SYT escreveu:
Boa tarde!
Por favor alguém pode me ajudar com relação ao óleo e filtro correto para o motor turbo?
O óleo eu vi que é o Shell Helix Ultra 5W30. Mas o filtro de óleo não tenho certeza de qual código é o correto (Fram, Tecfil). Na loja me indicaram o Tecfil PSL 78 mas não achei nenhum lugar que menciona que realmente é aplicável para o motor 1.0 turbo, somente para 1.0.
Outra coisa que achei estranho é que o manual informa 3,5litros do óleo mas coloquei 3.1 litros pois já atingiu a marca do nível máximo. Será por isso que toda vez que eu levei na CCS o nível vinha acima? Achei as informações da HMB desencontradas.
Abraço a todos!
PS: abri este tópico pois não encontrei algo similar para os motores turbo.
Atc
Boa noite e nesses casos, eu ainda vejo vantagens em comprar o filtro de oleo correto para o HB20 turbo no balcão de peças de qq CCS Hyundai, pq o preço dele até que não é tão caro e ainda se tem a vantagenm de levar um produto original Hyundai.
O oleo do motor para toda a linha HB20 e tb para os Cretas é o 5W-30 mas não precisa ser obrigatoriamente da Shell e ele deve ser 100% sintético e que atenda as normas API-SN e ILSAC-GF5.
Quanto a quantidade de oleo para o motor 1.0 turbo, não posso afirmar com certeza, mas deve ser entre 3 lts e 3,5 lts e o correto é colocar uma quantidade de oleo que o nivel na vareta fique exatamente na marca de máximo mas sem passar.
E uma dica importante sempre que for trocar o oleo do motor de qq veículo é que o faça em locais bem planos e com o motor bem quente pq assim, isso facilita um melhor e mais completo escoamento de todo o oleo velho arrastando consigo todas aquelas borras e resíduos que o oleo velho contém, pq se deixar o motor esfriar um pouco, o oleo se torna um pouco mais espesso e com isso, ele vai escorrer com um pouco mais de dificuldade além de que toda a sujeira presente no oleo velho vai decantar se assentando no fundo do cárter do motor e ela acaba não saindo junto do oleo velho.
Mas quando vc adiciona o oleo novo , ele vai se contaminar com esses restos de resíduos e borras do oleo velho que permaneceram lá dentro do motor.
E um último detalhe não menos importante :
Peçam ao profissional que fizer essas trocas de oleo do motor para que tenham paciencia e esperem até ser drenado todo o oleo velho, pq muitos com pressa de terminar logo esse serviço, vão logo fechando o bujão do cárter e aquele restinho de oleo velho que não escorreu totalmente tb contamina sim o oleo novo que for colocado no motor.
É isso aí, valeu, boa sorte !