Olá colegas
Vou relatar a minha experiência na troca do fluido de cambio do meu HB20x 1.6 ano 2016 cambio AT6, 77mil km rodados.
Eu pesquisei bastante sobre esse câmbio e como deve ser feita a troca desse fluído ATF SP IV.
Pois bem, a troca deve ser feita em 3 etapas, a primeira deve-se executar o ciclo de limpeza na máquina automática (utilizando o filtro interno da máquina).
Segunda etapa, deve-se retirar o bujão do cárter (que possui um imã que deve ser limpo), trocado a arruela de vedação, nesse processo vai sair todo fluído do cárter (que deve ser medido num balde de medição), posteriormente adicione a quantidade de fluído novo que saiu nesse processo via máquina e, por fim, procede com a troca no modo "diálise" pela máquina e, durante esse processo, passa todas as marchas do carro.
Terceira e última etapa, existe um bujão lateral de aferição de nível, que deve ser aberto e o fluído, quando em temperatura de serviço, escorrer um fino fio (estando assim no nível).
Aqui em BSB foi difícil encontrar uma oficina que realizasse todos esses procedimentos, a maioria falava "a máquina é automática, não precisa de nada disso". Até que encontrei uma oficina que realizava esse procedimento completo conforme o manual técnico, como trabalho de qualidade tem um preço, me saiu o dobro do valor das outras oficinas (1500 reais com fluído ATF Idemitsu HK4 fornecido pela oficina, este por um preço salgado, se a oficina aceitar, compre você mesmo o fluído na internet).
Acrescentando aqui, a oficina fez uma analise técnica do estado da transmissão, rodou com o carro, testou todas as marchas, retirou uma pequena quantidade do fluído que estava na caixa para análise e somente após essa avaliação foi feita a troca. O técnico recomendou a troca a cada 60 mil ~ 80 mil, a depender do uso e do veículo, segundo ele a amostra do meu estava em boas condições, coloração boa e sem cheiro de queimado. Ele afirmou que carros em uso severo (trânsito intenso e principalmente aqueles que andam sempre muito carregados ou puxando algum tipo de reboque apresentam um desgaste maior).
Pós troca, o carro ficou levemente mais econômico e com as trocas mais suaves, principalmente da primeira pra segunda que eventualmente dava uns pequenos trancos quando frio (acredito que o fluido novo, assim como óleo do motor, os aditivos estão 100% e melhoram a lubrificação das engrenagens).
Outro ponto importante que o técnico comentou, sempre manter o fluído do arrefecimento em dia, sem agua de torneira, pra evitar corrosão do trocador de calor e eventual contaminação do cambio (o que gera perda total da caixa, vide os renegade).
Foi utilizado o fluido ATF Idemitsu HK4 especificamente para Kia Hyundai, durante o processo foi utilizado 10 litros e pude ver que realmente foi realizada a troca total do fluído.
Por fim, caros colegas, segue um vídeo desse procedimento (escoamento do cárter, limpeza do bujão e troca do fluído) sendo realizado num Creta 1.6 que utiliza o mesmo câmbio.
https://www.youtube.com/watch?v=-HgyelaVyEQ