Bem-vindo: 28 Mar 2024 23:27

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 30 Nov 2020 17:58 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
enrikhy escreveu:
ianisgreek escreveu:
Então, pelo tipo de uso que vc diz fazer dos seus veículos, isso se enquadra em serviço severo pq é muito transito urbano, trajetos mais curtos e constantes, enfim, essa condição é a mais prejudicial para se diminuir a vida útil do oleo lubrificante o que vai exigir que as trocas do oleo e do filtro sejam sempre feitas a cada 5000 kms ou a cada 6 meses e NUNCA a cada 1 ano, mesmo que vc rode esse pouco, pq o oleo do motor se contamina pelo tempo de uso e nem tanto pela quilometragem rodada !

Já esse lance dessa vareta de oleo desse motor kappa 1.0, sinceramente que eu não entendi, pq no caso do nosso motor 1.6 , o nível do oleo molha bem a vareta indicando claramente onde está o nível de oleo e não fica apenas um filete de oleo como mostra essa foto, por isso que não sei lhe informar o que pode estar ocorrendo com esse seu HB20 !

Mas se vc tiver acesso a uma CCS da Hyundai perto de vc, convém ir até lá e pedir uma explicação ao pessoal da oficina sobre essa vareta e esse nível de oleo desse motor 1.0 pq com certeza que para apenas uma simples informação dessas , eles nem vão te cobrar nada por isso !


Então, fui exatamente o que fiz em Setembro, o que ocorreu foi que minha esposa (o carro é o dela), afirmou ter sentido um cheiro de queimado ao sair do carro, provavelmente era algum odor externo, pois não verifiquei nada, essa verificação na vareta foi exatamente o que medi no dia que ela falou, para saber se era óleo, fiquei encucado com isso (apesar de que, pelo menos nesse carro dela, desde sempre vez ou outra que media o nível do óleo, ficava assim com um risco, em outras ficava mais preenchido, mas nunca verifiquei nenhum vazamento de óleo). Enfim, levei a concessionária e falaram que não tinha nenhum problema, o nível tava normal, que não se preocupasse. Acabei esquecendo o assunto mas na troca de óleo aconteceu isso.

- Essa questão de troca de óleo a cada ano ou 10 mil km, acredito que seja nas outras montadoras também, pq vc acha que isso acontece? Para as concessionárias é melhor a cada 6 meses, mais lucro para eles...
- Se eu identificar nível baixo de óleo, é só colocar o óleo ou tem algum procedimento a fazer? Particularmente achava que completar óleo era coisa de carro velho...
- Uma coisa mais simples também é que não trocaram o anel de vedação na troca do óleo, pois onde fui eles trocam por sucção, então nem precisa levantar o carro, tem algum problema isso?



Vamos lá :

É verdade que atualmente a grande maioria de fabricantes recomendam mais por questões de marketing as trocas de oleo e filtro a cada 10000 kms rodados.

Mas se vc ler atentamente no manual de qq um desses veículos, deve estar escrito lá obrigatoriamente que :

" Em casos de utilização severa do veículo, reduzir os períodos de trocas de oleo e filtro do motor para 6 meses ou 5000 kms rodados, prevalecendo sempre a condição que ocorrer primeiro ".

Tbm já se sabe que é anunciado e permitido pela maioria de fabricantes de veículos, que pode ser considerado normal um consumo de oleo lubrificante nesses motores como de até 1 litro a cada 2000 kms rodados.

Então, baseado nisso, não se deve descuidar de se estar verificando sempre o nível desse oleo do motor pelo menos a cada 1000 kms rodados e caso ele esteja muito abaixo da marca de máximo e mais próximo da marca de mínimo nível, que deve-se nesses casos obrigatoriamente colocar um pouco mais do mesmo oleo usado nas trocas até o nível chegar novamente na marca de máximo da vareta.

E finalizando suas dúvidas, não é recomendado e muito menos indicado a NINGUÉM fazer essa gambiarra de trocas de oleo por sucção pq isso é prejudicial ao motor devido a fato comprovado desse método não sugar completamente toda a sujeira que fica assentada no fundo do cárter de qq motor, então NUNCA mais permita que troquem o oleo do motor de nenhum veículo seu atravez dessa gambiarra.

Além disso, por esse método nocivo de trocas de oleo, nem todo o oleo velho será completamente drenado e quando vc colocar o oleo novo, ele vai logo se contaminar com esse resto de oleo velho que ficou lá dentro do motor, por isso que esse método é uma verdadeira gambiarra sem tamanho, coisa de gente preguiçosa e atrasada mesmo, afinal o bujão de dreno está lá para cumprir bem essa sua finalidade.

Ou seja, o cara vai lá, suga o oleo do motor por sucção e a borra e demais sujeiras ficam lá no fundo do cárter e quando vc coloca o oleo novo, ele vai se contaminar e sujar todo ao se misturar com esses restos finos de sujeira, pq esse tipo de resíduos nem sempre conseguem ser captados pelo filtro de oleo dos motores, entendeu ?

Boa sorte colega e disponha sempre !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 30 Nov 2020 18:19 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Colegas desse tópico, quero agradecer ao colega Enrikhy por abordar esse assunto tão importante sobre essas trocas de oleo por sucção pq me parece que é a 1ª vez que é comentado esse assunto aqui no forum, mas repito a todos sobre esse alerta com todas as letras :

NUNCA PERMITAM QUE USEM ESSE FAMIGERADO E INEFICAZ MÉTODO PARA AS TROCAS DE OLEO DO MOTOR de nenhum veículo por pior que ele seja !

E sinceramente, nem mesmo sei quem foi o inteligente e o gênio absoluto da mecânica automotiva que inventou esse tal método/gambiarra, mas até dá vontade de pesquisar sobre isso se bem que na realidade, nem mesmo valerá a pena gastar o nosso valioso tempo com uma besteira e estupidez tão sem tamanho como essa !

É isso aí colegas, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 30 Nov 2020 19:08 
Offline

Registrado em: 16 Out 2015 11:09
Mensagens: 24
ianisgreek escreveu:
Colegas desse tópico, quero agradecer ao colega Enrikhy por abordar esse assunto tão importante sobre essas trocas de oleo por sucção pq me parece que é a 1ª vez que é comentado esse assunto aqui no forum, mas repito a todos sobre esse alerta com todas as letras :

NUNCA PERMITAM QUE USEM ESSE FAMIGERADO E INEFICAZ MÉTODO PARA AS TROCAS DE OLEO DO MOTOR de nenhum veículo por pior que ele seja !

E sinceramente, nem mesmo sei quem foi o inteligente e o gênio absoluto da mecânica automotiva que inventou esse tal método/gambiarra, mas até dá vontade de pesquisar sobre isso se bem que na realidade, nem mesmo valerá a pena gastar o nosso valioso tempo com uma besteira e estupidez tão sem tamanho como essa !

É isso aí colegas, valeu !


Pra vc ver, eu pensava que esse método era o mais moderno e usado hj em dia, lá onde troquei quase todos é assim, como há muito tempo não vou em oficina não sabia disso, mas sua explicação foi boa, na próxima peço pra trocarem normal. E nas concessionárias, será que não é dessa forma tmb?

_________________
Enrikhy
João Pessoa-PB

HB20 Confort Plus 2019


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 30 Nov 2020 20:20 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
enrikhy escreveu:
ianisgreek escreveu:
Colegas desse tópico, quero agradecer ao colega Enrikhy por abordar esse assunto tão importante sobre essas trocas de oleo por sucção pq me parece que é a 1ª vez que é comentado esse assunto aqui no forum, mas repito a todos sobre esse alerta com todas as letras :

NUNCA PERMITAM QUE USEM ESSE FAMIGERADO E INEFICAZ MÉTODO PARA AS TROCAS DE OLEO DO MOTOR de nenhum veículo por pior que ele seja !

E sinceramente, nem mesmo sei quem foi o inteligente e o gênio absoluto da mecânica automotiva que inventou esse tal método/gambiarra, mas até dá vontade de pesquisar sobre isso se bem que na realidade, nem mesmo valerá a pena gastar o nosso valioso tempo com uma besteira e estupidez tão sem tamanho como essa !

É isso aí colegas, valeu !


Pra vc ver, eu pensava que esse método era o mais moderno e usado hj em dia, lá onde troquei quase todos é assim, como há muito tempo não vou em oficina não sabia disso, mas sua explicação foi boa, na próxima peço pra trocarem normal. E nas concessionárias, será que não é dessa forma tmb?



Nem nas CCS se faz trocas de oleo por maquinas de sucção, isso eu posso garantir pra vc baseado em mais de 40 anos que já tenho nessa área profissional !

E na realidade , esse procedimento sempre foi expressamente proibido pela engenharia de qq das fábricas e aí se uma fábrica sonhar que algum de seus CCS autorizados está usando esse fajuto método para as trocas de oleo ... o pau quebra na hora e cabeças rolam em seguida !

Obs : Desculpe me por expressar assim, mas qq mecânico automotivo com uma boa formação profissional sabe muitíssimo bem o que significa essa gambiarra de troca de oleo por sucção portanto nenhum mistério nisso, mas apenas realidade !

Valeu, estou a disposição !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 02 Dez 2020 16:57 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Olá colegas e só fazendo mais um comentário e esse talvez um pouco fora de tópico porém apenas para ilustrar um pouco mais sobre esse assunto :

E ontem foi a vez de fazer uma rápida viagem a trabalho numa vizinha cidade a minha, distante 175 kms, mas dessa vez fui com o nosso jettão turbo para submete-lo a esse rápido teste e que estava com a sua troca de oleo recentemente feita e já usando esse mesmo novo oleo 0W-20 API-SP usado tbm no nosso HB20 1.6 bem como no nosso Creta 2.0 :

Mas tudo ocorreu igualmente tranquilo como já havia percebido antes ao viajar no nosso HB20 1.6 e com a curiosa observação de que viajando com ele nas mesmas médias de velocidade usuais, vi que a temperatura digital do oleo se mostrava no painel sempre de 2 a 3 graus cent. mais frio do que antes com o antigo oleo 5W-30 !

Mas que tbm foi igualmente perceptível e surpreendente sentir que as respostas desse motor se mostravam agora um pouco mais afiadas e prontas mesmo com as mínimas reações ao acelerador.

E no final dessa viagem , tbm não deixou de ser menos surpreendente ver que a média de consumo melhorou dos habituais 13,2 km/l a 13,3 km/l para melhores 13,5 km/l a 13,6 km/l mantendo entre 110 km/h a 120 kms/h e com essa mistura de combustíveis ou seja, existem sim benefícios reais ao se usar oleos de motor ligeiramente mais leves e menos viscosos mas melhor aditivados em motores ainda novos do que os recomendados pelas montadoras, afinal só que eu me recordo, tanto a AUDI e tbm a Honda já indicam essa nova viscosidade de oleos 0W-20 para toda a sua linha de motores sendo a Honda desde 2012 e a Audi desde 2017 e ainda sem mencionar outras marcas que tbm já adotam essa nova viscosidade de oleo mais leve como a GM além de outros fabricantes, etc .

Lembrando tbm aos colegas que já há um bom tempo atrás, não abasteço mais esse nosso jetta apenas com gasolina aditivada, já que o motor turbo dele é importado e não é flex mas recomendado pela VW para ele funcionar apenas com gasolinas premium com 95 octanas mínimas mas graças ao programa do Unichip instalado nele, abasteço com gasolina aditivada Shell de 93 octanas porém sempre misturada com 25% de etanol hidratado de postos para melhorar a octanagem dela aumentado-a para umas 100 octanas e com isso proporcionar tbm um desempenho um pouco melhor e mais seguro a esse motor turbo pq aqui nesta minha cidade ainda atrasada , já não existem mais disponíveis há um bom tempo as caras e raras gasolinas premium especiais de alta octanagem como é o caso da podium da Petrobras e nem a Octapro da Ipiranga ou ainda a V Power Racing da Shell mas que para para mim felizmente que isso nem mesmo está me fazendo a menor falta e ainda estou economizando muito $$$$$ ... rsrsrsrsrs!!!

Obs : E hj pela manhã, verifiquei novamente o nível de oleo com o motor frio pela vareta mas nem precisava , pq assim como sempre ocorre com os nossos demais veículos, o nível desse oleo 0W-20 permanece lá intacto na marca de máximo da vareta como já o havia deixado por ocasião da troca de oleo e do filtro !

E com as ponteiras do escape tbm desse jetta se mostrando sempre bem limpas e sem sinais de fuligens escuras, num óbvio sinal de uma combustão mais limpa e sem queimas anormais de oleo pelo motor.

Sim, concordo logicamente que uma simples e rápida viagem dessas de pouco menos de 400 kms de percurso total não seja de fato suficiente para ser um teste mais confiável, mas o que dizer então do nosso pioneiro HB20 1.6 que o diga , pq ele já está rodando com essa nova viscosidade de oleo 0W-20 há várias trocas e ele sempre roda em média uns 5000 kms ou um pouco menos a cada uma dessas trocas e sempre feitas dentro do prazo de 6 meses mas que NUNCA precisamos sequer completar o nível de oleo do motor dele entre todas essas trocas e esse motor dele continua aqui funcionando fino, forte e muito saudável com pouco mais de 72 mil kms rodados !

Então é isso aí colegas, as evidencias estão aí para comprovar , mas se mesmo assim alguém tiver qq tipo de dúvidas sobre esse assunto, por favor sintam-se à vontade para comentar aqui pq assim vamos trocando ideias e esclarecendo na medida do possível !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 04 Dez 2020 09:08 
Offline

Registrado em: 12 Abr 2018 12:40
Mensagens: 35
ianisgreek escreveu:
Olá colegas e só fazendo mais um comentário e esse talvez um pouco fora de tópico porém apenas para ilustrar um pouco mais sobre esse assunto :

E ontem foi a vez de fazer uma rápida viagem a trabalho numa vizinha cidade a minha, distante 175 kms, mas dessa vez fui com o nosso jettão turbo para submete-lo a esse rápido teste e que estava com a sua troca de oleo recentemente feita e já usando esse mesmo novo oleo 0W-20 API-SP usado tbm no nosso HB20 1.6 bem como no nosso Creta 2.0 :

Mas tudo ocorreu igualmente tranquilo como já havia percebido antes ao viajar no nosso HB20 1.6 e com a curiosa observação de que viajando com ele nas mesmas médias de velocidade usuais, vi que a temperatura digital do oleo se mostrava no painel sempre de 2 a 3 graus cent. mais frio do que antes com o antigo oleo 5W-30 !

Mas que tbm foi igualmente perceptível e surpreendente sentir que as respostas desse motor se mostravam agora um pouco mais afiadas e prontas mesmo com as mínimas reações ao acelerador.

E no final dessa viagem , tbm não deixou de ser menos surpreendente ver que a média de consumo melhorou dos habituais 13,2 km/l a 13,3 km/l para melhores 13,5 km/l a 13,6 km/l mantendo entre 110 km/h a 120 kms/h e com essa mistura de combustíveis ou seja, existem sim benefícios reais ao se usar oleos de motor ligeiramente mais leves e menos viscosos mas melhor aditivados em motores ainda novos do que os recomendados pelas montadoras, afinal só que eu me recordo, tanto a AUDI e tbm a Honda já indicam essa nova viscosidade de oleos 0W-20 para toda a sua linha de motores sendo a Honda desde 2012 e a Audi desde 2017 e ainda sem mencionar outras marcas que tbm já adotam essa nova viscosidade de oleo mais leve como a GM além de outros fabricantes, etc .

Lembrando tbm aos colegas que já há um bom tempo atrás, não abasteço mais esse nosso jetta apenas com gasolina aditivada, já que o motor turbo dele é importado e não é flex mas recomendado pela VW para ele funcionar apenas com gasolinas premium com 95 octanas mínimas mas graças ao programa do Unichip instalado nele, abasteço com gasolina aditivada Shell de 93 octanas porém sempre misturada com 25% de etanol hidratado de postos para melhorar a octanagem dela aumentado-a para umas 100 octanas e com isso proporcionar tbm um desempenho um pouco melhor e mais seguro a esse motor turbo pq aqui nesta minha cidade ainda atrasada , já não existem mais disponíveis há um bom tempo as caras e raras gasolinas premium especiais de alta octanagem como é o caso da podium da Petrobras e nem a Octapro da Ipiranga ou ainda a V Power Racing da Shell mas que para para mim felizmente que isso nem mesmo está me fazendo a menor falta e ainda estou economizando muito $$$$$ ... rsrsrsrsrs!!!

Obs : E hj pela manhã, verifiquei novamente o nível de oleo com o motor frio pela vareta mas nem precisava , pq assim como sempre ocorre com os nossos demais veículos, o nível desse oleo 0W-20 permanece lá intacto na marca de máximo da vareta como já o havia deixado por ocasião da troca de oleo e do filtro !

E com as ponteiras do escape tbm desse jetta se mostrando sempre bem limpas e sem sinais de fuligens escuras, num óbvio sinal de uma combustão mais limpa e sem queimas anormais de oleo pelo motor.

Sim, concordo logicamente que uma simples e rápida viagem dessas de pouco menos de 400 kms de percurso total não seja de fato suficiente para ser um teste mais confiável, mas o que dizer então do nosso pioneiro HB20 1.6 que o diga , pq ele já está rodando com essa nova viscosidade de oleo 0W-20 há várias trocas e ele sempre roda em média uns 5000 kms ou um pouco menos a cada uma dessas trocas e sempre feitas dentro do prazo de 6 meses mas que NUNCA precisamos sequer completar o nível de oleo do motor dele entre todas essas trocas e esse motor dele continua aqui funcionando fino, forte e muito saudável com pouco mais de 72 mil kms rodados !

Então é isso aí colegas, as evidencias estão aí para comprovar , mas se mesmo assim alguém tiver qq tipo de dúvidas sobre esse assunto, por favor sintam-se à vontade para comentar aqui pq assim vamos trocando ideias e esclarecendo na medida do possível !



Bom dia!

Com relação ao 0W20 no HB20, já efetuei minha terceira troca de oleo com Motul 6100 e até agora tudo certo. Mais de 10mil km com esse óleo e abusando dele em hotlaps e aceleradas a mais de 190km/h nas rodovias do méxico!
Checando o nivel do oleo a cada semana, mas realmente sem necessidade, pois não abaixa uma gota sequer.

Obvio que como eu faço uso mais que severo, troco a cada 5mil km ou 6 meses, mesmo o óleo estando aparantemente 100% utilizável por mais tempo (a troca é pra manter o conjunto confiável, tambem sempre utilizado E100).

Vamos ver como esse óleo vai se sair no Trackday de Curitiba no dia 20/dez, no sol de 40 graus e exigindo o máximo do monstrinho hahaha


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 04 Dez 2020 09:39 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Bom dia Faus1337 e saiba que é importante esse seu relato, pq confirma por vc tbm os beneficios que esse novo oleo proporciona aos motores dos nossos HB20.

Quanto a usa-lo em Curitiba em pleno verão, saiba que ele vai proporcionar um leve melhora na refrigeração pq por ser mais leve, ele vai circular internamente com mais rapidez e facilidade por todo o motor e assim, a troca de calor será sempre um pouco mais eficaz do que com os oleos 5W-30.

Já quanto a esse oleo menos viscoso ser mais consumido devido ao calor, tbm não deve ocorrer pq eu já fiz várias viagens abusando de rotações mais elevadas e em dias quentes mantendo o ar cond. ligado o tempo todo e o nível do oleo permaneceu tranquilo na marca de máximo da vareta !

Inclusive estou sabendo de fontes seguras na net que com os motores dos Hondas civic que antes usavam o antigo oleo mineral 10W-30 e que a fábrica o substituiu por esse novo oleo 0W-20 desde 2012, que esses motores não receberam do seu fabricante nenhum novo ajuste técnico para eles começarem a usar esse novo oleo mais leve e mais fino mas melhor aditivado e nem por isso nenhum motor teve problema algum de funcionamento, mas muito pelo contrário pq eles ganharam um pouco mais de desempenho e ainda apresentaram um leve menor conumo médio !

E outros detalhes técnicos importantes a saber :

O salto entre a viscosidade 10W-30 para 0W-20 é bem maior do que a diferença de viscosidade entre oleos 5W-30 e 0W-20 que é o caso dos motores da linha HB20 aqui no Brasil !

E que o consumo de oleo lubrificante em qq motor mais usado está diretamente relacionado com a pressão de oleo pq quando existem desgastes maiores entre todas as peças internas de qq motor, o oleo vai passar por essas folgas com mais facilidade porém com uma menor velocidade , ou com uma maior fluidez e isso é que causa uma pressão baixa de oleo que pode acender a luz vermelha de alerta no painel e que tbm vai ocasionar ainda mais desgastes pq o oleo enviado com uma menor pressão em todos os pontos de lubrificação do motor, tbm vai proteger menos todas essas peças ocasionando assim ainda mais desgastes.

Valeu colega, agradeço e boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 04 Dez 2020 13:12 
Offline

Registrado em: 12 Abr 2018 12:40
Mensagens: 35
ianisgreek escreveu:
Bom dia Faus1337 e saiba que é importante esse seu relato, pq confirma por vc tbm os beneficios que esse novo oleo proporciona aos motores dos nossos HB20.

Quanto a usa-lo em Curitiba em pleno verão, saiba que ele vai proporcionar um leve melhora na refrigeração pq por ser mais leve, ele vai circular internamente com mais rapidez e facilidade por todo o motor e assim, a troca de calor será sempre um pouco mais eficaz do que com os oleos 5W-30.

Já quanto a esse oleo menos viscoso ser mais consumido devido ao calor, tbm não deve ocorrer pq eu já fiz várias viagens abusando de rotações mais elevadas e em dias quentes mantendo o ar cond. ligado o tempo todo e o nível do oleo permaneceu tranquilo na marca de máximo da vareta !

Inclusive estou sabendo de fontes seguras na net que com os motores dos Hondas civic que antes usavam o antigo oleo mineral 10W-30 e que a fábrica o substituiu por esse novo oleo 0W-20 desde 2012, que esses motores não receberam do seu fabricante nenhum novo ajuste técnico para eles começarem a usar esse novo oleo mais leve e mais fino mas melhor aditivado e nem por isso nenhum motor teve problema algum de funcionamento, mas muito pelo contrário pq eles ganharam um pouco mais de desempenho e ainda apresentaram um leve menor conumo médio !

E outros detalhes técnicos importantes a saber :

O salto entre a viscosidade 10W-30 para 0W-20 é bem maior do que a diferença de viscosidade entre oleos 5W-30 e 0W-20 que é o caso dos motores da linha HB20 aqui no Brasil !

E que o consumo de oleo lubrificante em qq motor mais usado está diretamente relacionado com a pressão de oleo pq quando existem desgastes maiores entre todas as peças internas de qq motor, o oleo vai passar por essas folgas com mais facilidade porém com uma menor velocidade , ou com uma maior fluidez e isso é que causa uma pressão baixa de oleo que pode acender a luz vermelha de alerta no painel e que tbm vai ocasionar ainda mais desgastes pq o oleo enviado com uma menor pressão em todos os pontos de lubrificação do motor, tbm vai proteger menos todas essas peças ocasionando assim ainda mais desgastes.

Valeu colega, agradeço e boa sorte !


Uma coisa que me preocupou um pouco foi o fato de no meu Manual do carro impresso (2012) ter a aplicação para óleo 0W20 e nos manuais mais novos só consta 5W30.

Como falei, estou utilizando Motul 6100 e ja usei tambem o Idemitsu 0W20 (linha de montagem Honda) e o próximo que quero colocar é o Shell Helix Ultra, por ser a base de gás ao inves de pretróleo e por isso digem que não é um blend com óleos reciclados. Só o preço que está um pouco elevado, inclusive mais caro que o proprio Motul 6100


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 04 Dez 2020 13:32 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Não deixa de ser interessante e importante saber que no manual dos primeiros HB20 1.6 , que a Hyundai do Brasil recomendava essa viscosidade de oleo 0W-20 e que depois adotou o oleo mais pesado 5W-30 para toda sua linha de veículos sem nenhuma explicação técnica convincente !

E de qq maneira, recomendo para vc e para todos ps demais colegas que queiram experimentar essa nova viscosidade de oleo 0W-20 de comprar o novo oleo 0W-20 da linha Havoline PRO DS classificação API-SP e ILSAC-GF6A que foi lançado aqui no Brasil em Maio desse ano e é um dos melhores e mais aditivados oleos disponíveis hj em todo o mundo e ainda, com preços bem competitivos !

Obs : E por ter 3 veículos que estão usando esse mesmo oleo, compro diretamente de distribuidores da Texaco esse oleo em caixas de 24 litros e cada frasco sai a 26,25 já incluído o valor do frete até minha casa !

Ou seja, é um oleo top quality da mais recente geração para não ter inveja de nenhum outro oleo do mundo e ainda por um preço bem razoável !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Óleo do Motor - HB-20
MensagemEnviado: 04 Dez 2020 17:30 
Offline

Registrado em: 12 Abr 2018 12:40
Mensagens: 35
ianisgreek escreveu:
Não deixa de ser interessante e importante saber que no manual dos primeiros HB20 1.6 , que a Hyundai do Brasil recomendava essa viscosidade de oleo 0W-20 e que depois adotou o oleo mais pesado 5W-30 para toda sua linha de veículos sem nenhuma explicação técnica convincente !

E de qq maneira, recomendo para vc e para todos ps demais colegas que queiram experimentar essa nova viscosidade de oleo 0W-20 de comprar o novo oleo 0W-20 da linha Havoline PRO DS classificação API-SP e ILSAC-GF6A que foi lançado aqui no Brasil em Maio desse ano e é um dos melhores e mais aditivados oleos disponíveis hj em todo o mundo e ainda, com preços bem competitivos !

Obs : E por ter 3 veículos que estão usando esse mesmo oleo, compro diretamente de distribuidores da Texaco esse oleo em caixas de 24 litros e cada frasco sai a 26,25 já incluído o valor do frete até minha casa !

Ou seja, é um oleo top quality da mais recente geração para não ter inveja de nenhum outro oleo do mundo e ainda por um preço bem razoável !



Muito interessante esse Havoline, mas pela rápida pesquisada que dei, percebi que tem o modelo "novo" de julho deste ano e o modelo antigo de 2018. O de 2018 é GF5 API SP. Já o 2020 contem o selo DEXOS1 gen2, que é o GF6A e API SP.

Seguem as fichas tecnicas:
2018
https://www.texaco.com.br/wp-content/up ... 018_PT.pdf

2020
https://www.texaco.com.br/wp-content/up ... 020_PT.pdf

Todos os que procurei no Mercado Livre ainda são do "modelo antigo", por cerca de 38 reais o litro.

Vou procurar aqui na região se acho um que tenha o "modelo novo"


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 180 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB