mrtnt escreveu:
Olá!
Meu carro tem dois anos e 10 mil km... Tive que fazer a revisao mes passado antecipada dos 20 mil km no caso de 24 meses e tiveram que completar o liquido de arrefecimento que estava entre o minimo e o maximo... me cobraram 60 reais pelo litro de liquido ja pronto original da hyundai... completaram e me deram o restante para eu trazer...
Disseram que é normal a evaporação com o passar do tempo e uso, meu carro nao tem vazamentos caso alguem pergunte... é um liquido verde ja pronto a base de monoetilenoglicol e agua desmineralizada... se quizerem mando foto do frasco.
Pro amigo que disse q o liquido dele esta marrom, tem algo errado, pois o motor desses carros sao todo em aluminio e nao tem esse problema de ferrugem como os blocos de ferro.
abraços!!
Colega Mrtnt, está correto o seu relato, somente não concordo com esse preço bem abusivo da Hyundai Motors em cobrar exagerados 60,00 pelo litro desse aditivo de arrefecimento original da Hyundai.
O meu HB20 tb abaixou um pouco o nível desse líquido no reservatório de expansão e eu completei com um aditivo tb à base de monoetilenoglicol concorrente desse da Hyundai e paguei apenas 20,00 pelo litro dele ...
Quanto a forma correta de se completar o líquido que sempre deve ser feito com o motor totalmente frio, é abrir primeiro a tampa superior do sistema do radiador e verificar se o nível alí está completo e caso esteja baixo, adicionar aditivo cuidadosamente até o nível chegar em cima.
Depois de se fechar essa tampa, abrir a tampa do reservatório inferior e com a ajuda de um funil, ir completando com cuidado para o nível não ultrapassar a marca de máximo e caso o compartimento do motor estiver escuro com pouca luz, pode-se tb utilizar de uma pequena lanterna para iluminar esse reservatório e assim visualizar melhor o nível do líquido.
Líquidos de arrefecimento marrons, sujos ou reservatórios escurecidos na parte interna por sujeiras de ferrugem significam que foi adicionada água torneiral nesse sistema, o que causou essa contaminação de todo o líquido de arrefecimento original do radiador, que é prejudicial e pode estragar os componentes desse sistema além de ocasionar tb possíveis superaquecimentos do motor.
E nesses casos, é obrigatória a drenagem completa desse líquido contaminado, em seguida fazer uma cuidadosa limpeza em todo o sistema e depois deve-se reabastece-lo apenas com esse tipo de aditivo à base de monoetilenoglicol.
Valeu colega, é isso aí !