Bem-vindo: 24 Abr 2024 04:21

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 27 Nov 2020 16:13 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
enrikhy escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim, esse oleo é ótimo e atende perfeitamente a todos os requisitos e classificação de lubrificação para a linha de motores da Hyundai do Brasil e por isso, poderá ser usado tranquilo !


Mas o Mobil é melhor?



Vejam bem, existe muito marketing envolvido ao redor dessas marcas todas de oleos lubrificantes que existem atualmente no mercado.

Mas uma coisa é certa e nisso todos nós podemos afirmar e até apostar :

Cada oleo de motor vendido em qq mercado tem de obrigatoriamente comprovar e atender a todas as siglas de classificação que estão expressas nas suas respectivas embalagens, senão cada fabricante de oleo fabricaria o que bem entendesse e colocaria tbm a sua própria classificação em seus oleos de acôrdo com a sua convêniencia, mas felizmente que existem sim orgãos competentes, reconhecidos e autorizados que fiscalizam todos esses oleos a venda em todos os mercados mundiais para comprovarem se de fato eles atendem as suas respectivas classificações expressas nas suas embalagens ou não.

Obs : Exemplos de oleos de motor mais atualizados que já atendem as mais recentes e mais atualizadas normas API-SP , ILSAC-GF6 e ACEA C-2, C-3 e C-4 que são os oleos da nova linha Havoline da Texaco e uma nova versão de oleo Syntium da Petronas.

Outro detalhe técnico importante :

Oleos classificados como API - SN plus são oleos melhor aditivados do que os oleos API-SN mas eles tbm não chegam ainda a atender essa mais recente especificação API-SP ou os casos dos oleos classificados como ILSAC-GF5 que tbm não chegam a atender a nova norma de lubrificação ILSAC-GF6.

Tudo isso é apenas uma questão dos pacotes de aditivos contidos em cada um desses oleos e quanto melhor aditivado for um oleo, obviamente que ele tbm receberá uma melhor classificação e como resultado, tbm oferecerá uma maior proteção geral a qq motor !

Mas podemos aguardar que logo todas as demais marcas de oleos para motor tbm estarão providenciando e lançando os seus novos pacotes de aditivos a serem adicionados nos seus oleos para que eles tbm possam assim atender a essas novas normas de lubrificação API-SN e ILSAC-GF6 .

Lembrando que o que diferencia basicamente um determinado oleo lubrificante de mesma base seja ele sintético, semi-sintético ou mineral é o pacote de aditivos contido nesses oleos, onde alguns deles são mais atualizados e generosos do que os contidos em outros oleos !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 27 Nov 2020 17:18 
Offline

Registrado em: 16 Out 2015 11:09
Mensagens: 24
ianisgreek escreveu:
enrikhy escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sim, esse oleo é ótimo e atende perfeitamente a todos os requisitos e classificação de lubrificação para a linha de motores da Hyundai do Brasil e por isso, poderá ser usado tranquilo !


Mas o Mobil é melhor?



Vejam bem, existe muito marketing envolvido ao redor dessas marcas todas de oleos lubrificantes que existem atualmente no mercado.

Mas uma coisa é certa e nisso todos nós podemos afirmar e até apostar :

Cada oleo de motor vendido em qq mercado tem de obrigatoriamente comprovar e atender a todas as siglas de classificação que estão expressas nas suas respectivas embalagens, senão cada fabricante de oleo fabricaria o que bem entendesse e colocaria tbm a sua própria classificação em seus oleos de acôrdo com a sua convêniencia, mas felizmente que existem sim orgãos competentes, reconhecidos e autorizados que fiscalizam todos esses oleos a venda em todos os mercados mundiais para comprovarem se de fato eles atendem as suas respectivas classificações expressas nas suas embalagens ou não.

Obs : Exemplos de oleos de motor mais atualizados que já atendem as mais recentes e mais atualizadas normas API-SP , ILSAC-GF6 e ACEA C-2, C-3 e C-4 que são os oleos da nova linha Havoline da Texaco e uma nova versão de oleo Syntium da Petronas.

Outro detalhe técnico importante :

Oleos classificados como API - SN plus são oleos melhor aditivados do que os oleos API-SN mas eles tbm não chegam ainda a atender essa mais recente especificação API-SP ou os casos dos oleos classificados como ILSAC-GF5 que tbm não chegam a atender a nova norma de lubrificação ILSAC-GF6.

Tudo isso é apenas uma questão dos pacotes de aditivos contidos em cada um desses oleos e quanto melhor aditivado for um oleo, obviamente que ele tbm receberá uma melhor classificação e como resultado, tbm oferecerá uma maior proteção geral a qq motor !

Mas podemos aguardar que logo todas as demais marcas de oleos para motor tbm estarão providenciando e lançando os seus novos pacotes de aditivos a serem adicionados nos seus oleos para que eles tbm possam assim atender a essas novas normas de lubrificação API-SN e ILSAC-GF6 .

Lembrando que o que diferencia basicamente um determinado oleo lubrificante de mesma base seja ele sintético, semi-sintético ou mineral é o pacote de aditivos contido nesses oleos, onde alguns deles são mais atualizados e generosos do que os contidos em outros oleos !


Entendi, obrigado pelas explicações, é a primeira vez que vou trocar óleo em oficina depois de muito tempo, só lembro do ACDelco do meu corsinha 98 hehehe.

_________________
Enrikhy
João Pessoa-PB

HB20 Confort Plus 2019


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 28 Nov 2020 20:28 
Offline

Registrado em: 16 Out 2015 11:09
Mensagens: 24
Fiz hj a troca e coloquei o Mobil, mas uma coisa que me preocupou foi que só tinha em torno de 1,5 de óleo no motor, metade do normal, o mecânico falou que era normal a baixa em motor 3 cilindros mas achei muito, é normal mesmo? Não tenho costume de completar o nível, até porque nunca sei qual o nível correto que tem nele, aquela vareta não deixa claro.

_________________
Enrikhy
João Pessoa-PB

HB20 Confort Plus 2019


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 29 Nov 2020 23:46 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
Colegas, e nesse final de semana, fiz mais uma viagem rápida por pista asfaltada simples mas com boa pavimentação a outra cidade vizinha a minha, dessa vez essa é distante 140 kms de casa, portanto foram 280 kms rodados por rodovias, mantendo na ida e durante o dia ao redor de 120 kms/h a maior parte do tempo e no retorno de volta no mesmo dia, mas que já estava bem mais tarde da noite , a rodovia bem deserta e mais tranquila e devido a isso, mantive fácil ao redor de 140 kms/h constantes durante a maior parte desse trajeto.

E hj pela manhã, com o motor frio e o HB20 no plano, verifiquei os níveis de oleo do motor e do liquido de refrigeração e estava tudo absolutamente no nível correto deixado antes, sem falar ainda da ponteira do escape que estava bem limpa e sem quaisquer vestígios de fuligens escuras, mas abasteço como sempre só com a mistura mágica e dessa vez utilizei 80% de etanol misturado com 20% de gasolina comum da Shell.

Então , se fosse para prejudicar de alguma maneira esse motor devido ao uso desse oleo 0W-20 de viscosidade menor , mais fino e mais leve mas tbm melhor aditivado do que o tradicional oleo 5W-30 recomendado pela Hyundai do Brasil e ainda com esse ritmo mais puxado que eu adotei nessas muitas viagens desse tipo já feitas nele com esse novo oleo, já era a uma hora dessas para esse motor Gamma 1.6 ter pifado , travado ou mesmo rajado há muito tempo, mas nem mesmo um dos 16 tuchos de válvulas desse motor sequer está batendo de alguma maneira anormal e ainda sem falar que não existe um mínimo que seja de consumo anormal desse oleo por esse motor e nem mesmo nenhum ruído anormal audível ...

Portanto , posso falar aqui com certeza que nunca mais volto a utilizar essa antiga viscosidade 5W-30 para as trocas de oleos de motor desses meus veículos, afinal não é à toa que muitos fabricantes já estão adotando esses oleos mais leves e menos viscosos em seus motores da mais recente geração !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 30 Nov 2020 11:01 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
Enrikhy !

Nesse seu caso de ter drenado só 1,5 lts de oleo velho do motor 1.0 de 3 cilindros do seu HB20 é algo muito estranho pq o normal são mais ou menos uns 3 lts !

Mas discordo totalmente desse mecânico que falou que é normal o oleo baixar tudo isso e ser consumido a ponto de só sobrarem 1,5 lts de oleo dentro desse motor !

A realidade é que vc deu foi sorte desse seu motor não ter pifado funcionando com tão pouca quantidade de oleo.

E em todo caso, agora não tem mais o que fazer e observe se está havendo algum consumo excessivo de oleo, ou se quando vc acelera esse motor mais forte, se sai fumaças azuladas pela ponteira do escape.

Verifique tbm se não existe algum vazamento de oleo na parte de fora do motor e pelo menos a cada 1000 kms verifique o nível do oleo na vareta e assim vai acompanhando a partir de agora.

Boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 30 Nov 2020 14:03 
Offline

Registrado em: 26 Jun 2019 21:58
Mensagens: 171
enrikhy escreveu:
Fiz hj a troca e coloquei o Mobil, mas uma coisa que me preocupou foi que só tinha em torno de 1,5 de óleo no motor, metade do normal, o mecânico falou que era normal a baixa em motor 3 cilindros mas achei muito, é normal mesmo? Não tenho costume de completar o nível, até porque nunca sei qual o nível correto que tem nele, aquela vareta não deixa claro.


Fica um pouco dentro do filtro, mas 1,5 acho q é pouco mesmo

_________________
HB20S 1.6 AT 2016/17 Premium
Chooper elétrica X14 2022


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 30 Nov 2020 15:43 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
robsonkobayashi escreveu:
enrikhy escreveu:
Fiz hj a troca e coloquei o Mobil, mas uma coisa que me preocupou foi que só tinha em torno de 1,5 de óleo no motor, metade do normal, o mecânico falou que era normal a baixa em motor 3 cilindros mas achei muito, é normal mesmo? Não tenho costume de completar o nível, até porque nunca sei qual o nível correto que tem nele, aquela vareta não deixa claro.


Fica um pouco dentro do filtro, mas 1,5 acho q é pouco mesmo



Exato, no filtro de oleo de qq modelo de HB20 não cabem nem mesmo 500 mls de oleo, por isso que pelo menos uns 2,5 lts deveriam escorrer desse motor 1.0, a não ser que esse motor já esteja consumindo muito oleo, mas não foi citado pelo colega qual é a frequência de troca de oleo desse HB20 dele !

Obs : A dona Hyundai do Brasil recomenda trocas de oleo a cada 10000 kms, o que eu acho bem exagerada essa frequência exatamente pelo tipo de utilização generalizada que a grande maioria dos donos de veículos fazem deles aqui no Brasil.

E a maior piada sem graça e a maior lorota já dita por aí é aquela de que :

- " Esse oleo de motor é para rodar 10000 kms " eta idiotice sem tamanho essa !!!

Pior ainda são aqueles consumidores que preferem abastecer com esses nossos lixos de gasolinas pq nesses casos, a contaminação geral do oleo do motor será sempre bem maior do que quem abastece com etanol e daí que a vida útil do oleo não vai aguentar mesmo esses exagerados 10000 kms rodados para se fazer essas trocas de oleo e filtro.

E já se sabe desde longa data que oleos de motor contaminados devido ao longo uso perdem viscosidade e todas as suas demais propriedades protetoras e por aí é que começam os desgastes precoces e cumulativos de todas as peças internas desses motores com suas folgas internas aumentando e então começa uma perda progressiva da compressão, da pressão de oleo e por aí vai a bagunça toda e com menos de uns 80 mil kms rodados, o rendimento desse motor nunca mais será o mesmo de quando ele era ainda novo ...

Mas entendemos tbm que isso se trata logicamente de mais um mero marketing dos fabricantes que só querem mostrar que cada vez mais, que os seus veículos atuais necessitam de cada vez menos manutenção preventiva o que é verdadeira essa afirmação apenas em parte , mas nunca aplicada em casos de trocas de oleo e filtro dos motores !

Por isso que nunca obedeci a nenhum fabricante de veículo meu, afinal sou eu quem pago pelos meus veículos e o interesse maior é sempre só meu em conservar o melhor possível pela ótima conservação e por uma maior vida útil deles e não os fabricantes desses veículos que na realidade só querem é vender os seus produtos e depois, apenas aguardarem pela troca do seu veículo usado por um outro modelo zero KM e por aí vai ...

Obs : Pois até se eu tivesse uma ferrari, uma lamborghini, um porsche ou um outro esportivo puro sangue importado, eu mesmo o levaria para serem feitas todas as trocas de oleo e de filtro do motor deles sempre a cada 5000 kms ou 6 meses e nem jamais eu ouviria aquele blá blá blá cansativo e sem nenhum fundamento dos CCS autorizados , afinal se o carro é meu , óbvio que nele mando eu e não nenhum CCS autorizado !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 30 Nov 2020 16:37 
Offline

Registrado em: 16 Out 2015 11:09
Mensagens: 24
Então, eu troco o óleo a cada ano, pois nunca chego a rodar 10 mil km em um ano, acho que dá uma média de 7 mil. Para falar a verdade, essa semana que me dei conta que o uso do veículo é severo, acho que no entendimento da maioria da população o uso severo é se você roda muito o veículo mas vi que é exatamente o contrário, nos nossos 2 veículos os percursos para o trabalho são pequenos e com engarrafamento, então, em teoria a troca devia ser a cada 5 mil ou 1 ano, apesar de que se levar em conta a km, estamos trocando mais próximo dos 5 mil do que dos 10 mil.
Eu antes do hb20 tinha um gol 1.0 que a revisão era a cada 6 meses, e os outros carros sempre sendo anual, então isso pesa no bolso, no meu entendimento, os motores mais antigos era pra trocar semestralmente e os novos já era anual.
Mas falando do consumo de óleo, o mesmo não tem vazamento nem por baixo nem em cima, nunca percebi também fumaça, o que acontece é que sempre que verifico o nível de óleo na vareta, não consigo compreender corretamente o nível, conforme foto anexa, ele só fica uma linha fina, mas a linha chega no máximo, então dá a entender que o nível está bom.


Anexos:
1606765003634.jpg
1606765003634.jpg [ 272.12 KiB | Exibido 5016 vezes ]

_________________
Enrikhy
João Pessoa-PB

HB20 Confort Plus 2019
Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 30 Nov 2020 17:05 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6240
Localização: Montes Claros - M.G.
Então, pelo tipo de uso que vc diz fazer dos seus veículos, isso se enquadra em serviço severo pq é muito transito urbano, trajetos mais curtos e constantes, enfim, essa condição é a mais prejudicial para se diminuir a vida útil do oleo lubrificante o que vai exigir que as trocas do oleo e do filtro sejam sempre feitas a cada 5000 kms ou a cada 6 meses e NUNCA a cada 1 ano, mesmo que vc rode esse pouco, pq o oleo do motor se contamina pelo tempo de uso e nem tanto pela quilometragem rodada !

Já esse lance dessa vareta de oleo desse motor kappa 1.0, sinceramente que essa eu não entendi, pq no caso do nosso motor 1.6 , o nível do oleo molha bem a vareta indicando claramente onde está o nível de oleo e não fica apenas um filete de oleo como mostra essa foto, por isso que não sei lhe informar o que pode estar ocorrendo nesse caso com esse seu HB20 !

Mas se vc tiver acesso a uma CCS da Hyundai perto de vc, convém ir até lá e pedir uma explicação ao pessoal da oficina sobre essa vareta e esse nível de oleo desse motor 1.0 pq com certeza que para apenas uma simples informação dessas , eles nem vão te cobrar nada por isso !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 30 Nov 2020 17:23 
Offline

Registrado em: 16 Out 2015 11:09
Mensagens: 24
ianisgreek escreveu:
Então, pelo tipo de uso que vc diz fazer dos seus veículos, isso se enquadra em serviço severo pq é muito transito urbano, trajetos mais curtos e constantes, enfim, essa condição é a mais prejudicial para se diminuir a vida útil do oleo lubrificante o que vai exigir que as trocas do oleo e do filtro sejam sempre feitas a cada 5000 kms ou a cada 6 meses e NUNCA a cada 1 ano, mesmo que vc rode esse pouco, pq o oleo do motor se contamina pelo tempo de uso e nem tanto pela quilometragem rodada !

Já esse lance dessa vareta de oleo desse motor kappa 1.0, sinceramente que eu não entendi, pq no caso do nosso motor 1.6 , o nível do oleo molha bem a vareta indicando claramente onde está o nível de oleo e não fica apenas um filete de oleo como mostra essa foto, por isso que não sei lhe informar o que pode estar ocorrendo com esse seu HB20 !

Mas se vc tiver acesso a uma CCS da Hyundai perto de vc, convém ir até lá e pedir uma explicação ao pessoal da oficina sobre essa vareta e esse nível de oleo desse motor 1.0 pq com certeza que para apenas uma simples informação dessas , eles nem vão te cobrar nada por isso !


Então, fui exatamente o que fiz em Setembro, o que ocorreu foi que minha esposa (o carro é o dela), afirmou ter sentido um cheiro de queimado ao sair do carro, provavelmente era algum odor externo, pois não verifiquei nada, essa verificação na vareta foi exatamente o que medi no dia que ela falou, para saber se era óleo, fiquei encucado com isso (apesar de que, pelo menos nesse carro dela, desde sempre vez ou outra que media o nível do óleo, ficava assim com um risco, em outras ficava mais preenchido, mas nunca verifiquei nenhum vazamento de óleo). Enfim, levei a concessionária e falaram que não tinha nenhum problema, o nível tava normal, que não se preocupasse. Acabei esquecendo o assunto mas na troca de óleo aconteceu isso.

- Essa questão de troca de óleo a cada ano ou 10 mil km, acredito que seja nas outras montadoras também, pq vc acha que isso acontece? Para as concessionárias é melhor a cada 6 meses, mais lucro para eles...
- Se eu identificar nível baixo de óleo, é só colocar o óleo ou tem algum procedimento a fazer? Particularmente achava que completar óleo era coisa de carro velho...
- Uma coisa mais simples também é que não trocaram o anel de vedação na troca do óleo, pois onde fui eles trocam por sucção, então nem precisa levantar o carro, tem algum problema isso?

_________________
Enrikhy
João Pessoa-PB

HB20 Confort Plus 2019


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB