Bem-vindo: 16 Abr 2024 00:56

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: HB20 1.6 câmbio manual vs Gol 1.6 i-motion
MensagemEnviado: 18 Mai 2019 12:53 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
Estávamos ontem a noite reunidos um pequeno grupo de amigos falando de carros.

E havia nesse grupo um conhecido com um gol 2015 1.6 I-motion .

Eu não sabia que esse modelo de gol era equipado com o motor 1.6 16 val. de 120 cvs da VW.

E aí surgiu aquela dúvida de qual seria o modelo mais rápido e veloz num eventual teste de aceleração lado a lado.

Não deu outra, combinamos e em seguida, fomos eu com o nosso HB20 e esse colega com seu gol para fazermos esse teste para tirarmos as dúvidas.

Veículos com pneus calibrados, ambos já abastecidos com etanol, já temos uma conhecida longa reta com uma ótima e segura visibilidade numa rodovia próxima a nossa cidade onde sempre fazemos esses tipo de testes e combinamos duas arrancadas, uma parada e outra já com os veículos rolando em movimento, tipo rolando a uns 40 a 50 kms/h e depois de tres buzinadas, pé embaixo.

No 1º teste, arrancando parados, o câmbio I-Motion favoreceu o gol e em todas as tentativas, ele pulava na frente do HB20 que patinava muito na arrancada e assim, ele abria 1 carro inteiro na frente do HB20 mas devagar , o HB20 vinha descontando essa distância e buscando o gol, passando-o após uns 300 a 400 mts de aceleração e não sendo mais ameaçado pelo gol.

E na arrancada com os veículos já em movimento, o HB20 descontou a vantagem que o gol tinha mostrado antes arrancando parado e pulou logo na frente do gol e foi abrindo devagar a ponto de numa distância de uns 800 mts de aceleração, ele já abrir uns 4 carros de vantagem na frente do Gol.

Foi divertido o teste e assim tiramos as dúvidas na prática quanto ao desempenho entre esses 2 veículos.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 1.6 câmbio manual vs Gol 1.6 i-motion
MensagemEnviado: 19 Mai 2019 12:06 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 26 Set 2015 14:10
Mensagens: 365
Localização: BH/MG
Interessante caso amigo Ianis!

Andei pesquisando e vi que o HB20 é cerca de 60kg mais pesado, não tem muita diferença.

Esse Hb20 passará por algum projeto de performance ou se manterá original?

Abraço,

_________________
Primeiro: Peugeot 207 1.4 XR 2011 Preto (Adquirido em 04/2014)

Atual: HB20 Comfort Plus 1.0 2015/2015 Branco Polar (Adquirido 10/2015)

- Multimídia;
- Sensor de ré;
- Câmera de ré.

Tamo junto!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 1.6 câmbio manual vs Gol 1.6 i-motion
MensagemEnviado: 19 Mai 2019 19:36 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
grilloex escreveu:
Interessante caso amigo Ianis!

Andei pesquisando e vi que o HB20 é cerca de 60kg mais pesado, não tem muita diferença.

Esse Hb20 passará por algum projeto de performance ou se manterá original?

Abraço,



Fala amigo Grilloex, então, acredito que o pêso do nosso HB20 1.6 confort plus c/ câmbio manual se equivale a essa versão de Gol 1.6 I-Motion pq esse tipo de câmbio é mais pesado do que os câmbios manuais.

Tb não tenho certeza, mas parece que o perfil aerodinâmico dos HB20 seja ligeiramente melhor do que o dos Gols.

E por incrível que possa parecer, sinceramente , tenho mantido esse HB20 absolutamente original em tudo, exceto pelas velas de ignição de iridium e pelo jogo de rodas de liga leve aro 14 e talas de 6 pol. usando ainda os pneus 175/70-14 originais que vieram de fábrica.

Talvez devido ao alto desgaste já apresentado por esses pneus ( 57760 kms rodados ) esse Gol pulava sempre na frente nas arrancadas paradas, mas foi só colocar ambos os veículos em movimento lado a lado e ao acelerarmos fundo em 2ª marcha ao mesmo tempo, o nosso pioneiro e afiado HB20 mostrou que ainda tem um ótimo desempenho e começava a abrir devagar e progressivamente na frente do Gol para desespero do seu dono que viu as lanternas traseiras do HB20 sumindo devagar na frente dele na escuridão em plena reta ... rsrsrsrsr.

Detalhe que combinamos que nenhum dos 2 condutores não poderiam pegar a traseira do outro veículo que estivesse à frente em nenhum momento.

A minha intenção continua sendo de esperar pelos novos lançamentos que virão até o final desse ano no nosso mercado para ver se surge algum interessante veículo que deve ser turbo flex da categoria do HB20 com um bom custo-beneficio e então vamos troca-lo !

Obs : Mas gostei sim do otimo desempenho mostrado pelo conjunto desse câmbio aut. da VW em conjunto com esse motor 1.6 16 vál. aspirado, principalmente nas arrancadas saindo parado.

É isso aí, abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 1.6 câmbio manual vs Gol 1.6 i-motion
MensagemEnviado: 21 Mai 2019 00:41 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 26 Set 2015 14:10
Mensagens: 365
Localização: BH/MG
Meu jogo de pneus originais durou cerca de 63 mil km, ainda com segurança, ao chegar na marca, troquei os 4. Mas com certeza eles influenciaram na arrancada, faltou o que chamam de "grip".

Vi hoje várias reportagens sobre o HB20 turbo com a injeção direta, espero que seja verdade, fiquei muito decepcionado quando lançaram este que temos hoje no mercado, não estou dizendo que é um mal carro, mas se comparado ao conjunto da VW, ele é muito inferior!

Grande abraço,

_________________
Primeiro: Peugeot 207 1.4 XR 2011 Preto (Adquirido em 04/2014)

Atual: HB20 Comfort Plus 1.0 2015/2015 Branco Polar (Adquirido 10/2015)

- Multimídia;
- Sensor de ré;
- Câmera de ré.

Tamo junto!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 1.6 câmbio manual vs Gol 1.6 i-motion
MensagemEnviado: 21 Mai 2019 01:20 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
grilloex escreveu:
Meu jogo de pneus originais durou cerca de 63 mil km, ainda com segurança, ao chegar na marca, troquei os 4. Mas com certeza eles influenciaram na arrancada, faltou o que chamam de "grip".

Vi hoje várias reportagens sobre o HB20 turbo com a injeção direta, espero que seja verdade, fiquei muito decepcionado quando lançaram este que temos hoje no mercado, não estou dizendo que é um mal carro, mas se comparado ao conjunto da VW, ele é muito inferior!

Grande abraço,



É isso mesmo Grilloex, faltou grip nos pneus do nosso HB20 e por mais que eu modulasse na embreagem para tentar uma arrancada melhor, era em vão pq o HB20 patinava muito, como se o asfalto estivesse molhado com agua de sabão e nesse momento, o gol pulava e abria um carro de vantagem e depois disso, eu tinha de ir trabalhando nas trocas de marchas até chegar nele e ultrapassa-lo ...

Sim, concordo contigo que esse HB20 turbo foi na realidade, apenas um "quebra galho" da Hyundai do Brasil numa tentativa de fazer um HB20 esportivo e assim, concorrer com os demais veículos 1.0 turbo do nosso mercado, mas infelizmente vimos que essa tentativa não vingou, não deu certo pq erraram no marketing tentando defender a posição das versões do HB20 com o motor 1.6 e assim mataram esse modelo 1.0 turbo que ficou com sua performance propositalmente amordaçada.

Apesar de que já sabemos que a Hyundai já tem na sua matriz, esse motor 1.0 com injeção direta a gasolina equipando uma versão do I-20 na Europa e assim, basta traze-lo para cá e adapta-lo para se tornar flex e com isso, ele ainda ganha mais um pouco de desempenho com o etanol.

Mas em se tratando de Hyundai do Brasil, eu só vou acreditar nesse milagre depois de ve-lo consagrado ao vivo e a cores ... rsrsrsrs!

Valeu, abraço !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 1.6 câmbio manual vs Gol 1.6 i-motion
MensagemEnviado: 21 Mai 2019 16:36 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 16 Jul 2015 08:05
Mensagens: 363
Muito legal @ianisgreek a comparação!

Começa a fazer essas comparações com os outros concorrentes direto do HB20 1.6 (se não for pedir muito hahaa), por exemplo:

Sandero 1.6, March 1.5, Ka 1.5, UP Tsi... entre outros veículos de entrada!!

Engraçado que esse i-motion do Gol eu sempre achei que seria uma bosta, mas se mostrou até que valente frente ao HB20 1.6 manual!

Boa!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 1.6 câmbio manual vs Gol 1.6 i-motion
MensagemEnviado: 21 Mai 2019 18:34 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
Letox escreveu:
Muito legal @ianisgreek a comparação!

Começa a fazer essas comparações com os outros concorrentes direto do HB20 1.6 (se não for pedir muito hahaa), por exemplo:

Sandero 1.6, March 1.5, Ka 1.5, UP Tsi... entre outros veículos de entrada!!

Engraçado que esse i-motion do Gol eu sempre achei que seria uma bosta, mas se mostrou até que valente frente ao HB20 1.6 manual!

Boa!!



É verdade Letox, eu tb estava na dúvida enquanto conversava com os demais colegas sobre essa versão de Gol I-Motion com esse motor 1.6 16 válv. flex de 120 cvs antes de irmos para esse retão acelerar os veículos..

O que me animou mais é que esse motor da VW só dá 120 cvs contra os 128 cvs do HB20 1.6 ambos com etanol e tenha a plena certeza de que todos os bons amantes das boas performances jamais vão abastecer seus veículos flex com esses LIXOS de gasolinas nacionais e ainda esperar resultados dignos desses motores.

Mas confesso que fui fazer esse comparativo um pouco inseguro quanto ao real desempenho de ambos os veículos pq na prática, eles se mostraram algo equiparados principalmente no inicio da aceleração, mas conmforme as altas velocidades eram atingidas, viu-se a leve superioridade do HB20 1.6 sobre essa versão de gol.

Na realidade, após os primeiros 300 a 400 mts de aceleração lado a lado, eu percebi claramente a leve superioridade do desempenho do motor gamma 1.6 comparado com esse motor 1.6 da VW.

E num espaço de uns 800 mts, o nosso HB20 já havia aberto uma confortável distância desse Gol de uns 4 carros e assim, não teria como o HB20 ser mais ameaçado pelo Gol, pq a velocidade máxima de ambos os carros já estava se aproximando ...

Mas prometo sim que se surgir mais alguma novidade, posto aqui os resultados, afinal , adoro fazer esse tipo de comparativo real do desempenho de 2 veículos lado a lado em igualdade de condições e com uma pista livre pela frente.

Viu-se depois desse teste que o dono desse Gol ficou meio sem graça pq ele julgava que não levaria essa desvantagem toda em comparação ao HB20 ...

Inclusive depois que terminou esse teste, nos reunimoas novamente e ele mesmo comentou para todos os demais colegas que :

" O HB20 abriu muito na alta do Gol, não teve jeito " !!!

Obs : Tenho uma forte curiosidade de testar esse nosso HB20 contra um UP TSI ou um Polo 200 TSI numa arrancada lado a lado, mas antes quero colocar 4 pneus zerados e de preferência mais macios no HB20 ... rsrsrsrsrs!!!

Valeu pelo seu feedback !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google Adsense [Bot] e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB