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 Título: Troca Torre Fixação do Retrovisor HB20
MensagemEnviado: 18 Nov 2019 13:07 
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Registrado em: 09 Abr 2018 11:22
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Olá Pessoal,

Para quem procura uma solução para trocar a torre de fixação do retrovisor, segue passo a passo.

Houve uma colisão no meu carro e a peça em questão ( torre de fixação ) se quebrou, deixando o retrovisor pendurado apenas pelos cabos de aço. Comecei a pesquisar em alguns lugares e até encontrei algo parecido ( desencaixe ) por exemplo, mas nada sobre a mesma estar quebrada.

Diante disso, resolvi me aventurar e consertar por conta própria.

O primeiro passo foi adquirir a peça. Comprei a minha no ML "Torre de Fixação HB20 e ou HB20/Fusion".
Antes de comprar, certifiquei que a peça era exatamente igual a original, nem maior, nem menor, pois minha preocupação era o retrovisor não ficar firme, mas achei um link de comprei a minha ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1 ).

Para facilitar o trabalho, removi o retrovisor por completo do veículo. Para isto, basta retirar a capa interna de plástico com uma chave de plástico ou uma de fenda com pedaço de isolante/pano na ponta para não danificar o plástico nem arranhar a pintura. Essa capa sai com muita facilidade. Após isso basta retirar os 3 parafusos e remover o retrovisor.

Com o retrovisor em mãos, iniciei a desmontagem.

1 - Capa Principal
Remova a Capa de Plástico destravando as partes internas, como não tinha chave de plástico, que o pessoal utiliza nesse tipo de conserto, utilizei uma espátula que se utiliza em cozinha para remover sujeira de panela ( foto abaixo ) e apesar de não ser uma chave ela funcionou muito bem, pois ela é fina, resistente e não danifica o plástico do retrovisor. Comecei por cima e foi soltando sem maiores problemas.
Muita calma para não quebrar nenhuma trava.

Imagem

Já sem a capa, ao puxar a torre, deu para perceber o trabalho que iria dar, pois a torre de fixação além de segurar duas peças ( base e espelho ), em seu interior passam os cabos de aço que controlam o movimento do espelho. Diante disso, como preciso retirar a peça danificada e substituir, preciso retirar os cabos de aço que passam por dentro da peça e que são presos ao espelho.

Imagem

2 - Soltar o Espelho
Para soltar o espelho, temos que soltar uma outra capa que fica abaixo da que acabamos de tirar.
Observe que na parte de cima existem duas presilhas, solte essas presilhas com uma chave de fenda e com a espatula, vá soltando a parte
de baixo até que ela se desprenda por completo.

Imagem

Com a capa "solta" da parte principal, teremos que retirar o espelho.
Para retirar o espelho, precisa puxar essas travas para que ele se desprenda da engrenagem branca.

Imagem

3 - Engrenagem de Controle do Espelho
Após soltar o espelho, poderá ver a engrenagem que controla os movimentos do mesmo. Você vai precisar soltar essa peça também, pois vai ter que tirar os cabos de aço dessa peça. Para retirar, você irá precisar de uma chave torx.

Imagem

Na peça acima, pode-se observar 3 cores nos cabos de aço ( Vermelho = Red = R | Azul = Blue = B e Amarelo = Yelow = Y )
Preste bastante atenção na hora de colocar o cabo de aço de volta nas posições ( cores ), pois isso está diretamente ligado a regulagem do espelho pelo acionador interno ( esquerda - direita - cima - baixo )

Após soltar a engrenagem, você irá precisar soltar cada cabo de aço individualmente, essa é outra parte chata, pois precisa de jeito para soltar/colocar os mesmos. Você precisará puxa a mola de aço que reveste o cabo para poder soltar da engrenagem.
Você olhando a peça na mão entenderá o que estou dizendo acima.

Imagem

Imagem

4 - Substituição da Torre
Após soltar o cabo de aço da engrenagem, podemos fazer a substituição da torre. Apenas faça a troca ( quebrada pela nova ) e deixe o retrovisor ainda solto, ou seja, sem encaixar a torre na base.
Atenção! Não se esqueça da Mola!!

Antes de encaixarmos a torre na base, precisamos montar os cabos de aço, espelho, base, etc. O procedimento de montagem é o reverso dos itens apresentados até o momento, sendo:

- Prenda o cabo de aço na engrenagem (item 3);
- Prenda a engrenagem novamente na base (item 3);
- Prenda o espelho na base branca ( engrenagem ) e confira se as presilhas estão presas (item 2);
- Prenda a capa que foi solta na capa principal (item 2).

Para cada item acima, antes de passar para o próximo, confira se tudo esteja bem encaixado, se o controle de movimento
estão funcionando principalmente após colocar os cabos de aço novamente no lugar.


5 - Conferência
Nesse momento, a unica peça que estará solta é a capa principal ( que tiramos no inicio ) e a base do espelho x capa que estará ligada apenas pelos cabos de aço.

Se até aqui o cenário é o descrito acima, ótimo! Caso contrário, calma! Verifique o passo a passo anterior e corrija caso necessário.

6 - Torre de Fixação X Base Retrovisor
Essa torre tem dois níveis, sendo o primeiro onde segura o retrovisor e o segundo onde segura a base.

Nesse ponto eu penei para achar uma posição legal que fosse menos trabalhosa, então vamos la.
Podemos observar que a torre é envolta com uma mola ( do capeta ). Além da mola, temos que travar ( girar ) a peça dentro da base do espelho, pois se apenas encaixar ela reta, a mola irá expelir a torre.

Opção 1
Encaixe a base no espelho e deixe-o na posição original ( posição do espelho como se estivesse no carro ), ou seja, aberto.

Imagem
Foto espelho posição original.

Na foto acima, podemos ver o encaixe onde a torre entra, no primeiro nível temos o encaixe , porém no segundo nível, com o espelho na posição original, não temos mais o encaixe. De acordo com um outro tutorial, tentei encaixar a mola utilizando ele na posição original e senti muita dificuldade.

Opção 2

Sendo assim, resolvi tirar o espelho da posição original e abrir/fechar ele um pouco, assim consegui ver que o segundo nível da base se alinhou com o primeiro, facilitando a passagem da torre.

Imagem
Foto retrovisor aberto/fechado

No momento em que testei a opção 2, fiz um pré-teste, forçando a peça com a mola para baixo e encontrei muito menos resistência
do que da forma anterior, agora consigo empurrar a peça sem tanto esforço, porém a mola é bem dura, sendo assim, recomendo que você apoie a base em algo sólido.

Conforme dito anteriormente, a torre além de ser encaixada, precisa ser travada, caso contrário, ela iria se soltar da base não segurando o espelho. Nesse ponto dificulta um pouco.

Acontece que temos que travar a peça no fim do curso, ou seja, a mola precisa ser comprimida e quando não tiver como comprimir mais, a torre deve ser girada em sentido anti-horário para travar. Nesse ponto quase desisto, pois sem ferramenta fica praticamente
impossível você fazer isso tudo ao mesmo tempo, não por questão de posição, mas devido a rigidez da mola.

Depois de todo o trabalho que já tinha tido até aquele momento, não me dei por vencido e meio que criei uma chave para eu poder acabar com aquilo ( questão de honra ).
Na torre, pode-se observar que existem 4 ranhuras, que é onde você vai precisar delas para girar a peça dentro da base.

Imagem

Nesse momento, tentei com várias ferramentas, até talhadeira e nada. Diante disso meio que montei uma chave onde além de conseguir empurrar eu pudesse girar a peça la dentro da base.

Então fiz a peça abaixo:
Imagem

Imagem

Utilizei uma chave de Tubo + Fenda + peça ferro achatada ( hd de computador ).

Com isso, consegui forçar a torre com a mola até o final do curso e girar anti-horário para travar a mesma.

Ufa!! Consegui...


Considerações Finais:

- Não é difícil, porém muito trabalhoso, principalmente se não tem ferramentas certas.
Demorei muito tempo, pois como não havia achado nada na internet, precisei desmontar ele inteiro para entender a engrenagem e o que precisava ser feito, o que melhora bastante com esse tutorial.

Esse trabalho envolve muita paciência, se você não tem, sugiro nem começar a desmontar, rs..

Espero que ajude a todos!

Grande Abraço

_________________
Antes eu era feio, agora tenho carro.


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