Bem-vindo: 29 Mar 2024 12:05

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: regulagem de valvulas
MensagemEnviado: 02 Fev 2021 22:37 
Offline

Registrado em: 14 Ago 2020 14:36
Mensagens: 4
boa noite gostaria de uma orientação possuo um HB20 1.0 3 cilindros 2018, recentemente tive que retificar a parte de baixo do motor do carro, apos montado o motor questionei o mecanico se era necessario apos fazer a primeira troca de oleo levar o carro para ele fazer uma revisão, ele me disse que não era necessario por esse motor possui tuchos mecanicos e não e necessario regulagem nem de valvulas nem de tucho, bom essa é minha primeira duvida se é necessario fazer a regulagem dos mesmos apos o motor aberto, segunda pergunta é que o catalizador de cima do motor estava entupido ele tirou o miolo do mesmo a luz de injeção fica acesa o tempo todo, e o carro fica dando umas falhas de injeção pois isso acaba deixando o modulo do carro meio doido segundo o mecanico, a pergunta é por estar sem o miolo o catalizador do carro e ele estar ocasionando essas falhas tem a possibilidade de isso desregular o ponto do comando de valvulas fazendo o carro começa a bater o comando???


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: regulagem de valvulas
MensagemEnviado: 03 Fev 2021 15:34 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Boa tarde e se vc precisou retificar apenas a parte de baixo do motor, que seria o bloco, o cabeçote deve ter sido retirado desse motor e guardado para ser remontado novamente no bloco já retificado e pronto.

Nesses casos, não houve alteração das regulagens dos tuchos de válvulas e portanto, esse mecânico tem razão em dizer não haver necessidade de fazer alguma regulagem extra desses tuchos de válvulas.

Já quanto a retirada do miolo do catalisador, isso já altera sim todo o funcionamento do motor e por isso causou o acendimento da luz amarela da injeção no painel desse HB20.

A unica solução correta nesses casos é de comprar um novo catalisador e instalar no lugar do antigo catalisador.

Mas como em mecânica automotiva sempre existem caminhos diversos para resolver determinadas falhas, pode ser que um paliativo para resolver essas falhas devido a essa luz amarela da injeção estar acesa seria instalar na sonda lambda após esse catalisador uma peça chamada de espaçador de sonda lambda que pode ser encontrada em boas lojas de escapamentos.

Em São Bernardo do Campo-SP a GIBA Escapes vende esses espaçadores que podem resolver esse seu problema sem necessitar comprar um novo catalisador.

E deixando um exemplo prático para vc, eu retirei lá nessa empresa de escapamentos acima citada o catalisador original do meu atual jetta TSI por motivos para ganhar um pouco mais de desempenho do motor, mas foi preciso utilizar esse citado espaçador da sonda lambda para evitar que essa luz amarela da injeção acendesse no painel dele e até hj , após 6 anos que já estou rodando e viajando nesse jetta sem o seu catalisador original , não houve nenhum problema na regulagem do seu motor e nem de luzes amarelas acendendo no painel.

Por isso citei que em mecânica automotiva tem jeito para tudo, basta pesquisar que encontram-se soluções alternativas, apesar de que rodar sem o catalisador original é ilegal por emitir um pouco mais de emissões de poluentes no ar ambiente.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: regulagem de valvulas
MensagemEnviado: 05 Mar 2021 12:19 
Offline

Registrado em: 14 Ago 2020 14:36
Mensagens: 4
ianisgreek escreveu:
Boa tarde e se vc precisou retificar apenas a parte de baixo do motor, que seria o bloco, o cabeçote deve ter sido retirado desse motor e guardado para ser remontado novamente no bloco já retificado e pronto.
Nesses casos, não houve alteração das regulagens dos tuchos de válvulas e portanto, esse mecânico tem razão em dizer não haver necessidade de fazer alguma regulagem extra desses tuchos de válvulas.

Já quanto a retirada do miolo do catalisador, isso já altera sim todo o funcionamento do motor e por isso causou o acendimento da luz amarela da injeção no painel desse HB20.

A unica solução correta nesses casos é de comprar um novo catalisador e instalar no lugar do antigo catalisador.

Mas como em mecânica automotiva sempre existem caminhos diversos para resolver determinadas falhas, pode ser que um paliativo para resolver essas falhas devido a essa luz amarela da injeção estar acesa seria instalar na sonda lambda após esse catalisador uma peça chamada de espaçador de sonda lambda que pode ser encontrada em boas lojas de escapamentos.

Em São Bernardo do Campo-SP a GIBA Escapes vende esses espaçadores que podem resolver esse seu problema sem necessitar comprar um novo catalisador.

E deixando um exemplo prático para vc, eu retirei lá nessa empresa de escapamentos acima citada o catalisador original do meu atual jetta TSI por motivos para ganhar um pouco mais de desempenho do motor, mas foi preciso utilizar esse citado espaçador da sonda lambda para evitar que essa luz amarela da injeção acendesse no painel dele e até hj , após 6 anos que já estou rodando e viajando nesse jetta sem o seu catalisador original , não houve nenhum problema na regulagem do seu motor e nem de luzes amarelas acendendo no painel.

Por isso citei que em mecânica automotiva tem jeito para tudo, basta pesquisar que encontram-se soluções alternativas, apesar de que rodar sem o catalisador original é ilegal por emitir um pouco mais de emissões de poluentes no ar ambiente.


vou tentar explicar de forma resumida o caso, antes de fazer a retifica do motor eu levei em um primeiro mecanico que ñ deu conta de fazer o serviço e desmontou todo o motor tanto a parte de cima como a de baixo, tirei o carro desse primeiro mecanico pois ele ñ quis fazer o serviço, levei pra um segundo, chegundo levei o carro no guincho ja que o motor estava desmontado, esse segundo mecanico me mostrou que o primeiro tinha tirado todos os tucho e valvulas do lugar, por isso que quando eu peguei o carro ja montado questionei se seria necessario fazer a regulagem de valvulas e tucho, depois de retificado com cerca de 20 mil km rodados o motor começou a fazer barulho na parte de cima no caso nas valvulas, e ainda tem a situação do catalizador esta sem o miolo meu questionamento foi sobre a possibilidade do catalizador estar sem o miole poderia derrepente desregular o comando de valvulas ja que o carro fica engasgando, tb teve essa questao de ser tirado do lugar as valvulas e tuchos


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: regulagem de valvulas
MensagemEnviado: 05 Mar 2021 12:46 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Que fique bem claro que nada tem a ver o catalisador do escape com uma necessidade de regulagem dos tuchos de válvulas, ou seja, um não depende do outro e nem um deles está ligado ao outro.

Em outras palavras, quando um catalisador de um HB20 qualquer pifar, isso jamais causaria uma possível desregulagem dos tuchos de válvulas em nenhuma hipótese.

Mas é óbvio que se foram desmontados os tuchos de válvulas de qq motor da linha HB20, as regulagens originais foram perdidas e por isso que existe nessa situação a real necessidade de se fazer uma nova e correta regulagem desses tuchos de válvulas.

E como essa é uma manutenção muito especifica que demanda um devido conhecimento técnico para ser realizada , ela deve ser executada preferencialmente por oficinas da rede Hyundai do Brasil, já que não são todas as oficinas particulares que saberiam fazer ou que estariam preparadas tecnicamente para executar corretamente essa regulagem e isso vai sim afetar diretamente todo o correto funcionamento desse motor.

E pelos comentários deixados aqui, com certeza que essa regulagem está bagunçada e fora das especificações originais, portanto a única recomendação que eu faria nesse caso seria levar esse HB20 até um CCS da rede Hyundai para que eles fizessem uma verificação generalizada nessa montagem desse motor para confirmar se de fato tudo foi feito corretamente.

Obs : Apenas citando como um mero exemplo, o nosso atual HB20 1.6 , comprado zero KM lá em novembro de 2012 e que hj está com quase 76000 kms rodados, jamais necessitou de nenhuma regulagem nesses tuchos de válvulas e continua com o seu motor apresentando um funcionamento perfeito em tudo.

Inclusive até o catalizador bem como todo o restante do sistema de escape desse nosso HB20 ainda são os originais de fábrica e nunca apresentaram o menor problema.

Para mim, é uma surpresa nada agradável um HB20 1.0 2018 portanto é um veículo ainda bem novo mas que já está apresentando todos esses problemas que exigiram a desmontagem do seu motor fora da rede de CCS Hyundai, ou seja, e a garantia de fábrica de 5 anos , pq não foi acionada nesse caso ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB