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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 30 Jun 2019 15:16 
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Fiz o download do manual do HB20 e está descrito:

Ao escolher um óleo, considere a faixa de temperatura em que seu veículo funcionará antes da próxima troca de óleo. Selecione a viscosidade do óleo recomendada na tabela

Motor Kappa 1.0: 20w50, 15w40, 10w30, 0w20, 5w20, 5w30

Motor Gamma 1.6: 20w50, 15w40, 10w30, 5w20, 5w30

Motor Kappa 1.0 Turbo : 20w50, 15w40, 10w30, 5w30, 5w40

1: Para melhor economia de combustível, recomendamos usar óleo do motor de grau de viscosidade SAE 5W-20 (API SM/ILSAC GF-4). Entretanto, se o óleo do motor não estiver
disponível, selecione o óleo do motor adequado usando a tabela de viscosidade de óleo do
motor.

2: Motor KAPPA 1.0 Turbo
Não use óleo do motor com viscosidade SAE 5W-20 para o motor 1.0L Turbo

Sei que está tendo uma tendencia das montadoras utilizarem óleos 0w20, 5w20, mas alguém sabe se nas concessionárias estão aplicando o óleo 5W20 ?


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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 01 Jul 2019 11:25 
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Quanto aos oleos utilizados nos motores da linha HB20, já é fato tecnicamente comprovado que em todos os motores novos e em fase de amaciamento, deve-se sempre utilizar os oleos menos viscosos entre todos os recomendados pelo fabricante do motor.

No caso da linha HB20, os oleos 100% sintéticos 5W-30 que atendam as normas API-SN e ILSAC-GF5 podem ser utilizados com total segurança e para uma máxima proteção dos motores.

Também não é recomendado utilizar oleos mais finos do que os recomendados pelos fabricantes pq isso poderá prejudicar o correto funcionamento desses motores e eventuais falhas na devida proteção de todas as peças internas dos motores.

Mas tb é fato que os oleos mais leves lubrificam e refrigeram um pouco melhor os motores do que os demais oleos lubrificantes mais pesados além de ajudar tb um pouco mais na obtenção de uma maior economia de combustível.

Obs : O maior crime que alguém pode cometer é utilizar oleos mais pesados ( mais viscosos ) em motores novos e como consequência direta disso, poderá provocar um desgaste precoce desses motores o que vai diminuir com toda certeza a sua durabilidade futura.

É isso aí colegas, valeu !

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 26 Ago 2019 22:19 
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Fiz o download do manual do HB20 e está descrito:

Ao escolher um óleo, considere a faixa de temperatura em que seu veículo funcionará antes da próxima troca de óleo. Selecione a viscosidade do óleo recomendada na tabela

Motor Kappa 1.0: 20w50, 15w40, 10w30, 0w20, 5w20, 5w30

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1: Para melhor economia de combustível, recomendamos usar óleo do motor de grau de viscosidade SAE 5W-20 (API SM/ILSAC GF-4). Entretanto, se o óleo do motor não estiver
disponível, selecione o óleo do motor adequado usando a tabela de viscosidade de óleo do
motor.

2: Motor KAPPA 1.0 Turbo
Não use óleo do motor com viscosidade SAE 5W-20 para o motor 1.0L Turbo

Sei que está tendo uma tendencia das montadoras utilizarem óleos 0w20, 5w20, mas alguém sabe se nas concessionárias estão aplicando o óleo 5W20 ?



Alguém já utilizou óleo 5w20 ou sabe se já estão aplicando esse óleo na css ?


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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 26 Ago 2019 22:43 
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Dexter escreveu:
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Fiz o download do manual do HB20 e está descrito:

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1: Para melhor economia de combustível, recomendamos usar óleo do motor de grau de viscosidade SAE 5W-20 (API SM/ILSAC GF-4). Entretanto, se o óleo do motor não estiver
disponível, selecione o óleo do motor adequado usando a tabela de viscosidade de óleo do
motor.

2: Motor KAPPA 1.0 Turbo
Não use óleo do motor com viscosidade SAE 5W-20 para o motor 1.0L Turbo

Sei que está tendo uma tendencia das montadoras utilizarem óleos 0w20, 5w20, mas alguém sabe se nas concessionárias estão aplicando o óleo 5W20 ?



Alguém já utilizou óleo 5w20 ou sabe se já estão aplicando esse óleo na css ?
Não sei, mas hoje meu HB20 1.0 chegou aos 50 mil km e devo fazer a revisão nos próximos dias. Vou perguntar na CSS e, se tiverem, pedir pra colocar esse.

Experimentei acrescentar o tão falado Militec quando o carro estava com 46 mil km. Acrescentei, seguindo a recomendação do fabricante, nos reservatórios de óleo do motor e da direção hidráulica.

Utilizando etanol, senti apenas uma leve melhora no consumo, algo entre 3% e 5%. Mas, de forma geral, senti o carro levemente mais "liso", provável efeito do condicionador de metais. Sendo bem cético, não acredito em produtos milagrosos, porém acho sempre válido analisar friamente as novas tecnologias.

Eu achava que era conversa fiada, mas depois de ver um teste em dinamômetrono canal Alta RPM, no YouTube, resolvi testar. Pra quem quiser ver, segue o vídeo.

https://youtu.be/B8hli0lgepA


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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 27 Ago 2019 14:54 
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Dexter escreveu:
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Fiz o download do manual do HB20 e está descrito:

Ao escolher um óleo, considere a faixa de temperatura em que seu veículo funcionará antes da próxima troca de óleo. Selecione a viscosidade do óleo recomendada na tabela

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1: Para melhor economia de combustível, recomendamos usar óleo do motor de grau de viscosidade SAE 5W-20 (API SM/ILSAC GF-4). Entretanto, se o óleo do motor não estiver
disponível, selecione o óleo do motor adequado usando a tabela de viscosidade de óleo do
motor.

2: Motor KAPPA 1.0 Turbo
Não use óleo do motor com viscosidade SAE 5W-20 para o motor 1.0L Turbo

Sei que está tendo uma tendencia das montadoras utilizarem óleos 0w20, 5w20, mas alguém sabe se nas concessionárias estão aplicando o óleo 5W20 ?



Alguém já utilizou óleo 5w20 ou sabe se já estão aplicando esse óleo na css ?




Até esse momento no que já sabemos, o ÚNICO oleo utilizado pela Hyundai do Brasil tanto para a linha HB20 e tb para a linha Creta é o oleo 5W-30 , API - SN.

Não é recomendada nenhuma outra viscosidade de oleo diferente dessa aqui citada pq vai comprometer tanto o desempenho e tb a economia de combustível além de tb reduzir a vida útil dos motores da Hyundai, mesmo que conste no manual dos HB20 a recomendação de se usar outras viscosidades de oleo pq se fosse assim, a fábrica não adotaria essa unica viscosidade 5W-30 de oleo para os seus motores.

Obs : Essa viscosidade de oleo 5W-20 tb poderá sim ser usada principalmente em motores novos e em fase de amaciamento, mas é importante sabermos antes atravez do 0800 da Hyundai do Brasil , se os seus motores novos quando instalados nos veículos na sua linha de montagem, se eles tb são abastecidos na fábrica com essa viscosidade de oleo 5W-20 pq se for utilizado um oleo 5W-30 e os motores forem amaciados com ele, depois não vai adiantar nada trocar e colocar um oleo 5W-20 pq essa viscosidade mais fina não será assim totalmente adaptada e adequada a esses motores da Hyundai.

A não ser nos casos de se comprar um veículo HB20 ou Creta zero KM e retirar todo o oleo e filtro de oleo do motor assim que o retirar novinho da CCS e ainda sem rodar com ele , substitui-lo em seguida por um oleo 5W-20 e a partir daí , sempre usar essa nova viscosidade de oleo sem misturar oleos 5W-20 com oleos 5W-30.

Mas essa seria até uma situação arriscada pq essa viscosidade de oleos 5W-20 não é ainda tão fácil de ser encontrada como a viscosidade de oleos 5W-30 e por ocasião das revisões, qq CCS da rede Hyundai só trabalha com essa viscosidade 5W-30 e nenhuma outra, então mesmo que seja solicitado usar em um veiculo da Hyundai, um oleo de viscosidade diferente dessa aqui citada, a CCS não o terá disponível.

É isso aí colega, valeu !

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 27 Ago 2019 19:15 
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Engraçado é que esse manual do download não é o mesmo que veio com o meu. Provavelmente trata-se de uma versão atualizada.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 28 Ago 2019 00:47 
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De fato colegas, folheando com atenção o manual do nosso Creta 2018, vi que tb consta lá essa tabela postada acima e que cita nela o oleo de viscosidade 5W20 como o mais recomendado recentemente para se obter uma máxima economia e um melhor desempenho para o motor.

Mas para mim, isso é mais uma novidade em se tratando da Hyundai do Brasil, pq no compartimento do motor desse nosso Creta tem um decalque da Shell indicando e recomendando que o oleo usado para aquele motor 2.0 ainda é o 5W-30 , API - SN.

Ou seja, apesar da Hyundai do Brasil recomendar essa nova viscosidade mais leve e atualizada de oleo para os seus motores, ela ainda estabelece e mantém como padrão , essa antiga viscosidade de oleo 5W-30 para os seus motores atuais.

Só nos resta saber com a devida segurança , qual é a viscosidade de oleo atual que a fábrica de Piracicaba adota para abastecer todos os seus motores zero KM desde o ano 2016/2017 nessa sua atual linha de montagem e que deve ser quando surgiu essa nova recomendação para essa viscosidade mais leve de oleo 5W-20 substituindo assim a antiga viscosidade 5W-30.

Ou seja, a dona Hyundai do Brasil precisa atualizar logo esse fato, com a adoção desse novo oleo 5W-20 em toda a sua rede de CCS o quanto antes.

Obs : E lógico que sendo assim, um oleo 5W-20 vai sim de fato, proporcionar mais benefícios reais a qq motor da linha da Hyundai do Brasil do que essa antiga viscosidade 5W-30, pq sendo ele mais leve , esse oleo vai agir desde o momento da partida com o motor frio, proporcionando uma maior proteção ao atingir com uma maior rapidez , todos os pontos de lubrificação das partes mais altas desses motores, diminuindo assim os desgastes precoces nessa fase crítica de funcionamento de qq motor quando ele ainda está bem frio.

E após esses motores aquecerem totalmente, esse oleo mais leve vai continuar mostrando as suas vantagens técnicas, pq por ele ser mais leve do que os oleos 5W-30, ele vai circular por todo o interior desses motores mais rapidamente do que os demais oleos mais pesados e isso tb vai facilitar em uma mais eficaz troca de calor, mantendo assim esses motores um pouco mais frios além de manter tb o próprio oleo um pouco mais frio do que os demais oleos mais pesados e mais viscosos.

E a última e não menos importante vantagem técnica é que os oleos menos viscosos tb facilitam um pouco mais na obtenção de uma leve maior economia de combustível e tb de um leve melhor desempenho pq ele vai "segurar menos" ou seja, ele vai opor menos resistência ao livre movimento de todas as peças internas do motor com todas as positivas vantagens dessa outra ótima característica apresentada por todos os modernos oleos de viscosidades menores.

E não achem que por ser esse oleo 5W-20 um pouco mais fino do que os oleos 5W-30 , que ele será consumido pelos motores um pouco mais rápido do que os demais oleos mais pesados pq isso tb já foi comprovado nos meios automotivos como sendo falso , já que todos os modernos e atuais motores dos veículos atuais são projetados para ostentarem todas as suas folgas internas em níveis muito menores do que antigamente, o que justifica essa real exigência desses oleos cada vez mais finos para assim , eles alcançarem e penetrarem mais rapidamente nessas mínimas tolerâncias entre as peças internas desses modernos motores e com isso, haver uma eficaz e adequada lubrificação com os mínimos indices de desgastes por falta de oleo em todos esses locais de folgas mínimas e cada vez menores.

E com essa real tendência pelos oleos cada vez mais finos , já sabemos que é um fato normal o uso desses modernos oleos 5W-20 e 0W-20 nesses recentes motores aspirados e turbos de ultima geração e por essa razão é que muitos fabricantes desses motores já fazem testes com oleos ainda mais finos como os oleos 0W-10 e 0W-8, portanto é oportuno irmos nos acostumando logo com mais essa nova evolução técnica dos lubrificantes para motores que se aproxima cada vez mais e esquecer progressivamente de todos aqueles velhos oleos de viscosidades mais altas ou mais pesados para serem usados nesses novos motores dos veículos atuais !

Saibam tb que todos esses modernos oleos mais leves de motor citados aqui suportam perfeitamente toda aquela faixa de temperatura ambiente que vai desde os gelados -30 graus cent. até os insuportáveis 50 graus cent. de calor sem apresentar nenhum consumo anormal nem perda de rendimento desses motores de ultima geração, afinal eles já são aditivados exatamente para atender essa finalidade.

É isso aí colegas, valeu.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 05 Set 2019 09:30 
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Pessoal, estou aqui na Concessionária fazendo a revisão e o técnico que me recebeu disse que eles só usam o 5w30, que é fornecido naqueles tambores próprios para troca, e que ele particularmente desconhecia essa informação sobre a utilização do 5w20. Eu mostrei o arquivo PDF da página onde existe a informação sobre o 5w20 e ele ficou meio sem saber o que dizer.

Provavelmente a fábrica nunca deve ter repassado isso aos concessionários, ou a diretorias das concessionárias de recusam a oferecer duas opções de óleo para baratear custos de estoque e minimizar possíveis confusões feitas pelos mecânicos durante as trocas, já que esse óleo não pode ser utilizado na linha turbo.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 05 Set 2019 11:42 
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É exatamente isso mesmo Samuel, inclusive a sua citação confirma o que eu tb já havia observado no CCS Hyundai que sempre me atende.

Para não haver a necessidade de manter em estoque mais de uma viscosidade de oleo para motor, padronizou-se o uso apenas do oleo 5W-30 em todos os veículos da Hyundai do Brasil e boas, é isso aí mesmo !

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 28 Set 2019 10:11 
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Registrado em: 26 Set 2019 08:47
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Dexter escreveu:
Fiz o download do manual do HB20 e está descrito:

Ao escolher um óleo, considere a faixa de temperatura em que seu veículo funcionará antes da próxima troca de óleo. Selecione a viscosidade do óleo recomendada na tabela

Motor Kappa 1.0: 20w50, 15w40, 10w30, 0w20, 5w20, 5w30

Motor Gamma 1.6: 20w50, 15w40, 10w30, 5w20, 5w30

Motor Kappa 1.0 Turbo : 20w50, 15w40, 10w30, 5w30, 5w40

1: Para melhor economia de combustível, recomendamos usar óleo do motor de grau de viscosidade SAE 5W-20 (API SM/ILSAC GF-4). Entretanto, se o óleo do motor não estiver
disponível, selecione o óleo do motor adequado usando a tabela de viscosidade de óleo do
motor.

2: Motor KAPPA 1.0 Turbo
Não use óleo do motor com viscosidade SAE 5W-20 para o motor 1.0L Turbo

Sei que está tendo uma tendencia das montadoras utilizarem óleos 0w20, 5w20, mas alguém sabe se nas concessionárias estão aplicando o óleo 5W20 ?



Mas olha que versatilidade nas recomendações de viscosidade pra esse motor Kappa 1.0 pois ele aceita; 0w20, 5w20, 5w30, 10w30, 15w40 e 20w50 (este ultimo não está em todos manuais), provavelmente o 10w40 tb seja aceito pois está no mesmo intervalo de viscosidade. Como um motor tão moderno e com folgas mínimas pode aceitar tantas viscosidades diferentes? Eu concluo que a viscosidade esteja mais associada ao clima do que ao projeto do motor exceto pelo 1.0 turbo em que é taxativo a não utilização do óleo 5w20. (Estranho não proibir tb o 0w20 que é quase a mesma coisa num motor que aceita tantas viscosidades diferentes mesmo nesta versão turbo)

O que me deixou mais pensativo foi a afirmação de que óleos de alta viscosidade são necessários para uma lubrificação satisfatória em climas quentes, ora, o Brasil é considerado um país de clima quente então não seria melhor o óleo 20w50?
O mesmo texto diz que óleos de baixa viscosidade proporcionam economia e desempenho EM CLIMAS FRIOS.

Sem falar daquele gráfico de barras indicando que o 20w50 é adequado de -8 até mais de 50 graus, ou seja, como eu nunca ví o Brasil ter temperaturas abaixo de -8 o 20w50 seria o melhor custo benefício.

Resumindo, de acordo com o manual e nas palavras do manual:

Óleos menos viscosos proporcionam economia e desempenho EM CLIMAS FRIOS.
Óleos mais viscosos são necessário pra obter lubrificação satisfatória EM CLIMAS QUENTES.

Concluo que a lubrificação com óleo de baixa viscosidade em climas quentes proporciona lubrificação insatisfatória ou na melhor das hipóteses menos satisfatória logo não cumpre da maneira que gostaríamos a principal característica do lubrificante que é a de oferecer proteção ao desgaste, pois de que adianta economizar combustível, ganhar 1 ou 2 cavalos e o motor durar a metade? O que economiza no combustível fica na oficina em dobro.

Talvez o problema seja a padronização que puxa sardinha para os países dominantes da industria automobilística (EUA, Europa, Russia, Coréia do Sul e Japão, que são mais frios que o Brasil, onde o 5w30 e até o 5w20 se tornam adequado aí os motores lá duram mais e gnt fica aki pensando que é só por causa do combustível melhor deles e esquece que o óleo 5w30 rodando no Brasil vira praticamente "água quente" em viscosidade, lembrando que o Hb20 possui sistema de arrefecimento apenas para o motor através da "água+aditivo" onde vc pode ter a água estabilizada a menos de 100 graus e o óleo cada vez mais quente (e ralo) em uso severo. Não por acaso, veículos de alto desempenho costumam ter termômetro de óleo e/ou arrefecimento de óleo dedicado.

Alguém já se perguntou pq nossos modernos motores feitos com extrema precisão utilizando ligas metálicas cada vez mais nobres em equipamentos de última geração não duram tanto quanto os motores de antigamente que usavam óleo mineral API-SF? Eu creio que uma das respostas possa estar no óleo 5w30 que vira água (em alusão à viscosidade 0 do solvente universal) quando fica quente.

No meu Hb20 1.0 só utilizaram óleo 5w30 pq está na garantia e o motor tá com 20000km mas creio que na revisão dos 30000km e com o motor completamente amaciado darei início a subida de viscosidade com embasamento no manual do proprietário e no clima do meu país. Com certeza esse motor irá ficar muito silencioso com um 15w40 além de mais protegido com a supra mencionada "lubrificação satisfatória" em climas quentes. Só não terei as especificações ILSAC e ACEA e talvez não encontre óleo 100% sintético com viscosidade alta.


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