Bem-vindo: 28 Mar 2024 14:22

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Coletor admissão creta
MensagemEnviado: 12 Jul 2019 21:59 
Offline

Registrado em: 11 Jul 2017 20:56
Mensagens: 41
ola pessoal estava com uma curiosidade o creta 1.6 utiliza um coletoe de admissão de geometria variável, sera que seria possivel colocar em nossos hb20 ?? oque sera que controla o acionamento da variação vácuo ou eletronicamente ? ele não é mt caro comprando de segunda linha usado.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Coletor admissão creta
MensagemEnviado: 12 Jul 2019 23:23 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
felipesp13 escreveu:
ola pessoal estava com uma curiosidade o creta 1.6 utiliza um coletoe de admissão de geometria variável, sera que seria possivel colocar em nossos hb20 ?? oque sera que controla o acionamento da variação vácuo ou eletronicamente ? ele não é mt caro comprando de segunda linha usado.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk



Até onde eu tenho conhecimento, o motor 1.6 dos Cretas não possui coletor de geometria varíável e sim, ele tem os comandos de admissão e de escape variáveis enquanto que esse mesmo motor Gamma 1.6 quando equipa a linha HB20 possui apenas o comando da admissão variável.

É bem complicado e caro adaptar essa modificação técnica do motor 1.6 dos Cretas nos motores 1.6 dos HB20 pq teria de ser trocado todo o sistema de acionamento dos comandos de válvulas do cabeçote além de se trocar tb a ECU que controla essas variações desses comandos e que assim, ajusta o motor para funcionar otimizado para cada situação especifica de utilização.

Obs : Mas é mínima a diferença e pouco perceptível os ganhos em rendimento geral do motor 1.6 dos Cretas quando comparado com o motor 1.6 da linha HB20.

A Hyundai do Brasil acrescentou essa modificação técnica no comando do escape variável na versão 1.6 dos Cretas para compensar o maior peso dos Cretas em relação aos HB20 1.6 e mesmo assim, qq HB20 1.6 hatch ou sedan mostra sempre uma melhor performance e tb uma maior economia de combustível quando comparados com os Cretas 1.6 , isso é fato !!!

Já os Cretas 2.0 mostram um leve maior desempenho do que os HB20 1.6 porém tb apresentam sempre , um maior consumo médio, afinal em mecânica automotiva nada ocorre de graça, ou seja, não existe almoço grátis !!!

É isso aí, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Coletor admissão creta
MensagemEnviado: 15 Jul 2019 15:41 
Offline

Registrado em: 11 Jul 2017 20:56
Mensagens: 41
somente o coletor msm. possui sim geometria variável. o cabeçote ai iria ficar mt caro a mudança teria que comprar um cabeçote completo com os 2 comandos variáveis. o coletor achei interessante e fiquei curioso para saber o funcionamento. na teoria sei que quando passa de determinada rotação ele abre uma passagem para ficar mais curto. e em baixas rotações fica fechado para usar o caminho mais comprido.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Coletor admissão creta
MensagemEnviado: 15 Jul 2019 17:24 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
felipesp13 escreveu:
somente o coletor msm. possui sim geometria variável. o cabeçote ai iria ficar mt caro a mudança teria que comprar um cabeçote completo com os 2 comandos variáveis. o coletor achei interessante e fiquei curioso para saber o funcionamento. na teoria sei que quando passa de determinada rotação ele abre uma passagem para ficar mais curto. e em baixas rotações fica fechado para usar o caminho mais comprido.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk



Então Felipe, sinceramente nunca fiquei sabendo que esse motor NU 2.0 da linha Hyundai tem o seu coletor de admissão com o sistema de geometria varável e sim, está correta a sua explicação sobre o funcionamento dele, cujo objetivo é o de melhorar o torque tanto em baixas rotações e tb em altas rotações.

E se vc puder, nos passe algum link da materia que vc leu e que informa que de fato, esse motor 2.0 seja equipado com um coletor de admissão de geometria variável.

Agradeço pelo feedback !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Coletor admissão creta
MensagemEnviado: 15 Jul 2019 18:43 
Offline

Registrado em: 11 Jul 2017 20:56
Mensagens: 41
nao o motor 1.6 igual ao utilizado no hb20. Imagem

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Coletor admissão creta
MensagemEnviado: 15 Jul 2019 20:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Então entende-se que na versão 1.6 desse motor Gamma, o aumento de potência foi insignificante diante das melhorias técnicas adicionadas nesse motor quando comparado com a versão do motor Gamma 1.6 para a linha HB20 que não tem nem esse coletor de admissão de geometria variável e nem o comando de válvulas variável para o escape.

Ou , existe na realidade um maior desempenho dessa versão de motor 1.6 dos Cretas além do que é anunciado pela Hyundai do Brasil.

Só fiquei curioso para saber se na versão do motor NU 2.0 tb existe esse recurso técnico do coletor de admissão de geometria variável assim como ocorre na versão 1.6 para os Cretas !!!

Valeu pela postagem !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Coletor admissão creta
MensagemEnviado: 15 Jul 2019 22:00 
Offline

Registrado em: 11 Jul 2017 20:56
Mensagens: 41
é entao o 2.0 em nenhum site nao fala sobre o coletor de geomtria variável.... ai fica aquela duvida. alguma revisao vou ver se pergunto p mecânico la na hyundai só por curiosidade.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Coletor admissão creta
MensagemEnviado: 16 Jul 2019 15:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
felipesp13 escreveu:
é entao o 2.0 em nenhum site nao fala sobre o coletor de geomtria variável.... ai fica aquela duvida. alguma revisao vou ver se pergunto p mecânico la na hyundai só por curiosidade.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk



Felipe, aproveitei que o pessoal da CCS Hyundai da minha cidade são todos meus conhecidos e sempre muito atenciosos comigo, então liguei pra lá há pouco perguntando sobre essa dúvida do motor 2.0 se ele tem o coletor variável e me responderam que sim, que ele tb tem igual ao motor 1.6 dos Cretas.

Obs : E se pensarmos bem, isso faz todo o sentido sim pq motores 2.0 de 4 valv/ por cilindro aspirados e sem coletor de admissão variável não passam de 150 cvs a 155 cvs e nessa versão 2.0 dos Cretas ele chega a atingir os 167 cvs no etanol devido exatamente a ajuda dessa mais atualizada tecnologia aplicada nele.

Lembrando tb que o motor 2.0 aspirado flex dos novos ford focus que tem toda essa mais recente tecnologia incluíndo tb a injeção direta e com isso eles já atingem 178 cvs no etanol.

Mas mesmo assim, esse motor 2.0 aspirado flex dos novos focus não são os mais potentes motores 2.0 aspirados pq aqueles famosos e antigos Hondas civic SI com um motor aspirado 2.0 e somente a gasolina chegavam nos 192 cvs sem injeção direta de combustível mas com rotações exageradas de 8300 rpms só que produzindo menos torque enquanto que os demais motores flex 2.0 aspirados atuais não precisam passar de 6800 rpms para conseguir boas potências mostrando um bom torque já em rotações menores, coisa que aqueles motores 2.0 dos Hondas SI não tinham em rotações mais baixas.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB