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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 19 Nov 2019 11:26 
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E falando em manutenção preventiva quanto as trocas de oleo e de seu respectivo filtro, vcs sabem o pq existem no mercado automotivo aquele produto chamado de flushing ?

Esse produto foi lançado para ser utilizado como um paliativo para fazer uma faxina mais rigorosa dentro de motores que rodam por muito tempo com oleos velhos, já bem contaminados e desgastados pelo uso prolongado e nesses casos, esses oleos nessa condição vão engrossando e produzem lacas e vernizes chamados na linguagem popular de borras e que impregnam em todas as peças internas desses pobres motores maltratados.

E assim, esse produto geralmente vendido em frascos de 500 mls, são adicionados junto ao oleo usado e ele vai derretendo e removendo toda essa sujeira impregnada após funcionar o motor por uns 30 minutos.

Mas lembremos que nada disso seria necessário se as trocas de oleo e de filtro fossem feitas rigorosamente a cada 5000 kms rodados ou a cada 6 meses para veículos que rodam menos de 5000 kms nesse período de tempo e em troca disso, se teriam em mãos motores sempre afiados, limpos internamente e saudáveis por muito milhares e talvez até por algumas centenas de milhares de quilometros rodados.

O que as engenharias das fábricas deveriam sempre saber é que muitas vezes, "a economia é a base da porcaria" ...

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 20 Nov 2019 19:12 
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ianisgreek escreveu:
Vamos lá com esse assunto pq ainda existem algumas coisas a serem esclarecidas :

No próprio manual dos nossos veículos consta que em situação de condição severa de uso, que implica um uso maior em transito urbano, com percursos curtos e situações de uso excessivo de marcha lenta, que DEVE-SE fazer as trocas de oleo e do filtro do motor SEMPRE e a cada 5000 kms rodados ou a cada 6 meses e não a cada ano ou 10000 kms !

Comentário: Sim por isso não fiz uso severo nos primeiros 10000 km, até por conta do amaciamento, poderia ter sido melhor trocando óleo antes (com 1000, 2000, 3000) porém mais importante do que aquela troca de óleo foi a consciência perpetuada de trocar óleo antecipadamente o que venho fazendo desde então.

E desde que se compre o filtro de oleo do motor e o anel de vedação do bujão do cárter originais em qq balcão de peças de uma CCS da rede, pode-se fazer qualquer troca de oleo do motor longe das CCS e NUNCA que algum mexânico de oficina autorizada vai perceber que o oleo foi trocado fora da rede de CCS , inclusive eu sempre faço assim mesmo com as trocas de oleo extra dos meus veículos !!!

Comentário: Se não utilizarem tinta lacre não irão saber, mas então quer dizer que se eu cuidar melhor do motor realizando trocas antecipadas com produtos genuinos teria problema coma garantia?

E eu posso até apostar que mais de 75% de todos os veículos leves que rodam por esse Brasil se enquadram sim nessa situação de condição severa de uso, porém continuam a fazer essa manutenção preventiva a cada ano ou a cada 10000 kms rodados !!!

Mas aqui entram tb + 2 fatores :

O consumidor adora saber que os seus veículos precisam de cada vez menos manutenção preventiva e se existem as revisões a cada 10000 kms, para que se preocupar abreviando essa manutenção preventiva para a cada 5000 kms rodados !

Comentário: Igual o Marea e o Fiat uno Mille de 1996 que recomendava troca de óleo aos 20000 km.

E um outro fator de suma importância é que nenhum fabricante atual de veículos quer ficar para trás dos demais e se um deles fixa primeiro que as revisões dos seus veículos sejam feitas a cada 10000 kms, pq não que os demais concorrentes tb sigam por esse mesmo cortejo !!!
Comentário: Aí entra o marketing com prejuízo da engenharia.

Aposto que logo algum fabricante de veículos vai anunciar aqui que a partir de agora as revisões serão feitas somente a cada 15000 ou 20000 kms ou até mais ... rsrsrsrsrs!

E tome mais borra dentro desses pobres motores com desgastes prematuros como ocorreu com os Fiats Marea em que o seu fabricante se julgando muito inteligente e com extrema soberba, não só sugeria mas recomendava anunciando aos 4 cantos que as trocas de oleo desses veículos seriam feitas somente a cada 20000 kms.

E assim, por causa desse baita erro , esses veículos se tornaram um verdadeiro mico no nosso mercado e hj ninguém os quer nem de graça.
Comentário: Sim, como eu havia citado sobre esse absurdo dos 20000 km inclusive pro Uno Mike.

Ou o outro exemplo que podemos citar é o da dona VW do Brasil que anunciou para os seus então recém lançados Gol 1.0 16 válvulas e tb para a então nova geração V da linha gol/voyage para que as trocas de oleo desses veículos fossem realizadas somente a cada 10000 kms e isso detonou esses seus motores prematuramente devido às toneladas de borras internas que se acumulavam e travaram esse pobres motores que ainda ganharam uma péssima fama de graça, portanto esse foi mais um baita erro do fabricante para mostrar que o seu produto requer muito pouca manutenção preventiva ... rsrsrsrsrs!
Comentário: Eu acho o óleo algo muito barato perto do custo de reparação do motor, se pecar, melhor que seja pelo excesso de cuidado do que pela falta.

Obs : Enfim, podem até apostar que não vão existir jamais oleos de motores nem da NASA que serão infalíveis de serem contaminados, oxidados e desgastados com o uso diário dentro dos motores e que por isso mesmo, poderiam ter as suas trocas de oleo e de filtro espaçadas até por toda uma eternidade ...


Eu gasto a bagatela de R$ 100 pra trocar o óleo com filtro. Óleo original recomendado.
Vou trocar a cada 5000 km acreditando ter encontrado o equilíbrio entre a paranóia e o desleixo.rsrs


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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 20 Nov 2019 21:36 
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Entende-se que não seja nenhum caso de paranóia e muito menos de desleixo de ninguém quando obedecem ao que recomenda o manual dos seus veículos.

Mas repetindo, não esqueçam tb que lá mesmo nesses manuais , orienta-se muito bem sobre a necessidade de se fazer as trocas de oleo e de filtro dos motores a cada 5000 kms ou a cada 6 meses nos casos de utilização do veículo em condição severa de uso e sabemos que essa condição é a observada na grande maioria dos veículos que rodam no Brasil, só isso !

Porém para aqueles que rodam até 10000 kms em até 6 meses, esses tb poderão efetuar essa manutenção preventiva dentro desse prazo citado.

É certo tb que nenhum CCS não tá nem aí se o cliente observar ou não essa importante observação sobre o tipo de utilização que ele faz do seu veículo, afinal se der qq zebra futura quanto a desgastes excessivos de qq motor de um cliente , azar será o dele que ficará no mínimo sem usar o seu veículo por algum tempo tanto por ele estar internado nas oficinas autorizadas a espera de uma solução por parte do fabricante e isso na melhor das hipóteses, pq se a garantia já estiver expirada, já se sabe que nesses casos, prepare bem o bolso para arcar com os devidos reparos.

Obs : O que se considera uma situação tecnicamente prejudicial a boa saúde de qq motor a combustão interna é esperar por 1 ano inteiro para fazer uma troca de oleo e de filtro de um motor, não importa qual for a quilometragem percorrida nesse período.

Enfim, os antigos já diziam sabiamente que prevenir sempre foi melhor e mais barato do que remediar !!!

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 21 Nov 2019 06:27 
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ianisgreek escreveu:
Entende-se que não seja nenhum caso de paranóia e muito menos de desleixo de ninguém quando obedecem ao que recomenda o manual dos seus veículos.

Mas repetindo, não esqueçam tb que lá mesmo nesses manuais , orienta-se muito bem sobre a necessidade de se fazer as trocas de oleo e de filtro dos motores a cada 5000 kms ou a cada 6 meses nos casos de utilização do veículo em condição severa de uso e sabemos que essa condição é a observada na grande maioria dos veículos que rodam no Brasil, só isso !

Porém para aqueles que rodam até 10000 kms em até 6 meses, esses tb poderão efetuar essa manutenção preventiva dentro desse prazo citado.

É certo tb que nenhum CCS não tá nem aí se o cliente observar ou não essa importante observação sobre o tipo de utilização que ele faz do seu veículo, afinal se der qq zebra futura quanto a desgastes excessivos de qq motor de um cliente , azar será o dele que ficará no mínimo sem usar o seu veículo por algum tempo tanto por ele estar internado nas oficinas autorizadas a espera de uma solução por parte do fabricante e isso na melhor das hipóteses, pq se a garantia já estiver expirada, já se sabe que nesses casos, prepare bem o bolso para arcar com os devidos reparos.

Obs : O que se considera uma situação tecnicamente prejudicial a boa saúde de qq motor a combustão interna é esperar por 1 ano inteiro para fazer uma troca de oleo e de filtro de um motor, não importa qual for a quilometragem percorrida nesse período.

Enfim, os antigos já diziam sabiamente que prevenir sempre foi melhor e mais barato do que remediar !!!


Por falar em manual, a recomendação é de que o óleo atenda a norma ACEA 5 ou superior porém esta informação não consta na embalagem do óleo genuíno Shell hx8 5w30 Api Sn.
No site da Shell, pra este mesmo óleo, consta que atende a norma ACEA porém no nível A3/B3/B4.

Nem sempre é fácil seguir o manual...rs


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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 21 Nov 2019 11:53 
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Então Kappa 1.0, esse oleo HX8 da Shell já não está mais tão atualizado assim em assunto de atender as normas de lubrificação mais recentes e por isso, para quem quiser mais proteção, poderá substituí-lo por algum outro oleo mais atualizado e melhor aditivado que atenda pelo menos a norma ACEA C1 - C2 ou C3 além dele atender tb API-SN - ou ILSAC-GF5 ou ainda a norma GM DEXOS 2.

Ainda com relação a essa norma europeia ACEA , ela começa com os oleos classificados pela letra A que vão de A1 até A5, depois vem os oleos da norma B que tb atendem de B1 até B5 e por último temos os melhores oleos classificados e que atendem a norma C 1 , C 2 , C3 , C4 e por aí vai ...

Portanto qq oleo 100% sintético que se enquadre em alguma dessas exigentes e mais recentes normas acima citadas e que seja 5W-30 poderá ser usado com total segurança e será superior a esse oleo da Shell HX8.

Nessa viscosidade 5W-30 eu uso no meu jetta 2.0 TSI e tb já usei no nosso HB20 e tb no nosso Creta 2.0 , o oleo da Havoline, o Pro DS M Ultra 5W-30 que é um excelente lubrificante e que atende com folga a todas essas normas acima e ainda tem uma ótima relação custo-benefício, com preço ao redor de 30,00 a 35,00 o litro.

E além dessas normas acima já citadas, essa versão de oleo da Havoline tb atende as mais recentes normas de lubrificação dos mais modernos motores da BMW e da Mercedes Benz !!!

É isso aí colega, boa sorte !

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 23 Nov 2019 00:07 
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ianisgreek escreveu:
Então Kappa 1.0, esse oleo HX8 da Shell já não está mais tão atualizado assim em assunto de atender as normas de lubrificação mais recentes e por isso, para quem quiser mais proteção, poderá substituí-lo por algum outro oleo mais atualizado e melhor aditivado que atenda pelo menos a norma ACEA C1 - C2 ou C3 além dele atender tb API-SN - ou ILSAC-GF5 ou ainda a norma GM DEXOS 2.

Ainda com relação a essa norma europeia ACEA , ela começa com os oleos classificados pela letra A que vão de A1 até A5, depois vem os oleos da norma B que tb atendem de B1 até B5 e por último temos os melhores oleos classificados e que atendem a norma C 1 , C 2 , C3 , C4 e por aí vai ...

Portanto qq oleo 100% sintético que se enquadre em alguma dessas exigentes e mais recentes normas acima citadas e que seja 5W-30 poderá ser usado com total segurança e será superior a esse oleo da Shell HX8.

Nessa viscosidade 5W-30 eu uso no meu jetta 2.0 TSI e tb já usei no nosso HB20 e tb no nosso Creta 2.0 , o oleo da Havoline, o Pro DS M Ultra 5W-30 que é um excelente lubrificante e que atende com folga a todas essas normas acima e ainda tem uma ótima relação custo-benefício, com preço ao redor de 30,00 a 35,00 o litro.

E além dessas normas acima já citadas, essa versão de oleo da Havoline tb atende as mais recentes normas de lubrificação dos mais modernos motores da BMW e da Mercedes Benz !!!

É isso aí colega, boa sorte !


Meu foco agora é custo benefício, pois rodo 5000 km ao mês e acho que ficarei 1 ano nesse ritimo.

Ainda sobre custo benefício, caso eu fosse utilizar um óleo mais caro acreditando na sua qualidade superior, como estou rodando muito, seria tentado a estender as trocas (claro que sempre abaixo dos 10000 km) diluindo seu custo numa maior quilometragem.

Tipo com óleo de 25 reais rodaria até 5000 km.
Com óleo de 30, rodaria até 6000 km.
Com óleo de 35, 7000 km.
Com óleo top de 40 (Fucks ou Pentosin) , rodaria 8000 km.
Com óleo de 20 (Ipiranga, Selenia e Valora), 4000 km.

Perceba que nas simulações acima meu custo com trocas de óleo seria o mesmo.
Usar óleos caros, ao meu ver, compensa se a durabilidade (do motor e do óleo) for diretamente proporcional ao preço, se vc for trocar a cada 5000 km vamos calcular o custo de motor e óleo.
Suponha durabilidade do motor de 200000 km com óleo de 20 reais, 250000 com óleo de 25 reais e 300000 com óleo de 30.
Com óleo de 20 seriam 40 trocas de 60 reais até 200000 com custo de 2400.
Com óleo de 25, seriam 50 trocas ao custo de 75, total 3750.
Com óleo de 30, seriam 60 trocas de 90, total 5400.

Suponha um custo de 6000 pra fazer o motor do Hb20 1.0.
Com óleo de 20, aos 200000 vc terá gasto 2400 com óleo e mais 6000 de motor, total 8400 ou 4,2 centavos por km de óleo e motor.
Com o de 25, aos 250000 vc gastou 3750 com óleo mais 6000 de motor, total 9750 ou 3,9 centavos por km de motor e óleo.
Com o de 30, aos 300000, 5400 em óleo e 6000 de motor, 11400 dividido pelos 300000, dá 3,8 centavos por km.

Conclusão, para compensar financeiramente o óleo mais caro precisaria aumentar a vida útil do motor na mesma proporção e vc precisaria rodar mais de 200000 pra começar a se beneficiar da hipotética maior longevidade.

Eu sinceramente não acredito que um óleo top, de 40 reais faria o motor durar o dobro do que duraria com óleo de 20 isso com os dois óleos sendo sintéticos, 5w30, Api Sn ignorando ACEA e ILSAC.

Se o maior preço de alguns óleos não se justificar num aumento de durabilidade do motor na mesma proporção do preço, talvez se justifique em algumas características nobres como emissões, perdas por evaporação, carga TBN, capacidade anti detonante, durabilidade do catalisador, embalagens elaboradas, etc.

Outra questão importante e que ninguém considera é o nível do ataque que cada óleo tem sobre vedações, borrachas, juntas e retentores, talvez por estas razões eu volte a usar o Shell recomendado até o dia que meu carro começar a fumar.

Domingão agora é dia de deitar em baixo do carro pra trocar óleo à moda antiga com dissecagem do filtro de óleo.
E aproveitar o óleo queimado pra misturar no shampoo da sogra, dá um banho de petróleo.


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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 23 Nov 2019 01:01 
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Então Kappa, entendi essa sua citação incluindo a parte cômica ... rsrsrsrsrs e devido a esse fato de vc rodar muito, não há portanto necessidade alguma de vc comprar um oleo mais caro, pq se com 1 mês a 2 meses vc já roda 5000 kms e por isso, qq oleo 100% sintético que atenda API-SN , 5W-30 e que custe de 20,00 a 25,00 o litro vai sim proteger perfeitamente contra os desgastes e as borras esse motor 1.0 mesmo se ele for muito solicitado, mas quero lembrar a todos de um detalhe técnico de suma importância , apesar de fora de tópico :

- Jamais, nunca e sob pretexto algum forcem o motor de nenhum veículo com rotações excessivas e nem exija dele maiores desempenhos logo após as partidas a frio e antes dos primeiros 10 minutos de funcionamento dele, pq é a partir desse tempo inicial de funcionamento que tanto o líquido de arrefecimento e tb o oleo do motor já terão atingido o início de sua temperatura normal de trabalho e portanto, será somente a partir desse ponto que esses líquidos já estarão aptos a proteger melhor o motor contra os desgastes precoces.

Saibam tb que sempre é o líquido do sistema de arrefecimento que aquece primeiro e só depois é que o oleo do motor tb atinge a sua temperatura normal de trabalho.

Por isso que é ERRADO achar que quando um motor que está em fase de aquecimento já mostrar que o ponteiro da temperatura desse líquido atingiu a marcação de normal, que o oleo do motor tb já está na sua temperatura normal de trabalho.

Geralmente, quando o líquido de arrefecimento atinge uns 80 graus cent. em qq motor em fase de aquecimento, o oleo normalmente ainda está somente a uns 68 a 70 graus cent. e portanto, em plena fase de aquecimento.

Sei que muita gente se esquece de observar essa importante e já antiga recomendação técnica e outros ainda a desconhecem totalmente e sabemos que se for necessário conforme for a situação, uma maioria de condutores não pensaria duas vezes antes de lascar o pé embaixo com o motor ainda em fase de aquecimento, mas essa atitude vai sim ABREVIAR comprovadamente a vida útil de qq motor a combustão interna, lógico que de uma forma progressiva e cumulativa , mas nisso vcs podem apostar o que for.

E os resultados observados desses desgastes precoces e anormais no futuro de um motor nada mais é do que as perdas progressivas da compressão dos cilindros, desgastes nos mancais fixos , nos moveis e nos mancais dos comandos de válvulas, desgastes nos guias de válvulas e nos tuchos e a consequência direta disso é a já conhecida queda na pressão normal do oleo exatamente devido a esse aumento progressivo dessas folgas internas devido a esses desgastes precoces entre todas as peças de um motor e por aí vai a bagunça toda que vai culminar na necessidade de uma retificação completa dos motores assim mal cuidados.

E a razão técnica para isso é pq todas as peças internas dos motores quando ainda estão frios, estão contraídas devido a essas baixas temperaturas de todos esses metais e com isso, todas as suas folgas internas tb estarão um pouco menores e junta-se a esse fato que o oleo do motor por tb estar ainda frio, se apresenta sempre um pouco mais grosso, mais viscoso e com isso , ele não vai ter aquela facilidade de penetrar e circular com uma maior facilidade por todas essas folgas internas que nesse momento estarão um pouco menores, mais apertadas e é exatamente daí que começam a surgir esses citados desgastes precoces, justamente devido a essa falta de oleo lubrificante em quantidade suficiente para garantir uma lubrificação ideal por entre todas essas folgas internas dessas peças de um motor e essa deficiência de uma lubrificação adequada citada aqui é que vai causar os maiores atritos internos que por sua vez, são os reais causadores desses desgastes precoces !

Obs : Lembrando aqui tb que apesar de ser tb um outro assunto fora de tópico, para quem roda bastante como é esse caso, não esquecer de trocar o filtro de combustível a cada 10000 kms rodados e o filtro de ar que tb não vai aguentar mais do que uns 30000 kms a 40000 kms e isso se o veículo rodar basicamente por rodovias pavimentadas.

E um outro filtro que tb vai saturar logo com essas altas quilometragens percorridas em pouco tempo é o do ar cond. portanto não descuidar dessa manutenção preventiva.

Espero ter sido claro nessas minhas explanações e no mais, boa sorte !

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 27 Nov 2019 10:17 
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Pessoal, ontem estava perto da CSS e aproveitei para dar uma espiada no novo HB20. Fui observar principalmente o modelo 1.0 aspirado, que é o equivalente ao meu 2015, para observar se houveram mudanças mecânicas. Vou postar no outro tópico as fotos que tirei do cofre do motor, mas aqui especialmente deixo a informação de que continua a recomendação de óleo 5W-30 em um adesivo que quem abre o capô dá logo de cara. Segue a foto


Anexos:
Descrição do arquivo: 5w30
20191126_115643 (1).jpg
20191126_115643 (1).jpg [ 446.11 KiB | Exibido 8462 vezes ]

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 27 Nov 2019 11:32 
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Samuel, valeu por essa sua informação, confirmando que tb para essa nova geração de HB20 2020, a Hyundai do Brasil permanece recomendando a mesma viscosidade 5W-30 para o oleo dos seus motores.

Porém foi postado aqui nesse tópico por um outro colega que no manual mais recente desses veículos , se encontram informadas sobre as outras opções de viscosidade sugeridas para o oleo do motor e dentre elas está tb , a viscosidade 0W-20 que é mais leve do que todas as demais viscosidades e que tb pode ser usada somente nos motores aspirados 1.0 e 1.6 da linha HB20 , apresentando aquelas vantagens que já foram comentadas em postagens anteriores.

E para o antigo motor 1.0 turbo, a viscosidade de oleo mínima recomendada é a 5W-20 ou pode-se tb usar essa mesma viscosidade normal 5W-30 .

Obs : E eu , que sempre usei essa viscosidade normal de oleo do motor 5W-30 tanto no motor 1.6 do nosso HB20 e tb no motor 2.0 do Creta da esposa, resolvi experimentar e apenas por curiosidade no HB20, essa viscosidade mais leve 0W-20 e até agora, o motor dele continua funcionando perfeitamente e sem nenhuma outra alteração ou ruídos anormais.

Mas ele mostra que agora está funcionando levemente mais solto e com respostas um pouquinho mais rápidas do que com o tradicional oleo 5W-30.

E o nível desse oleo 0W-20 na vareta de medição permanece intacto na marca de máximo, onde foi deixado por ocasião dessa última troca de oleo.

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 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 27 Nov 2019 17:16 
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Ianis, eu confesso que tenho vontade de mudar, mas ainda estou na dúvida sobre aplicar o 0W-20 na minha próxima troca. Não é medo de que vá estragar o motor, é só uma dúvida quanto a eficiência mesmo. Digo isso pois moro no nordeste, onde as temperaturas estão sempre próximos a 30°C ou mais. Nesse caso, naturalmente a viscosidade do óleo já é levemente menor mesmo na partida. Em regiões frias o motor no momento da partida muitas vezes está a menos de 20°, às vezes até menos que 10°, situação onde realmente um óleo 0W-20 faz a diferença. Mas acho que no meu caso, talvez a diferença não seja tão perceptível assim.

Concordam ou posso estar pensando equivocadamente?

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