Bem-vindo: 23 Mai 2024 15:15

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 08 Jun 2013 22:07 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 02 Mai 2013 22:31
Mensagens: 163
Localização: Belém-PA
Estava lendo a matéria da UOL, e derrepente eles descrevem as incoerências do cambio AT do HB20, analisem:

Hyundai HB20 automático subestima rivais e tropeça171
Eugênio Augusto Brito
Do UOL, em São Paulo (SP) 31/05/201319h56

terr
Comunicar erroImprimir
Ampliar
HB20 1.6 Style automático28 fotos 1 / 28
Hyundai HB20 1.6 automático custa iniciais R$ 47.595 para oferecer o conforto de um bom câmbio automático -- leia-se com trocas precisas e funcionamento suave, sem trancos -- ainda que de apenas quatro marchas Murilo Góes/UOL
Deixou de ser novidade: basta observar ruas e avenidas para saber que a Hyundai acertou na mosca com seu HB20. Sua combinação de projeto atual, visual arrojado e inovador, boa dose de segurança e itens de conforto e/ou tecnologia agitou o segmento dos compactos, até então conservador e de certa forma preguiçoso (mesmo sendo este o mais movimentado do país).

Enquanto se multiplica na vida real, o hatchback tem destroçado a ordem do topo da lista de carros mais vendidos, assustando os rivais, e o recém-lançado sedã segue pelo mesmo caminho com uma dose extra de requinte (releia nossa avaliação). Mesmo assim, os sul-coreanos parecem ainda derrapar na soberba.

Provamos nosso ponto de vista apontando o dedo para o aventureiro HB20X. Ou pelo menos tentando, já que é difícil avistar um na rua -- caro demais para o que oferece, fica difícil justificar sua existência frente a rivais mais maduros. Já no caso do HB20 automático, que UOL Carros avalia nesta reportagem, a questão parece ter sido o excesso de confiança minando a ousadia.

COMO É O HB20 A/T
Parece que a Hyundai "jogou com o regulamento debaixo do braço", como se diz popularmente, e fez o mínimo possível para se destacar de Gol, Uno e outros rivais posicionados no topo de ranking de vendas. Como sempre, configurou bem seu carro, deixando-o com o preço ligeiramente acima de versões semelhantes da concorrência, mas contando com os fatores "novidade" e "modismo" (sai bem na foto dizer que tem um Hyundai, é ou não é?).

Esta configuração A/T está no topo da variante do hatch equipada com o motor Gamma, 4-cilindros de 1,6 litro. Os bons predicados são conhecidos: temos potência de sobra para o baixo peso do dois-volumes com os 128 cavalos com 16,5 kgfm de torque com etanol no tanque -- de fato, este motor é forte o bastante para que equipar até o irmão maior i30.

Em termos de conteúdo, a lista é completa tanto em segurança, quanto conforto já da versão inicial, a Style: rodas aro 14, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de força da frenagem), airbags frontais, cintos com pré-tensionador, acendimento automático dos faróis, alarme, ar-condicionado com sistema ionizador, sistema de som (rádio 2 DIN com função MP3, conexões USB/iPod (com cabo extra) e auxiliar, comandos de áudio no volante, 4 alto-falantes e antena de teto), computador de bordo, aviso de abertura de porta, direção hidráulica, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeirinhas, retrovisores com ajuste elétrico, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos, comandos de abertura e fechamento na chave-canivete e volante com regulagem de altura e profundidade. O preço é de R$ 47.595.

O DE SEMPRE


HB20 A/T vai bem, como já é praxe, em visual, conveniência e conforto: um rei na cidade

Estranhamente, o mesmo valor permite levar, segundo o configurador site da marca, a versão imediatamente superior, a Comfort Style, que acrescenta mimos como sistema one touch simples (descida automática, com um toque, do vidro do motorista), porta-óculos, conexão Bluetooth para celular, entre outros. O mesmo vale para os pacotes que surgem logo acima, Premium (R$ 50.095 para complemento nos falantes, rodas aro 15 e couro nos volante, entre outros acréscimos) e Premium Audio Hyundai BTH (este mesmo valor com o complemento do Bluetooth). Quem compraria, portanto, o carro com menos itens? Talvez alguém que precise de entrega menos demorada que os atuais três meses de espera (quase beirando os 120 dias em alguns casos relatados por amigos e leitores).

AÇÃO
Falando do câmbio automático de quatro marchas, a novidade em si da versão, há pouco o que se reclamar, ainda que isso ocorra num ponto crucial. Vamos por partes: o carro entrega, sim, conforto e desempenho que boa parte dos consumidores do segmento não tinha até então. O HB20 automático desliza suave pelo asfalto da cidade, com seu condutor tranquilo: não há trancos, as trocas são feitas no tempo correto, algo raramente visto em carros equipados com este tipo de equipamento.

Basta lembrar do rendimento sofrível das caixas de quatro marchas de carros franceses (falamos, claro, do Sandero, mas também dos novos Citroën C3 e Peugeot 208) e até mesmo do sempre bem cotado Toyota Corolla (que citamos aqui apenas por ser um paradigma em conforto e líder do segmento de carros médios, mesmo pisando na bola neste quesito). Ou das "cabeçadas" intermináveis a que donos de modelos populares automatizados estão sujeitos (Gol, Palio e cia). Neste ponto, os coreanos chegaram depois e fizeram melhor.

Acontece que a Hyundai podia fazer ainda melhor e colocar, pelo menos, mais uma marcha nesta relação. Mas como não precisava, não o fez. Rei na cidade, o HB20 A/T perde seu charme na estrada. Trafegando até a velocidade de 100 km/h, tudo bem: o motor vai rodar abaixo dos 2.000 giros, o silêncio na cabine será primoroso e o consumo, aceitável. Se o motorista definir a velocidade de cruzeiro em torno do limite de 120 km/h, porém, pode ter alguma dor de cabeça, ainda que moderada, já que os giros vão subir para perto das 4.000 rotações, aumentando o ruído a bordo e, claro, a conta no posto de combustível.

QUASE


Quem pede desempenho, sobretudo na estrada, verá o câmbio de quatro marchas "derrapar"

Já conhecemos a conta: com marchas a menos, o câmbio automático fica indeciso e acaba restringindo o desempenho do motor, que poderia fazer o HB20 voar leve e solto (no caso do carro com câmbio manual). Trabalhando nervoso e "gritando" mais, o consumo é maior.

O Inmetro aponta consumo (laboratorial) de 7,6/8,7 km/l para etanol e 11,6/12,7 km/l para gasolina (cidade/estrada) para o modelo 1.6 manual. Não há dados para o automático, mas estes números nos servem de baliza ainda assim: nosso teste com por mais de 930 quilômetros nos deu médias sempre inferiores, com 6,4/8,8 km/l com etanol e 9,5/11,4 km/l com gasolina (novamente para a ordem cidade/estrada).

Uma quinta marcha bastaria, ainda que exemplos atuais de engenharia mostrem que a sexta já é fundamental.




ESQUECERAM DE MIM
Qualquer leitor atento percebeu que não citamos a GM em momento algum: claro, não pensamos no Agile Easytonic, automatizado que sequer deveria existir, mas há a expectativa pelo momento em que o já anunciado Onix automático (com a boa caixa de seis marchas de Cobalt, Cruze e outros) vai finalmente surgir no mercado.

Mas sem precisar temer um futuro incerto, bastava à Hyundai olhar para o lado e ver o que a Ford planejava simultaneamente. De mansinho, a marca americana nacionalizou o New Fiesta e o lançou há pouco com preço interessante e pacote matador, que inclui bom sistema multimídia, controles eletrônicos de tração, estabilidade e auxílio em aclives -- tecnologia inexistente na linha HB20, ainda que o câmbio automático evite o carro de escorregar para trás em ladeiras. De quebra, dotou a versão topo de seu modelo renovado com o câmbio Powershift, nome fantasia da caixa automatizada de seis marchas e duas embreagens (leia nossas impressões).



Bingo, era o que bastava em termos de desempenho e conforto. Ploft, era a porrada que a Hyundai esperava não tomar.

http://carros.uol.com.br/noticias/redac ... ropeca.htm

Comentário>> Eu já li relatos de usuários e outras matérias criticando o cambio AT do HB20. Quem tem, pode dizer alguma coisa?

_________________
Imagem
HB20 Confort Plus 1.6 - Vermelho


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 09 Jun 2013 01:31 
Offline

Registrado em: 08 Mai 2013 14:34
Mensagens: 110
Materia parece ser descaradamente comprada pela finada GM.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 09 Jun 2013 12:06 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 05 Mai 2013 00:49
Mensagens: 29
Ja ouvi dizer que esse cambio ''Powershift'' é simplesmente marketing, ou seja arrumaram um nome bonitinho para um cambio automático de segunda(automatizado), que nem a wolks fez com o i-motion e a Fiat com o dualogic, etc. A propaganda é tanta que falam que já é o melhor cambio na EUROPA e blablabla. Fico pensando...eu não vejo esses nomes bonitinhos e estilosos em carro de padrão maior da mesma montadora, por exemplo a Amarok (wolks) fazem uma puta propaganda do cambio de 8 marchas, mais os cara falam ''CAMBIO AUTOMÁTICO DE 8 MARCHAS'', não inventaram um nome bonitinho pra ele, é automático e ponto final. Mesma coisa pro novo Fusion se esse cambio powershift é tao fodão por que não colocaram ele no novo fusion? É por que é um carro de 115.000,00 e quem paga isso em um carro merece um cambio automático de verdade.

A Hyundai inovou e colocou um cambio AUTOMÁTICO de verdade em uma carro ''popular''. Essa é a diferença dos outros. E sobre ser um cambio ruim de 4 marchas é pura falta de informação pois é o mesmo cambio do i30 que é um dos carros mais elogiados. Colocaram em um carro de 47.000,00...50.000,00 o cambio de uma carro de 60.000,00...70.000,00.

HB20 na minha opinião e com certeza na de muitos continua liderando.

Não é só por que eu tenho um não.

_________________
HB20 1.6 Premium AT 2013 Branco.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 09 Jun 2013 13:13 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 31 Out 2012 06:57
Mensagens: 348
Localização: Belo Horizonte - MG
Eu concordo em termos com a reportagem.

A hyundai realmente fez um carro melhor do que gol, palio, onix, mas a soberba parece grande. Em certos detalhes quem compra um HB20 terá muita dor de cabeça, como no caso de um acidente: a falta de peças é gritante, meu carro está parado a mais de 2 meses devido a isso, peças que não chegam. No caso do automático, realmente é melhor do que um automatizado, mas 4 marchas é coisa da década de 90. Dava pra ter melhorado isso sim.
A VW lançou na Amarok a caixa automática de 8 marchas, isso sim é tecnologia.

Além disso, a suspensão poderia ser melhor. Os baques secos ao passar por irregularidades dão a impressão de uma certa fragilidade do carro.

Hb20 é um carro muito bom, mas hoje após passar a lua de mel começo a enxergar os defeitos. E a falta de estrutura da hyundai, que não tem uma logística eficiente com as peças, desanima muito.

_________________
HB20 Comfort Plus 1.6 - Prata

[X] Insulfilm G20
[ ] Arcos das portas envelopados
[ ] Teto Black Piano
[ ] Calotas grafite
[ ] Escolhendo novas lâmpadas


Garagem do Guerreiro Prateado


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 09 Jun 2013 14:05 
Offline

Registrado em: 23 Abr 2013 19:34
Mensagens: 22
Quem compra carro automático e faz muita crítica em cima do câmbio, na minha opinião, não deveria nunca ter abandonado o câmbio manual. Existem as duas opções na hora da compra e as preferências variam. Quem faz muito bem (ou pelo menos acha que faz) as trocas de marcha e o controle da embreagem, antecipando as condiçoes do trânsito, como as oportunidades de ultrapassagem e de retomada, entradas e saídas de cuvas, variações na declividade da pista, etc, não tem porque esperar as mesmas decisões partindo de uma máquina que não enxerga o que você está pensando em fazer e só responde a uma única variável de entrada que é o pedal do acelerador. Isso vale pra câmbios de 4 ou de 1000 marchas.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 09 Jun 2013 15:00 
Offline

Registrado em: 08 Mai 2013 14:34
Mensagens: 110
cool.guy escreveu:
Eu concordo em termos com a reportagem.

A hyundai realmente fez um carro melhor do que gol, palio, onix, mas a soberba parece grande. Em certos detalhes quem compra um HB20 terá muita dor de cabeça, como no caso de um acidente: a falta de peças é gritante, meu carro está parado a mais de 2 meses devido a isso, peças que não chegam. No caso do automático, realmente é melhor do que um automatizado, mas 4 marchas é coisa da década de 90. Dava pra ter melhorado isso sim.
A VW lançou na Amarok a caixa automática de 8 marchas, isso sim é tecnologia.

Além disso, a suspensão poderia ser melhor. Os baques secos ao passar por irregularidades dão a impressão de uma certa fragilidade do carro.

Hb20 é um carro muito bom, mas hoje após passar a lua de mel começo a enxergar os defeitos. E a falta de estrutura da hyundai, que não tem uma logística eficiente com as peças, desanima muito.



Meias verdades... Sutilezas do markiting...


Editado pela última vez por uplima em 12 Jun 2013 16:05, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 09 Jun 2013 17:22 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 02 Mai 2013 22:31
Mensagens: 163
Localização: Belém-PA
O que eu quero saber é se as críticas em cima do AT são verídicas. Nunca tive um AT, e não sei se é normal o maior consumo, e indecisão da AT na passada das marchas e etc.

É algo muito sério isso, pois quem paga até 10 mil reais pelo cambio AT, é por que quer algo de qualidade e que dará conforto no trânsito, sem sacrificar nada.

_________________
Imagem
HB20 Confort Plus 1.6 - Vermelho


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 09 Jun 2013 20:08 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Mai 2013 18:15
Mensagens: 209
Localização: Pernambuco
Olá . No início do tópico falam que o cambio automático do HB20 é bom até os 100 km/h a 2000 RPM, acima disso começa a aumenta a rotação, pois não tem a quinta marcha. Vejam bem: Eu já tive um Agile, Peugeot 206, Prisma, Palio e outros, a 100 km/h na quinta marcha os carros já estavam a quase 3000RPM, a 110Km/h passava muito dos 3000 RPM. Se o HB20 fica em 2000 RPM a 100 Km/h, está ótimo, o motor vai trabalhar folgado. A relação de marchas é diferente do manual. Acho que estão querendo comparar o carro popular a um carro de 100 mil reais. Estou gostando muito do carro (1.6 AT), podem falar o que quiserem da caixa automática, acho que são da concorrência. O único problema do carro é a suspensão, bate forte nos buracos. O consumo na cidade é de 6,8 km/litro, já estou no segundo tanque de etanol, só na cidade. O consumo do ultimo carro que tive, o Agile 1.4 era de 6,1 Km/l na cidade, pior que o HB20 1.6 AT. Desculpem as palavras, queria apenas demostrar a minha opinião em comparação aos carros que já tive. Abraço a todos.

_________________
HB20X 1.6 Premium AT. BlueMediaTV 2015. Cor Prata


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 11 Jun 2013 21:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Desculpem não falar do câmbio automático. Na dúvida das 4 marchas, escolhi um manual.
Vim para falar sobre o HB20X que é depreciado na reportagem.
Eu ia comprar um 1.6 Premium (por causa do ar condicionado ionizado, do volante de couro e outros mimos) por quase R$ 47,8 mil. Com mais R$ 3,4 mil optei pelo Premium X.
Bancos de couro, película e tapetes, a parte.
Tirei em abril e ele já está com 11 mil km. É ótimo, bonito e alto. Só a diferença de altura (de fábrica, escrito "modelo Cross" no manual do proprietário) já me valem esses 7% que custou mais caro.
Talvez digam que levantar a suspensão do carro, para andar nas nossas ruas CROSS, fosse mais barato, mas não seria de fábrica.
Mas nem vou argumentar, pois tenho amigos que querem rebaixar os seus carros... vai entender, né?

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
MensagemEnviado: 12 Jun 2013 14:24 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 15 Fev 2013 14:58
Mensagens: 856
Localização: São Paulo - SP (Zona Oeste)
Darth Mordred escreveu:
O que eu quero saber é se as críticas em cima do AT são verídicas. Nunca tive um AT, e não sei se é normal o maior consumo, e indecisão da AT na passada das marchas e etc.

É algo muito sério isso, pois quem paga até 10 mil reais pelo cambio AT, é por que quer algo de qualidade e que dará conforto no trânsito, sem sacrificar nada.

Então amigo,

Eu nunca tive tb carros com câmbio AT, mas o que ouço relatos de amigos, em geral, é que ele acaba consumindo mais sim, isso em comparação com o câmbio manual... É só você reparar ao andar em um carro automático de alguém para perceber que, em geral, a caixa troca as marchas numa faixa de torque do carro onde ele tenha plena força (cerca de 3.000 ~ 3.500 rpm), e muitas vezes quem tem um carro manual faz uma direção mais "suave", e pode mudar de marcha antes dessas rotações, proporcionando uma economia de combustível maior...

Além desta questão, tem a vertente de que grande parte dos câmbios AT dos nossos carros são de 4 marchas... um amigo meu mesmo, tem um i30 2010 AT, carro muito bom, 2.0, mas com apenas 4 marchas, realmente fica a impressão de que "tá faltando alguma coisa"....

Já o Cruze, com 6 marchas, é bem mais bacana e não grita tanto, mesmo sendo exigido nas acelerações...

Mas, como muitos falaram... existe a opção manual ou automático, a Hyundai não foi boba e, como seus principais concorrentes "nem tem" câmbios automáticos - são em grande parte os automatizados - ela veio com o câmbio "arroz e feijão", mas de melhor funcionamento do que um dualogic da Fiat ou o I-Motion da Volks, que vivem dando problema :?

_________________
Att.,
Cleiton.

HB20 Premium 1.6 MT Vermelho - El Rojo
+Friso Lateral(x);
+Friso Porta-Malas(x);
+Friso Pestana(x);
+Friso Grade Dianteira(x);
+Antena Shark(x);
+Spoiler Traseiro(x);
+Couro(x);


Garagem El Rojo


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB