Lembrando que qq motor flex tem um sensor que detecta imediatamente o tipo de combustível que está sendo queimado a cada momento e fique tranquilo que ao abastecer com etanol, o motor se reprograma novamente no mesmo instante e vai se ajustando nesses primeiros 14 kms de funcionamento e a partir daí , ele estará sempre bem regulado para o etanol.

E quaisquer outras dúvidas que apareçam, estamos aqui à disposição para ajuda-lo !

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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 07 Dez 2021 19:42 
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Registrado em: 27 Abr 2021 11:28
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ianisgreek escreveu:
gabrielfw escreveu:
Olá, pessoal!!!

Bom dia.

Estou acompanhando constantemente as mensagens do fórum e fico muito grato pela quantidade de informação valiosa por aqui. O meu problema é o seguinte.

Ao adquirir meu HB20 1.6 2012/2013, o dono anterior afirmou que não era costume dele utilizar etanol no carro, rodando quase sempre na gasolina. Diante disto, fiquei com receio de alimentar o possante com etanol e dar algum problema no motor/módulo, visto que o carro não é abastecido com etanol há mais de ano e não há vestígios de gasolina no reservatório de partida a frio. O que vocês recomendam? Pensei em realizar a limpeza do reservatório em casa, alimentá-lo com gasolina aditivada e abastecer o carro com etanol para experimentar, mas já vi relatos do carro falhar severamente.



Boa tarde Gabriel e seja bem vindo ao forum !

É uma grande coincidência que eu ainda tenho o meu pioneiro HB20 1.6 12/13 que atualmente está com 87 mil kms rodados nesses 9 anos de uso regular, foi comprado zero KM assim que ocorreu o seu lançamento e bem diferente da maioria dos donos de HB20 , eu JAMAIS o abasteci com gasolina, mas somente com etanol e as vezes, tbm abasteço com etanol e levemente misturado com gasolina mas com não mais do que uns 20% de gasolina no máximo e faço isso só para o etanol render um pouco mais em kms/l quando o preço dele está em mais do que uns 76% do preço das gasolinas mais baratas.

E nunca tive problema algum de partida a frio e nem de qq tipo de falha de funcionamento mesmo nos meses mais frios de inverno .

Porém muitos anos depois, pifou um sensor desse sistema de tanquinho de gasolina do sistema de partida a frio desse meu HB20 e como ele já tinha mais de 5 anos de uso , com a garantia vencida e devido a isso, ele injetava gasolina até com o motor quente , o que causava afogamento e outras falhas do motor.

Resultado é que para não parar esse veículo numa CCS Hyundai para eles detectarem qual era a peça pifada, resolvi simplesmente deixar esse reservatório de gasolina vazio e na realidade, percebi que nunca precisei dele pq no inverno aqui na minha região em MG, o frio até que é mais moderado e o motor sempre ligava de estalo mesmo quando estava abastecido com 100% de etanol.

Nesse seu caso, vale a pena sim vc desmontar e limpar esse reservatório, coloque uma boa gasolina aditivada e abasteça o tanque dele com etanol para ser feita uma boa faxina interna em todo o sistema de alimentação desse motor e as duas recomendações que faço a vc são:

Tenha a certeza que o filtro de combustível desse seu HB20 1.6 é novo pq ele deve ser trocado sempre a cada 1 ano ou a cada 10 mil kms rodados, não importa qual combustível vc sempre abastece.

E quando vc abastecer apenas com etanol, faça em seguida um percurso um pouco mais longo de pelo menos uns 14 kms ou mantenha o motor funcionando sem desligar por uns 20 minutos no transito para a ECU assim reconhecer que vc abasteceu com etanol e depois vc já pode desligar o motor que o seu HB20 vai ganhar outra vida alimentado com etanol e não com esses nossos lixos caros e medíocres de gasolinas.

Tbm é óbvio que vc deve manter sempre o oleo e as velas de ignição em dia pq tudo isso ajuda a manter em ordem e saudável o funcionamento geral de qq motor flex.

Com certeza que o consumo médio será menor, mas se o preço do etanol for de até uns 76% do preço das gasolinas comuns, vc sempre terá vantagens reais em $$$$ além de manter seu motor sempre mais esperto e mais limpo internamente do que se ele for alimentado com qq tipo de gasolina e nisso vc pode até apostar o que quiser.

Obs : Lembrando que qq motor flex tem um sensor que detecta imediatamente o tipo de combustível que está sendo queimado a cada momento e fique tranquilo que ao abastecer com etanol, o motor se reprograma novamente no mesmo instante e vai se ajustando nesses primeiros 14 kms de funcionamento e a partir daí , ele estará sempre bem regulado para o etanol.

E quaisquer outras dúvidas que apareçam, estamos aqui à disposição para ajuda-lo !


Que maravilha de recomendação, meu caro ianisgreek! Realizei a troca das 4 velas e a limpeza do tanque de partida a frio, abastecendo-o em seguida com gasolina aditivada. Ao fazer o teste, abasteci o carro com etanol e funcionou de primeira, suave e sem engasgos. No entanto, ao rodar alguns quilômetros, percebi que o motor consumiu toda a gasolina aditivada do tanquinho de partida a frio, o que é algo estranho visto que é consumida apenas uma pequena quantidade a cada partida, quando necessário!

Saberia informar se é algum problema na válvula solenoide ou outro componente do sistema de partida a frio? Obrigado!!!

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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 07 Dez 2021 22:20 
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gabrielfw escreveu:
ianisgreek escreveu:
gabrielfw escreveu:
Olá, pessoal!!!

Bom dia.

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Ao adquirir meu HB20 1.6 2012/2013, o dono anterior afirmou que não era costume dele utilizar etanol no carro, rodando quase sempre na gasolina. Diante disto, fiquei com receio de alimentar o possante com etanol e dar algum problema no motor/módulo, visto que o carro não é abastecido com etanol há mais de ano e não há vestígios de gasolina no reservatório de partida a frio. O que vocês recomendam? Pensei em realizar a limpeza do reservatório em casa, alimentá-lo com gasolina aditivada e abastecer o carro com etanol para experimentar, mas já vi relatos do carro falhar severamente.



Boa tarde Gabriel e seja bem vindo ao forum !

É uma grande coincidência que eu ainda tenho o meu pioneiro HB20 1.6 12/13 que atualmente está com 87 mil kms rodados nesses 9 anos de uso regular, foi comprado zero KM assim que ocorreu o seu lançamento e bem diferente da maioria dos donos de HB20 , eu JAMAIS o abasteci com gasolina, mas somente com etanol e as vezes, tbm abasteço com etanol e levemente misturado com gasolina mas com não mais do que uns 20% de gasolina no máximo e faço isso só para o etanol render um pouco mais em kms/l quando o preço dele está em mais do que uns 76% do preço das gasolinas mais baratas.

E nunca tive problema algum de partida a frio e nem de qq tipo de falha de funcionamento mesmo nos meses mais frios de inverno .

Porém muitos anos depois, pifou um sensor desse sistema de tanquinho de gasolina do sistema de partida a frio desse meu HB20 e como ele já tinha mais de 5 anos de uso , com a garantia vencida e devido a isso, ele injetava gasolina até com o motor quente , o que causava afogamento e outras falhas do motor.

Resultado é que para não parar esse veículo numa CCS Hyundai para eles detectarem qual era a peça pifada, resolvi simplesmente deixar esse reservatório de gasolina vazio e na realidade, percebi que nunca precisei dele pq no inverno aqui na minha região em MG, o frio até que é mais moderado e o motor sempre ligava de estalo mesmo quando estava abastecido com 100% de etanol.

Nesse seu caso, vale a pena sim vc desmontar e limpar esse reservatório, coloque uma boa gasolina aditivada e abasteça o tanque dele com etanol para ser feita uma boa faxina interna em todo o sistema de alimentação desse motor e as duas recomendações que faço a vc são:

Tenha a certeza que o filtro de combustível desse seu HB20 1.6 é novo pq ele deve ser trocado sempre a cada 1 ano ou a cada 10 mil kms rodados, não importa qual combustível vc sempre abastece.

E quando vc abastecer apenas com etanol, faça em seguida um percurso um pouco mais longo de pelo menos uns 14 kms ou mantenha o motor funcionando sem desligar por uns 20 minutos no transito para a ECU assim reconhecer que vc abasteceu com etanol e depois vc já pode desligar o motor que o seu HB20 vai ganhar outra vida alimentado com etanol e não com esses nossos lixos caros e medíocres de gasolinas.

Tbm é óbvio que vc deve manter sempre o oleo e as velas de ignição em dia pq tudo isso ajuda a manter em ordem e saudável o funcionamento geral de qq motor flex.

Com certeza que o consumo médio será menor, mas se o preço do etanol for de até uns 76% do preço das gasolinas comuns, vc sempre terá vantagens reais em $$$$ além de manter seu motor sempre mais esperto e mais limpo internamente do que se ele for alimentado com qq tipo de gasolina e nisso vc pode até apostar o que quiser.

Obs : Lembrando que qq motor flex tem um sensor que detecta imediatamente o tipo de combustível que está sendo queimado a cada momento e fique tranquilo que ao abastecer com etanol, o motor se reprograma novamente no mesmo instante e vai se ajustando nesses primeiros 14 kms de funcionamento e a partir daí , ele estará sempre bem regulado para o etanol.

E quaisquer outras dúvidas que apareçam, estamos aqui à disposição para ajuda-lo !


Que maravilha de recomendação, meu caro ianisgreek! Realizei a troca das 4 velas e a limpeza do tanque de partida a frio, abastecendo-o em seguida com gasolina aditivada. Ao fazer o teste, abasteci o carro com etanol e funcionou de primeira, suave e sem engasgos. No entanto, ao rodar alguns quilômetros, percebi que o motor consumiu toda a gasolina aditivada do tanquinho de partida a frio, o que é algo estranho visto que é consumida apenas uma pequena quantidade a cada partida, quando necessário!

Saberia informar se é algum problema na válvula solenoide ou outro componente do sistema de partida a frio? Obrigado!!!



Sim Gabriel, nesse seu caso, seria quase certeza de que está havendo injeção desnecessária de gasolina, o mesmo defeito que deu no nosso atual HB20 e que me fez deixar esse tanquinho seco até agora !

Obs : Vc pode apostar em algum solenoide ou sensor pifado desse sistema de partida a frio do seu HB20.

Mas não deixe que isso faça vc desistir de usar o etanol , pq posso garantir a vc que esse combustível vegetal só traz vantagens a qq motor flex quando comparado com qq das gasolinas.

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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 07 Dez 2021 22:53 
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ianisgreek escreveu:
Sim Gabriel, nesse seu caso, seria quase certeza de que está havendo injeção desnecessária de gasolina, o mesmo defeito que deu no nosso atual HB20 e que me fez deixar esse tanquinho seco até agora !

Obs : Vc pode apostar em algum solenoide ou sensor pifado desse sistema de partida a frio do seu HB20.

Mas não deixe que isso faça vc desistir de usar o etanol , pq posso garantir a vc que esse combustível vegetal só traz vantagens a qq motor flex quando comparado com qq das gasolinas.


Tá joia, ianisgreek! Vou ignorar o problema da solenoide por ora, visto que já limpei o reservatório de partida a frio e o sistema está limpo. Acabei de abastecer o carro com 100% etanol e estou à procura de um bom aditivo descarbonizante, já que farei uma viagem de +200km e será uma boa oportunidade para limpar o motor.

Minha região é bem quente, imagino que não terei problemas com partida a frio. Abraço!

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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 08 Dez 2021 14:22 
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Então Gabriel, excelente essa sua iniciativa de dar uma descarbonizada geral nesse motor depois de anos que ele usou apenas gasolinas que deixam muita carbonização interna em qq motor.

E sem dúvidas que o melhor momento para se usar esses aditivos para combustíveis é durante as viagens pq nessas situações, o motor fica bem mais tempo funcionando na sua temperatura normal de trabalho, ocasião essa em que o aditivo age com uma maior eficiência, removendo todas as sujeiras de carvão de dentro do motor.

Existem no mercado vários descarbonizantes para serem adicionados no tanque misturados com o combustível .

Procure por aditivos para combustíveis do tipo Flexfuel pq eles são os mais eficazes por dissolverem todos os tipos de sujeiras.

Quanto as marcas, existe várias boas no mercado como a Bardahl, a STP, a ACDelco e etc.

E a dosagem desse aditivo que eu recomendo e uso periodicamente é de 2 frascos por cada tanque cheio o que dá 1 frasco desse aditivo para cada 20 a 25 lts pq se a concentração desse aditivo no combustível ficar fraca , lógico que os efeitos de uma limpeza melhor , mais rápida e eficaz não serão assim tão sentidos na prática.

Obs : Lembrando que a carbonização causada pela combustão das gasolinas é cumulativa e progressiva, ou seja, ela vai juntando dentro dos motores com o passar do tempo e com isso quanto mais velha é essa carbonização, mais difícil se torna a remoção dela atravez da dissolução desses aditivos de combustíveis e ainda somado a ótima detergência do próprio etanol.

Outra dica importante :

Etanol JAMAIS deixa resíduos de carvão dentro dos motores pq a sua combustão é SEMPRE LIMPA e livre de qq tipo de resíduos !

Posso afirmar aqui com toda certeza que é um baita MITO achar que qq tipo de gasolina aditivada pode promover qq tipo de remoção e limpeza interna dessas carbonizações se a própria gasolina já produz durante a sua combustão todos esses resíduos que ficam impregnados dentro de qq motor.

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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 19 Dez 2021 23:03 
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ianisgreek escreveu:
Então Gabriel, excelente essa sua iniciativa de dar uma descarbonizada geral nesse motor depois de anos que ele usou apenas gasolinas que deixam muita carbonização interna em qq motor.

E sem dúvidas que o melhor momento para se usar esses aditivos para combustíveis é durante as viagens pq nessas situações, o motor fica bem mais tempo funcionando na sua temperatura normal de trabalho, ocasião essa em que o aditivo age com uma maior eficiência, removendo todas as sujeiras de carvão de dentro do motor.

Existem no mercado vários descarbonizantes para serem adicionados no tanque misturados com o combustível .

Procure por aditivos para combustíveis do tipo Flexfuel pq eles são os mais eficazes por dissolverem todos os tipos de sujeiras.

Quanto as marcas, existe várias boas no mercado como a Bardahl, a STP, a ACDelco e etc.

E a dosagem desse aditivo que eu recomendo e uso periodicamente é de 2 frascos por cada tanque cheio o que dá 1 frasco desse aditivo para cada 20 a 25 lts pq se a concentração desse aditivo no combustível ficar fraca , lógico que os efeitos de uma limpeza melhor , mais rápida e eficaz não serão assim tão sentidos na prática.

Obs : Lembrando que a carbonização causada pela combustão das gasolinas é cumulativa e progressiva, ou seja, ela vai juntando dentro dos motores com o passar do tempo e com isso quanto mais velha é essa carbonização, mais difícil se torna a remoção dela atravez da dissolução desses aditivos de combustíveis e ainda somado a ótima detergência do próprio etanol.

Outra dica importante :

Etanol JAMAIS deixa resíduos de carvão dentro dos motores pq a sua combustão é SEMPRE LIMPA e livre de qq tipo de resíduos !

Posso afirmar aqui com toda certeza que é um baita MITO achar que qq tipo de gasolina aditivada pode promover qq tipo de remoção e limpeza interna dessas carbonizações se a própria gasolina já produz durante a sua combustão todos esses resíduos que ficam impregnados dentro de qq motor.


Opa, ianisgreek! Por precaução, neste primeiro momento, utilizei apenas um frasco com 200ml do aditivo flexfuel da STP em um tanque com 40L de etanol e fiz a viagem tranquilamente.
Aproveitei a maré e abasteci mais 2 tanques com etanol ao longo desta última semana, notando uma diferença significativa no torque do motor; posso dizer que gostei bastante do resultado.
No entanto, ao abastecer esta última vez com etanol, no dia de ontem, percebi hoje que o motor está fazendo um barulho estranho, tipo um grilo, que se manifesta ao soltar o pé do acelerador.
Quando cheguei na garagem de casa, fiz a experimentação de acelerar e observar o barulho, notando que ele é mais nítido assim que solto o pé do acelerador. Não se trata de um "tec tec",
mas algo bem semelhante a um grilo.

Sabe dizer se é algum problema com a qualidade do combustível, ou algum efeito do aditivo que utilizei? Obrigado!!!
P.S. Se o comentário estiver fora de tópico, posso migrar para outro.

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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 20 Dez 2021 11:41 
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E de fato estranho esse tipo de ruídos vindo do motor somente pq se abasteceu com etanol e foi usado um aditivo.

Pode ser apenas uma coincidência , mas esse tipo de ruído pode tbm estar vindo possivelmente de alguma correia ou mesmo de alguma outra peça.

O filtro de combustível desse seu HB20 é sempre trocado a cada 10 mil kms rodados ou a cada ano ?

Vc sabe me dizer se as velas de ignição desse seu HB20 já foram trocadas e se não estão com mais de uns 40 mil kms rodados ?

Qual o ano e motor desse seu HB20 e a quilometragem atual dele ?

Que oleo do motor vc está usando e ele está em dia ?

Obs : Existe tbm a real possibilidade do etanol estar adulterado com água, mas sempre ao abastecer com etanol, basta ficar de olho naquele densímetro que existe ao lado de todas as bombas de etanol e que acusa ao abastecer se o etanol que está sendo abastecido está dentro dos padrões da ANP ou não.

Se não estiver visível que o etanol esteja passando por ele durante o abastecimento, pare imediatamente o abastecimento e reclame desse fato pq esse é um óbvio sinal de que esse densímetro está fraudado e merece ser reclamado na hora na ANP.

Essa é uma grande vantagem do etanol comparado com qq tipo de gasolina que sempre que se abastece com elas é como comprar gato dentro do saco.

Meu atual HB20 é sempre abastecido com 100% de etanol e funciona igual um relógio suisso, nunca falha em nenhuma situação assim como o nosso atual Creta 2.0 que tbm nunca apresentou o menor problema com o etanol.

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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 19 Mai 2022 17:35 
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Revivendo esse tópico pq me ocorreu que nessa primeira manhã mais fria desse ano até agora, com uma temperatura ambiente ao redor dos 11 graus cent. o motor 1.6 do nosso HB20 ao ser dada a partida, se negou terminantemente a funcionar .

Mas sei tbm que eu sou o único culpado para haver essa ocorrência pq o sistema de partida a frio original dele está sem funcionar por causa de algum sensor pifado e que, devido a isso, deixei o seu reservatório de gasolina totalmente vazio e ainda ele só roda abastecido com 100% de etanol.

E por puro esquecimento e até por comodismo, não levei nosso HB20 até a única CCS da rede Hyundai que atende a minha cidade para ser reparado esse sistema e agora com a chegada das manhãs mais frias com baixas temperaturas, o motor dele não funcionou nessa manhã , quando ele se encontrava abastecido com 100% de etanol !

Dei sorte por haver um solzinho fraco mais brilhante nessa fria manhã de hoje e assim, empurramos esse HB20 e o deixamos com o capô aberto exposto ao sol por uns 30 minutos e mesmo com o sol fraco das 10 horas, após o motor dele ficar levemente aquecido pela luz do sol, tentei ainda com mais 2 partidas e ele enfim, funcionou perfeito.

E em seguida , a solução mais fácil e rápida que eu pensei para resolver isso foi a de simplesmente adicionar uns 15% de gasolina no restante de etanol que ainda havia no tanque dele e boas, problema provisoriamente resolvido até eu leva-lo na CCS para solucionar essa falha nesse sistema de partida a frio que no caso desse nosso HB20, se mostrou bem ineficaz devido a sua pouca durabilidade e ainda por ele já ser bem arcaico mas que foi utilizado pela dona Hyundai do Brasil em toda a sua linha HB20 desde o lançamento em 2012 até o ano de 2015, quando finalmente na linha 2016 , ela introduziu e lançou na sua nova linha 2016 e tbm apenas para o motor 1.6 , o novo sistema de aquecimento do combustível na flauta da injeção que já é bem mais moderno e atualizado.

E esse novo sistema já comprovou amplamente ser muito mais eficaz e que devido a isso, é utilizado atualmente por todos os motores flex dessa mais recente geração, o que finalmente aposentou definitivamente aquela porcaria bem antiga de reservatório de gasolina para as partidas a frio, inventada desde o lançamento dos primeiros veículos com motores 100% a etanol e que depois ainda foi aproveitado por puro comodismo para os primeiros motores flex lançados aqui no nosso mercado !

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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 19 Mai 2022 22:46 
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ianisgreek escreveu:
Revivendo esse tópico pq me ocorreu que nessa primeira manhã mais fria desse ano até agora, com uma temperatura ambiente ao redor dos 11 graus cent. o motor 1.6 do nosso HB20 ao ser dada a partida, se negou terminantemente a funcionar .

Mas sei tbm que eu sou o único culpado para haver essa ocorrência pq o sistema de partida a frio original dele está sem funcionar por causa de algum sensor pifado e que, devido a isso, deixei o seu reservatório de gasolina totalmente vazio e ainda ele só roda abastecido com 100% de etanol.

E por puro esquecimento e até por comodismo, não levei nosso HB20 até a única CCS da rede Hyundai que atende a minha cidade para ser reparado esse sistema e agora com a chegada das manhãs mais frias com baixas temperaturas, o motor dele não funcionou nessa manhã , quando ele se encontrava abastecido com 100% de etanol !

Dei sorte por haver um solzinho fraco mais brilhante nessa fria manhã de hoje e assim, empurramos esse HB20 e o deixamos com o capô aberto exposto ao sol por uns 30 minutos e mesmo com o sol fraco das 10 horas, após o motor dele ficar levemente aquecido pela luz do sol, tentei ainda com mais 2 partidas e ele enfim, funcionou perfeito.

E em seguida , a solução mais fácil e rápida que eu pensei para resolver isso foi a de simplesmente adicionar uns 15% de gasolina no restante de etanol que ainda havia no tanque dele e boas, problema provisoriamente resolvido até eu leva-lo na CCS para solucionar essa falha nesse sistema de partida a frio que no caso desse nosso HB20, se mostrou bem ineficaz devido a sua pouca durabilidade e ainda por ele já ser bem arcaico mas que foi utilizado pela dona Hyundai do Brasil em toda a sua linha HB20 desde o lançamento em 2012 até o ano de 2015, quando finalmente na linha 2016 , ela introduziu e lançou na sua nova linha 2016 e tbm apenas para o motor 1.6 , o novo sistema de aquecimento do combustível na flauta da injeção que já é bem mais moderno e atualizado.

E esse novo sistema já comprovou amplamente ser muito mais eficaz e que devido a isso, é utilizado atualmente por todos os motores flex dessa mais recente geração, o que finalmente aposentou definitivamente aquela porcaria bem antiga de reservatório de gasolina para as partidas a frio, inventada desde o lançamento dos primeiros veículos com motores 100% a etanol e que depois ainda foi aproveitado por puro comodismo para os primeiros motores flex lançados aqui no nosso mercado !

Poxa que droga. Hoje aqui com sensação de -2 (e temperatura 4ºC) ele hesitou um pouco e nem girou o motor.
Deixei 15 segundos mas a vela demorou a esquentar e ascendeu a luz do aquecedor quando girei para ligar. Mas mais 10 segundos fizeram o motor ligar fácil.

Ian, já que terá de levar na CCS, seria fácil colocar o sistema com velas aquecidas?

Lembro com o fusca a alcool nunca tive problemas no inverno, mas fazia E70 nele


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