Colegas desse tópico !
Fiz uma detalhada pesquisada na net sobre chip para os HB20 e encontrei um piggyback chamado UNICHIP, que é um módulo eletrônico que vai ligado no chicote elétrico da ECU original do motor !
O tamanho dele é aproximadamente o de uma carteira de cigarros e após ele ser instalado, ele fica escondido próximo da ECU original do veículo.
Esse módulo pode ser programado nos revendedores UNICHIP para chipar quaisquer veículos cujos motores sejam alimentados e gerenciados por sistemas de injeção/ignição eletrônica.
O que esses módulos fazem é alterar os mapas de ignição e de injeção nos motores aspirados como é o caso dos HB20 com o objetivo de incrementar um pouco mais tanto a performance como tb diminuir um pouco o consumo, mas os resultados em motores aspirados não são tão expressivos assim.
A empresa que comercializa o UNICHIP aqui no Brasil é a DASTEK e ela ensaiou em seu dinamômetro um HB20 1.6 2013/2013 com etanol no tanque e os resultados foram :
Aumento de 5 cvs na potencia máxima a 6000 rpms.
Aumento de 0,5 kgfm no torque desde as 2500 rpms até as 5000 rpms.
O consumo médio não foi possível ser medido na ocasião em que esse HB20 foi chipado pela DASTEK .
O preço médio desse módulo UNICHIP já instalado é de aproximadamente $ 3 mil .
A vantagem dele é que quando for vender o veículo, ele pode ser retirado antes e ser reutilizado no seu próximo veículo, que se for de uma outra marca, basta levar o módulo do Unichip num revendedor da Dastek para que ele seja reprogramado e instalado para o motor do seu próximo veículo !
A grande vantagem do UNICHIP é o aumento de performance que ele proporciona nos motores turbo de fábrica, cujo aumento comprovado em dinamômetro tanto na potência como no torque, as vezes, ultrapassa facilmente os 15% !
Quem tiver interesse nesse chip, basta pesquisar na net no site deles :
www.dastek.com.br