Bem-vindo: 28 Mar 2024 14:04

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 17 Out 2016 17:49 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
barbacinza escreveu:
No turbo eu tento manter pelo menos em 2000rpm que é quando a turbina está fazendo o seu papel.

Isso na sexta marcha é ~80km/h.

Me surpreende o 1.6 andar com 5ª marcha a 40km/h. Nessa marcha ele deve estar próximo da marcha lenta e nessa velocidade já tem carregamento aerodinâmico e de rolagem além das peças móveis do motor e portanto também não acho saudável pois já caracteriza condição de LUG. Cada explosão no cilindro é uma martelada nas peças móveis do motor.


Sent from my iPhone using Tapatalk


Barba, se o AT4 (que escolhe por si só a marcha que usa) faz isso, o MT também faz, com o mesmo desembaraço.
E sem LUG, seja isso lá o que for. 8-)
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 17 Out 2016 19:06 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Considero importante citar aqui que normalmente nenhum motor de veículo a gasolina/etanol e tb os motores diesel deveriam funcionar engrenados nessas rotações muito baixas pq isso de fato é comprovadamente bastante prejudicial a longo prazo e além disso, não oferece absolutamente nenhuma vantagem adicional como pode até parecer ...

E isso é mais verdadeiro ainda em se tratando de veículos com câmbios manuais, pq nos veículos automáticos, normalmente o motor desses veículos não corre esse risco de trabalhar em rotações erradas e em situações de esforços desnecessários exatamente pq os câmbios aut. são programados tanto para reduzir como para soltar as marchas de acôrdo com as condições de utilização mais favoráveis para isso em qualquer veículo.

E quaisquer motores a combustão interna são concebidos e projetados para trabalharem sempre e idealmente em rotações compreendidas entre as rotações de torque máximo e as rotações de potência máxima pq nessas situações de utilização, se consegue sempre o melhor compromisso entre desempenho com economia de combustível aliado a uma máxima durabilidade desses motores.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 17 Out 2016 19:40, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 17 Out 2016 19:14 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
barbacinza escreveu:
No turbo eu tento manter pelo menos em 2000rpm que é quando a turbina está fazendo o seu papel.

Isso na sexta marcha é ~80km/h.

Me surpreende o 1.6 andar com 5ª marcha a 40km/h. Nessa marcha ele deve estar próximo da marcha lenta e nessa velocidade já tem carregamento aerodinâmico e de rolagem além das peças móveis do motor e portanto também não acho saudável pois já caracteriza condição de LUG. Cada explosão no cilindro é uma martelada nas peças móveis do motor.


Sent from my iPhone using Tapatalk



Isso é o correto colega Barbacinza, manter sempre o motor cheio pq rodar engrenado numa 5ª marcha a 40 kms/h é inadmissível num HB20 1.6 ou em qualquer outro veículo e o pior, NÃO traz absolutamente NENHUMA vantagem técnica e ainda é prejudicial para a boa saúde de qualquer motor, pq se for utilizado com frequência esse mau hábito, com o tempo certamente se estraga esse motor sim, sem dúvida alguma.

Obs : Ou em outras palavras, os motores foram projetados para funcionarem sempre com cargas corretas e não sem carga que significa rodar com os motores em rotações baixas demais e ainda o pior pecado, com marchas mais altas engrenadas como a 3ª , 4ª e 5ª marchas engrenadas nessas condições erradas e prejudiciais de utilização de um veículo ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 17 Out 2016 21:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
VAGNERF1 escreveu:
Acredito que o Bertoche menciona, sobre uma tocada suave, e talvez por ele estar acostumado com os Ats, deve ter exagerado um pouquinho, nos 40km/h, mas nada é impossivel de acontecer....é claro que se ao perceber que o motor tá meio que querendo engasgar, ele vai descer uma marcha, por exemplo se vc usar a 5 marcha ao reduzir a 30km/h o carro ira trepidar e morrer, e ai acredito que a Kolbenschmidt e a Mahle vão adorar tal situação...Eu com o cambio at, mantenho sempre baixas rotações ainda mais aqui em sp que as velocidades foram reduzidas de 30/50 e 70km/h, aos 70km/h estou a 1800 a 1900rpm e a 50km/h cai pra 1500 a 1400, não consigo ver q marcha está, mas pelo giro deve ser a 4, as vezes piso um pouco o acelerador, por exemplo pra subir uma ladeira da Eletropaulo que temos aqui, então acredito que na tocada geral, em baixas e altas rotações minha condução tem sido benefica ao motor....
Pois Virabrequim, bronzinas de biela, bronzinas de mancais, bielas, pistões com seus anéis, valvular e até camisas (não sei se o motor do HB20 tem camisa) estão tudo muito caro, sem contar o custo do combustivel



Fala Vagner, então, o que eu não concordei e nem devemos aqui nesse tópico, é concordarmos e até deixar passar uma citação dessas de se trafegar com um HB20 1.6 c/ câmbio mecânico, na 5ª marcha a míseros 40 kms/h mesmo no plano e ainda achar que isso é uma situação normal e que está corretíssima até pq ela tb possa ser vantajosa em quaisquer aspectos e isso nunca foi verdade ... rsrsrsrs !

Ahhhhh se a engenharia de motores da Hyundai vê alguém fazendo uma coisa dessas com um HB20, pq essa é certamente uma situação bastante crítica de enlouquecer a cabeça desse pessoal e isso com toda certeza, não tem o menor fundamento técnico para que se permita conduzir um HB20 desse jeito, assim, claramente está errado sim, acredito que vc me entende colega Vagner ...

É por isso mesmo que essas citações devem ser logo e devidamente corrigidas aqui senão daqui a pouco, todos os demais colegas do forum que lerem esse tipo de comportamento, vão até achar que isso é normalíssimo e que por essa razão, essa atitude bastante errônea e equivocada pode e até deve ser utilizada e adotada por todos normalmente nos seus HB20 ... rsrsrsrsrs!!!

Foi exatamente por isso que eu até deixei uma explicação técnica justificando e comprovando o motivo que não se deve ficar fazendo isso num HB20 , mas se ainda assim, eu por acaso estiver errado nesse meu posicionamento, podem me corrigir tb ... rsrsrsrs!!!

E quanto a sua dúvida sobre o motor dos HB20, eu ainda não tive a oportunidade de ver um motor de HB20 desmontado nem por curiosidade, mas acredito que os cilindros desses motores já sejam diretamente usinados no próprio bloco e não seriam como camisas de cilindros que são prensadas nesses blocos.

Mas é isso aí colega, como tudo na vida, é vivendo e aprendendo e isso ainda é pouco ... ! Abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 18 Out 2016 06:57 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Ianis, tudo isso que você disse, aparentemente até de modo repetitivo, não procede, simplesmente porque o AT4, sem que você faça nada exceto acelerar pouco, anda no plano a 40 km/h em última marcha. E a última marcha dele é tão ou mais longa que a 5a do MT. Simples desse tanto.
Ah, e com uma vantagem bem legal sim que é economizar combustível.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 18 Out 2016 08:22 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 30 Out 2014 11:55
Mensagens: 1115
Localização: São Paulo
Acredito que o Bertoche diz, seja exatamente isso nesta reportagem bem bacana

http://g1.globo.com/carros/autoesporte/ ... s/4657543/


e eu tbm sou usuário desta forma de dirigir, é lógico que o 40km/h nunca vai ser constante em 5 marcha, mas pode chegar, só que nesta situação ja sou favoravel a tática do Ianis de jogar uma 4 marcha, ou 3, mas ai sempre depende do terreno, acredito que se está a 40kmh em 5 mas o motor fica girando de forma constante, tudo bem, mas apartir do momento em q vc consegue perceber alguma alteração como aceleração e desaceleração e até trepidação, ai sim acredito não ser saudavel....


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 18 Out 2016 09:10 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Roberto Bertoche escreveu:
Ianis, tudo isso que você disse, aparentemente até de modo repetitivo, não procede, simplesmente porque o AT4, sem que você faça nada exceto acelerar pouco, anda no plano a 40 km/h em última marcha. E a última marcha dele é tão ou mais longa que a 5a do MT. Simples desse tanto.
Ah, e com uma vantagem bem legal sim que é economizar combustível.
Abraço,



Bertoche, certamente que vc como qualquer um outro colega aqui do forum pode naturalmente falar o que bem quiser e até de uma maneira repetitiva se necessário for, como vc mesmo menciona aqui ...

Mas o que certamente não procede de maneira nenhuma é o que vc mesmo mencionou aqui de se andar em 5ª marcha em um HB20 1.6 c/ câmbio mecânico no plano a 40 kms/h e ainda vc não justificou o pq adotar essa atitude e nem a finalidade dela ...

E quanto ao seu fato pessoal que vc cita aqui de que anda a 30 kms/h em seu HB20 aut. é muito fácil de se explicar isso, apesar de vc tb não ter explicado o pq ocorre esse fato nesse seu HB20, mas fique tranquilo Bertoche que eu mesmo explico aqui para vc :

O câmbio aut. da linha HB20 é dotado de conversor de torque e sabe-se que esse sistema multiplica amplificando um pouco mais o torque fornecido pelo motor até as rodas e exatamente por causa desse fato, é que vc consegue andar a 30 kms/h no seu HB20 nessa situação especial citada aqui por vc, o motivo é só esse ... rsrsrsrs!!!

E quanto ao fato dessa prática aqui citada por vc economizar combustível ou não, tecnicamente isso não economiza combustível algum pq o motor estará com toda certeza funcionando em condições totalmente fora das ideais e que por isso mesmo, essa situação nem é recomendada e assim, deve ser evitada de ser utilizada normalmente, para o bem da boa saúde desse veículo .

Mas é isso aí Bertoche, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 18 Out 2016 09:35, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 18 Out 2016 09:34 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
ianisgreek escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Ianis, tudo isso que você disse, aparentemente até de modo repetitivo, não procede, simplesmente porque o AT4, sem que você faça nada exceto acelerar pouco, anda no plano a 40 km/h em última marcha. E a última marcha dele é tão ou mais longa que a 5a do MT. Simples desse tanto.
Ah, e com uma vantagem bem legal sim que é economizar combustível.
Abraço,



Bertoche, certamente que vc como qualquer um outro colega aqui do forum pode naturalmente falar o que bem quiser e até de uma maneira repetitiva se necessário for, como vc mesmo menciona aqui ...

Mas o que certamente não procede de maneira nenhuma é o que vc mesmo mencionou aqui de se andar em 5ª marcha em um HB20 1.6 c/ câmbio mecânico no plano a 40 kms/h e ainda vc não justificou o pq adotar essa atitude e nem a finalidade dela ...

E quanto ao seu fato pessoal que vc cita aqui de que anda a 30 kms/h em seu HB20 aut. é muito fácil de se explicar isso, apesar de vc tb não ter explicado o pq ocorre esse fato nesse seu HB20, mas fique tranquilo Bertoche que eu mesmo explico aqui para vc :

O câmbio aut. da linha HB20 é dotado de conversor de torque e sabe-se que esse sistema multiplica o torque fornecido pelo motor até as rodas e exatamente por isso que vc consegue andar a 30 kms/h no seu HB20 nessa situação especial citada aqui por vc,o motivo é só esse ... rsrsrsrs!!!

E quanto ao fato dessa prática aqui citada por vc economizar combustível ou não, tecnicamente isso não economiza combustível algum pq o motor estará com toda certeza funcionando em condições totalmente fora das ideais e por isso mesmo, essa situação nem mesmo é recomendada de ser utilizada normalmente .

Mas é isso aí Bertoche, valeu !

Não é isso aí não, Ianis.
O AT4 anda a 40 km/h em última marcha, a 1.000 rpm, SEM estar em ação o conversor de torque.
O conversor de torque, se você não sabe, apenas faz o papel da embreagem, numa comparação com o carro com transmissão manual.
Quando ele está em ação, o motor gira mais rápido, como se a embreagem estivesse acionada, e o maior torque ocorre apenas porque o motor está em maior rotação.
Motoristas dos HB20 ATs podem perceber claramente quando o motor está conectado com a transmissão de modo firme, sem patinar, ou seja, sem a ação (patinadora) do conversor de torque.
Hahaha, adorei o... "Fique tranquilo que eu explico para vc"... hahaha
Só vc mesmo para me fazer rir assim.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 18 Out 2016 09:45 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Então Bertoche, eu é que estou rindo dessa sua insistência ... rsrsrsrs, mas tudo bem, isso aqui é um forum de discussões e vamos conversando ...

Lógico que eu sei há trocentos anos atrás qual é o papel e finalidade de um conversor de torque de um câmbio aut., não precisa vc me ensinar isso e o que vc tb citou acima não está correto, pq o conversor de torque desse cãmbio do HB20 desliza sim até rodando a 30 kms/h na ultima marcha a 1000 rpm mas ocorre que normalmente não se percebe esse deslizamento em absolutamente todas as condições de utilização de um HB20 aut.

E vc tb sabia que esse câmbio aut. da linha HB20 tem um sistema chamado de "lock up" que é um sistema que dependendo das condições de utilização do veículo ele trava esse deslizamento do conversor de torque exatamente para haver uma maior economia de combustível ?

Pois é Bertoche, esse importante detalhe técnico vc tb não mencionou acima ... rsrsrsrsrs!

E um último detalhe Bertoche, o conversor de torque dos HB20 AT está sim comprovadamente em completa ação o tempo todo ... rsrsrsrsrs!!!

Mas é isso aí colega, vamos conversando e disponha sempre !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Melhor rotação para troca de marchas
MensagemEnviado: 18 Out 2016 10:24 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Ianis, você mesmo se contradiz por si só.
Se dependendo das condições, como você diz, o deslizamento do conversor de torque é travado, ele não vai estar em ação, deslizando, o tempo todo.
Você disse exatamente o que estou tentando fazer você entender.

O HB20 AT4 roda pouco acima de 40 km/h (no velocímetro), no plano, em última marcha.
E sem nenhum problema.

Quem tem o AT4 pode confirmar isso, basta ir acelerando suavemente e constatar que um pouco acima dos 40 km/h o motor vai cair de giros para pouco acima de 1.000 rpm e essa velocidade pode ser mantida indefinidamente no plano a 40 km/h e 1.000 rpm.

Ianis, não era exatamente sobre isso que estávamos falando?
Não foi você quem disse que isso vai estragar o carro?
Como você explica o fato, que qualquer pessoa com o AT4 pode comprovar, de que o carro AT roda em baixa velocidade em um regime de giros que vai danificar o motor?

Hahaha, estou tranquilo de que você vai explicar isso direitinho para mim, hahaha.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB