J Rios escreveu:
bernardo_bee escreveu:
E outro detalhe...esses defeitos que apresentaram no freio aqui: EU tenho severas dúvidas.
Alguns dizem que o defeito aparece e depois desaparece ! Como um freio que é um sistema mecânico ora está furado vazando óleo e ora não está ?? Vejo defeitos intermitentes em partes eletrônicas, ou partes mecânicas mas que dependam de eletrônica... mas em sistemas mecânicos nunca vi ou ouvi falar.
Para mim essas pessoas não sabem usar freio ABS
ou não sabem que quando o carro oscila a rotação de motor parado...ele oscila a quantidade de vácuo no motor, por isso se vc pisar de leve no freio e a rotação cair, o freio pode necessitar que vc pise um pouco mais nele para ele MANTER o carro parado.
OBS:
Se o pedal ficar mole mas o carro frear poderia ser também problema nos burrinhos do freio traseiro. Vazando óleo lá o pedal fica mais mole, mas os freios a disco dianteiros garantem a frenagem tranquila !
Concordo em parte com o que você diz, porém dizer que "não sabem usar o freio com ABS" é subestimar as pessoas. Em uso normal o freio com ou sem ABS deve apresentar comportamento semelhante, diferenciando apenas em frenagens fortes ou situações incomuns, caso contrário é defeito ou falha de projeto. E acredito que as pessoas aqui estão relatando de fato o que acontece com seus carros. O HB20 diferente de outros carros que dirijo e já dirigi em 40 anos apresenta sim problema (ou eletrônico ou mecânico) contínuo e/ou intermitente nos freios conforme foram relatados.
É quase isso. Freios ABS variam de carro pra carro sim. Varia de qual fabricante a marca compra o sistema. O do HB20 trepida e faz barulho de metal. Do Sandero faz parecido, porém de outros carros, como no Fiesta rocam vc não escuta muita coisa mas ele treme mais forte.
O sistema pode numa situação de falta de aderência como areia ou chuva, ativar o ABS muito facilmente. Até passando em buraco freando leve já aconteceu comigo do ABS ativar, pois uma das rodas ficou no ar e claro, travou e o sistema foi ativado.
Outro porém é que nos sistema de freio NÃO existe nada eletrônico. O ABS é eletrônico porém ele atua pós freio. O Sistema fica após a saída do óleo de freio do sistema ( pistão, cilindro mestre etc ). Se tem um problema que faz o carro parar de frear só poderia ser mecânico em alguma dessas partes.
Então vamos lá.
Se falta vácuo no freio, o freio fica duro. Então se faz barulho de ar, mas o freio não fica duro, o barulho é de outro lugar, ou o vazamento é pequeno demais para fazer o freio falhar. Não acredito que um defeito aqui seja intermitente e sim contínuo.
Falta de freio com o carro parado. O freio pode perder força quando vc está parado e a rotação oscila, fazendo o vácuo no sistema oscilar e vc ter que pisar um pouco mais fundo para manter o mesmo poder de parada. Isso ocorre com o ar ligado. O Compressor desarma ou arma e o pedal sobe ou desce no seu pé.Se os freios estão aquecendo demais, pode ocorrer fadiga no sistema e o freio ficar borrachudo. Isso pode ocorrer porque o fluido de freio está com defeito e contaminado. Pode ser intermitente, ocorrendo somente quando o freio aquece
Ou o freio está enforcado, ficando levemente ativado, mantendo as pastilhas em contato demais com o disco, fazendo elas aquecerem conforme vc anda. E ai quando vc freia o sistema está fervendo já. Isso pode ser intermitente dependendo do quanto vc anda. Se vc anda pouco e já para, ou se vc anda muito.
Fora isso não existe nada eletrônico entre o pedal e a pastilha de freio, exceto o ABS que como eu já disse apenas direciona a intensidade fluxo de óleo para onde deve ir.
E se o sistema fosse de projeto falho, todos os carros teriam problema. E não alguns. E dizer que a maioria das pessoas NÃO sabem usar ABS não É SUBESTIMAR. Faça uma pesquisa e verá que a maioria não sabe.
Nós aqui sabemos, por que nós estamos num clube de carro. Quem vc conhece que está em clube de carro ? Minha mãe não está e nem imagina direito como o ABS funciona, sem citar outras centenas de pessoas que tenho ao meu redor.
E Se querem conhecer sistemas de freio que ficam borrachudos ao usar o ar condicionado, recomendo a dirigir Agile, Corsa, Gol G4 e outros.