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Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ? https://hb20sclube.com.br/viewtopic.php?f=29&t=3182 |
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Autor: | ianisgreek [ 27 Jul 2013 15:00 ] |
Título: | Re: INJEÇÃO NA ESCOLA |
uplima escreveu: INJEÇÃO NA ESCOLA Poucos sabem, mas um veículo flex, logo após ser abastecido, precisa rodar um determinado tempo e quilometragem para “aprender” qual combustível foi colocado no tanque. Oficialmente, algumas montadoras afirmam não ser necessário o aprendizado. Na prática, o módulo de controle poderá demorar a identificar e adotar a melhor estratégia de funcionamento caso o motor seja desligado logo após o abastecimento, prática comum de quem costuma encher o tanque momentos antes de chegar em casa. Vejamos o exemplo de um veículo que tinha 100% de álcool no tanque e foi abastecido com 100% de gasolina. Como o álcool tem menor poder calorífico, o módulo ordena que os bicos pulverizem maior quantidade de combustível, para compensar também a taxa de compressão menor que a ideal, se comparada à de um motor dedicado apenas ao etanol. No motor flex, a taxa gira em torno de 10:1 até 12,5:1, que nada mais é que um meio-termo para os dois combustíveis. Logo após sair do posto com o tanque cheio de gasolina, o módulo reconhece que houve o abastecimento devido à subida do ponteiro no painel (quando superior a 7 litros). Mesmo assim, ele ainda continuará a trabalhar por um tempo na estratégia do álcool, com o excesso de gasolina sendo pulverizado na câmara. “O percurso de 10 minutos ou 20 km rodados é suficiente para que o módulo aprenda qual combustível está sendo injetado e passe a utilizar a estratégia correta de injeção”, diz o engenheiro Paulo Pedro Bueno Aguiar Jr. (Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 7827.shtml) Essa eu não sabia e fazia errado. Olá Uplima ! Bem explicativo e instrutivo esse texto colega ! A realidade da adaptação da CPU da injeção quanto às possiveis misturas de combustiveis é essa mesmo ! E a unica observação mais importante e que deve ser respeitada por todos os usuários de carros flex, não importando qual mistura de combustiveis abasteça em seus carros, é de ter a PACIENCIA de esperar que a CPU faça o devido reconhecimento do combustivel que está no tanque do carro ! Para isso, basta que se rode uns 15 kms ou pelo menos durante uns 40 minutos sem desligar o motor antes de guardar o carro na garagem, tempo esse que a CPU irá reconhecer e se reprogramar para funcionar com o melhor rendimento com esse novo combustivel que vc abasteceu ! Logicamente que só se faz necessário adotar esse procedimento se houver mudança de combustivel ou na mistura deles a ser abastecido !!! Valeu colegas, abrçs ! |
Autor: | Piero [ 31 Jul 2013 15:39 ] |
Título: | Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ? |
Olá mestre ianisgreek! Cara, fica aqui minha dúvida: Qual seria a melhor opção de mistura nesta situação abaixo(no caso a minha)? Poderia "mostrar" com exemplos? Valor da Gasolina Comum: R$ 2,988 Valor da Gasolina Supra: R$ 3,098 Valor da Gasolina Podium: R$ 3,698 Valor do Etanol: R$ 2,498 Minha média de consumo na cidade com motor Gamma 1.6 pisando de boa: 6.0km/L Obs: Atualmente estou seguindo suas recomendações de 20% Podium + 80% Etanol... Grato e forte abraço. |
Autor: | ianisgreek [ 01 Ago 2013 02:39 ] |
Título: | Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ? |
Piero escreveu: Olá mestre ianisgreek! Cara, fica aqui minha dúvida: Qual seria a melhor opção de mistura nesta situação abaixo(no caso a minha)? Poderia "mostrar" com exemplos? Valor da Gasolina Comum: R$ 2,988 Valor da Gasolina Supra: R$ 3,098 Valor da Gasolina Podium: R$ 3,698 Valor do Etanol: R$ 2,498 Minha média de consumo na cidade com motor Gamma 1.6 pisando de boa: 6.0km/L Obs: Atualmente estou seguindo suas recomendações de 20% Podium + 80% Etanol... Grato e forte abraço. Olá Piero ! Então colega , de acordo com esses preços, realmente é o etanol que está com preço um pouco mais elevado proporcionalmente do que as gasolinas !!!! Mas é aquela situação : Se vc abastecer seu HB20 com mais gasolina que etanol, perde rendimento, além dessas nossas gasolinas de péssima qualidade deixarem muito resíduo de carvão dentro dos motores, contaminar o oleo lubrificante, carbonizar velas de ignição e sonda lambda e por aí vai as desvantagens dela ( excessão feita aqui somente à gasolina podium ). Então, mesmo com os preços do etanol elevados como é o seu caso, procure se for possivel para vc, usar no máximo 25% de gasolina (supra ou podium ) e os restantes 75% de etanol ! Não aconselho nenhum colega aqui para que use mais do que esse percentual de 25% de gasolina misturada ao etanol, pq misturando mais do que isso de gasolina no etanol, vai se perder todas as vantagens do etanol como bom e eficiente combustivel ! Tente essa mistura de 25% de gasolina aditivada ou podium em 75% de etanol e essa sua média de kms/l com certeza vai melhorar um pouco mais ! E lembre-se sempre ao abastecer de colocar primeiro a gasolina, em seguida o etanol para que os combustiveis se misturem melhor ok ? Valeu Piero, abraço p/ vc e estamos à disposição se precisar de mais esclarecimentos! |
Autor: | mpvo [ 01 Ago 2013 18:46 ] |
Título: | Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ? |
Eu agora estou adotando um novo sistema, a cada 3 abastecimentos com etanol abasteço somente com a aditivada. E não sei se vou manter o etanol pois não está compensando muito ficar rodando o tempo todo com ele, pois o tanque seca muito rápido. Pego estrada de 120km o tanque consome pela metade utilizando a mistura mágica. Já com a aditivada o tanque fica acima da metade, e percursos pequenos não evapora tão rápido assim. Vou analisando por aqui. |
Autor: | Freddy [ 08 Ago 2013 00:43 ] |
Título: | Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ? |
Carro flex é engana trouxa.... Se pudesse meu hb20 seria mono-combustível...rsrsrs |
Autor: | derby.1.6 [ 08 Ago 2013 02:01 ] |
Título: | Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ? |
Freddy escreveu: Carro flex é engana trouxa.... Se pudesse meu hb20 seria mono-combustível...rsrsrs apoiado... eu tinha um Polo 1.6 mono e fazia 16km/l na rodovia com ar ligado... o máximo que já vi flex fazendo, foi 14km/l na gasolina tecnologia tem muito o que melhorar... mas pra montadoras o que importa é que vende, e se não tiver, brasileiro não compra |
Autor: | Andrei Ribeiro [ 08 Ago 2013 14:31 ] |
Título: | Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ? |
Só pra complementar, a gasolina aumentou denovo. Aqui em curitiba a podium (BR) tá 3,99. Só coloquei 10 litros, e da-lhe alcool pra completar haha. Att. |
Autor: | Friedman [ 17 Set 2013 23:28 ] |
Título: | Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ? |
derby.1.6 escreveu: Freddy escreveu: Carro flex é engana trouxa.... Se pudesse meu hb20 seria mono-combustível...rsrsrs apoiado... eu tinha um Polo 1.6 mono e fazia 16km/l na rodovia com ar ligado... o máximo que já vi flex fazendo, foi 14km/l na gasolina tecnologia tem muito o que melhorar... mas pra montadoras o que importa é que vende, e se não tiver, brasileiro não compra Fit 2007, Gasolina 1.4, do meu pai fazia 17,5 na mão dele! |
Autor: | leandrofen [ 18 Set 2013 01:33 ] |
Título: | Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ? |
Só abasteço no etanol. Gasolina nossa é pessima, e ja vem com 25% de alcool. Aqui ta 3,05 a gasosa comum e 2,10 o etanol. Mistura pra mim nem rola, etanol é o que há. Sim, carros flex tem vantagens, mas tbm contras. Por mim compraria um motor só a álcool. Enviado do meu GT-I9300 |
Autor: | Friedman [ 18 Set 2013 01:47 ] |
Título: | Re: Motores Flex - sinal de avanço ou atraso tecnológico ? |
Sdds do tempo em que a gente não engolia conversinha fiada para fingir que íamos salvar o meio ambiente... OPA!!! Até o pró-álcool foi furada! Os "burocratas" tem ideias "geniais", e quem paga por elas somos nós! |
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