hotsouse escreveu:
(...) Nas subidas ainda acho que o motor requer marchas mais reduzidas que o normal. Ex: ao invés de subir um morro em 4ª com um VW Gol 1.0, você terá que usar a 3ª no HB20.
Alguém mais pode relatar sua experiencia em trechos urbanos e falar sobre a relação de marchas??
Em razão da diferença entre o HB20 e outros 1.0, especialmente pela questão do motor 12V, o carro tem a tendência de ser mais esperto nas rotações mais altas.
No trecho urbano, notei o seguinte:
a) o carro exige maior aceleração em retomadas, sobretudo em ladeiras. Se não for utilizada uma boa aceleração o carro morre facilmente, ainda que no ponto certo de embreagem. Por falar em embreagem, a do HB20 tem pouca força comparada com outros carros de mesma categoria. Não dá prá segurar o carro na embreagem em ladeiras consideradas pequenas e que outros carros 1.0 até começam a andar só mantendo no ponto, o HB20 simplesmente morre, exigindo a tática do freio de mão em qualquer ladeirinha.
b) entre a 1ª e 2ª marcha é necessário "pegar o jeito" do carro. Ou ele sai de forma muito lerda ou dá um spin a ponto de queimar a embreagem. A troca pra segunda marcha deve ser, na minha opinião e experiência, em torno de 2.500 RPM, foi a faixa que notei o melhor desempenho, mas no dia a dia logicamente agente acaba trocando com 1.500 rpm ou quase 4.000 rpm, dependendo das circunstâncias de trânsito. Com 1.500 rpm a segunda marcha acaba entrando com pouca força e, ainda que solo plano, ganha velocidade muito devagar, passando dos 3.500 rpm o motor já "grita" e a segunda marcha entra fazendo o papel de freio motor e dá aquele tranquinho chato no carro.
c) acima de 2.500 rpm o 1.0 tem um desempenho de 1.4 tranquialmente e chega a 150 Km/h bem facilmente em rodovias. Porém, em qualquer ladeira ele é um carro 0.8 ou menos, sobretudo com ar ligado.
d) Percebi que a faixa de 3.500 rpm a partir da 2ª marcha é excelente e ajuda bem na economia de combustível. A 3ª marcha dele é bem interessante, pois na faixa dos 4.000 rpm ainda não grita pela 4ª, apesar de eu não gostar de deixar as rotações altas, por economia.
e) Para o trecho urbano, na minha opinião, não é o melhor carro, justamente porque temos muitas paradas, cruzamentos, lombadas, sinal, pedestres, bicicletas etc e a lerdeza na retomada é um pouco incômoda no trânsito pesado mas, para estrada ou vias de trânsito rápido, deixa qualquer um no chinelo.
f) Por fim, testei o HB20 em diversas condições e percebi que é um carro excelente, pendendo que a Hyundai corrija apenas algumas coisas no que tange ao que comentei (retomadas muito lerdas e força de embreagem), no mais, a relação de marchas e bem confortavel e o desempenho não decepciona acima de 2.500 rotações.