Hyundai HB20 Clube
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São 32 psi a melhor pressão de enchimento dos pneus HB20?
https://hb20sclube.com.br/viewtopic.php?f=26&t=10448
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Autor:  Roberto Bertoche [ 18 Out 2015 15:10 ]
Título:  Re: São 32 psi a melhor pressão de enchimento dos pneus HB20

Bonito seu carro, ANTHB20. Parabéns e sucesso!

Esses são os pesos brutos, quer dizer, o peso máximo do carro carregado e abastecido.
Então o Hatch deve ter, não lastro ou peso morto, mas uma capacidade de carga um pouco maior.

Autor:  Ricardo M. [ 19 Out 2015 09:10 ]
Título:  Re: São 32 psi a melhor pressão de enchimento dos pneus HB20

Depois vou enviar a dúvida para o SAC da Hyundai, para ver o que eles respondem, sobre a calibragem recomendada, já que em diversos outros carros há diferença na calibragem com o carro carregado ou vazio.

Abraços,

Autor:  ZECAM [ 19 Out 2015 09:20 ]
Título:  São 32 psi a melhor pressão de enchimento dos pneus HB20?

Olá,

Obrigado Roberto, e não tinha pensado por esse lado.

Ricardo, essa é uma resposta que vou querer saber também! Qual canal você usa pra falar com eles: e-mail, fone, etc?

Autor:  Ricardo M. [ 19 Out 2015 09:27 ]
Título:  Re: São 32 psi a melhor pressão de enchimento dos pneus HB20

ANTHB20 escreveu:
Olá,

Obrigado Roberto, e não tinha pensado por esse lado.

Ricardo, essa é uma resposta que vou querer saber também! Qual canal você usa pra falar com eles: e-mail, fone, etc?


Eu sempre mando as dúvidas diretamente pelo site, mas eles costumam sempre retornar via telefone. O que não gosto. Prefiro a resposta escrita.

Abraços,

Autor:  ZECAM [ 21 Out 2015 20:40 ]
Título:  Re: São 32 psi a melhor pressão de enchimento dos pneus HB20

Bom saber!
É claro que eles não vão gerar provas contra eles mesmos. Inclusive ao comprar ou vender um carro, eles fazem tudo de uma maneira não registrada. Passei por problemas similares por falta de transparência na negociação.

Autor:  Roberto Bertoche [ 21 Out 2015 23:01 ]
Título:  Re: São 32 psi a melhor pressão de enchimento dos pneus HB20

O fato de eles dizerem a mesma pressão para diferentes cargas é claro que é uma aproximação.
Certamente como no manual de muitos carros, eles carregados ficam melhor com um pouco mais de pressão nos pneus e mais ainda nos traseiros que recebem mais influência da carga.
Porém, definir um meio termo aproximado para vazio e carregado é uma solução boa porque qualquer pneu que furar pode encarar de boa o estepe.
E mais, ainda que não fure, chegando ao destino e aliviando o carro, quantos vamos nos lembrar de recalibrar os pneus?
Então achei a definição de uma média uma boa solução.
Para o estepe e para o eventual esquecimento.

Inclusive está na lista fazer o rodízio a cada revisão mesmo... rs.

Abraço,

Autor:  Ricardo M. [ 22 Out 2015 08:37 ]
Título:  Re: São 32 psi a melhor pressão de enchimento dos pneus HB20

Roberto Bertoche escreveu:
O fato de eles dizerem a mesma pressão para diferentes cargas é claro que é uma aproximação.
Certamente como no manual de muitos carros, eles carregados ficam melhor com um pouco mais de pressão nos pneus e mais ainda nos traseiros que recebem mais influência da carga.
Porém, definir um meio termo aproximado para vazio e carregado é uma solução boa porque qualquer pneu que furar pode encarar de boa o estepe.
E mais, ainda que não fure, chegando ao destino e aliviando o carro, quantos vamos nos lembrar de recalibrar os pneus?
Então achei a definição de uma média uma boa solução.
Para o estepe e para o eventual esquecimento.

Inclusive está na lista fazer o rodízio a cada revisão mesmo... rs.

Abraço,


Caso seja pelos motivos que você citou, para mim parece uma baita de uma preguiça definir os valores mais próximos de calibragem. Talvez o argumento que após diversos testes, concluíram que era o mais adequado os 32 psi, seja mais fácil de aceitar. Mas, mesmo assim, acho estranho.

Outro ponto que pensei, mas acho que não procede, seria algum diferença no conjunto da suspensão em relação aos outros carros, que recomendam pressões diferente para o carro carregado.

Por exemplo, no New Fiesta Sedan do meu irmão, a recomendação para enchimento dos pneus com carro carregado, nos dianteiros era mais ou menos 30 psi, enquanto nos traseiros era 47 psi ( veja a diferença). O New Fiesta têm os controle de tração e estabilidade, talvez eles possam ser influenciados pela calibragem, não sei. Mas mesmo carros que não têm tais tecnologias, vi orientações diferentes para o enchimento.

No caso do HB20, todas as versões, hatch, sedan e cross, orientam os mesmos 32 psi.

Abraços,

Autor:  Roberto Bertoche [ 22 Out 2015 08:58 ]
Título:  Re: São 32 psi a melhor pressão de enchimento dos pneus HB20

Ricardo de Melo escreveu:
Caso seja pelos motivos que você citou, para mim parece uma baita de uma preguiça definir os valores mais próximos de calibragem...


Ricardo, não são mais próximos, são IGUAIS.
Não é preguiça, são boas e sensatas razões.
Se o seu carro pede 30 psi para os pneus dianteiros e 47 psi para os traseiros, o que vc vai fazer, vai levar dois estepes na mala?
Ou vai levar uma bomba de encher e um calibrador?
Ou vai deixar o carro com o eixo desequilibrado, com o pneu direito com 30 libras e o esquerdo com 47 libras?
Acho muito melhor usar a inteligência, um pouco de estatística e fazer as contas e definir um valor para ambos os eixos e todas as cargas.
Se não ficar perfeito, ainda assim vai ficar melhor do que levar dois estepes e ainda esquecer de retornar à pressão correta depois de descarregar o carro.
A cada 10 mil km faz rodízio e tudo de boa...
Quer dizer, eu achei uma boa solução.

Autor:  Ricardo M. [ 22 Out 2015 09:04 ]
Título:  Re: São 32 psi a melhor pressão de enchimento dos pneus HB20

Roberto Bertoche escreveu:
Ricardo de Melo escreveu:
Caso seja pelos motivos que você citou, para mim parece uma baita de uma preguiça definir os valores mais próximos de calibragem...



Se o seu carro pede 30 psi para os pneus dianteiros e 47 psi para os traseiros, o que vc vai fazer, vai levar dois estepes na mala?


Tsc, tsc.

Estepe, como inclusive já discutimos aqui no fórum, são feitos para serem usados de maneira emergencial, ou seja, para levar o sujeito até o local mais próximo onde possa trocar os pneus.

Não tem problema o camarada conduzir poucos tempo com um pneu, por exemplo a 35 psi, sendo que os outros estarão em 30 e 47 psi.

Então o seu argumento foi falho.

Abraços,

Autor:  Roberto Bertoche [ 22 Out 2015 09:54 ]
Título:  Re: São 32 psi a melhor pressão de enchimento dos pneus HB20

Ricardo de Melo escreveu:
Tsc, tsc.

Estepe, como inclusive já discutimos aqui no fórum, são feitos para serem usados de maneira emergencial, ou seja, para levar o sujeito até o local mais próximo onde possa trocar os pneus.

Não tem problema o camarada conduzir poucos tempo com um pneu, por exemplo a 35 psi, sendo que os outros estarão em 30 e 47 psi.

Então o seu argumento foi falho.

Abraços,


Ricardo, achei tão impressionante você finalmente aceitar meus argumentos naquele outro tópico do percentual para calcular o consumo equivalente que, em reconhecimento ao seu gesto, vou retribuir.

Você tem razão, o estepe é apenas para rodar até a próxima borracharia que tenha um aspecto aceitável e o meu argumento do estepe é falho.

Então, se um carro apenas com o motorista, ou com motorista e um passageiro, tem seu peso bem equilibrado, quer dizer, 50% do peso no eixo dianteiro e 50% no eixo traseiro, é razoável admitir que quando a gente coloca mais 3 passageiros (210 kg) no banco de trás e mais uns 110 kg de bagagem no porta-malas, a distribuição de peso nos eixos vai se alterar, geralmente aumentando a carga nos dois eixos, mas aumentando mais a carga no eixo traseiro. Pela lógica, para maximizar a aderência e a eficiência do contato dos pneus com o solo, com maior carga a pressão dos pneus também deve ser maior.
Acho que se o carro tivesse aquele calibrador/monitorador automático de pressão nos pneus a pressão recomendada seria diferente para cada eixo em função do carregamento do veículo.
E acredito que o valor recomendado no manual é igual para os dois eixos e para qualquer carga só para simplificar e facilitar a manutenção mesmo.
É razoável pensar também que eles avaliaram criteriosamente as diferenças, julgaram que ela era pequena e tomaram essa decisão simplificadora.
Sinceramente, prefiro assim do jeito que é.
Abraço,

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