Faus1337 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Seja bem vindo ao forum e eu particularmente senti sim um funcionamento levemente mais solto do motor aliado a uma leve diminuição do consumo médio de combustível no nosso HB20 1.6 além de tb melhorar levemente toda a refrigeração do motor ao substituir o oleo 5W-30 pelo oleo 0W-20 !
Mas tb já é fato comprovado em mecânica automotiva que oleos mais leves e menos viscosos como é o caso do oleo 0W-20 quando comparado ao oleo 5W-30 que esse oleo mais fino proporciona sim essas leves vantagens técnicas !
E a propósito, esse tipo de filtro de ar esportivo cônico que vc citou usar , lembre-se que ele suga o ar quente de dentro do compartimento do motor e por isso, ele vai diminuir levemente o desempenho geral obtido, ao contrário do que muitos pensam que ele possa ajudar na obtenção de melhoras de rendimento, pq o ar mais quente é mais rarefeito e assim, é menor o volume de oxigênio nessa massa de ar mais quente do que o obtido com massas de ar mais frio.
Lembrando que sempre o ar mais frio é mais denso do que o ar quente e por isso é que a sua concentração de oxigênio é maior e quanto maior for essa concentração de oxigênio, melhor e mais completa será a queima do combustível e isso se traduz assim em um leve melhor rendimento geral do motor.
É isso aí colega, boa sorte !
Bom dia IANIS!
Não aguentei minha paranoia e acabei trocando de óleo ontem mesmo...
Olha só, eu sempre usei o Motul Syn-Nergy 6100 5W30, mas ontem percebi que ele é API SERVICE SL, sendo que o minimo pro HB teria quer ser o "M"...
Não sei até quanto isso pode projudicar, mas já coloquei um 0W20 IDEMITSU (utilizado nos hondas) com API SN e ILSAC GF-5.
Logo de cara senti o carro mais solto, mais arisco rsrs Gostei!
Sobre o intake...
Utilizo o leitor ELM327 para OBDII e sempre fui fazendo as devidas medições de temperatura do ar de admissão.
Somente com o filtro, realmente, ele suga ar mais quente, menos denso, porém em maior quantidade, o que acaba "suprindo" a baixa densidade e gerando mais potencia de pico em altas rotações do motor.
Depois de instala-lo, fiz uma induction box coberta de gold tape, e coloquei gold tape tambem no tubo do intake.
O resultado foi uma temperatura de admissão exatamente igual à OEM a 60km/h, pior parado em transito (obviamente) e mais frio em 160km/h+ (coisa de 3°C mais frio em t.amb. de 20°C, chegando a incriveis 27 vs 30 do OEM).
O resultado da minha preparação é uma potencia de 130 cavalos nas rodas, com quase 18kgfm de torque no motor. Aliando isso com etanol (combustivel q sempre utilizo desde 0km) e ao pedal booster, o carro fica muito esperto.
Tambem tenho modificacoes na parte de suspensao e pneus, como molas eibach com amortecedores preparados, camber negativo de 1º45' nas rodas dianteiras e rodas TSW 15" de apenas 7.7kg, com penus Achilles ATR SPORT 2 195/55
Tudo isso faz o carro virar um canhão aqui nos Hop Laps (só falta um piloto agora rsrsrs)
Bom dia Faus1337 e foi otimo citar essas suas observações pq mostram que vc gosta tb de melhorar o desempenho dos seus veículos com as técnicas corretas.
Os melhores oleos atuais de motores apresentam essas caracteristicas que vc citou nesse novo oleo 0W-20 usado agora no seu HB20 e nunca deve-se sempre que possível utilizar oleos para motor de especificações inferiores as recomendadas pq significa que eles não tem as últimas e mais modernas atualizações em aditivos que são os reais protetores dos motores pq o oleo é apenas uma base mineral ou sintética que recebe depois a carga adequada desses aditivos para depois serem embalados para a venda.
E vamos aos assuntos fora de tópico pq em mecânica automotiva, sempre um assunto acaba por puxar os demais ...
Se vc percebeu que a temperatura do ar de admissão medida ficou levemente menor do que com o filtro OEM, está havendo de fato ganhos reais sim, mas no geral, pelos resultados de potencia e torque citados que vc obteve, houve ganhos nítidos em rendimento se comparado com os motores originais !
Existem scanners portáteis muito bons que custam de mil reais e abaixo e que são ligados facilmente na tomada OBD2 da linha HB20 que assim como esse ELM 327 , medem dentre outras leituras, essa temperatura do ar da admissão.
Obs : No motor do nosso atual HB20 não fiz nenhuma modificação técnica mas no caso do Jetta TSI, nesse instalei um sistema de captação de ar somente frio direto da grade dianteira do veículo que tb me mostra que a temperatura da admissão é sempre menor do que no sistema OEM, o que sempre ajuda obviamente numa leve melhora do desempenho geral do motor, associado ainda ao Unichip, ao escape com downpipe e sem catalisador , a uma válvula do turbo importada e melhor do que a original além de outras pequenas modificações que resultaram numa nova performance que me deixa empolgado sempre que viajo com ele.
E rodas mais leves do que as originais tb ajudam sempre em se obter ganhos reais de desempenho !
Agradeço esse seu relato e estou sempre a disposição caso necessite de trocar outras ideias sobre mecânica automotiva e as modificações sobre como melhorar um pouco mais o desempenho dos veículos originais.
É isso aí , valeu !