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 Título: Re: INJEÇÃO NA ESCOLA
MensagemEnviado: 27 Jul 2013 15:00 
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uplima escreveu:
INJEÇÃO NA ESCOLA

Poucos sabem, mas um veículo flex, logo após ser abastecido, precisa rodar um determinado tempo e quilometragem para “aprender” qual combustível foi colocado no tanque. Oficialmente, algumas montadoras afirmam não ser necessário o aprendizado. Na prática, o módulo de controle poderá demorar a identificar e adotar a melhor estratégia de funcionamento caso o motor seja desligado logo após o abastecimento, prática comum de quem costuma encher o tanque momentos antes de chegar em casa. Vejamos o exemplo de um veículo que tinha 100% de álcool no tanque e foi abastecido com 100% de gasolina. Como o álcool tem menor poder calorífico, o módulo ordena que os bicos pulverizem maior quantidade de combustível, para compensar também a taxa de compressão menor que a ideal, se comparada à de um motor dedicado apenas ao etanol. No motor flex, a taxa gira em torno de 10:1 até 12,5:1, que nada mais é que um meio-termo para os dois combustíveis. Logo após sair do posto com o tanque cheio de gasolina, o módulo reconhece que houve o abastecimento devido à subida do ponteiro no painel (quando superior a 7 litros). Mesmo assim, ele ainda continuará a trabalhar por um tempo na estratégia do álcool, com o excesso de gasolina sendo pulverizado na câmara. “O percurso de 10 minutos ou 20 km rodados é suficiente para que o módulo aprenda qual combustível está sendo injetado e passe a utilizar a estratégia correta de injeção”, diz o engenheiro Paulo Pedro Bueno Aguiar Jr.
(Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 7827.shtml)


Essa eu não sabia e fazia errado.




Olá Uplima !

Bem explicativo e instrutivo esse texto colega !

A realidade da adaptação da CPU da injeção quanto às possiveis misturas de combustiveis é essa mesmo !

E a unica observação mais importante e que deve ser respeitada por todos os usuários de carros flex, não importando qual mistura de combustiveis abasteça em seus carros, é de ter a PACIENCIA de esperar que a CPU faça o devido reconhecimento do combustivel que está no tanque do carro !

Para isso, basta que se rode uns 15 kms ou pelo menos durante uns 40 minutos sem desligar o motor antes de guardar o carro na garagem, tempo esse que a CPU irá reconhecer e se reprogramar para funcionar com o melhor rendimento com esse novo combustivel que vc abasteceu !

Logicamente que só se faz necessário adotar esse procedimento se houver mudança de combustivel ou na mistura deles a ser abastecido !!!

Valeu colegas, abrçs !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 31 Jul 2013 15:39 
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Olá mestre ianisgreek!

Cara, fica aqui minha dúvida:

Qual seria a melhor opção de mistura nesta situação abaixo(no caso a minha)? Poderia "mostrar" com exemplos?

Imagem

Valor da Gasolina Comum: R$ 2,988
Valor da Gasolina Supra: R$ 3,098
Valor da Gasolina Podium: R$ 3,698
Valor do Etanol: R$ 2,498
Minha média de consumo na cidade com motor Gamma 1.6 pisando de boa: 6.0km/L

Obs: Atualmente estou seguindo suas recomendações de 20% Podium + 80% Etanol...

Grato e forte abraço.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 01 Ago 2013 02:39 
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Piero escreveu:
Olá mestre ianisgreek!

Cara, fica aqui minha dúvida:

Qual seria a melhor opção de mistura nesta situação abaixo(no caso a minha)? Poderia "mostrar" com exemplos?

Imagem

Valor da Gasolina Comum: R$ 2,988
Valor da Gasolina Supra: R$ 3,098
Valor da Gasolina Podium: R$ 3,698
Valor do Etanol: R$ 2,498
Minha média de consumo na cidade com motor Gamma 1.6 pisando de boa: 6.0km/L

Obs: Atualmente estou seguindo suas recomendações de 20% Podium + 80% Etanol...

Grato e forte abraço.



Olá Piero !

Então colega , de acordo com esses preços, realmente é o etanol que está com preço um pouco mais elevado proporcionalmente do que as gasolinas !!!!

Mas é aquela situação :

Se vc abastecer seu HB20 com mais gasolina que etanol, perde rendimento, além dessas nossas gasolinas de péssima qualidade deixarem muito resíduo de carvão dentro dos motores, contaminar o oleo lubrificante, carbonizar velas de ignição e sonda lambda e por aí vai as desvantagens dela ( excessão feita aqui somente à gasolina podium ).

Então, mesmo com os preços do etanol elevados como é o seu caso, procure se for possivel para vc, usar no máximo 25% de gasolina (supra ou podium ) e os restantes 75% de etanol !

Não aconselho nenhum colega aqui para que use mais do que esse percentual de 25% de gasolina misturada ao etanol, pq misturando mais do que isso de gasolina no etanol, vai se perder todas as vantagens do etanol como bom e eficiente combustivel !

Tente essa mistura de 25% de gasolina aditivada ou podium em 75% de etanol e essa sua média de kms/l com certeza vai melhorar um pouco mais !

E lembre-se sempre ao abastecer de colocar primeiro a gasolina, em seguida o etanol para que os combustiveis se misturem melhor ok ?

Valeu Piero, abraço p/ vc e estamos à disposição se precisar de mais esclarecimentos!

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 01 Ago 2013 18:46 
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Eu agora estou adotando um novo sistema, a cada 3 abastecimentos com etanol abasteço somente com a aditivada.

E não sei se vou manter o etanol pois não está compensando muito ficar rodando o tempo todo com ele, pois o tanque seca muito rápido. Pego estrada de 120km o tanque consome pela metade utilizando a mistura mágica.

Já com a aditivada o tanque fica acima da metade, e percursos pequenos não evapora tão rápido assim.

Vou analisando por aqui.

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 08 Ago 2013 00:43 
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Carro flex é engana trouxa.... Se pudesse meu hb20 seria mono-combustível...rsrsrs

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 08 Ago 2013 02:01 
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Freddy escreveu:
Carro flex é engana trouxa.... Se pudesse meu hb20 seria mono-combustível...rsrsrs


apoiado... eu tinha um Polo 1.6 mono e fazia 16km/l na rodovia com ar ligado...

o máximo que já vi flex fazendo, foi 14km/l na gasolina tecnologia tem muito o que melhorar... mas pra montadoras o que importa é que vende, e se não tiver, brasileiro não compra :roll:

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 08 Ago 2013 14:31 
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Só pra complementar, a gasolina aumentou denovo. Aqui em curitiba a podium (BR) tá 3,99. Só coloquei 10 litros, e da-lhe alcool pra completar haha.
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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 17 Set 2013 23:28 
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derby.1.6 escreveu:
Freddy escreveu:
Carro flex é engana trouxa.... Se pudesse meu hb20 seria mono-combustível...rsrsrs


apoiado... eu tinha um Polo 1.6 mono e fazia 16km/l na rodovia com ar ligado...

o máximo que já vi flex fazendo, foi 14km/l na gasolina tecnologia tem muito o que melhorar... mas pra montadoras o que importa é que vende, e se não tiver, brasileiro não compra :roll:



Fit 2007, Gasolina 1.4, do meu pai fazia 17,5 na mão dele!


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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 18 Set 2013 01:33 
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Só abasteço no etanol. Gasolina nossa é pessima, e ja vem com 25% de alcool.
Aqui ta 3,05 a gasosa comum e 2,10 o etanol.
Mistura pra mim nem rola, etanol é o que há.

Sim, carros flex tem vantagens, mas tbm contras.

Por mim compraria um motor só a álcool.

Enviado do meu GT-I9300

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 18 Set 2013 01:47 
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Sdds do tempo em que a gente não engolia conversinha fiada para fingir que íamos salvar o meio ambiente... OPA!!! Até o pró-álcool foi furada!

Os "burocratas" tem ideias "geniais", e quem paga por elas somos nós!


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