robsonkobayashi escreveu:
enrikhy escreveu:
Fiz hj a troca e coloquei o Mobil, mas uma coisa que me preocupou foi que só tinha em torno de 1,5 de óleo no motor, metade do normal, o mecânico falou que era normal a baixa em motor 3 cilindros mas achei muito, é normal mesmo? Não tenho costume de completar o nível, até porque nunca sei qual o nível correto que tem nele, aquela vareta não deixa claro.
Fica um pouco dentro do filtro, mas 1,5 acho q é pouco mesmo
Exato, no filtro de oleo de qq modelo de HB20 não cabem nem mesmo 500 mls de oleo, por isso que pelo menos uns 2,5 lts deveriam escorrer desse motor 1.0, a não ser que esse motor já esteja consumindo muito oleo, mas não foi citado pelo colega qual é a frequência de troca de oleo desse HB20 dele !
Obs : A dona Hyundai do Brasil recomenda trocas de oleo a cada 10000 kms, o que eu acho bem exagerada essa frequência exatamente pelo tipo de utilização generalizada que a grande maioria dos donos de veículos fazem deles aqui no Brasil.
E a maior piada sem graça e a maior lorota já dita por aí é aquela de que :
- " Esse oleo de motor é para rodar 10000 kms " eta idiotice sem tamanho essa !!!
Pior ainda são aqueles consumidores que preferem abastecer com esses nossos lixos de gasolinas pq nesses casos, a contaminação geral do oleo do motor será sempre bem maior do que quem abastece com etanol e daí que a vida útil do oleo não vai aguentar mesmo esses exagerados 10000 kms rodados para se fazer essas trocas de oleo e filtro.
E já se sabe desde longa data que oleos de motor contaminados devido ao longo uso perdem viscosidade e todas as suas demais propriedades protetoras e por aí é que começam os desgastes precoces e cumulativos de todas as peças internas desses motores com suas folgas internas aumentando e então começa uma perda progressiva da compressão, da pressão de oleo e por aí vai a bagunça toda e com menos de uns 80 mil kms rodados, o rendimento desse motor nunca mais será o mesmo de quando ele era ainda novo ...
Mas entendemos tbm que isso se trata logicamente de mais um mero marketing dos fabricantes que só querem mostrar que cada vez mais, que os seus veículos atuais necessitam de cada vez menos manutenção preventiva o que é verdadeira essa afirmação apenas em parte , mas nunca aplicada em casos de trocas de oleo e filtro dos motores !
Por isso que nunca obedeci a nenhum fabricante de veículo meu, afinal sou eu quem pago pelos meus veículos e o interesse maior é sempre só meu em conservar o melhor possível pela ótima conservação e por uma maior vida útil deles e não os fabricantes desses veículos que na realidade só querem é vender os seus produtos e depois, apenas aguardarem pela troca do seu veículo usado por um outro modelo zero KM e por aí vai ...
Obs : Pois até se eu tivesse uma ferrari, uma lamborghini, um porsche ou um outro esportivo puro sangue importado, eu mesmo o levaria para serem feitas todas as trocas de oleo e de filtro do motor deles sempre a cada 5000 kms ou 6 meses e nem jamais eu ouviria aquele blá blá blá cansativo e sem nenhum fundamento dos CCS autorizados , afinal se o carro é meu , óbvio que nele mando eu e não nenhum CCS autorizado !