Colegas, atravez desse tópico quero relatar que hoje, assim de repente e do nada, ao sair habitualmente pela manhã cêdo com o nosso HB20 para os trabalhos rotineiros, não é que o motor dele começou a engasgar e apagar, mas não falhar e isso começou a ocorrer notadamente em baixas rotações.
Além desses engasgos, ele tb começou a apagar o motor quando eu aproximava de um cruzamento de ruas e tinha de reduzir a velocidade ou mesmo era obrigado a parar o veículo e a rotação do motor caia para a marcha lenta que tb se tornou instável ...
Pior ainda era arrancar parado com ele nas saídas dos semáforos, quando se acentuava essa falta de força nas baixas rotações e eu era obrigado a acelerar bem mais o motor até umas 3000 rpms para assim ele ter um pouco mais de força e com isso, ele já saia furioso cantando os pneus e chamando a atenção dos demais por perto, então óbvio que essa ocorrência jamais poderia ser chamada de normal ...
Ou seja, era uma situação onde o motor curiosamente insistia em não responder as solicitações do acelerador ao rodar normalmente com o veículo ...
Mas ao ser dada a partida do motor, tanto a frio como após ele estar aquecido, ele sempre liga de estalo já na 1ª tentativa, mas funcionando em marcha lenta, nota-se o funcionamento irregular da rotação do motor que varia e não é estável como seria o normal dele ...
Confesso que fiquei sim bem encucado e curioso com essa nova e inesperada situação, pq está faltando apenas 2 dias para ele completar 7 longos anos que foi retirado zero KM da CCS Hyundai local e até agora, após 61370 kms rodados, ele NUNCA havia mostrado nenhum tipo de falhas do seu motor por menor que ela fosse.
E chegando em casa, ainda bastante surpreso e imaginando o que poderia ter pifado nesse HB20 , havia observado tb que nenhuma luz amarela de pane na injeção havia acendido no painel e já na garagem , peguei um scanner OBD2 profissional que tenho para fazer esses tipos de verificações de falhas nos meus veículos, conectei no HB20 e apareceu a outra surpresa, pq nenhum código de falha estava registrado na memória da ECU dele para me deixar ainda mais encucado com esse episódio ...
Assim, vou chutar aqui que na minha opinião, possa ser algum sensor do sistema de injeção como o MAP, sensor de rotação ou ainda a sonda lambda, mas tb pensei novamente que se de fato algum desses sensores estivesse pifado, obrigatoriamente a luz amarela da injeção teria acendido no painel ou pelo menos ela deveria sim acender ...
Pensei tb na possibilidade da bomba de combustível ou no seu regulador de pressão que já poderiam estar mostrando alguns sinais de cansados após 7 anos de uso normal e constante e com isso , esse sistema estaria funcionando com baixa pressão de combustível na linha de injeção e por aí vão as minhas duvidas.
Então, liguei logo no começo da tarde para essa CCS Hyundai que sempre me atende e relatei esse problema diretamente com o chefe da oficina, que inclusive já o conheço.
E como não poderia deixar de ser, após ele ouvir o meu relato, ele me fez aquela clássica , infundada e desnecessária pergunta afinal, se trata de um veículo FLEXFUEL :
Com qual combustível vc está abastecendo esse seu HB20 ? E eu respondi prontamente que sempre o abasteci desde que esse HB20 saiu zero KM daquela CCS com a mistura de 15% a 20% de gasolina e o restante com etanol, mas que jamais o havia abastecido somente com gasolina, pq não quero o meu motor carbonizado internamente por causa delas e ele não fez mais nenhum outro comentário além de pedir para levar o quanto antes o HB20 para aquela autorizada ...
Ainda avisei a ele para tentar ajuda-lo no diagnóstico que até na noite anterior a essa ocorrência, que esse veículo estava c/ o funcionamento perfeito pq o utilizei normalmente pela última vez além de que não houve nenhum abastecimento recente, informei tb que no meu parecer, não parecia que esse era o caso de falhas de ignição, causadas por bobinas ou velas pq o motor dele não falha ou rateia e sim, ele engasga e não tem força em baixas rotações como se houvesse alguma falta ou excesso de combustível que o impedisse de desenvolver a sua potência normal.
De qq maneira, já está agendado para amanhã cêdo de levar esse pioneiro HB20 1.6 nessa CCS para ser diagnosticada o porque dessa misteriosa e repentina falha.
E como não poderia deixar de ser, faço questão de acompanhar de perto todos os testes a serem realizados na oficina autorizada, afinal eu sou o pai dessa criança que sempre foi por mim muito bem cuidada e se a alegria de um profissional é descobrir a causa desses tipos de falhas anormais nos motores dos veículos e resolve-las o melhor possível com a total segurança e bom senso que esse procedimento exige, eu particularmente estou ainda mais curioso ainda para saber o que de fato pifou dessa vez nesse nosso HB20 !!!
Valeu colegas, retorno aqui breve para relatar a solução para mais esse inesperado problema.
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