Bem-vindo: 28 Mar 2024 13:18

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 14, 15, 16, 17, 18  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 24 Dez 2020 13:24 
Offline

Registrado em: 16 Out 2015 11:09
Mensagens: 24
ianisgreek escreveu:
enrikhy escreveu:
ianisgreek escreveu:
Então vc pode apostar e eu assino embaixo que essa sua observação quanto a essa variação de consumo não seja nada relacionado a essa recente troca de oleo que vc fez.

Afinal, já sabemos que existem N fatores que podem influenciar diretamente nas médias de consumo obtidas por qq motor, por isso que é dificil dizer alguma coisa certa que justifique essa ocorrência !


Então, tanto o meu HB20 como o da minha esposa, troquei quase na mesma semana óleo e filtro de combustível, e os 2 veículos estão consumindo muito combustível, o dela fazia mais de 10 e baixou pra uns 8, o meu fazia uns 9,5 e tmb baixou pra 8, além da coincidência de troca de óleo, os dois são abastecidos no mesmo posto, só se a gasolina tava batizada, porém não teve nenhum problema de funcionamento dos motores.



Prezado colega, desculpe a sinceridade mas só de vc falar de gasolina que é bem mais facilmente adulterável do que o etanol e que pior ainda, não existe nenhum densímetro ou outro teste ao vivo para detectar a idoneidade da gasolina abastecida.

Enquanto que todas as bombas de etanol de qq posto de combustível de qq bandeira tem ao lado delas aquele densimetro que detecta na hora em que se abastece se o etanol está de fato dentro das normas da ANP ou não.

Portanto vc pode sim desconfiar dessa gasolina desse posto que vcs estão abastecendo, com toda certeza pq a safadeza corre solta por todo esse Brasil ainda mais no nordeste que fica bem mais dificil de ser fiscalizado pelos fiscais da ANP.

No mais, boa sorte para vc e fique sempre DE OLHO nas gasolinas que vc abastece !!!


Então, compreendo a questão das nossas gasolinas e abasteci algumas vezes com etanol, mas com esse consumo com gasolina imagine quanto seria no etanol? Mas vamos lá, o problema deu no mesmo tempo nos 2 veículos, e eles tem 3 similaridades:

- troca de óleo e filtro de combustível recente nos 2 veículos, óleos 5w30 de marcas diferentes;
- os 2 veículos são abastecidos no mesmo posto e nunca tive problema;
- a terceira coisa que é o que estou desconfiando, é que sempre abastecemos com gasolina, depois de muito tempo abastecemos com etanol, e depois voltamos pra gasolina, será que o sistema está reconhecendo a gasolina como etanol, e teria que zerar a central lá para normalizar? Espero que seja só isso, no sábado tô levando o meu na Hyundai para verificar, o da esposa vai aguardar...

_________________
Enrikhy
João Pessoa-PB

HB20 Confort Plus 2019


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 25 Dez 2020 18:18 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Sim, é possível que depois que vc fez essa alternância de combustíveis, indo da gasolina para o etanol e depois voltando a abastecer com as gasolinas talvez ainda não tenha dado um tempo hábil para a ECU desses veículos reconhecerem com eficácia total esse novo combustível abastecido e no caso agora, a gasolina.

Uma dica seria antes de levar esses veículos até uma CCS Hyundai, de rodar com ambos esses veículos por uma distância de pelo menos uns 14 kms continuamente e sem desligar o motor para assim, haver um tempo hábil da ECU desses veículos reconhecerem 100% o combustível que está no tanque deles e fazer todos os ajustes automáticos pq somente a partir daí é que esses motores vão funcionar com um melhor rendimento geral.

Lembrando que todas as vezes que alternar os combustíveis abastecidos e usar esses veículos por distâncias menores do que uns 14 kms de cada vez e desligar o motor em seguida não vai dar tempo para a ECU deles reconhecer perfeitamente qual é o combustível ou a mistura de combustíveis que está presente no tanque deles e o melhor rendimento desses motores tbm será sim prejudicado.

Boa sorte e depois de fazer esses novos testes com esses veículos, deixe aqui seu relato para nós !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 25 Dez 2020 19:13 
Offline

Registrado em: 16 Out 2015 11:09
Mensagens: 24
ianisgreek escreveu:
Sim, é possível que depois que vc fez essa alternância de combustíveis, indo da gasolina para o etanol e depois voltando a abastecer com as gasolinas talvez ainda não tenha dado um tempo hábil para a ECU desses veículos reconhecerem com eficácia total esse novo combustível abastecido e no caso agora, a gasolina.

Uma dica seria antes de levar esses veículos até uma CCS Hyundai, de rodar com ambos esses veículos por uma distância de pelo menos uns 14 kms continuamente e sem desligar o motor para assim, haver um tempo hábil da ECU desses veículos reconhecerem 100% o combustível que está no tanque deles e fazer todos os ajustes automáticos pq somente a partir daí é que esses motores vão funcionar com um melhor rendimento geral.

Lembrando que todas as vezes que alternar os combustíveis abastecidos e usar esses veículos por distâncias menores do que uns 14 kms de cada vez e desligar o motor em seguida não vai dar tempo para a ECU deles reconhecer perfeitamente qual é o combustível ou a mistura de combustíveis que está presente no tanque deles e o melhor rendimento desses motores tbm será sim prejudicado.

Boa sorte e depois de fazer esses novos testes com esses veículos, deixe aqui seu relato para nós !


Na verdade essa mudança de combustível não foi agora, eu abasteci com etanol umas duas ou três vezes em Outubro, desde então venho colocando gasolina nos 2 veículos, mas o aumento do consumo só veio após a troca de óleo mesmo, por isso estava relacionando a isso.
Meu percurso diário é de uns 30 km (15 de dia e 15 de noite), e no CB está marcando de 9.0 pra baixo, mesmo sem pegar engarrafamento, pra se ter uma idéia, enchi o tanque e rodei uns 150 km, o marcador tá quase na metade, tá com consumo de etanol.
Tô na esperança que seja só uma regulagem na ECU, amanhã tiro essa dúvida.

_________________
Enrikhy
João Pessoa-PB

HB20 Confort Plus 2019


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 26 Dez 2020 12:37 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
enrikhy escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim, é possível que depois que vc fez essa alternância de combustíveis, indo da gasolina para o etanol e depois voltando a abastecer com as gasolinas talvez ainda não tenha dado um tempo hábil para a ECU desses veículos reconhecerem com eficácia total esse novo combustível abastecido e no caso agora, a gasolina.

Uma dica seria antes de levar esses veículos até uma CCS Hyundai, de rodar com ambos esses veículos por uma distância de pelo menos uns 14 kms continuamente e sem desligar o motor para assim, haver um tempo hábil da ECU desses veículos reconhecerem 100% o combustível que está no tanque deles e fazer todos os ajustes automáticos pq somente a partir daí é que esses motores vão funcionar com um melhor rendimento geral.

Lembrando que todas as vezes que alternar os combustíveis abastecidos e usar esses veículos por distâncias menores do que uns 14 kms de cada vez e desligar o motor em seguida não vai dar tempo para a ECU deles reconhecer perfeitamente qual é o combustível ou a mistura de combustíveis que está presente no tanque deles e o melhor rendimento desses motores tbm será sim prejudicado.

Boa sorte e depois de fazer esses novos testes com esses veículos, deixe aqui seu relato para nós !


Na verdade essa mudança de combustível não foi agora, eu abasteci com etanol umas duas ou três vezes em Outubro, desde então venho colocando gasolina nos 2 veículos, mas o aumento do consumo só veio após a troca de óleo mesmo, por isso estava relacionando a isso.
Meu percurso diário é de uns 30 km (15 de dia e 15 de noite), e no CB está marcando de 9.0 pra baixo, mesmo sem pegar engarrafamento, pra se ter uma idéia, enchi o tanque e rodei uns 150 km, o marcador tá quase na metade, tá com consumo de etanol.
Tô na esperança que seja só uma regulagem na ECU, amanhã tiro essa dúvida.



Lembrando para vc que o máximo que qq CCS Hyundai poderá fazer será zerar o aprendizado da ECU, mas jamais alterar a regulagem dela que já é fixa mesmo se vc desligar a bateria, essa programação de fábrica ficará eternamente impressa na ECU.

Eu estou desconfiando dessa gasolina, então pq vc não faz um teste com a gasolina de outro posto de sua confiança ou pelo menos algum posto idôneo indicado por taxistas que já conhecem o melhor combustível em cada cidade !

Tente essa dica e depois fale aqui para nós, boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 26 Dez 2020 13:20 
Offline

Registrado em: 16 Out 2015 11:09
Mensagens: 24
ianisgreek escreveu:
enrikhy escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim, é possível que depois que vc fez essa alternância de combustíveis, indo da gasolina para o etanol e depois voltando a abastecer com as gasolinas talvez ainda não tenha dado um tempo hábil para a ECU desses veículos reconhecerem com eficácia total esse novo combustível abastecido e no caso agora, a gasolina.

Uma dica seria antes de levar esses veículos até uma CCS Hyundai, de rodar com ambos esses veículos por uma distância de pelo menos uns 14 kms continuamente e sem desligar o motor para assim, haver um tempo hábil da ECU desses veículos reconhecerem 100% o combustível que está no tanque deles e fazer todos os ajustes automáticos pq somente a partir daí é que esses motores vão funcionar com um melhor rendimento geral.

Lembrando que todas as vezes que alternar os combustíveis abastecidos e usar esses veículos por distâncias menores do que uns 14 kms de cada vez e desligar o motor em seguida não vai dar tempo para a ECU deles reconhecer perfeitamente qual é o combustível ou a mistura de combustíveis que está presente no tanque deles e o melhor rendimento desses motores tbm será sim prejudicado.

Boa sorte e depois de fazer esses novos testes com esses veículos, deixe aqui seu relato para nós !


Na verdade essa mudança de combustível não foi agora, eu abasteci com etanol umas duas ou três vezes em Outubro, desde então venho colocando gasolina nos 2 veículos, mas o aumento do consumo só veio após a troca de óleo mesmo, por isso estava relacionando a isso.
Meu percurso diário é de uns 30 km (15 de dia e 15 de noite), e no CB está marcando de 9.0 pra baixo, mesmo sem pegar engarrafamento, pra se ter uma idéia, enchi o tanque e rodei uns 150 km, o marcador tá quase na metade, tá com consumo de etanol.
Tô na esperança que seja só uma regulagem na ECU, amanhã tiro essa dúvida.



Lembrando para vc que o máximo que qq CCS Hyundai poderá fazer será zerar o aprendizado da ECU, mas jamais alterar a regulagem dela que já é fixa mesmo se vc desligar a bateria, essa programação de fábrica ficará eternamente impressa na ECU.

Eu estou desconfiando dessa gasolina, então pq vc não faz um teste com a gasolina de outro posto de sua confiança ou pelo menos algum posto idôneo indicado por taxistas que já conhecem o melhor combustível em cada cidade !

Tente essa dica e depois fale aqui para nós, boa sorte !


Fui na CSS e não foi identificado nenhum problema mesmo, só zerou a ECU e pediram pra testar.
A questão do Posto, vou testar, é que eu utilizo Sodexo e a quantidade de postos que aceitam é bem limitado, mas vou sim colocar em outro, minha esposa mudou o posto mas ainda não percebi o consumo voltar ao normal. Vou então testar nos próximos dias se o ECU corrigiu algo, senão, mudarei o posto pra verificar.
Vlw!

_________________
Enrikhy
João Pessoa-PB

HB20 Confort Plus 2019


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 08 Jan 2021 12:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
E retornando a esse tópico para manter os colegas informados sobre essa minha experiência pessoal em usar o oleo 0W-20 no motor dos nossos 3 veículos em substituição ao oleo 5W-30 recomendado pelos seus respectivos fabricantes.

Até agora tudo normal quanto ao nível de oleo e tbm quanto a limpeza das ponteiras dos escapes desses veículos que se mantém limpas e sem vestígios de carbonizações que poderiam indicar um consumo anormal desse oleo por esses motores, o que quer dizer queima desse oleo em quantidade excessiva nas camaras de combustão.

Além disso, percebe-se tbm um funcionamento levemente mais otimizado desses motores com esse novo oleo e sem percepção de nenhum tipo de ruídos anormais no funcionamento deles.

Óbvio que estou assumindo inteira responsabilidade por essa minha ousada atitude de fazer desses nossos 3 veículos autênticas cobaias, mas eu já havia pesquisado antes e há muito tempo atrás dos benefícios em utilizar um oleo ligeiramente mais leve do que o recomendado pelos fabricantes e foi o que eu fiz há pouco tempo atrás e continuarei mantendo esse mesmo oleo 0W-20 API-SP e ILSAC-GF6 nesses veículos.

Lembrando tbm que essa nova classificação para esse oleo utilizado é muito mais evoluída e avançada do que a de todos os oleos anteriores indicados pela Hyundai e tbm pela VW para seus motores, razão dessa minha decisão em experimentar essa nova viscosidade e essa nova classificação de oleo que inclusive está se tornando tendência mundial para toda essa mais recente geração de motores mais modernos.

E um exemplo prático dessa nova adoção desse oleo 0W-20 foi da Honda que recomenda esse oleo para toda sua linha civic desde 2012 que antes usava o antigo oleo 10W-30 e que foi substituído com óbvias vantagens técnicas por esse novo oleo mais leve e mais evoluído em aditivação !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 15 Jan 2021 12:45 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Atualizando esse tópico , o nosso HB20 já rodou 3350 kms após a ultima troca de oleo e filtro usando o novo oleo da Havoline 0W-20 com a nova classificação API-SP e ILSAC-GF6A.

Informando ainda que essa quilometragem percorrida foi em sua maioria em rodovias e sempre mantendo médias de velocidade elevadas e obviamente com o motor funcionando em rotações mais elevadas onde o consumo de oleo lubrificante pelo motor é sempre maior.

Sem contar ainda que essa ultima troca de oleo foi realizada no começo de Novembro/2020 quando as temperaturas ambientes já estão normalmente mais elevadas o que contribui para um consumo mais elevado de lubrificante por qq motor.

Mas confirmando que o nível de oleo na vareta de medição se mantém na marcação de máximo, ou seja, mostrando que não houve nenhum consumo ANORMAL de oleo pelo motor apesar dessa menor viscosidade desse oleo usado.

Portanto para mim, vejo como um ponto positivo esse lubrificante com essa viscosidade mais leve para todos os motores da linha HB20 e Creta lógico que para quando eles ainda estão novos.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 01 Jun 2021 12:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Colegas desse tópico, nós que sempre discutimos aqui sobre manutenção preventiva e de como ela é de suma importância para uma longa vida útil de todo e qq veículo desde quando ele é zero KM até mais de 200 mil kms rodados em muitos casos onde o veículo sempre é bem cuidado.

E de todos os itens mais importantes dessa manutenção preventiva está sem dúvida as trocas de oleo e do respectivo filtro de oleo do motor.

E acredito que muitos aqui já perceberam que convencionou-se entre a maioria dos fabricantes de veículos que deve-se sempre fazer a primeira revisão e as demais trocas de oleo sempre a cada 10000 kms mas aqui cabe uma IMPORTANTE observação !

Só deve ser respeitada essa recomendação para quem rodar esses tais 10 mil kms em no máximo 6 meses pq se esperar por 1 ano inteiro isso já causa desgastes precoces em qq motor.

E óbvio que esses desgastes não serão assim tão notados até os 50 mil kms que é exatamente quando termina geralmente os prazos das garantias das fábricas ou para quem rodar 100 mil kms em 5 anos pq nesses casos, cai-se naquela de se trocar o oleo e filtro do motor sempre a cada 6 meses ou 10 mil kms o que faz com que esse oleo ainda aguente razoavelmente bem por ter rodado muito em pouco tempo.

Mas o que de fato contamina e desgasta prematuramente qq oleo de motor por melhor e mais bem classificado que ele seja são as muitas partidas a frio do motor, quando parte do combustível vaporizado em contato com as paredes dos cilindros ainda frias não é queimado e por isso ele vai descendo em seguida até o cárter do motor onde ele se mistura com o oleo ali contido e assim se inicia a bagunça toda que vai abreviar muito a vida útil desse oleo do motor.

E o outro fator negativo é para aqueles que rodam basicamente no transito urbano com trechos curtos percorridos de cada vez onde o motor ainda não teve um tempo suficiente para esquentar totalmente e isso tbm contamina irremediavelmente todo o oleo desse motor.

Ou quando se enfrentam os engarrafamentos diários onde o motor permanece por muito tempo em marcha lenta com o motor extremamente quente o que tbm favorece uma maior contaminação do oleo do motor.

Lembrando aqui que para qq motor de veículo ser considerado já estar na sua temperatura normal de trabalho, ele necessita rodar sem interrupções por no mínimo entre 12 kms a 14 kms para somente a partir daí ele possa estar sendo considerado em um pleno e otimizado funcionamento !

E quando se utiliza qq veículo nessas condições aqui citadas , deve-se obrigatoriamente fazer todas as trocas de oleo e do filtro sempre a cada 5000 kms ou a cada 6 meses, prevalecendo a condição que ocorrer primeiro.

E como as revisões em sua maioria são sempre feitas a cada 10 mil kms, basta realizar essa troca de oleo e de filtro extra até fora da rede de CCS, em uma boa loja de trocas de oleo que assim se estará protegendo qq motor de desgastes precoces e o CCS na realidade nem vai perceber que foi feita essa troca de oleo intermediaria e ele tbm nem precisa saber disso, afinal não compete a ele e somente a vc que é o dono do seu veículo saber desse cuidado extra com o motor do seu veículo.

Bastando nesses casos, comprar antes o filtro de oleo original e solicitar que ele seja instalado nessa loja fora da CCS além de usar sempre um oleo do tipo recomendado pelo fabricante e isso devido ao veículo ainda estar em garantia e boas, tudo estará bem !

E agindo assim, vc estará protegendo o seu patrimônio e a CCS nem ficará sabendo de nada, inclusive eu sempre faço assim com todos os meus veículos, não importa de que marca ele seja !

É isso aí colegas, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 13 Jun 2021 18:21 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
E já que todos os colegas já perceberam que o assunto que me empolga bastante é a mecânica de um veículo, saibam que não é à toa que eu fico sempre pregando insistentemente aqui no forum para se ter um cuidado especial com o amaciamento de todos os motores zero KM e ainda , da real e vital importância de ser realizada a primeira troca de oleo e do filtro de qq motor ainda novo e em amaciamento até no máximo nos primeiros 1500 kms rodados.

Pq fazendo assim, se facilita bem mais esse perfeito amaciamento de qq motor novo e isso vai resultar num motor com uma maior compressão geral que por sua vez significa TUDO em qq motor ou seja, mais desempenho, mais economia de combustível e ainda, uma máxima vida útil para esse motor do que todos aqueles demais pobres motores que tiveram sua primeira troca de oleo feita apenas na 1ª revisão feita após percorridos os absurdos 10 mil kms rodados rodados ... eita ignorância , interesses econômicos e de marketing desses fabricantes !!!

Afinal, está aqui nessa explicação o porque que alguns veículos iguais aos demais apresentam um leve melhor desempenho apesar deles ainda serem absolutamente originais de fábrica, o segredo está num melhor amaciamento e no constante cuidado com toda a sua manutenção preventiva !!!

Bom, meu recado mais uma vez eu deixo e compartilho aqui e até muito bem explicado para todos os demais, ouve e segue aqueles que tem juízo e uma inteligência mais aguçada ... kkkkkkkkkkk!

Não seria à toa que em nenhum veículo meu CCS autorizada nenhuma manda neles e eu mesmo trato de cuidar deles do meu jeito e ainda fico de cima durante as revisões e manutenções por nunca confiar totalmente ... rsrsrsrsrsrs!!!

Façam um bom proveito colegas !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 17 Ago 2021 13:56 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
E estou retornando a esse tópico após ler na net mais algumas besteiras sem fundamento técnico nenhum e dessa vez foi vinda infelizmente de um renomado jornalista e engenheiro mecânico que disse ser besteira fazer trocas de oleo com menos de 10 mil kms rodados .

Pois eu discordo 101% dessa estúpida citação dele pq até nos próprios nanuais dos veículos diz lá bem nítido que :

Em CONDIÇÕES SEVERAS DE UTILIZAÇÃO de qq veículo , que nesses casos as trocas de oleo do motor e do seu respectivo filtro DEVEM ser feitas regularmente SEMPRE a cada 5000 kms rodados ou a cada 6 meses , prevalescendo sempre a condição que ocorrer primeiro.

E não é por um acaso que a grande maioria dos veículos leves que rodam nesse imenso Brasil rodam exatamente nessas condições severas que seriam :

Trajetos curtos de menos de 15 kms por dia com várias partidas no motor depois que ele já esfriou novamente e tbm enfrentando sempre o transito lento das cidades.

A ÚNICA situação em que é permitido fazer as trocas de oleo com segurança a cada 10 mil kms rodados ou a cada ano seria se o veículo rodar diariamente pelo menos o dobro ou mais do que essa distância citada de cada vez e não ficar ligando o motor do veículo por várias vezes por dia com o seu motor ainda frio.

Lembrando ainda que esse uso diário e normal que fazemos com todos os nossos veículos dentro do transito urbano contamina e abrevia sim em muito a vida útil de qq oleo, pode ser até o melhor oleo do mundo que fosse fabricado pela NASA (apesar de que a NASA não fabrica oleos lubrificantes automotivos).

E quando esses oleos de motores se contaminam e oxidam dentro dos motores quando qq veículo é usado nessas condições severas de uso, os oleos dos motores vão perdendo mais rapidamente todas as suas boas caracteristicas de proteção e é exatamente assim que se inicia as terríveis borras internas nos pobres dos motores e que causam os desgastes precoces de todas as peças internas se esse oleo não for drenado nesse período citado acima.

A realidade é essa aí colegas, fato esse mais do que já comprovado tecnicamente, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 14, 15, 16, 17, 18  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB