ianisgreek escreveu:
Boa tarde e se vc precisou retificar apenas a parte de baixo do motor, que seria o bloco, o cabeçote deve ter sido retirado desse motor e guardado para ser remontado novamente no bloco já retificado e pronto.
Nesses casos, não houve alteração das regulagens dos tuchos de válvulas e portanto, esse mecânico tem razão em dizer não haver necessidade de fazer alguma regulagem extra desses tuchos de válvulas.
Já quanto a retirada do miolo do catalisador, isso já altera sim todo o funcionamento do motor e por isso causou o acendimento da luz amarela da injeção no painel desse HB20.
A unica solução correta nesses casos é de comprar um novo catalisador e instalar no lugar do antigo catalisador.
Mas como em mecânica automotiva sempre existem caminhos diversos para resolver determinadas falhas, pode ser que um paliativo para resolver essas falhas devido a essa luz amarela da injeção estar acesa seria instalar na sonda lambda após esse catalisador uma peça chamada de espaçador de sonda lambda que pode ser encontrada em boas lojas de escapamentos.
Em São Bernardo do Campo-SP a GIBA Escapes vende esses espaçadores que podem resolver esse seu problema sem necessitar comprar um novo catalisador.
E deixando um exemplo prático para vc, eu retirei lá nessa empresa de escapamentos acima citada o catalisador original do meu atual jetta TSI por motivos para ganhar um pouco mais de desempenho do motor, mas foi preciso utilizar esse citado espaçador da sonda lambda para evitar que essa luz amarela da injeção acendesse no painel dele e até hj , após 6 anos que já estou rodando e viajando nesse jetta sem o seu catalisador original , não houve nenhum problema na regulagem do seu motor e nem de luzes amarelas acendendo no painel.
Por isso citei que em mecânica automotiva tem jeito para tudo, basta pesquisar que encontram-se soluções alternativas, apesar de que rodar sem o catalisador original é ilegal por emitir um pouco mais de emissões de poluentes no ar ambiente.
vou tentar explicar de forma resumida o caso, antes de fazer a retifica do motor eu levei em um primeiro mecanico que ñ deu conta de fazer o serviço e desmontou todo o motor tanto a parte de cima como a de baixo, tirei o carro desse primeiro mecanico pois ele ñ quis fazer o serviço, levei pra um segundo, chegundo levei o carro no guincho ja que o motor estava desmontado, esse segundo mecanico me mostrou que o primeiro tinha tirado todos os tucho e valvulas do lugar, por isso que quando eu peguei o carro ja montado questionei se seria necessario fazer a regulagem de valvulas e tucho, depois de retificado com cerca de 20 mil km rodados o motor começou a fazer barulho na parte de cima no caso nas valvulas, e ainda tem a situação do catalizador esta sem o miolo meu questionamento foi sobre a possibilidade do catalizador estar sem o miole poderia derrepente desregular o comando de valvulas ja que o carro fica engasgando, tb teve essa questao de ser tirado do lugar as valvulas e tuchos