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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 04 Out 2019 09:00 
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O óleo Lubrax 5w30 sintético API-SN Valora excede o mínimo recomendado API-SM, atende a norma ILSAC- GF5 que tb excede o mínimo recomendado ILSAC GF-4 mas não atende a norma européia ACEA que foi criada para veículos gasolina e diesel.

Então pra quem não roda com gasolina, atender uma norma criada pra reduzir poluentes de veículos gasolina e diesel, pode gerar um custo adicional por litro que não faz sentido se vc anda no álcool (meu caso), fora que lubrificantes que atendem a norma ACEA não foram feitos para motores flex muito menos no álcool mas claro que atende motores flex, atende até máquina de costura mas não foi feito pros carros flex e nem pra máquina de costura.

Mas o que vc ganha discutindo isso?
Óleos Shell genuíno custa R$ 27,00 no lugar mais barato que encontrei.
Óleo Lubrax citado custa R$ R$ 20,00 no lugar mais barato.

Quem tem o Kappa 1.0 economiza R$ 21,00 e quem tem o Gamma 1.6 R$ 28,00 por troca, ou seja, a economia praticamente paga o filtro de óleo ou seu almoço se preferir...

Então eu penso se vale a pena ou não mandar nosso dinheiro pros gringos comprando óleo deles e atendendo as normas deles com combustíveis diferentes da nossa gasolina e do nosso álcool ao invés de valorizar a suficientemente boa indústria nacional que aliás, fornece lubrificantes pra McLaren.

Eu vou usar este Lubrax por várias razões e depois posto as impressões.


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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 04 Out 2019 12:05 
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Sem dúvida alguma que esse oleo Lubrax Valora tem aditivação suficiente para ser usado e proteger com total segurança todos os motores aspirados da linha Hyundai.

Mas não concordo jamais em desprezar as modernas normas de classificação europeia da ACEA, afinal esses aditivos dessa norma servem sim perfeitamente para promover uma proteção adicional e segura para qq motor atual a combustão interna, seja ele a gasolina, etanol, diesel ou flex.

Devemos ainda lembrar que todos os modernos e atuais motores turbo exigem sim um pouco mais de aditivação dos oleos lubrificantes atuais, devido aos esforços e temperaturas maiores que esses motores trabalham quando comparados aos demais motores aspirados motivo pelo qual deve-se escolher preferencialmente, um oleo mais bem aditivado e melhor classificado para se usar nesse tipo de motor.

Exemplo : um oleo 5W-30 - API-SN - ILSAC-GF5 - ACEA C2 a C3 - DEXOS 2 - BMW long life-04 oil - MB approval 229/31 e 229/51.

Portanto qq oleo 100% sintético com viscosidades entre 0W-20 a 5W-30 que atenda a essas normas citadas acima podem ser usados até em motores de ferraris , lamborguinis, Porsches e outros bólidos esportivos de sangue azul internacionais com total segurança, obviamente que respeitados os prazos para as devidas trocas de oleo e filtro recomendados por cada um dos fabricantes.

Todas essas normas de lubrificação são em princípio indicadas para motores a gasolina e que podem tb atender a moderna linha diesel atual sendo que nos motores abastecidos apenas com etanol, vai sobrar aditivação pq já se sabe que o etanol contamina bem menos os lubrificantes do que as gasolinas e o oleo diesel.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 04 Out 2019 15:43 
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ianisgreek escreveu:
Sem dúvida alguma que esse oleo Lubrax Valora tem aditivação suficiente para ser usado e proteger com total segurança todos os motores aspirados da linha Hyundai.

Mas não concordo jamais em desprezar as modernas normas de classificação europeia da ACEA, afinal esses aditivos dessa norma servem sim perfeitamente para promover uma proteção adicional e segura para qq motor atual a combustão interna, seja ele a gasolina, etanol, diesel ou flex.

Devemos ainda lembrar que todos os modernos e atuais motores turbo exigem sim um pouco mais de aditivação dos oleos lubrificantes atuais, devido aos esforços e temperaturas maiores que esses motores trabalham quando comparados aos demais motores aspirados motivo pelo qual deve-se escolher preferencialmente, um oleo mais bem aditivado e melhor classificado para se usar nesse tipo de motor.

Exemplo : um oleo 5W-30 - API-SN - ILSAC-GF5 - ACEA C2 a C3 - DEXOS 2 - BMW long life-04 oil - MB approval 229/31 e 229/51.

Portanto qq oleo 100% sintético com viscosidades entre 0W-20 a 5W-30 que atenda a essas normas citadas acima podem ser usados até em motores de ferraris , lamborguinis, Porsches e outros bólidos esportivos de sangue azul internacionais com total segurança, obviamente que respeitados os prazos para as devidas trocas de oleo e filtro recomendados por cada um dos fabricantes.

Todas essas normas de lubrificação são em princípio indicadas para motores a gasolina e que podem tb atender a moderna linha diesel atual sendo que nos motores abastecidos apenas com etanol, vai sobrar aditivação pq já se sabe que o etanol contamina bem menos os lubrificantes do que as gasolinas e o oleo diesel.


Em 1998 surgiu a ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis). Esta associação surgiu devido a União Europeia (UE) que exigiu das montadoras índices mais baixos de descarga de dióxido de carbono (CO2) no meio ambiente. Então eu acho que não se trata de proteção adicional ao motor e sim ao meio ambiente com menores emissões, talvez não cumprir esta norma afete o catalisador mas aí já é outra pesquisa pra gnt fazer.

Existem vários interesses, o financeiro de vender óleo mais caro (interesse da indústria, comércio e serviços) , o ambiental de emitir menos poluentes e descartar menos óleos (interesse das agências governamentais que se dizem preocupadas com o planeta, aquecimento global e com a felicidade das pessoas) com as especificações "long life" em que o óleo dura o dobro e o nosso interesse que é o custo/benefício ou pelo menos deveria ser o custo/benefício na minha opinião de assalariado.

Desses interesses o mais obscuro é o ambiental pq o governo pega o cientista pra falar que o mundo vai acabar por nossa culpa, as pessoas ficam assustadas aí depois o governo faz parceria com a indústria no desenvolvimento de um produto milagroso a preço de ouro e gnt tem que pagar pq é pra salvar o planeta que a gnt destrói então nada mais justo.
Eu não vivo num mundo dominado por pessoas caridosas sabe e fica fácil vc desmentir cientistas com as perguntas certas.

Óleo long life tb não me interessa, quero motor long life. Aliás pq ninguém normatiza a principal coisa que o óleo oferece que é a durabilidade do motor? será que não é pq o motor dura menos com óleo modernos? se fala em tudo, menos em quanto seu moderno motor (que a fábrica não prevê retífica no manual técnico) vai durar. Na engenharia química vc tb nunca ganha em tudo, melhora uma característica e piora outra e como não existe normatização pra durabilidade do motor imagine qual será a qualidade que menos vai interessar preservar no óleo...


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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 04 Out 2019 22:56 
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Nesse contexto, é um fato correto afirmarmos que se os motores modernizaram de maneira geral, os oleos lubrificantes tb se atualizaram em tecnologia, justamente para acompanhar a evolução dessa nova geração de motores.

E paralelo a essa atualização tecnológica, tb estão todos os combustíveis líquidos.

Mas sempre vai existir a ideal e correta aplicação de cada tipo de oleo lubrificante para lubrificar e proteger cada modelo de motor que for abastecido com um tipo diferente de combustível.

A mesma citação vale tb para todas os tipos de transmissões usados atualmente em todos os veículos.

E com isso, tb é óbvio afirmarmos que a durabilidade e a eficiência energética dessa moderna geração de motores e transmissões foi sim aumentada, mas isso não significa que deve-se relaxar negligenciando quanto a manutenção preventiva recomendada para esses atuais veículos pq senão, os desgastes precoces vão aparecer e comprometendo assim a durabilidade de qq um desses motores e transmissões atuais.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 06 Nov 2019 12:53 
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Colegas , atualizando esse tópico, informo que fiz hj mais uma troca de oleo e filtro do nosso HB20, mas dessa vez, aos 60800 kms rodados, resolvi mudar a viscosidade do oleo que eu sempre usei de 5W-30 para 0W-20.

Comprei o oleo da marca Petronas Syntium 7000 Hybrid recém lançado que é 100% sintético, atende API-SN plus e ILSAC-GF5.

As vantagens técnicas dessa nova viscosidade em relação ao oleo 5W-30 usado anteriormente é uma maior fluidez desse novo oleo, que vai circular um pouco mais rápido por todo o interior do motor, principalmente durante as partidas a frio, que é quando ocorrem os maiores indices de desgastes em qq motor a combustão interna, pq todas as peças das partes altas do motor incluindo o cabeçote estão secas e sem oleo, devido ao oleo ter retornado de volta pela força da gravidade para o cárter do motor.

Essa melhor fluidez tb favorece uma melhor refrigeração geral dos motores pq a troca de calor ocorre de maneira mais eficaz, além de proporcionar um funcionamento mais livre do motor, devido a menor resistência a que esse oleo mais leve opõe à livre movimentação de todas as peças interna dos motores e essa importante característica tb auxilia numa redução do consumo médio e a obter tb uma leve melhor performance do motor.

Por isso, vou acompanhando a partir de agora o funcionamento geral do motor com esse novo oleo e volto aqui citando sobre as minhas novas observações.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 06 Nov 2019 15:57 
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Que legal, Ianis! Agora já temos você e o colega Kappa 1.0 utilizando 0W-20. Eu serei o próximo, assim que chegar o momento da troca de óleo.

Poste aqui suas impressões sobre o comportamento do carro quando possível ;)

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 06 Nov 2019 16:34 
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Então Samuel, rodei com o carro a tarde toda após trocar o oleo do motor pelo 0W-20 , mas apenas no transito urbano.

O motor continua funcionando macio e silenciosamente como sempre foi mostrando a temperatura do líquido de arrefecimento estabilizado em um palitinho abaixo do meio da escala do mostrador.

Ele está abastecido com a mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina aditivada DT Clean da Ipiranga.

O consumo permanece estabilizado nos habituais 9,1 a 9,2 kms/l indicados no comp. de bordo.

E a ponteira do escape continua como sempre limpíssima e sem sinal algum de carbonizações escuras !

Obs : E confesso aqui que estou sim bem curioso quanto ao consumo que talvez poderá apresentar esse oleo bem mais fino do que o 5W-30 e que felizmente no caso desse nosso HB20 1.6, ele nunca mostrou entre as trocas , um mínimo que seja de consumo com esse oleo 5W-30, mantendo o nível dele sempre na marcação de máximo da vareta de medição.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 06 Nov 2019 21:12 
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Um outro fato observado após a troca de viscosidade do oleo do motor, percebe-se o acelerador agora levemente mais sensível e as rotações do motor parecem subir e descer um pouco mais fácil , situação essa explicável pelo menor pêso do oleo do motor que agora segura menos, opondo menor resistência a livre movimentação de todas as peças internas do motor.

Lembrar tb do fato já comprovado de que sempre quando se troca o oleo de qq motor, ele é drenado além de sujo e tb sempre mais espesso do que quando foi colocado novo por ocasião da troca, então nesses casos, o salto em viscosidade se acentua ainda mais pq nesse caso aqui temos um oleo 5W-30 usado por 6 meses e que foi substituído por um oleo novo 0W-20.

Então na realidade, se tem de fato mais vantagens reais do que desvantagens nesse caso de substituição de um oleo mais pesado por um outro um pouco mais leve, obviamente que sempre considerando motores novos e com todas as suas folgas internas mantidas dentro das especificações corretas do fabricante.

A única desvantagem que pode ocorrer na prática, mas que tb vai depender novamente do estado geral de conservação interna de qq motor, é que não hajam desgastes acentuados nas suas peças interna pq nesses casos, haverá sim uma queda normal na pressão do oleo devido a essas eventuais folgas maiores entre as peças internas do motor além de que esse fato tb vai proporcionar um consumo algo anormal ao se comparar um oleo 5W-30 com um oleo 0W-20.

Obs : E essas folgas internas acentuadas que cito aqui são os desgastes precoces a que os motores são submetidos quando existem falhas na manutenção preventiva deles, ou seja, quando o oleo não é trocado nos intervalos recomendados, ou quando a manutenção preventiva do filtro de ar é tb negligênciada e nessas situações, ocorre sim um desgaste anormal e precoce em qq motor, onde se tem um aumento real das folgas internas por onde ocorrem tanto as quedas de pressão do oleo e tb se tornando na causa principal do consumo anormal do oleo lubrificante apresentado por qq motor.

E nesses casos, lógico que se forem usados oleos de motor mais finos, teremos de fato mais desvantagens do que vantagens reais ...

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 07 Nov 2019 17:35 
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Tenho observado tb que a luz vermelha de pressão do oleo continua apagando no painel imediatamente ao ser dada a partida no motor , agora após ser trocada a viscosidade do oleo para a nova e mais atualizada 0W-20 em qq condição de temperatura do motor frio ou quente, num evidente sinal de que a pressão do oleo continua na prática se mantendo em níveis seguros para o correto funcionamento do motor.

E a curiosidade continua pq sinceramente , essa é a 1ª vez em minha vida que utilizo em um veículo pessoal um oleo de motor com uma viscosidade tão leve e fina.

Mas esse é sem dúvida, mais um óbvio sinal da evolução da tecnologia automotiva aplicada na geração atual de veículos.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 09 Nov 2019 00:34 
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ianisgreek escreveu:
Tenho observado tb que a luz vermelha de pressão do oleo continua apagando no painel imediatamente ao ser dada a partida no motor , agora após ser trocada a viscosidade do oleo para a nova e mais atualizada 0W-20 em qq condição de temperatura do motor frio ou quente, num evidente sinal de que a pressão do oleo continua na prática se mantendo em níveis seguros para o correto funcionamento do motor.

E a curiosidade continua pq sinceramente , essa é a 1ª vez em minha vida que utilizo em um veículo pessoal um oleo de motor com uma viscosidade tão leve e fina.

Mas esse é sem dúvida, mais um óbvio sinal da evolução da tecnologia automotiva aplicada na geração atual de veículos.


Mudar a viscosidade do óleo realmente é algo muito impactador em todos os sentidos mas temos a segurança de saber que esta viscosidade é prevista no manual dentro de um range que vai do 0w20 até 20w50 exceto 5w20 para o 1.0 turbo.

Aliás, nunca vi um motor com tanto óleo diferente recomendado pelo fabricante.

Eu confesso que estou ansioso pra dissecar o filtro de óleo e analizar a quantidade de limalhas considerando que o motor já se encontra amaciado.

O consumo de óleo praticamente só seria percebido em laboratório pq na vareta não muda 1 mm em 10000 km mesmo andando no nível máximo.

Resumindo, a maior preocupação é com a durabilidade mas pelo que pesquisei ninguém sabe quantos km dura esse motor pq ele nunca acabou e isso nos enche de orgulho.


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