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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 29 Nov 2013 05:25 
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ianisgreek escreveu:
Obrigado colegas pelo incentivo e por terem apreciado o comentário ! Quem sabe se sempre dermos preferencia usando etanol em nossos carros a Petrobras perceba e ou aumente os incentivos para a produção do etanol, com consequente redução nos preços ou talvez melhore um pouco mais a qualidade das nossas famigeradas gasolinas ! Valeu pelo apoio colegas , abraços !

Caro Ianisgreek, só uma pequena correção: não é a Petrobras quem decide se deve incentivar ou não o aumento da produção de etanol, mas sim o Governo Federal. No mais eu concordo inteiramente com vc e o parabenizo pelo seu post longo, mas extremamente didático! Abraços!


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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 29 Nov 2013 07:59 
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Sergio_elegante escreveu:
ianisgreek escreveu:
Obrigado colegas pelo incentivo e por terem apreciado o comentário ! Quem sabe se sempre dermos preferencia usando etanol em nossos carros a Petrobras perceba e ou aumente os incentivos para a produção do etanol, com consequente redução nos preços ou talvez melhore um pouco mais a qualidade das nossas famigeradas gasolinas ! Valeu pelo apoio colegas , abraços !

Caro Ianisgreek, só uma pequena correção: não é a Petrobras quem decide se deve incentivar ou não o aumento da produção de etanol, mas sim o Governo Federal. No mais eu concordo inteiramente com vc e o parabenizo pelo seu post longo, mas extremamente didático! Abraços!



Fala Sergio !

Sim, com certeza, vc tem razão, as vezes quando estamos escrevendo algum assunto que gostamos muito, nos empolgamos e aí pode ser de alguma informação escapar trocada ... rsrsrsrs !

Agradeço seu feedback , valeu colega, abrç !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 29 Nov 2013 08:31 
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Sergio_elegante escreveu:
ianisgreek escreveu:
Obrigado colegas pelo incentivo e por terem apreciado o comentário ! Quem sabe se sempre dermos preferencia usando etanol em nossos carros a Petrobras perceba e ou aumente os incentivos para a produção do etanol, com consequente redução nos preços ou talvez melhore um pouco mais a qualidade das nossas famigeradas gasolinas ! Valeu pelo apoio colegas , abraços !

Caro Ianisgreek, só uma pequena correção: não é a Petrobras quem decide se deve incentivar ou não o aumento da produção de etanol, mas sim o Governo Federal. No mais eu concordo inteiramente com vc e o parabenizo pelo seu post longo, mas extremamente didático! Abraços!


mesmo antes de ler essa boa matéria já estou pegando o habito de usar mais etanol devido ao rendimento do carro ,mesmo que não atinja os chamados 70% do preço acho mesmo assim irrisória a diferencia se estiver próxima...mas quanto a uma possível redução de preço devido ao aumento do consumo,esquece, a ganância fala mais auto nesse sistema cruel capitalista : a lei da oferta x procura ,assim não se preocupam em aumentar a oferta e sim o preço do produto e fica muita procura x pouca oferta =preços nas alturas... infelizmente...

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 29 Nov 2013 08:50 
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kanouté escreveu:
Sergio_elegante escreveu:
ianisgreek escreveu:
Obrigado colegas pelo incentivo e por terem apreciado o comentário ! Quem sabe se sempre dermos preferencia usando etanol em nossos carros a Petrobras perceba e ou aumente os incentivos para a produção do etanol, com consequente redução nos preços ou talvez melhore um pouco mais a qualidade das nossas famigeradas gasolinas ! Valeu pelo apoio colegas , abraços !

Caro Ianisgreek, só uma pequena correção: não é a Petrobras quem decide se deve incentivar ou não o aumento da produção de etanol, mas sim o Governo Federal. No mais eu concordo inteiramente com vc e o parabenizo pelo seu post longo, mas extremamente didático! Abraços!


mesmo antes de ler essa boa matéria já estou pegando o habito de usar mais etanol devido ao rendimento do carro ,mesmo que não atinja os chamados 70% do preço acho mesmo assim irrisória a diferencia se estiver próxima...mas quanto a uma possível redução de preço devido ao aumento do consumo,esquece, a ganância fala mais auto nesse sistema cruel capitalista : a lei da oferta x procura ,assim não se preocupam em aumentar a oferta e sim o preço do produto e fica muita procura x pouca oferta =preços nas alturas... infelizmente...



Olá colega Kanouté !

Agradeço o seu comentário e concordo contigo ! Infelizmente parceiro, esses lixos que a Petrobras produz e chama de gasolina não dá mesmo para ser digerido por nenhum motor que se preze ...

Por isso vou de etanol no meu HB20 e "apenas" dou aquela temperadinha de leve nele com apenas 15% a 20% de gasolina podium, que é para o etanol ficar melhor ainda .... rsrsrsrsrs !

Valeu colega, abrç !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 25 Mai 2014 20:05 
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Lamentavelmente só agora que vim ler este post!!!...

De ter lido antes não enxia o tanque com gasolina comum, como fiz no último abastecimento!!!. Eu queria testar o desempenho e autonomia do carro só com gasolina (até então só abastecia com etanol).
Cheguei a fazer 18.9 km/l na estarda, nada mal!, mas não gostei do barulho que que o motor fez ao andar em baixas rotações, na cidade (acho que é essa "grilada" que o pessoal diz acontecer quando abastecido só com gasolina).

No prox. abastecimento vou seguir a dica de colocar 20% de podium e o restante com etanol.

NOTA: Alguém sabe que a nova gasolina S-50, com baixo teor de enxofre melhora o consumo?...

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 26 Mai 2014 05:41 
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MAMK escreveu:
Lamentavelmente só agora que vim ler este post!!!...

De ter lido antes não enxia o tanque com gasolina comum, como fiz no último abastecimento!!!. Eu queria testar o desempenho e autonomia do carro só com gasolina (até então só abastecia com etanol).
Cheguei a fazer 18.9 km/l na estarda, nada mal!, mas não gostei do barulho que que o motor fez ao andar em baixas rotações, na cidade (acho que é essa "grilada" que o pessoal diz acontecer quando abastecido só com gasolina).

No prox. abastecimento vou seguir a dica de colocar 20% de podium e o restante com etanol.

NOTA: Alguém sabe que a nova gasolina S-50, com baixo teor de enxofre melhora o consumo?...



Não , meu caro, infelizmente não....Tais gasolinas são um avanço tecnológico considerável. Segundo informações da Petrobras, elas poluem menos, reduzem muito a formação de depósito nos motores, mas continuam tendo 87 octanas e não evitam a batida de pino. Eu venho abastecendo com 100% de gasolina podium e estou supersatisfeito! São 05:40 hs.
Abraços


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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 26 Mai 2014 13:36 
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Sergio_elegante escreveu:
MAMK escreveu:
Lamentavelmente só agora que vim ler este post!!!...

De ter lido antes não enxia o tanque com gasolina comum, como fiz no último abastecimento!!!. Eu queria testar o desempenho e autonomia do carro só com gasolina (até então só abastecia com etanol).
Cheguei a fazer 18.9 km/l na estarda, nada mal!, mas não gostei do barulho que que o motor fez ao andar em baixas rotações, na cidade (acho que é essa "grilada" que o pessoal diz acontecer quando abastecido só com gasolina).

No prox. abastecimento vou seguir a dica de colocar 20% de podium e o restante com etanol.

NOTA: Alguém sabe que a nova gasolina S-50, com baixo teor de enxofre melhora o consumo?...



Não , meu caro, infelizmente não....Tais gasolinas são um avanço tecnológico considerável. Segundo informações da Petrobras, elas poluem menos, reduzem muito a formação de depósito nos motores, mas continuam tendo 87 octanas e não evitam a batida de pino. Eu venho abastecendo com 100% de gasolina podium e estou supersatisfeito! São 05:40 hs.
Abraços



Parceiro Sergio!

Ótimo e oportuno esse seu feedback !

Infelizmente as nossas gasolinas comuns/aditivadas com apenas 87 octanas não são de fato, suficientes para se retirar o máximo de desempenho dos motores flex dos nossos HB20!

Inclusive eu já expliquei isso detalhadamente no inicio desse tópico e apenas relembrando, cuidado com essas detonações (as audíveis griladas) quando se força um pouco mais os motores flex quando eles estão abastecidos apenas com gasolinas de 87 octanas, isso pode ser fatalmente prejudicial aos motores !

E a dica válida aqui para todos aqueles usuários que fazem questão de continuar abastecendo seus HB20 com nossas gasolinas comuns/aditivadas, seria adicionar no tanque pelo menos uns 25% de etanol, pq agindo assim, se vai aumentar um pouco a octanagem dessas gasolinas e evita-se assim, que o motor sofra com essas detonações (griladas) !

Só de curiosidade, saibam que essa adição extra mínima sugerida aqui de uns 25% de etanol nas gasolinas de 87 octanas proporciona um aumento médio na octanagem de uns 4 a 5 pontos, portanto as gasolinas comuns passariam das 87 octanas tradicionais para um minimo de 91 octanas ou até umas 92 octanas, octanagem extra essa suficiente para sanar todos esses inconvenientes verificados quando se trafega com gasolinas comuns/aditivadas puras no tanque !

E com certeza que se ganha tb, além de um funcionamento mais seguro do motor, um desempenho ligeiramente melhor tb, ainda que às custas de um leve aumento no consumo de combustível !

É isso aí colega, valeu !

Obs : E sempre que for abastecer os HB20, lembrem-se de abastecer primeiro com gasolina, e depois adicionar o etanol, pq sendo o etanol mais pesado, ele vai se misturar melhor na gasolina dentro do tanque !

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MensagemEnviado: 26 Mai 2014 13:42 
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Registrado em: 07 Abr 2014 14:07
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Tem um podcast que fala sobre motor flex também

SciCast 022 — Motores a explosão e Fórmula 1
http://meiobit.com/283016/scicast-022-motores-a-explosao-e-formula-1-2014/

Fala do funcionamento dos motores, Ciclo Otto, Ciclo diesel e também do motor flex

Caso alguém quiser ouvir..
Como dizem "O carro flex do Brasil é um Pato, ele nada voa, mas não faz nada direito".

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Garagem: http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=8&t=7628


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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 26 Mai 2014 20:32 
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Colega Marcio.kgr !

Sim, está correta essa sua colocação, a tecnologia dos motores flex seria comparável com um pato mesmo ... rsrsrsrs !

E podemos dizer com certeza que a melhor maneira para se tirar o máximo em performance e economia de um determinado combustível seria um motor tecnicamente desenvolvido para funcionar 100% com etanol ou 100% com gasolinas !

É isso aí colega, valeu !

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 Título: Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ?
MensagemEnviado: 29 Mai 2014 23:02 
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ianisgreek escreveu:
Sergio_elegante escreveu:
MAMK escreveu:
Lamentavelmente só agora que vim ler este post!!!...

De ter lido antes não enxia o tanque com gasolina comum, como fiz no último abastecimento!!!. Eu queria testar o desempenho e autonomia do carro só com gasolina (até então só abastecia com etanol).
Cheguei a fazer 18.9 km/l na estarda, nada mal!, mas não gostei do barulho que que o motor fez ao andar em baixas rotações, na cidade (acho que é essa "grilada" que o pessoal diz acontecer quando abastecido só com gasolina).

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NOTA: Alguém sabe que a nova gasolina S-50, com baixo teor de enxofre melhora o consumo?...



Não , meu caro, infelizmente não....Tais gasolinas são um avanço tecnológico considerável. Segundo informações da Petrobras, elas poluem menos, reduzem muito a formação de depósito nos motores, mas continuam tendo 87 octanas e não evitam a batida de pino. Eu venho abastecendo com 100% de gasolina podium e estou supersatisfeito! São 05:40 hs.
Abraços



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Infelizmente as nossas gasolinas comuns/aditivadas com apenas 87 octanas não são de fato, suficientes para se retirar o máximo de desempenho dos motores flex dos nossos HB20!

Inclusive eu já expliquei isso detalhadamente no inicio desse tópico e apenas relembrando, cuidado com essas detonações (as audíveis griladas) quando se força um pouco mais os motores flex quando eles estão abastecidos apenas com gasolinas de 87 octanas, isso pode ser fatalmente prejudicial aos motores !

E a dica válida aqui para todos aqueles usuários que fazem questão de continuar abastecendo seus HB20 com nossas gasolinas comuns/aditivadas, seria adicionar no tanque pelo menos uns 25% de etanol, pq agindo assim, se vai aumentar um pouco a octanagem dessas gasolinas e evita-se assim, que o motor sofra com essas detonações (griladas) !

Só de curiosidade, saibam que essa adição extra mínima sugerida aqui de uns 25% de etanol nas gasolinas de 87 octanas proporciona um aumento médio na octanagem de uns 4 a 5 pontos, portanto as gasolinas comuns passariam das 87 octanas tradicionais para um minimo de 91 octanas ou até umas 92 octanas, octanagem extra essa suficiente para sanar todos esses inconvenientes verificados quando se trafega com gasolinas comuns/aditivadas puras no tanque !

E com certeza que se ganha tb, além de um funcionamento mais seguro do motor, um desempenho ligeiramente melhor tb, ainda que às custas de um leve aumento no consumo de combustível !

É isso aí colega, valeu !

Obs : E sempre que for abastecer os HB20, lembrem-se de abastecer primeiro com gasolina, e depois adicionar o etanol, pq sendo o etanol mais pesado, ele vai se misturar melhor na gasolina dentro do tanque !



"ianisgreek": Um colega que diz entender de química, não me recomendou a mistura de combustíveis, já que segundo ele, a mistura da gasolina com o etanol irá "separar" a água contida no etanol, obtendo três produtos finais: gasolina / etanol / água; e essa água irá danificar o motor.
o que acha disso?...

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