Boa noite Amigos,
Resolvi meu problema da Suspensão traseira do HB20S.
O Problema consistia na baixa constante elástica da mola da suspensão traseira e fazia com que o simples fato de carregar três adolescentes no banco traseiro fosse uma tortura durante todo o trajeto, transitando com o veículo calçado sobre os batentes do amortecedor por todo o percurso e sentindo cada impacto do solo transferido aos ocupantes a cada buraco, valeta ou lombada transpassada.
Encomendei na concessionária um par de molas traseiras do HB20X com custo de aprox. R$ 380,00 e as substituí em minha residência. A mola está sob código Hyundai 55330-1S500.
As molas são praticamente idênticas visualmente, apresentando um comprimento de aproximadamente 10mm maior, porém apresentam um coeficiente elástico maior.
A altura da traseira do veículo sem ocupantes em seu interior ficou cerca de 20mm mais alta, diferença que praticamente não se nota.
Com a alteração, escapadinhas de traseira rotineiras que ocorriam durante as curvas em velocidades superiores ao atravessar imperfeições do solo desapareceram, assim como o problema ao se utilizar o veículo com ocupantes no banco traseiro.
Ainda não efetuei o teste com bagagem no porta malas além dos ocupantes mas confesso que já me interesso em utilizar as molas do HB20X também na dianteira em função da melhora apresentada.
Aos que como eu anteriormente, estão tristes com seus HB20, provem!
A pedido do Bart MS, estou anexando as fotos e uma breve descrição do procedimento.
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Para a substituição das molas, necessitará levantar seu carro com macaco e sustenta-lo pelos suportes de macaco da carroceria a uma altura em que as rodas fiquem em torno de 150mm do solo ou retirar as rodas traseiras para haver espaço suficiente para sacar e recolocar as molas.
Com o auxílio de uma chave 19mm, retire os parafusos de fixação dos amortecedores ao eixo de suspensão. Feito isso o eixo descerá o suficiente para que as molas sejam sacadas e recolocadas com as mãos, sem uso de mais ferramentas.