Olá!
Comprei meu carro usado e ele veio com um barulho de plástico vibrando na porta do motorista e na porta de trás esquerda. Descobri que era o pino da trava que vibrava no buraco da porta em que ele passa e decidi abri-la para ver como era lá dentro, pra pensar em uma solução.
Conversando com meu irmão, pensamos numa solução usando espuma dentro da porta e em volta do arame, como se fosse um "sanduíche" de espuma que segura a vareta parada sem deixá-la solta, para evitar que a mesma vibre e faça com que o pino vibre encostado no buraquinho. Ao abrir a porta, entendi que a Hyundai colocou três "linguetas" no fundo do buraquinho que deveriam ser capazes de segurar o pino parado no meio sem deixar ele bater nas bordas laterais, mas acho que não é muito eficiente ou não vieram justas o suficiente.
1- Montar o "sanduíche de espuma"
a. Cortar retângulos de espuma de 2 cm de espessura, que caibam no quadrado da foto abaixo (pode ser um pouco maior na largura como eu fiz, é até melhor pois segura a espuma com alguma pressão lateral também);
b. Colar duas partes conforme a imagem abaixo com cola de contato (cola de sapateiro), deixar secar 1 hora mais ou menos (apenas pra tirar o cheiro, sei que a cola de contato é quase instantânea);
c. Colar a terceira fatia do nosso sanduíche de espuma em qualquer uma dos lado da peça anterior que já colamos;
2- Abrir a porta, tirando primeiramente a cobertura de plástico, que fica no interior do carro na região do espelho retrovisor (que protege a varetinha do espelho). Consegui tirar afastando a proteção de borracha que fica em contato com o vidro;
a. Abrir a tampinha de proteção e desaparafusar os dois parafusos que prendem a porta;
i. No fundo do apoio de braço da porta;
ii. Na parede da alavanca de abrir a porta;
b. Embaixo da porta há uma depressão que é suficiente para você poder enfiar uma peça de plástico (nada de metal para não acabar com a pintura) e puxá-la para você, de forma a desprender as presilhas plásticas que seguram a porta no lugar (cuidado ao puxar o plástico da porta, é necessário desencaixar o conjunto da maçaneta interna da porta e desconectar o conector do vidro elétrico);
c. Após soltas as presilhas inferiores e laterais, desconectar o plug do vidro elétrico e o conjunto da maçaneta, levantar a peça toda, fazendo o pino correr pelo buraco;
3- Limpar a peça e a porta por dentro, aproveitar que já está aberto
4- Encaixar o sanduíche de espuma na vareta, passando o pino pelo meio dele, de modo que a "fatia dupla" fique para o lado de fora da porta, encostada ao metal. O lado da fatia única, vai ser encaixada posteriormente na estrutura de plástico que você acabou de tirar;
5- Agora é só fazer o processo inverso de montagem, sempre com jeitinho e tomando o cuidado de deixar o sanduíche bem encaixado na estrutura de plástico da porta e a faixa de metal interna da porta.
Eu optei por não colar a espuma no plástico da porta com cola de contato, já que a estrutura de plástico que existe em volta do pino e a pressão que a espuma vai sofrer no interior da porta será o suficiente para segurá-la no lugar. Essa é uma opção também mas optei por não deixar marcas de cola de contato no plástico.
Seguem as imagens do processo:
https://mega.nz/#F!qIwUBT7Z!Z2NIib4SpV5xQQqQvG57DgA vantagem dessa solução é que ela não força a vareta nem o mecanismo da trava de maneira nenhuma já que nada está segurando o movimento vertical da vareta, o que aconteceria se eu colocasse uma fita isolante ou algo similar em volta do pino.
Agora é só repetir o procedimento nas outras três portas e acabou este barulho (e bora caçar os outros barulhos do carro...
).