ianisgreek escreveu:
Então Kappa 1.0, esse oleo HX8 da Shell já não está mais tão atualizado assim em assunto de atender as normas de lubrificação mais recentes e por isso, para quem quiser mais proteção, poderá substituí-lo por algum outro oleo mais atualizado e melhor aditivado que atenda pelo menos a norma ACEA C1 - C2 ou C3 além dele atender tb API-SN - ou ILSAC-GF5 ou ainda a norma GM DEXOS 2.
Ainda com relação a essa norma europeia ACEA , ela começa com os oleos classificados pela letra A que vão de A1 até A5, depois vem os oleos da norma B que tb atendem de B1 até B5 e por último temos os melhores oleos classificados e que atendem a norma C 1 , C 2 , C3 , C4 e por aí vai ...
Portanto qq oleo 100% sintético que se enquadre em alguma dessas exigentes e mais recentes normas acima citadas e que seja 5W-30 poderá ser usado com total segurança e será superior a esse oleo da Shell HX8.
Nessa viscosidade 5W-30 eu uso no meu jetta 2.0 TSI e tb já usei no nosso HB20 e tb no nosso Creta 2.0 , o oleo da Havoline, o Pro DS M Ultra 5W-30 que é um excelente lubrificante e que atende com folga a todas essas normas acima e ainda tem uma ótima relação custo-benefício, com preço ao redor de 30,00 a 35,00 o litro.
E além dessas normas acima já citadas, essa versão de oleo da Havoline tb atende as mais recentes normas de lubrificação dos mais modernos motores da BMW e da Mercedes Benz !!!
É isso aí colega, boa sorte !
Meu foco agora é custo benefício, pois rodo 5000 km ao mês e acho que ficarei 1 ano nesse ritimo.
Ainda sobre custo benefício, caso eu fosse utilizar um óleo mais caro acreditando na sua qualidade superior, como estou rodando muito, seria tentado a estender as trocas (claro que sempre abaixo dos 10000 km) diluindo seu custo numa maior quilometragem.
Tipo com óleo de 25 reais rodaria até 5000 km.
Com óleo de 30, rodaria até 6000 km.
Com óleo de 35, 7000 km.
Com óleo top de 40 (Fucks ou Pentosin) , rodaria 8000 km.
Com óleo de 20 (Ipiranga, Selenia e Valora), 4000 km.
Perceba que nas simulações acima meu custo com trocas de óleo seria o mesmo.
Usar óleos caros, ao meu ver, compensa se a durabilidade (do motor e do óleo) for diretamente proporcional ao preço, se vc for trocar a cada 5000 km vamos calcular o custo de motor e óleo.
Suponha durabilidade do motor de 200000 km com óleo de 20 reais, 250000 com óleo de 25 reais e 300000 com óleo de 30.
Com óleo de 20 seriam 40 trocas de 60 reais até 200000 com custo de 2400.
Com óleo de 25, seriam 50 trocas ao custo de 75, total 3750.
Com óleo de 30, seriam 60 trocas de 90, total 5400.
Suponha um custo de 6000 pra fazer o motor do Hb20 1.0.
Com óleo de 20, aos 200000 vc terá gasto 2400 com óleo e mais 6000 de motor, total 8400 ou 4,2 centavos por km de óleo e motor.
Com o de 25, aos 250000 vc gastou 3750 com óleo mais 6000 de motor, total 9750 ou 3,9 centavos por km de motor e óleo.
Com o de 30, aos 300000, 5400 em óleo e 6000 de motor, 11400 dividido pelos 300000, dá 3,8 centavos por km.
Conclusão, para compensar financeiramente o óleo mais caro precisaria aumentar a vida útil do motor na mesma proporção e vc precisaria rodar mais de 200000 pra começar a se beneficiar da hipotética maior longevidade.
Eu sinceramente não acredito que um óleo top, de 40 reais faria o motor durar o dobro do que duraria com óleo de 20 isso com os dois óleos sendo sintéticos, 5w30, Api Sn ignorando ACEA e ILSAC.
Se o maior preço de alguns óleos não se justificar num aumento de durabilidade do motor na mesma proporção do preço, talvez se justifique em algumas características nobres como emissões, perdas por evaporação, carga TBN, capacidade anti detonante, durabilidade do catalisador, embalagens elaboradas, etc.
Outra questão importante e que ninguém considera é o nível do ataque que cada óleo tem sobre vedações, borrachas, juntas e retentores, talvez por estas razões eu volte a usar o Shell recomendado até o dia que meu carro começar a fumar.
Domingão agora é dia de deitar em baixo do carro pra trocar óleo à moda antiga com dissecagem do filtro de óleo.
E aproveitar o óleo queimado pra misturar no shampoo da sogra, dá um banho de petróleo.