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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 11 Jan 2021 11:38 
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ianisgreek escreveu:
Ronnye Carvalho escreveu:
Boa tarde galera!
Sou novo no clube, tenho um HB20 2015/1.0 12v, teria algum tipo de preparação como: aspirar,coletor dimensionado, filtro esportivo, escapamento esportivo e remap pra os 1.0 12v?



Boa tarde e seja bem vindo ao forum !

E baseado em um conhecimento de mais de 40 anos envolvido com mecânica automotiva afirmo a vc que qq motor original pode ter sim seu desempenho levemente melhorado, mas as custas de alguma mão de obra além da necessidade de se obter novas peças de alta performance para essa aplicação específica.

Lembrando aqui que o objetivo para qq situação é sempre o mesmo, ou seja, fazer os cilindros do motor receberem um pouco mais de volume de mistura de ar + combustível e com isso se obtém tbm mais desempenho.

E no caso de motores apirados, o mínimo que vc precisa para atingir esse objetivo seria desmontar o cabeçote desse motor kappa 1.0, leva-lo até um renomado preparador de motores e ele faria um trabalho de polimento dos dutos de admissão e de escape, além de equalizar e polir tbm todas as câmras de combustão e finalizar esse trabalho rebaixando um pouco esse cabeçote para aumentar a taxa de compressão dele.

Bom, e agora com esse novo veneno, saiba que vc estará proibido de abastecer apenas com gasolina pura e pelo menos uma mistura de 50/50 ou meio a meio de etanol com gasolina será obrigotória daí em diante pq vc vai precisar das octanas extras do etanol, coisa que nenhuma das nossas gasolinas poderá lhe oferecer.

Providenciar tbm um jogo de velas de ignição 1 grau térmico mais frias.

A partir daí e com esse cabeçote pronto, teriam de providenciar um sistema de coletor de escape dimensionado com 3 saidas que se unem numa unica saída mas de diâmetro um pouco maior do que o original para substituir o coletor de escape original que é sempre muito restritivo e por isso mesmo que ele sempre rouba de qq motor alguns cavalos de potência.

E providenciar tbm um filtro de ar um pouco mais livre do que o sistema original.

E agora que todas essas dicas anteriores foram seguidas, esse motor estará prontinho para receber o tão famoso chip ou remap, que seria uma nova otimização geral da regulagem desse motor, agora que ele poderá alimentar os cilindros com um volume um pouco maior de mistura de ar + combustível.

E com isso espera-se um aumento de desempenho ao redor de uns 15% no máximo , mas sem esse trabalho basico no cabeçote, esqueça tudo o que foi dito acima, pq a entrada dessa mistura de ar + combustível está exatamente no cabeçote, razão da necessidade desse trabalho todo incluindo a troca obrigatória dessas peças citadas.

Obs : Óbvio que toda essa brincadeira gera um custo extra considerável além do fato de que vc ficará sem usar esse seu veículo por alguns dias enquanto o motor dele estiver sem o cabeçote e que devido a isso, poderá esbarrar tbm devido aos custos envolvidos na oportunidade de se trocar esse HB20 1.0 aspirado por um outro modelo 1.0 turbo usado e ainda gastando menos e aí a brincadeira até tenha um resultado mais positivo em desempenho e com muito menos trabalho.

Afinal, nunca que nenhum motor aspirado do mundo vai conseguir encher os seus cilindros com um volume extra de mistura ar +combustível por mais envenenado que ele esteja que não seja com a ajuda de um eficaz sistema de turbo e com toda certeza vc pode apostar o que quiser nisso.

É isso aí colega, boa sorte !


Estava pensando em uma coisa menos complexa como filtro esportivo, coletor dimensionado e remap.
Mais acredito que no 1.0 não compensa muito.
Vou esperar mais um pouco ver se pego um 1.6


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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 12 Jan 2021 12:34 
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Sim, essa é a melhor opção entre gastar com esses upgrades citados e trocar esse HB20 1.0 por outro 1.6 , sem dúvida alguma.

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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 13 Jan 2021 10:31 
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Ronnye Carvalho escreveu:
Estava pensando em uma coisa menos complexa como filtro esportivo, coletor dimensionado e remap.
Mais acredito que no 1.0 não compensa muito.
Vou esperar mais um pouco ver se pego um 1.6


Tenho um 1.6 com essa receita e o carro fica bom, com cerca de 125 cavalos nas rodas (aferidos em dino) e 145+cv no motor (estimado)


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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 14 Jan 2021 00:51 
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Colega Faus 1337 , vc chegou a fazer algum retrabalho de cabeçote no motor desse seu HB20 ?

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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 14 Jan 2021 11:05 
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ianisgreek escreveu:
Colega Faus 1337 , vc chegou a fazer algum retrabalho de cabeçote no motor desse seu HB20 ?



mais ou menos. Comprei um cabeçote preparado duto/fluxo de um Cerato 1.6 Gamma Gasolina, que andou mais pra tras do que pra frente kkk

agora estou com cabeçote original e nao pretendo mexer, pois gasta muito dinhero para um ganho muito pequeno.


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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 14 Jan 2021 18:13 
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Faus1337 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Colega Faus 1337 , vc chegou a fazer algum retrabalho de cabeçote no motor desse seu HB20 ?



mais ou menos. Comprei um cabeçote preparado duto/fluxo de um Cerato 1.6 Gamma Gasolina, que andou mais pra tras do que pra frente kkk

agora estou com cabeçote original e nao pretendo mexer, pois gasta muito dinhero para um ganho muito pequeno.



Veja bem que nesse seu caso em que vc já tem um cabeçote extra de reserva, vc poderia envia-lo a um bom preparador de cabeçotes que tenha banco de fluxo e após ensaiar esse seu cabeçote nessa ferramenta, ele saberia onde poderia trabalha-lo para melhorar a entrada do fluxo de ar e isso é o que melhora o rendimento geral de qq motor.

Gearlmente em mecânica automotiva , obtem-se com um otimo retrabalho de um cabeçote original uns 10% a mais de fluxo, o que significa que todo o rendimento geral desse motor tbm ganhará esse leve aumento em redimento e como exemplo :

Se o motor Gamma 1.6 dá original e com etanol uns 130 cvs no dinamômetro ( no motor ) , após esse retrabalho caprichado nesse cabeçote com a devida otimização dos dutos de admissão e de escape e ainda, tbm fazendo uma equalização e polimento das câmaras de combustão e finalizando com um leve rebaixamento da face desse cabeçote para assim se obter um leve aumento da taxa de compressão ( e nesse caso, optaria por usar somente etanol ou misturas contendo sempre mais etanol do que gasolina ) , eu apostaria em ganhos de até uns 15 cvs de motor obviamente que acrescentando-se tbm um coletor de escape esportivo e o filtro de ar mais livre.

Obs : Lembrando a todos os colegas aqui que esse citado retrabalho de cabeçote não é válido somente para motores aspirados, mas muito útil e bem-vindo tbm para qq motor turbo e nesses casos, os ganhos seriam até um pouco superiores na casa de até uns 15% a mais de rendimento geral.

O único trabalho que dá para fazer essa brincadeira toda seria o de parar o veículo na oficina por talvez até uma semana para se fazer esse upgrade no cabeçote do motor que incluiria desmontar o cabeçote, leva-lo até um preparador, fazer esse retrabalho com a ajuda dessa ferramenta chamada de banco de fluxo e depois de tudo devidamente remontado lavado e pronto, instalar esse cabeçote agora envenenado novamente no motor e depois disso é só curtir o novo rendimento com muita alegria e disposição !!!

E no caso dos HB20 1.6 que não tem controle de tração, prepare-se para ver os pneus dianteiros destracionarem com muita facilidade devido ao ganho de um pouco mais de torque aliado a uma maior potência disponível em toda a faixa de rotações desse motor.

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