ianisgreek escreveu:
Colega Eduns, então, se vc quer uma máxima proteção e uma longa vida útil do motor do seu veículo, não importa de qual marca ele seja, deixe sempre o elemento do filtro de ar ORIGINAL nele e NUNCA o substitua por nenhum outro elemento esportivo, pq se vc achar que uma pequena quantidade adicional de ar que possa passar por esses filtros esportivos como uma vantagem, vc tb pode ter a PLENA CERTEZA de que junto com essa pequena maior quantidade de ar que passar por esse filtro mais livre, que ela comprovadamente tb levará junto dela uma maior quantidade de sujeira e de poeira para dentro do motor e esse fato vai sim CERTAMENTE DESGASTAR PRECOCEMENTE todas as peças internas do seu motor com todas as negativas consequências causadas por esse fato !
Por isso é NUNCA que eu trocaria os meus elementos filtrantes originais do filtro de ar dos meus veículos por esses tipos de filtros de ar esportivos ...
Valeu colega, acredito que a realidade seja essa aí ...
Boa noite!
Valeu, boa explicação, Ianis.
A rigor, qualquer intervenção num carro para aumentar desempenho ou que interfira nos seus sistemas, só deve ser feita por quem entende muito do assunto e sob sua conta e risco.
É para quem tem isso como um hobby e que sabe que vai gastar dinheiro para brincar disso. Como quase todos os hobbies.
Carro é para me levar de um lugar a outro com eficiência, segurança e conforto.
Além de minhas obrigações como usuário, de manter limpo, calibrar pneus, verificar fluidos e fazer o serviço de manutenção na autorizada, não mexo em nada.
Sei que ele não vai melhorar e nem piorar, mas estará tudo de acordo com o projeto e sob a responsabilidade da fábrica.
Nunca colocaria chip no meu.
Aliás, nunca é muito forte.
Há 39 anos, quando eu tinha 18 anos, talvez colocasse.
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