kevin escreveu:
Opa tecnicorj, estava acompanhando o tópico e resolvi dar uma olhada no meu reservatório do líquido de arrefecimento.
Notei que quando o motor está quente, fica bem no meio, entre o FULL e LOW, porém
quando está frio, fica entre a metade do reservatório e o LOW, carro está com 24 mil km rodado, lhe pergunto se é normal isso?
Vou levar na concessionária esta semana para verificar (vazamentos até agora não achei),
porém estou com medo de ter "baixado demais", sendo que nunca foi completado e pelo que li
no manual, seria apenas para trocar com 5 anos ou 120 mil km rodados.
Outra dúvida, poderia me dizer qual a marca utilizada pela Hyundai? só sei que é anticongelante LLC-5
Queria saber também se a coloração tem algo haver com a eficiência do mesmo? (Hyundai é verde)
É totalmente normal baixar o nível.... Tenha em mente q esse é um reservatório EXPANSOR ...diferentes dos reservatórios convencionais a q estamos acostumados... Sua característica principal é o fato de sua tampa não possuir rosca....portanto.....NÃO VEDA...e assim acontece a evaporação do fluido baixando o nível.... Por isso é importante uma verificação periódica pelo proprietário... Uma vez por mês ou mais já seria o ideal....
Todo fluído necessário do sistema já esta dentro do motor e radiador e qdo a pressão aumenta dentro do sistema a tampa metálica q possui uma válvula de alívio de pressão libera o excesso da e assim aumenta o nível do fluido no reservatório EXPANSOR q retorna p o motor qdo o mesmo esfria novamente.... Porem qdo sai o excesso ...sai agua quente... Q evapora com o tempo baixando o nivel...só isso....misturar aditivos de cores diferentes pode gerar corrosão na tubulação e bloco...pois um aditivo feito p bloco de motor de ferro pode corroer um bloco de alumínio , ferro e alumínio usam compostos distintos p promover a limpeza cada matéria...amanhã lhe passo os dados do fluido da hmb....