Hyundai HB20 Clube
https://hb20sclube.com.br/

Protetor de carter instalar ou não instalar?
https://hb20sclube.com.br/viewtopic.php?f=28&t=15713
Página 1 de 1

Autor:  Adriano.Oliveira [ 05 Abr 2021 18:22 ]
Título:  Protetor de carter instalar ou não instalar?

Turma!
Sobre o protetor de carter! E aí instalar ou novo HB20?

Estou com um HB20 Sense 2020/2021 com exatos 632km rodados.
Peguei ele na concessionária no dia 10 de março de 2021. Só rodo basicamente na área urbana do Rio (principalmente barra, jacarepaguá e recreio dos bandeirantes)

Não instalei o protetor de carter na concessionária pelo preço altíssimo, mas além disso eu pesquisei alguns vídeos no youtube falando sobre estes novos carros e que o protetor de carter não é mais indicado principalmente pela nova tecnologia do motor no caso de um acidente ele soltar e se mover para baixo do carro evitando atingir os passageiros dentro do carro.

No caso da instalação de um protetor de carter que não "se solte junte com o motor" no caso de uma colisão frontal, o motor não conseguiria seguir o seu curso natural para baixo do veículo porque o protetor de carter funcionaria como um impedimento para o deslocamento do motor.

Outro fato também que vi em vídeos foi que em função desta nova tecnologia, o carter inclusive foi projetado para ficar acima do eixo frontal do carro.
Por exemplo, se caso acontecer algum "esbarro" em algum obstáculo pelo fato do carter estar acima do nível do eixo frontal o primeiro contato seria com o eixo e não com o carter.
Ficando assim o uso do protetor de carter somente indicado em casos do veículo rodar mais em área rural com pedras pelo caminho.

Inclusive vi um Creta Zerinho instalando depois em um vídeo o protetor de carter porque o carro não veio de fábrica com o protetor... (achei mega estranho, sem protetor de carter um carro mais caro)
Bom, por isso achei que os vídeos fazem sentido, afinal o Creta também deve ter esta mesma tecnologia de "descer o motor em caso de colisão"

Daí o protetor de carter que aparece nos acessórios no próprio site da hyundai não aparenta se soltar com um impacto... Parece seguir o mesmo padrão dos protetores tradicionais de "antigamente"



E aí, o que vcs fizeram? Instalaram no novo HB20?

Autor:  ianisgreek [ 06 Abr 2021 11:40 ]
Título:  Re: Protetor de carter instalar ou não instalar?

Desde que comprei meu atual HB20 zero KM, me foi oferecido na CCS Hyundai esse protetor de cárter, mas recusei essa instalação pq ela prejudica mais do que ajuda, pq altera todo o projeto original de um HB20.

Lembrando que um HB20 não é nenhum veículo fora de estrada e sendo assim, basta usa-lo para os fins a que ele se destina e com os devidos cuidados, afinal as ruas e estradas brasileiras são sempre reconhecidas como de qualidade duvidosa.

Autor:  Adriano.Oliveira [ 09 Abr 2021 20:34 ]
Título:  Re: Protetor de carter instalar ou não instalar?

Esta lógica que eu estou seguindo.
Se o projeto prevê o movimento do motor para baixo do carro em caso de colisão, o protetor de carter pode "segurar ele" e este movimento pode não acontecer.

Afinal o eixo dianteiro do carro é inclusive mais baixo que o cárter. :)

Autor:  biel780 [ 09 Abr 2021 21:54 ]
Título:  Re: Protetor de carter instalar ou não instalar?

Adriano.Oliveira escreveu:
Turma!
Sobre o protetor de carter! E aí instalar ou novo HB20?

Estou com um HB20 Sense 2020/2021 com exatos 632km rodados.
Peguei ele na concessionária no dia 10 de março de 2021. Só rodo basicamente na área urbana do Rio (principalmente barra, jacarepaguá e recreio dos bandeirantes)

Não instalei o protetor de carter na concessionária pelo preço altíssimo, mas além disso eu pesquisei alguns vídeos no youtube falando sobre estes novos carros e que o protetor de carter não é mais indicado principalmente pela nova tecnologia do motor no caso de um acidente ele soltar e se mover para baixo do carro evitando atingir os passageiros dentro do carro.

No caso da instalação de um protetor de carter que não "se solte junte com o motor" no caso de uma colisão frontal, o motor não conseguiria seguir o seu curso natural para baixo do veículo porque o protetor de carter funcionaria como um impedimento para o deslocamento do motor.

Outro fato também que vi em vídeos foi que em função desta nova tecnologia, o carter inclusive foi projetado para ficar acima do eixo frontal do carro.
Por exemplo, se caso acontecer algum "esbarro" em algum obstáculo pelo fato do carter estar acima do nível do eixo frontal o primeiro contato seria com o eixo e não com o carter.
Ficando assim o uso do protetor de carter somente indicado em casos do veículo rodar mais em área rural com pedras pelo caminho.

Inclusive vi um Creta Zerinho instalando depois em um vídeo o protetor de carter porque o carro não veio de fábrica com o protetor... (achei mega estranho, sem protetor de carter um carro mais caro)
Bom, por isso achei que os vídeos fazem sentido, afinal o Creta também deve ter esta mesma tecnologia de "descer o motor em caso de colisão"

Daí o protetor de carter que aparece nos acessórios no próprio site da hyundai não aparenta se soltar com um impacto... Parece seguir o mesmo padrão dos protetores tradicionais de "antigamente"



E aí, o que vcs fizeram? Instalaram no novo HB20?

Então, essas peças são uma adaptação. O carro se comporta muito bem sem e como já disseram, um protetor só seria necessário se o carro rodar onde não foi projetado a rodar.
Outro problema é que a instalação provavelmente trará uns ruídos a mais na suspensão.
Mas... se for na CCS, mal tbm não faz.

Autor:  OSilva [ 10 Abr 2021 00:30 ]
Título:  Re: Protetor de carter instalar ou não instalar?

não sou contra o uso do protetor de carter. Eu mesmo uso no meu carro e rodando 99% do tempo em cidade, ja peguei algumas valetas ou buracos e alguma pedra e bati o protetor umas 3x pelo menos.
Parto do principio que o acessorio foi homologado pela montadora, então com isso ela atesta o que acessorio é funcional e não altera as caracteristicas do carro.

Autor:  ianisgreek [ 10 Abr 2021 00:45 ]
Título:  Re: Protetor de carter instalar ou não instalar?

OSilva escreveu:
não sou contra o uso do protetor de carter. Eu mesmo uso no meu carro e rodando 99% do tempo em cidade, ja peguei algumas valetas ou buracos e alguma pedra e bati o protetor umas 3x pelo menos.
Parto do principio que o acessorio foi homologado pela montadora, então com isso ela atesta o que acessorio é funcional e não altera as caracteristicas do carro.




Não é bem assim colega, por isso discordo pq desde que comprei meu então novo HB20 zero KM ainda lá em novembro de 2012, lembro-me bem que os protetores de cárter oferecidos eram de aparência visivelmente grosseira e de fabricação totalmente independente da fabricante HMB e que por isso, não era peça aprovada pela montadora senão ela mesmo a teria fabricado e incluído na sua linha de montagem, mas que ela nunca o fez até hoje, certamente por não julgarem ser essa uma peça indispensável até nos dias atuais !

Assim, não concordei em comprar naquela época esse protetor de cárter e até hoje, não aceito um acessório desses instalado nem de graça em um HB20 meu !

Inclusive houveram até comentários divulgados pela própria fabricante HMB que o powertrain (motor e transmissão) dos veículos da linha HB20 tinha sido projetados para que em caso de colisão frontal mais forte, que se quebram os suportes do motor e do câmbio para que esse conjunto caia ao solo para assim não invadir a cabine e ferir esmagando os passageiros principalmente os dos bancos dianteiros.

Então , definiu-se que com esse acessório paralelo, ele impediria o funcionamento desse importante mecanismo de proteção do projeto original dos veículos HB20 e com isso, colocam-se vidas em riscos, por isso que ele nunca foi até o momento homologado pela própria engenharia da HMB e nem incorporado na sua linha de montagem !

Mas mesmo assim, parece que continuam oferecendo e vendendo esse tal de protetor de cárter na rede de CCS da HMB !

Cito ainda que não é a 1ª vez que esse assunto é discutido aqui no forum e que outros colegas além de mim tbm já citaram da não homologação desse acessório exatamente pq ele vai contra os princípios de funcionamento do projeto original desses veículos.

E só de curiosidade, nosso HB20 1.6 até o momento em quase 8 anos de uso regular, nunca sofreu uma minima batida da parte inferior do seu powertrain contra o solo e olhem que moro em uma cidade média do interior de MG onde as ruas não seriam das mais conservadas ...

Página 1 de 1 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/