Hyundai HB20 Clube
https://hb20sclube.com.br/

HB20 Turbo Preparado!
https://hb20sclube.com.br/viewtopic.php?f=24&t=12411
Página 2 de 2

Autor:  grilloex [ 18 Set 2019 13:09 ]
Título:  Re: HB20 Turbo Preparado!

Interessante colegas!

Ianis, possuí os gráficos das novas curvas de potência e torque dos motores da linha 2020?

Autor:  ianisgreek [ 18 Set 2019 13:40 ]
Título:  Re: HB20 Turbo Preparado!

grilloex escreveu:
Interessante colegas!

Ianis, possuí os gráficos das novas curvas de potência e torque dos motores da linha 2020?



Então Grilloex, já não é mais novidade quanto a esses novos dados técnicos pq eles estão nos vídeos e anúncios na net sobre os novos motores dos HB20 2020 !

Mas quanto aos gráficos mostrando o torque e a potência máximas desses novos motores, ainda não vi nenhum por enquanto !

O novo motor 1.6 após receber algumas melhorias no cabeçote associado a uma nova calibração da sua ECU , passou para 130 cvs e o torque máximo permaneceu nos mesmos 16,5 kgfm da versão 1.6 anterior desse motor, mas agora o pico máximo desse torque aparece mais cêdo, nas 4500 rpms, o que demonstra que essa nova versão de motor gamma 1.6 é um pouco mais elástica do que a anterior.

Já o novo motor 1.0 turbo desenvolve 120 cvs com o torque máximo de 17,5 kgfm porém já aparecendo nas 1500 rpms e permanecendo nesse valor até as 3500 rpms o que significa que ele é um motor torcudo para ser usado principalmente no transito das cidades e tb nas rodovias quando rodando em baixas e médias rotações até essas 3500 rpms com respostas ao acelerador melhores do que as desse novo motor 1.6 , porém esse novo motor 1.0 turbo não tem uma boa potência máxima, o que significa que ele pode até acelerar razoavelmente bem na sua categoria mas não terá uma potência máxima suficiente para ajuda-lo a alcançar com uma maior facilidade, velocidades máximas mais elevadas.

Por isso citei que será interessante um comparativo de desempenho entre um novo HB20 1.6 manual contra esse novo HB20 1.0 turbo aut.

E estou sim bem curioso quanto a esse teste, portanto basta aguardarmos um pouco mais ...

Obs : Opa, estava me esquecendo de uma dica importante nesse assunto , porque em se tratando de motor turbo, já sabemos que se esse motor 1.0 turbo da Hyundai for chipado e ainda, se ele ganhar tb um DP no escape sem os famigerados catalisadores, vem bem mais potência e torque obviamente que abastecido apenas com etanol e nesse caso, ADEUS para qq versão de HB20 1.6 além de outros veículos 1.6 , 1.8 e até alguns 2.0 c/ motores aspirados que vão comer muita poeira dele ...

Mas é lógico que essa mesma dica tb vale para o novo motor 1.0 turbo dos novos Onix ... rsrsrsrsrs!!!

Autor:  grilloex [ 18 Set 2019 15:24 ]
Título:  Re: HB20 Turbo Preparado!

kkkkk falou em preparação é com você mesmo!

Acho que um "kit padaria" (chip, filtro e escape) deve deixá-lo próximo dos 150cv. Deve ficar bem bacana.

Autor:  ianisgreek [ 18 Set 2019 21:53 ]
Título:  Re: HB20 Turbo Preparado!

grilloex escreveu:
kkkkk falou em preparação é com você mesmo!

Acho que um "kit padaria" (chip, filtro e escape) deve deixá-lo próximo dos 150cv. Deve ficar bem bacana.



Tb pensei nessa possibilidade e os resultados práticos desse kit aplicados nesse novo motor 1.0 turbo da Hyundai estão por aí mesmo ao redor de uns 150 cvs com um torque de uns 21,5 a 22 kgfm.

Dá para divertir bastante e ter muito prazer em conduzir um HB20 turbo c/ esses upgrades de performance !

Autor:  ianisgreek [ 19 Set 2019 17:50 ]
Título:  Re: HB20 Turbo Preparado!

Vamos fazer aqui uma comparação rápida de rendimento entre esse novo motor 1.0 turbo flex dos HB20 2020 e o atual motor VW TFSI 1.0 turbo flex :

Lembrando que ambos os motores acima citados dispõe da mesma configuração mecânica e mesmo nível tecnológico de desenvolvimento:

HB20 1.0 turbo flex = 120 cvs e 17,5 kgfm tanto com etanol e tb com gasolina.

Polo/Virtus/T-Cross 1.0 turbo flex = 128 cvs com etanol e 116 cvs com gasolina. O torque permanece em 20,4 kgfm para ambos os combustíveis.

Obs : No que concluímos facilmente que faltou sim desenvolver melhor a calibração desse motor 1.0 turbo flex da Hyundai quando ele é alimentado com etanol, afinal , com esse combustível vegetal já sabemos que sempre se obtém um maior rendimento do que com gasolinas.

Além disso, temos aqui um óbvio e esclarecedor exemplo dessa realidade no rendimento apresentado por esse motor 1.0 turbo flex da VW.

Autor:  grilloex [ 19 Set 2019 21:25 ]
Título:  Re: HB20 Turbo Preparado!

Pode ser a compressão do motor também, não?

Maiores compressões, o combustível vegetal renderá mais.

Autor:  ianisgreek [ 19 Set 2019 22:36 ]
Título:  Re: HB20 Turbo Preparado!

grilloex escreveu:
Pode ser a compressão do motor também, não?

Maiores compressões, o combustível vegetal renderá mais.




Opa Grilloex, sim, está correta sua colocação e ela foi ótima e oportuna , mas até agora não vi nenhuma ficha técnica desse novo motor 1.0 turbo da Hyundai na net que nos informasse a taxa de compressão dele.

Obs : Lembrando que no antigo motor 1.0 turbo flex da Hyundai , essa taxa de compressão era de 9,5:1 portanto ela é considerada baixa demais para um melhor rendimento geral desse pequeno motor turbo principalmente com etanol e em baixas rotações ...

Lembrando que a taxa de compressão do motor VW 1.0 TFSI dos UPs, Polos, Virtus e T-Cross já é de interessantes 10,5:1

E se para as gasolinas, essas baixas taxas de compressão de 10:1 ou menos são mais favoráveis, porém já a partir de médias e altas rotações, com elevadas cargas e com maiores pressões da turbina soprando dentro desse motor, ela tb vai deixar bastante a desejar, prejudicando assim na obtenção de um melhor rendimento geral para esse tipo de motor, o que significa menos desempenho e um maior consumo médio.

Com etanol, nesses casos de baixa taxa de compressão, a situação melhora um pouco mais, porém ainda ficará longe da condição ideal para se obter um melhor rendimento geral.

Autor:  ianisgreek [ 20 Set 2019 00:33 ]
Título:  Re: HB20 Turbo Preparado!

Colegas, editando a minha citação anterior :

Encontrei no link que segue abaixo , a ficha técnica completa do novo HB20 1.0 turbo informando tb que a taxa de compressão desse novo motor é de 10,5:1 o que significa que ela é idêntica a do motor 1.0 TFSI da VW.

Então, com mais esse fato, se confirma que a Hyundai do Brasil optou por desenvolver propositalmente, uma calibração bem mansa nesse seu novo motor turbo mas com isso , a consequência direta é que ele perdeu em rendimento geral quando comparado ao motor 1.0 turbo da VW.

https://www.carrosnaweb.com.br/fichadet ... digo=12874

Página 2 de 2 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/