ftguerreiro escreveu:
OSilva escreveu:
Tinha visto isso essa reportagem há um tempo, na epoca me surpreendeu que os sedãs sejam desenvolvido antes que os hatches algumas vezes.
Mas um erro q eu vejo é que o powertrain parece ser desenvolvido para o carro de menor volume, ficando subdimensionado para as versões sedãs, minivans e etc. Deveriam fazer para a carroceria de maior peso.
Quando se projeta uma família de produtos, tudo é projetado para suportar a versão mais potente, mais completa, maior e mais pesada, isso serve para carros, motos, caminhões, tratores, etc., mas com certeza as versões mais leves acabam tendo melhor performance.
Geralmente o desempenho é balizado pelas necessidades levantadas pelo pessoal do Marketing, que provavelmente leva em conta análises dos produtos concorrentes e também as pesquisas de necessidades dos possíveis consumidores.Me desculpe mas não concordo muito com isso não. A lógica seria exatamente essa que você postou e seria louvável, mas não é muito raro ler sobre lançamentos de uma familia de carros e quando chega nos modelos maiores (sedã, station, minivan), ler que o motor ficou fraco pro peso dessa carroceria, piorando os numeros de frenagem, arrancada, retomada e consumo. Se seguissem o correto, os carros grandes teriam desempenho elogiável, se acordo com a proposta e os de carroceria menor seriam 'pequenos foguetes'.
Até concordo quando por exemplo, um station wagon tem um motor maior, exclusivo para suportar o peso e carga extra, não ficando disponivel para a menor versão por ser superdimensionado, um exagero para o porte do carro.