ianisgreek escreveu:
Samual, interessante o seu feedback e lembrando aqui que o motivo principal dessas carbonizações em TBI (corpo de borboleta) são essas nossas mijolinas precárias de qualidade medíocre que contaminam até precocemente o oleo do motor e por essa razão que os vapores desse oleo já contaminado é que vão sujar tanto esses corpos de borboletas, coletores de admissão, cabeçotes, enfim, todo o motor.
Mas sempre convém lembrarmos que felizmente temos o etanol que produz uma queima bem mais limpa do que a dessas nossas ditas gasolinas e assim, ele tb contamina muito menos o oleo do motor e por causa disso, ele sempre produz menos carbonizações internas nos motores.
E isso, sem falar no melhor desempenho proporcionado por ele e ainda nas suas menores emissões de poluentes ...
Boa tarde, ianisgreek.
Infelizmente tenho que descordar em 70% do seu comentário e acrescentar alguns comentários sobre este problema recorrente nos motores, existe um sistema chamado blowby ele nada mais é que um sistema de requeima dos vapores óleo gerados na tampa do cabeçote e retirados em quase todos os casos por uma válvula PCV, o problema que é mesmo o vácuo gerado pelo não conseguem puxar toda a sujeira, mesmo porque o TBI HEATER ajuda a acelerar este processo, pois roda com o TBI a até 99º centigrados, este sistema não poderia estar presente em nossos motores, serve para países com gelo apenas.
Vamos lá, o óleo chega a temperatura máxima, uma parte ínfima dele vira vapor JUNTO com a gasolina ruim que temos (ai concordo com vc, piora se for solvente ) essa sujeira é jogada no TBI e tragados pelo vácuo do motor e requeimados pelos pistões e jogados no CATALIZADOR, ai que aparece a sonda lambda dando problemas por causa de combustível, não era o combustível em si, era a falta de manutenção neste sistema, e existe um outro problema, os nossos TBIs rodam fervendo por causa do TBI HEATER ai a coisa piora pois a crosta de sujeira fica mais espessa, eu desabilito este sistema quando o mesmo chega da loja, o mais difícil de desabilitar é o da I320 twinpower com motor F31, tomei uma surra enorme, dedos cortados uma lástima.
Por exemplo no seu carro diz que tem CAI, não adianta estar com CAi e o TBI Heater ativado (fugindo do assunto como sempre), não baixa a temperatura, sei que faz mal para a natureza, mas não adianta mandarmos os gases novamente para os cilindros, precisamos colocar um catch oil e captar a sujeira, no HB estou bolando algo.
Espero ter dado um novo norte sobre este assunto e que em um futuro próximo nossas discussões sobre o assunto sejam mais esclarecedoras, principalmente para o seu Jetta que sofre com carbonização. Acredite não é só o combustível, se fosse nos Estados Unidos a borra ou carbonização não existiria, os motores maiores de lá sofrem muito com isso.
Obrigado pela atenção e boa sorte.