ianisgreek escreveu:
Kappa 1.0 escreveu:
4000 km se passaram desde que adotei o óleo 0w20 e finalmente detectei consumo de óleo de quase 1 mm na vareta, se do nível mínimo ao máximo tiver 1 litro de diferença (como na maioria dos veículos), e com 2 cm de distância 1 mm representaria 50 ml.
A eficiência energética com esse óleo realmente é melhor, porém a principal razão de eu ter experimentado esta viscosidade foi na tentativa de diminuir o buraco na aceleração que já foi relatado em outro tópico, através da menor pressão de óleo que aciona o avanço do comando mas não obtive êxito.
Como já possuo em estoque 3 litros do Valora 5w30, irei colocar estes na próxima troca que será daqui 1000 km.
Eu sei que meu carro praticamente não consumia óleo 5w30, se passar a consumir óleo 5w30 vou entender que foi devido ao uso do 0w20 dos 21000 aos 26000 km. É tb por este receio que vou antecipar a troca do óleo 0w20 pelo 5w30.
O 5w30 em 10000 km não consumia o que o 0w20 consumiu em apenas 4000 km, gostaria de ter sangue frio de deixar este óleo 0w20 até completar 10000 km mas o consumo muito maior ( cerca de 10x maior) de óleo embora ainda seja baixo aumentou num ritimo preocupante.
Provavelmente nesta semana que se inicia trocarei o óleo para o 5w30 que tenho guardado e farei a medição do nível após 4000 km como fiz com óleo 0w20 se voltar a não consumir óleo, está tudo normal, se passar a consumir mais óleo ou quase igual o 0w20, é pq houve desgaste acentuado.
Com a devida licença do colega, vou discordar de algumas dessas suas citações aqui relatadas baseado no que já aprendi durante muitos anos em cursos específicos sobre esse assunto de lubrificação em motores de combustão interna :
Esse leve consumo de oleo 0W-20 observado pode ser considerado absolutamente normal pq estamos no verão com temperaturas ambientes mais elevadas o que pode colaborar para um leve maior consumo principalmente durante as viagens por rodovias quando os motores são normalmente mais exigidos em altas rotações, principalmente os motores 1.0 aspirados !!!
Mas esse fato não significa necessariamente que já hajam desgastes internos nesse seu motor pq espero e acredito que ele foi bem cuidado e mantido desde zero km com o oleo 5W-30 além desse ocasional e posterior uso de um oleo 0W-20.
Tb não significa que pq foi percebido esse leve consumo de oleo ao ser usado o oleo 0W-20 , que retornando agora novamente para um oleo 5W-30, que haverá esse mesmo consumo de oleo pq a diferença de viscosidade entre eles é notável e além disso, jamais que o uso ocasional de um oleo 0W-20 causaria qq tipo de desgaste anormal e precoce nas peças internas desse seu motor.
No mais é isso aí colega, pode voltar a usar o oleo 5W-30 e o seu motor com certeza voltará a funcionar normalmente porém com um menor consumo de oleo.
Obs : Mas saiba tb pq é verdade que com um oleo 5W-30, que esse seu motor não funcionará mais tão livre e mais solto como é o caso do uso de um oleo 0W-20 , mas que essa diferença tb não será tão notável assim.
E apenas relembrando ao colega de não esquecer de cortar o filtro de oleo do motor para se verificar a eventual presença de resíduos metálicos em uma quantidade que possa chamar a sua atenção.
A minha sensatez diz que se for experimentar algo ou fazer alguma experiência que seja de maneira muito moderada possibilitando a obtenção de resultados sem correr altos riscos.
Então o consumo de óleo está normal hoje porém eu receio que continue aumentando nesse ritimo absurdo que constatei, tá consumindo cerca de 10x mais óleo!
Antes que chegue ao ponto de consumir 20x mais do que antes, vou retornar ao 5w30, observar se volta a não consumir óleo, caso positivo saberei que o 0w20 não mudou essa característica do motor, mas caso consuma mais óleo 5w30 do que antes, só pode ser por causa do uso,
mesmo que breve, do 0w20.
Ou seja, o manual está correto quando diz que óleo menos viscoso tem efeito no desempenho e economia mas que óleo mais viscoso é necessário para uma lubrificação satisfatória na página 8:8.
Segue o texto na íntegra;
A viscosidade do óleo de motor tem um efeito
no consumo de combustível e na operação
em clima frio (partida do motor e fluidez do
óleo). Óleos para motor de baixa viscosidade
proporcionam economia de combustível e de-
sempenho em climas frios, entretanto, óleos
de alta viscosidade são necessários para lu-
brificação satisfatória em climas quentes.
A utilização de óleos de viscosidade diferente
da recomendada pode causar danos ao motor.
Minha conclusão:
O fabricante aponta os prós e contras de cada escolha, considerando a temperatura ambiente, dentro de uma ampla faixa de viscosidades, cabe ao usuário escolher se quer mais desempenho e economia ou a dita '' lubrificação satisfatória '' em clima quente que é o clima predominante no Brasil.
Em menos de 10 dias eu terei trocado este óleo 0w20 pelo 5w30 e começarei a medir o consumo de óleo que caso seja imperceptível até os 5000 km, nada terá mudado neste motor mas se passou a consumir mais óleo, mesmo que dentro da normalidade, saberei que se deve ao uso do óleo 0w20 que não proporcionou a lubrificação satisfatória em clima quente como diz o manual gerando desgastes e aumento de consumo de óleo.
Eu sei que posso ter abreviado a vida do meu motor com estes testes mas sinceramente, o aprendizado vale mais que os 10, 20, 50 mil km que poderei ter perdido de vida útil desse motor.
A única questão é que o óleo 5w30 que irei colocar nesse fim de semana não é o shell recomendado, mas na próxima troca usarei o recomendado com novas medições comparando inclusive o óleo valora 5w30 e o shell 5w30 em termos de consumo de lubrificante.
E é claro que tb testarei o óleo 5w40 Shell Helix Ultra recomendado pela Ferrari obtido através de gás natural que supera todas as normas e é o melhor óleo da Shell atendendo inclusive veículos a diesel, porém com este óleo vou rodar um pouco mais pra diluir o maior custo numa maior quilometragem.