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 Título: Re: Motor engasgando do nada
MensagemEnviado: 04 Dez 2019 21:22 
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Colegas, atravez desse tópico quero relatar que hoje, assim de repente e do nada, ao sair habitualmente pela manhã cêdo com o nosso HB20 para os trabalhos rotineiros, não é que o motor dele começou a engasgar e apagar, mas não falhar e isso começou a ocorrer notadamente em baixas rotações.

Além desses engasgos, ele tb começou a apagar o motor quando eu aproximava de um cruzamento de ruas e tinha de reduzir a velocidade ou mesmo era obrigado a parar o veículo e a rotação do motor caia para a marcha lenta que tb se tornou instável ...

Pior ainda era arrancar parado com ele nas saídas dos semáforos, quando se acentuava essa falta de força nas baixas rotações e eu era obrigado a acelerar bem mais o motor até umas 3000 rpms para assim ele ter um pouco mais de força e com isso, ele já saia furioso cantando os pneus e chamando a atenção dos demais por perto, então óbvio que essa ocorrência jamais poderia ser chamada de normal ...

Ou seja, era uma situação onde o motor curiosamente insistia em não responder as solicitações do acelerador ao rodar normalmente com o veículo ...

Mas ao ser dada a partida do motor, tanto a frio como após ele estar aquecido, ele sempre liga de estalo já na 1ª tentativa, mas funcionando em marcha lenta, nota-se o funcionamento irregular da rotação do motor que varia e não é estável como seria o normal dele ...

Confesso que fiquei sim bem encucado e curioso com essa nova e inesperada situação, pq está faltando apenas 2 dias para ele completar 7 longos anos que foi retirado zero KM da CCS Hyundai local e até agora, após 61370 kms rodados, ele NUNCA havia mostrado nenhum tipo de falhas do seu motor por menor que ela fosse.

E chegando em casa, ainda bastante surpreso e imaginando o que poderia ter pifado nesse HB20 , havia observado tb que nenhuma luz amarela de pane na injeção havia acendido no painel e já na garagem , peguei um scanner OBD2 profissional que tenho para fazer esses tipos de verificações de falhas nos meus veículos, conectei no HB20 e apareceu a outra surpresa, pq nenhum código de falha estava registrado na memória da ECU dele para me deixar ainda mais encucado com esse episódio ...

Assim, vou chutar aqui que na minha opinião, possa ser algum sensor do sistema de injeção como o MAP, sensor de rotação ou ainda a sonda lambda, mas tb pensei novamente que se de fato algum desses sensores estivesse pifado, obrigatoriamente a luz amarela da injeção teria acendido no painel ou pelo menos ela deveria sim acender ...

Pensei tb na possibilidade da bomba de combustível ou no seu regulador de pressão que já poderiam estar mostrando alguns sinais de cansados após 7 anos de uso normal e constante e com isso , esse sistema estaria funcionando com baixa pressão de combustível na linha de injeção e por aí vão as minhas duvidas.

Então, liguei logo no começo da tarde para essa CCS Hyundai que sempre me atende e relatei esse problema diretamente com o chefe da oficina, que inclusive já o conheço.

E como não poderia deixar de ser, após ele ouvir o meu relato, ele me fez aquela clássica , infundada e desnecessária pergunta afinal, se trata de um veículo FLEXFUEL :

Com qual combustível vc está abastecendo esse seu HB20 ? E eu respondi prontamente que sempre o abasteci desde que esse HB20 saiu zero KM daquela CCS com a mistura de 15% a 20% de gasolina e o restante com etanol, mas que jamais o havia abastecido somente com gasolina, pq não quero o meu motor carbonizado internamente por causa delas e ele não fez mais nenhum outro comentário além de pedir para levar o quanto antes o HB20 para aquela autorizada ...

Ainda avisei a ele para tentar ajuda-lo no diagnóstico que até na noite anterior a essa ocorrência, que esse veículo estava c/ o funcionamento perfeito pq o utilizei normalmente pela última vez além de que não houve nenhum abastecimento recente, informei tb que no meu parecer, não parecia que esse era o caso de falhas de ignição, causadas por bobinas ou velas pq o motor dele não falha ou rateia e sim, ele engasga e não tem força em baixas rotações como se houvesse alguma falta ou excesso de combustível que o impedisse de desenvolver a sua potência normal.

De qq maneira, já está agendado para amanhã cêdo de levar esse pioneiro HB20 1.6 nessa CCS para ser diagnosticada o porque dessa misteriosa e repentina falha.

E como não poderia deixar de ser, faço questão de acompanhar de perto todos os testes a serem realizados na oficina autorizada, afinal eu sou o pai dessa criança que sempre foi por mim muito bem cuidada e se a alegria de um profissional é descobrir a causa desses tipos de falhas anormais nos motores dos veículos e resolve-las o melhor possível com a total segurança e bom senso que esse procedimento exige, eu particularmente estou ainda mais curioso ainda para saber o que de fato pifou dessa vez nesse nosso HB20 !!!

Valeu colegas, retorno aqui breve para relatar a solução para mais esse inesperado problema.

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 Título: Re: Motor engasgando do nada
MensagemEnviado: 05 Dez 2019 16:06 
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Colegas, retornando aqui para informar que foi resolvido com sucesso o problema daquelas estranhas engasgadas do motor no nosso HB20 1.6 !

Foi detectada uma sujeira ao redor da borboleta de aceleração do motor, conhecido tecnicamente como limpeza do corpo de borboleta.

Ocorre que é nessa borboleta de aceleração, localizada bem na entrada de ar do coletor de admissão , que por ali passa todo o ar que é aspirado pelo motor durante toda a sua vida útil.

E assim, todo esse ar que passa por alí, com o tempo vai trazendo e acumulando resíduos de sujeiras de vapores de oleo e de poeiras que ainda escapam pelo elemento do filtro de ar e vão se juntando com esses vapores de oleo vindos do retorno do càrter cujo tubo tb é ligado a esse coletor de admissão bem próximo mas antes dessa borboleta e todos esses resíduos misturados vão se impregnando com o tempo e formando uma crosta ao redor dessa borboleta de aceleração e com isso, dificultando a passagem do ar e resultando numa alteração da correta leitura do sensor TPS que é exatamente o sensor que faz a leitura do angulo ou abertura dessa borboleta e comandada pelo pedal do acelerador.

Isso é que causa essa bagunça toda no correto funcionamento do sistema de injeção eletrônica de qq motor.

Usaram um spray apropriado de limpeza e foi removida toda essa crosta e assim, o motor do HB20 retornou ao seu perfeito e saudável funcionamento rotineiro.

Mas nesse caso eu culpo sim a dona Hyundai do Brasil por esse inconveniente porque ela não faz nenhuma recomendação no seu manual de manutenção preventiva para se proceder a uma limpeza periódica desse corpo de borboleta como seria o correto, limpeza essa necessária sim e como foi comprovado nesse caso em pelo menos a cada 30000 kms rodados ou a cada 3 anos de uso do veículo, justamente para se evitar essas situações embaraçosas que passei com esse meu veículo nesses 2 dias, com o seu motor que começou a engasgar e apagar repentinamente no meio do transito urbano e de forma até perigosa.

Obs : Testaram tb nessa oportunidade a pressão da bomba de combustível que continua perfeita mantendo constante uma pressão de 4 bars e ainda estancando bem essa pressão quando o motor é desligado, exatamente conforme instrui o manual de serviços da Hyundai e passaram o scanner em busca de possíveis falhas armazenadas na memória da ECU desse motor mas nada de anormal foi encontrado.

E editando essa minha citação, eu não poderia deixar de citar aqui pq seria injusto e ingrato de minha parte, que a CCS Hyundai local que sempre me atende c/ louvável atenção, me surpreendeu novamente pq não me cobraram o valor da mão de obra para esse diagnóstico e a devida correção dessas engasgadas do motor e me informaram que esse serviço ficou para mim de cortesia.

Valeu colegas, é isso aí !

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