PHJ escreveu:
Que houve a mistura de dois tipos distintos de aditivo, isso todo mundo percebeu. Essa mistura forma uma reação química e cria um lodo o sistema de arrefecimento, que pode causar o antupimento do radiador, galerias do broco, danificar válvula termostática, etc.
Todo sistema de arrefecimento é selado, afinal eles trabalham geralmente com pressão máxima entre 1bar e 1,5bar dependendo do carro. Mesmo assim é possível que o fluido baixe, a pressão eleva e pode vazar pequenas gotas por uma braçadeira que está mal apertada e só permite o vazamento quando aquecido e pressurizado. Hoje em dia muitos carros vem com braçadeiras de pressão, essas são mais fáceis de perder a sua eficiência.
Acho que o HB20 tem como principal reservatório o próprio radiador, enquanto o vaso de expansão serve apenas para ajudar a manter o nível, não tendo as famosas linhas de retorno e envio. Quando o motor aquece, é normal o nível baixar, quando esfria o nível sobe. Se abrir a tampa do radiador com o carro quente, o líquido irá derramar.
Quando o nível está baixo, SEMPRE complete com água até poder levar o carro na concessionária, evitando exatamente a mistura entre tipos distintos de aditivos. A cor do aditivo é somente um corante, a cor nada tem haver com a fórmula. Assisti um vídeo na fábrica da Radiex aonde eles explicavam que as vezes uma determinada fábrica que padronizar de uma determinada cor, as vezes o cliente prefere de outra, mas a fórmula é exatamente a mesma (ex: a Radiex fabrica o R1832 verde, rosa, azul, amerelo, o que muda é o corante e não a fórmula, por exemplo). Talvez a cor escura que você viu, seja a mistura do aditivo de cor verde com a cor vermelha e não ferrugem.
O HB20 tem bloco em alumínio, mas existem várias outras partes que são em ferro, como as próprias camisas dos pistões, o radiador, a válvula termostática, talvez a bomba d'água e algum cano do sistema. Não é porque o bloco do motor é em alumínio, que não vai enferrujar, isso não existe. O próprio radiador tem uns 7 ou 8 tipos diferentes de metais lá dentro.
Cor de aditivo não quer dizer que ele está na validade. Tivemos um Vectra que a água estava bem rosinha, nunca havia sido colocado 1ml de nada mais lá dentro, somente o que veio de fábrica e com pouco mais de 5 anos já não tinha 10% de etilenoglicol no sistema, mas mesmo assim ele estava bem limpo.
São dicas para enriquecer o conhecimento.
Sem dúvidas que o motor mesmo sendo ''inteiro'' de alumínio a partes que não são..e nem tem como ser..como é as camisas por exemplo. Agora é muito improvável que um carro enferruja dentro de tão pouco tempo. Se o bloco fosse de ferro eu até ficaria quieto, pois cansei de limpar e repor aditivo dos VW e Fiat de casa.