E devido ao fato de que todos os modelos de HB20 1.6 desde 2013 até 2015 ainda não vinham de fábrica com essas novas velas de ignição de iridium, estou retornando a esse tópico para informar que desde que eu tbm substituí aquelas antigas e já ultrapassadas velas de cobre por esses modelos mais modernos de velas de iridium, só tenho elogios a fazer sobre os benefícios reais obtidos com essa atualização, que são as respostas nas acelerações melhores e mais afiadas , as partidas do motor mais rápidas e ainda por causa de uma leve maior economia de combustível sem falar tbm da nítida maior durabilidade geral apresentada por essas velas de iridium.
Tanto é assim que a própria Hyundai do Brasil adotou em toda a sua então nova linha HB20 2016 e diga-se de passagem que já bem tarde, esse novo modelo de vela de ignição de iridium, devido a todas essas vantagens técnicas oferecidas e já comprovadas por elas.
Mas que curiosamente e sem maiores explicações, essa fabricante tbm se negou a aceitar e a autorizar que essas novas velas de iridium fossem instaladas em seus modelos de HB20 mais antigos fabricados de 2015 para trás ...
Óbvia essa postura dela, pq se houvesse de fato essa permissão e esse reconhecimento oficial por parte da dona Hyundai , os seus consumidores iriam cobrar dela essa substituição e atualização em todos esses modelos mais antigos de HB20.
Porém desde a 4ª revisão obrigatória dos 40 mil kms desse nosso ainda atual HB20 1.6 2013 , exigi sim da CCS durante essa revisão e apesar dos vários protestos contra esse meu pedido mas mesmo assim foi feita a devida substituição daquelas antigas e ineficientes velas de cobre por essas novas velas de iridium por minha conta e risco e elas só foram substituídas por mim novamente após esse HB20 rodar 60 mil kms , ou seja, quando ele completou os 100 mil kms rodados.
Mas com uma pequena porém importante diferença técnica de que , apesar da Hyundai recomendar uma regulagem de 0,8 mm de folga (gap) para essas velas de iridium e assim tbm para as antigas velas, eu mesmo modifiquei e ampliei levemente essa regulagem para 0,9 mm pq assim as faíscas ou centelhas produzidas seriam levemente mais fortes o que se traduz em um leve melhor rendimento geral obtido nesses motores e de fato, estou percebendo sim essa nítida melhora no funcionamento desse motor 1.6 principalmente nas acelerações desde as mais baixas rotações.
Além de tbm já ter observado uma leve maior economia de combustível, ao obter médias de consumo consistentes e sempre cada vez melhores do que as médias obtidas antes com a antiga regulagem de 0,8 mm.
Obs : E desde que esse 2º novo jogo de velas de iridium foi instalado aos 100 mil kms, já rodei 6500 kms mas agora com essa nova regulagem de 0,9 mm e só tenho elogios a fazer devido aos reais benefícios observados no funcionamento desse motor Gamma 1.6 !!!
Acredito tbm que já está mais do que comprovado após esse nosso HB20 1.6 já ter rodado quase 67 mil kms nas mais variadas situações de solicitações com essas velas de iridium que se elas fossem prejudiciais a esse motor Gamma nessa versão mais antiga, que após todo esse prolongado teste prático, esse nosso motor já estaria há muito tempo totalmente fundido e danificado, o que felizmente não ocorreu para o conhecimento de todos se bem que para mim, isso não foi nenhuma surpresa técnica mas apenas mais um motivo só de alegrias e de plena satisfação !!!
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|