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 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 22 Mai 2014 12:07 
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ianisgreek escreveu:
Sergio_elegante escreveu:
Olá Ianisgreek, tudo bem?

Venho abastecendo meu HB20 1.6 somente com gasolina podium há 5 tanques e estou adorando. Graças a Deus dinheiro não é problema para mim. Vc vê algum inconveniente nisso? Antes eu abastecia com a mistura mágica, mas ela durava muito pouco no tanque.
Um forte abraço,
Sérgio



Opa parceiro Sergio, tudo bem obrigado !

Bom, parabéns por vc não ter problemas financeiros, isso é um excelente sinal de eficiência ... rsrsrsrs !!!!

E quanto ao fato de vc optar em utilizar apenas gasolina podium no seu Hb20, tudo bem, maravilha, mas saiba que a podium não vai fazer seu motor desenvolver todo o torque e potência que ele normalmente desenvolve quando vc utiliza a podium misturada ao etanol no caso da mistura mágica, ou mesmo quando se usa apenas etanol puro no tanque !

O que se ganha com a utilização da podium pura é mais autonomia, ou seja, vc vai conseguir mais kms/l quando comparar com o rendimento obtido usando-se a mistura mágica da podium com o etanol !

Mas lembre-se que é certo que vc perderá com isso, um pouco de torque e potência ok ?

Valeu Sergio, é isso aí, abrç !



Muito obrigado pela resposta caro Ianisgreek.

Eu acho que não me expressei muito bem. MInha forte impressão é que o desempenho do carro melhorou com o uso da gasolina podium em relação à mistura mágica. Tudo bem, vc pode dizer que é psicológico ( e eu não teria como não lhe dar razão), mas eu tenho 53 anos e dirijo desde os 16, ou seja sou um pouco difícil de me impressionar psicologicamente. Eu só não consigo entender esse fato, já que o etanol da mistura mágica tem mais octanagem que a gasolina podium. Mas eu estou convicto de que, a partir de agora, vou abastecer somente com pódium meu HB20.
Um forte abraço,
Sérgio


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 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 22 Mai 2014 14:25 
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Sergio_elegante escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sergio_elegante escreveu:
Olá Ianisgreek, tudo bem?

Venho abastecendo meu HB20 1.6 somente com gasolina podium há 5 tanques e estou adorando. Graças a Deus dinheiro não é problema para mim. Vc vê algum inconveniente nisso? Antes eu abastecia com a mistura mágica, mas ela durava muito pouco no tanque.
Um forte abraço,
Sérgio



Opa parceiro Sergio, tudo bem obrigado !

Bom, parabéns por vc não ter problemas financeiros, isso é um excelente sinal de eficiência ... rsrsrsrs !!!!

E quanto ao fato de vc optar em utilizar apenas gasolina podium no seu Hb20, tudo bem, maravilha, mas saiba que a podium não vai fazer seu motor desenvolver todo o torque e potência que ele normalmente desenvolve quando vc utiliza a podium misturada ao etanol no caso da mistura mágica, ou mesmo quando se usa apenas etanol puro no tanque !

O que se ganha com a utilização da podium pura é mais autonomia, ou seja, vc vai conseguir mais kms/l quando comparar com o rendimento obtido usando-se a mistura mágica da podium com o etanol !

Mas lembre-se que é certo que vc perderá com isso, um pouco de torque e potência ok ?

Valeu Sergio, é isso aí, abrç !



Muito obrigado pela resposta caro Ianisgreek.

Eu acho que não me expressei muito bem. MInha forte impressão é que o desempenho do carro melhorou com o uso da gasolina podium em relação à mistura mágica. Tudo bem, vc pode dizer que é psicológico ( e eu não teria como não lhe dar razão), mas eu tenho 53 anos e dirijo desde os 16, ou seja sou um pouco difícil de me impressionar psicologicamente. Eu só não consigo entender esse fato, já que o etanol da mistura mágica tem mais octanagem que a gasolina podium. Mas eu estou convicto de que, a partir de agora, vou abastecer somente com pódium meu HB20.
Um forte abraço,
Sérgio



Olá colega Sergio !

Então parceiro, a contar com sua longa experiencia, com certeza que vc não se enganaria, mas tecnicamente falando sobre a mistura mágica, pelo menos em teoria, ela faria o motor flex dos nossos HB20 render um pouco mais em torque e potência do que com apenas gasolina podium no tanque !

Na realidade, para se ter a plena certeza disso, seria necessário fazer uns ensaios desse motor num dinamômetro confiável e bem aferido pq somente assim, se saberia com exatidão, todas as diferenças em performance desse motor, quando alimentado com esses diferentes combustíveis !

Valeu Sergio, é isso aí, abrç !

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 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 23 Mai 2014 05:51 
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Caro Ianisgreek,

Obrigado novamente pela gentil e precisa resposta. Os dados técnicos que vc mencionou estão corretíssimos e são inquestionáveis. Concordo 100% com vc. A única dúvida que eu ainda tenho é a seguinte: será que todos os motores 1.6 do HB20 são 100% iguais? Será que todos têm exatamente a mesma taxa (ou razão) de compressão? Teoricamente sim, mas... Acho que só mesmo fazendo os ensaios que vc sugeriu (ou então eu procurar um psicólogo...rsrsrsr). Eu, embora esteja determinado a abastecer somente com pódium doravante, fui um adepto da "mistura mágica" desde que li o seu primeiro post sobre a mesma. Vc foi bem convincente. Não descarto voltar a ela no futuro, uma vez que pretendo ficar com meu carro por vários anos. Sua presença neste clube é extremamente positiva, e eu o parabenizo por isto.
Forte abraço!
Sérgio


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 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 23 Mai 2014 14:32 
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Opa Ianisgreek,

Quero aproveitar também para parabenizar sua presença no fórum. Sou novo e pude acompanhar que você contribui muito positivamente para os materiais contidos aqui e aproveito também para deixar a minha pergunta, se for possível. :D
Vejo muito falando aqui de consumo no motor 1.6. Li todo tópico respectivo (54 páginas) e mesmo otimista notei que existe variações de consumo em relação a este motor. São motoristas que vão de 5km/L na gasolina até 11,5km/L na gasolina para carro mecânico.
Com sua experiência, você arriscaria um palpite para esta variação tão grande no consumo? Seria este uma questão totalmente influenciada pelo condutor?
Cheguei a pensar que alguns carros poderiam vir problema e torço para este não seja o meu, assim como torço para que (caso seja) que os proprietários sejam reparados.
Grande abraço.


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 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 24 Mai 2014 00:39 
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Sergio_elegante escreveu:
Caro Ianisgreek,

Obrigado novamente pela gentil e precisa resposta. Os dados técnicos que vc mencionou estão corretíssimos e são inquestionáveis. Concordo 100% com vc. A única dúvida que eu ainda tenho é a seguinte: será que todos os motores 1.6 do HB20 são 100% iguais? Será que todos têm exatamente a mesma taxa (ou razão) de compressão? Teoricamente sim, mas... Acho que só mesmo fazendo os ensaios que vc sugeriu (ou então eu procurar um psicólogo...rsrsrsr). Eu, embora esteja determinado a abastecer somente com pódium doravante, fui um adepto da "mistura mágica" desde que li o seu primeiro post sobre a mesma. Vc foi bem convincente. Não descarto voltar a ela no futuro, uma vez que pretendo ficar com meu carro por vários anos. Sua presença neste clube é extremamente positiva, e eu o parabenizo por isto.
Forte abraço!
Sérgio



Olá parceiro Sergio !

Muito obrigado pela sua msg, fico satisfeito por estar ajudando vc e a todos os colegas aqui, o faço com muito prazer e dedicação !

Bom, respondendo sua dúvida, baseado no que já aprendi até o momento sobre motores, existe sim, uma comprovada variação normal média que pode chegar até 5% para mais ou para menos na performance dos motores que saem das linhas de montagem das industrias automotivas em todo o mundo !

A vantagem óbvia em vc de vez em quando voltar a utilizar a mistura mágica de etanol + gasolina é que ela vai certamente auxiliar na descarbonização periódica do seu motor e como vc sabe, qualquer das gasolinas ao serem queimadas nos nossos motores, deixam infelizmente muito resíduo de carvão e outras impurezas, claro que a podium é a mais limpa das gasolinas nesse sentido e deixa menos sujeiras, mas o etanol é comprovadamente o melhor e mais limpo combustível que temos atualmente no Brasil !

Valeu parceiro, abrç !

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 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 24 Mai 2014 00:58 
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guilhermehb20premium escreveu:
Opa Ianisgreek,

Quero aproveitar também para parabenizar sua presença no fórum. Sou novo e pude acompanhar que você contribui muito positivamente para os materiais contidos aqui e aproveito também para deixar a minha pergunta, se for possível. :D
Vejo muito falando aqui de consumo no motor 1.6. Li todo tópico respectivo (54 páginas) e mesmo otimista notei que existe variações de consumo em relação a este motor. São motoristas que vão de 5km/L na gasolina até 11,5km/L na gasolina para carro mecânico.
Com sua experiência, você arriscaria um palpite para esta variação tão grande no consumo? Seria este uma questão totalmente influenciada pelo condutor?
Cheguei a pensar que alguns carros poderiam vir problema e torço para este não seja o meu, assim como torço para que (caso seja) que os proprietários sejam reparados.
Grande abraço.



Fala colega Guilherme !

Agradeço a vc tb pela msg e apoio aos meus comentários !

Sim, eu tb já percebi que existe uma grande variação no consumo de combustível entre os usuários e donos de HB20, tanto o 1.0 como o 1.6 !

Sendo mais detalhista p/ vc, o que ocorre é que existem muitas variáveis que influenciam muito no consumo de combustível, não só dos nossos HB20, mas como de qualquer veículo dotado de motor a combustão interna no mundo !

Nem sei se vou conseguir citar aqui todos esses fatores negativos que aumentam o consumo mas vamos lá :

- Pneus descalibrados com pressão abaixo da recomendada !

- Filtro de ar já muito usado que causa restrição à passagem de ar fresco para o motor !

- Velas de ignição gastas (recomenda-se trocar as velas a cada 2 anos de uso contínuo ou a cada 25000 kms rodados no máximo) !

- Andar normalmente com o veículo carregado ou com cargas mais pesadas !

- Utilizar o veículo por trajetos curtos, principalmente dentro das cidades, no transito urbano, onde o motor não consegue atingir sua temperatura normal de funcionamento !

- Usar o veículo andando em marchas erradas para a situação do momento, ou andar forçando o motor em rotações muito baixas ou muito altas !

- Uso excessivo e contínuo do ar condicionado !

- Usar combustíveis adulterados e de qualidade duvidosa !

- Uso contínuo de bagageiros presos no teto do veículo !

- Uso de rodas e pneus mais pesados do que as originais do carro !

- Viajar em rodovias variando muito a velocidade do veículo e mantendo altas velocidades (acima de 110 kms/h a 120 kms/h) por prolongados períodos de tempo !

Acho que ainda existem mais fatores, mas no momento são esses que me lembrei de imediato !

Infelizmente aqui não tem chôro e nem desculpas, todos esses fatores e outros mais, contribuem para aumentar comprovadamente o consumo dos veículos !

Valeu colega, boa sorte, abrç !

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 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 30 Mai 2014 23:37 
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Fala Ianis beleza cara!?

fizo teste do dedo agora com o meu carro e me assustei! a sujeira saiu seca e preta.... ando com a mistura de 20% gasolina aditivada e 80% álcool (quando consigo ponho a podium mas é raro eu cruzar com um posto BR na minha cidade então acabo indo nos shell e ipiranga que são mais próximos da minha casa / trabalho).
desde quando comprei segui as dicas de amaciamento do motor, mantendo o giro entre 2 e 4mil giros (raramente passando desse limite) e também sempre ando com ele na estrada, meu uso do carro acredito que seja uns 70% estrada e 20% na cidade. A unica coisa que confesso não ter feito foi a troca de oleo com os 1000km que vc comenta, troquei realmente só na primeira revisão dos 10mil km
aí fica minha dúvida. sempre ando numa média de 130, no máximo a 140 km por hora (velocidade que no 1.6 o carro mantém facilmente de 3 a 4mil giros do motor), acredito que o carro ja passou da fase de amaciamento a um bom tempo (estou com 12500km rodados) e uso na maioria das vezes 80% do tanque com Etanol.

Será que amaciei meu carro errado? essa de não ter trocado o oleo do motor no inicio pode ter prejudicado? ou ainda assim pode ser sujeira do combustível? tem alguma dica para eu tentar melhorar isso?

Abraços!

Edit:
Não tenho reclamações do desempenho do carro! a unica coisa foi que a sujeira estava preta! :P

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 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 31 Mai 2014 01:41 
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Katsumory escreveu:
Fala Ianis beleza cara!?

fizo teste do dedo agora com o meu carro e me assustei! a sujeira saiu seca e preta.... ando com a mistura de 20% gasolina aditivada e 80% álcool (quando consigo ponho a podium mas é raro eu cruzar com um posto BR na minha cidade então acabo indo nos shell e ipiranga que são mais próximos da minha casa / trabalho).
desde quando comprei segui as dicas de amaciamento do motor, mantendo o giro entre 2 e 4mil giros (raramente passando desse limite) e também sempre ando com ele na estrada, meu uso do carro acredito que seja uns 70% estrada e 20% na cidade. A unica coisa que confesso não ter feito foi a troca de oleo com os 1000km que vc comenta, troquei realmente só na primeira revisão dos 10mil km
aí fica minha dúvida. sempre ando numa média de 130, no máximo a 140 km por hora (velocidade que no 1.6 o carro mantém facilmente de 3 a 4mil giros do motor), acredito que o carro ja passou da fase de amaciamento a um bom tempo (estou com 12500km rodados) e uso na maioria das vezes 80% do tanque com Etanol.

Será que amaciei meu carro errado? essa de não ter trocado o oleo do motor no inicio pode ter prejudicado? ou ainda assim pode ser sujeira do combustível? tem alguma dica para eu tentar melhorar isso?

Abraços!

Edit:
Não tenho reclamações do desempenho do carro! a unica coisa foi que a sujeira estava preta! :P



Olá colega Katsumory !

Está tudo ótimo, obrigado !

Bom, vou ser sincero aqui e jogar claro com vc que, na minha opinião, se vc de fato, rodou durante um ano com o mesmo oleo do motor do seu HB20 para depois troca-lo, boa coisa isso não é, por isso acho que vc errou foi nesse detalhe mesmo ...

E essa fuligem que vc notou no seu escape, então não é decorrente do uso de gasolina, já que vc sempre usou a mistura de mais etanol que gasolina !

Por isso, essa fuligem pode sim, perfeitamente ter sido ocasionada pelo oleo do motor, que ficou velho, perdeu a maior parte de sua viscosidade e acabou que uma pequena parte dele se queimou junto com o combustível, nas câmaras de combustão do motor, e como resultado dessa queima, originou-se essa fuligem que vc percebeu no seu escape !

Mas fique tranquilo que o caso não está de tudo perdido ...

O que vc pode fazer agora para limpar essa fuligem negra que está presente nas partes internas do seu motor e tb no sistema de escape é usar um bom aditivo detergente junto com o combustível, para ajudar na descarbonização do seu motor e para isso, compre 2 frascos de aditivo FLEX para combustível, que pode ser das marcas Bardahl, STP ou da ACDelco, sendo que esse ultimo vc acha facilmente em qualquer CSS da GM !

O que sugiro a vc fazer é adicionar um frasco desse aditivo no seu tanque quando ele estiver na reserva e completa-lo com a mistura de 80% de etanol e 20% de gasolina, mas só até a metade do tanque, ou seja, primeiro vc coloca o frasco todo de aditivo, depois acrescenta uns 3 a 4 lts de gasolina e por último, uns 16 a 17 lts de etanol, para que tudo isso se misture bem e rode até essa mistura de combustíveis c/ aditivo chegar na reserva novamente, depois disso, repita essa mesma operação usando o segundo frasco de aditivo, ok?

Enquanto vc estiver usando esse aditivo FLEX misturado no seu combustível, experimente rodar pelo menos uma vez, em um trecho de rodovia de uns 25 kms a 30 kms de ida e outros tantos de volta sem desligar o motor, e nesse percurso, de vez em quando, dê umas esticadas na terceira e quarta marcha até uns 5000 rpms para o motor aquecer bem e assim, ajudar a remover todos esses resíduos de carvão da parte interna do motor, ok ?

Quando vc usar o segundo frasco de aditivo, repita novamente a tarefa de ir rodar no trecho de rodovia com o seu carro ! Mas se acaso vc tiver de fazer alguma viagem com seu HB20 enquanto estiver usando esse aditivo no combustível, melhor ainda pq isso só vai ajudar muito a esse aditivo agir melhor na limpeza interna do motor !

Se ainda ficou alguma dúvida quanto a esse assunto, pode contar comigo !

Valeu colega, boa sorte, abrç !

Obs : Meu HB20 1.6 já está com quase 10000 kms rodados em um ano e meio de uso e já efetuei 4 trocas de oleo c/ o filtro de oleo no motor dele, e troquei na primeira revisão o filtro de combustível, o filtro de ar e tb o filtro do ar condicionado e faço uso constante da mistura de 75% a 80% de etanol e o restante de gasolina comum mesmo e além de tudo isso, a cada 3000 kms rodados, uso um frasco desse aditivo flex em meio tanque de combustível e a ponteira do escape sempre apresentou uma coloração amarronzada !

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 Título: Re: Maneira facil /confiável de checar a saúde do motor dos
MensagemEnviado: 02 Jun 2014 12:14 
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ianisgreek escreveu:
Katsumory escreveu:
Fala Ianis beleza cara!?

fizo teste do dedo agora com o meu carro e me assustei! a sujeira saiu seca e preta.... ando com a mistura de 20% gasolina aditivada e 80% álcool (quando consigo ponho a podium mas é raro eu cruzar com um posto BR na minha cidade então acabo indo nos shell e ipiranga que são mais próximos da minha casa / trabalho).
desde quando comprei segui as dicas de amaciamento do motor, mantendo o giro entre 2 e 4mil giros (raramente passando desse limite) e também sempre ando com ele na estrada, meu uso do carro acredito que seja uns 70% estrada e 20% na cidade. A unica coisa que confesso não ter feito foi a troca de oleo com os 1000km que vc comenta, troquei realmente só na primeira revisão dos 10mil km
aí fica minha dúvida. sempre ando numa média de 130, no máximo a 140 km por hora (velocidade que no 1.6 o carro mantém facilmente de 3 a 4mil giros do motor), acredito que o carro ja passou da fase de amaciamento a um bom tempo (estou com 12500km rodados) e uso na maioria das vezes 80% do tanque com Etanol.

Será que amaciei meu carro errado? essa de não ter trocado o oleo do motor no inicio pode ter prejudicado? ou ainda assim pode ser sujeira do combustível? tem alguma dica para eu tentar melhorar isso?

Abraços!

Edit:
Não tenho reclamações do desempenho do carro! a unica coisa foi que a sujeira estava preta! :P



Olá colega Katsumory !

Está tudo ótimo, obrigado !

Bom, vou ser sincero aqui e jogar claro com vc que, na minha opinião, se vc de fato, rodou durante um ano com o mesmo oleo do motor do seu HB20 para depois troca-lo, boa coisa isso não é, por isso acho que vc errou foi nesse detalhe mesmo ...

E essa fuligem que vc notou no seu escape, então não é decorrente do uso de gasolina, já que vc sempre usou a mistura de mais etanol que gasolina !

Por isso, essa fuligem pode sim, perfeitamente ter sido ocasionada pelo oleo do motor, que ficou velho, perdeu a maior parte de sua viscosidade e acabou que uma pequena parte dele se queimou junto com o combustível, nas câmaras de combustão do motor, e como resultado dessa queima, originou-se essa fuligem que vc percebeu no seu escape !

Mas fique tranquilo que o caso não está de tudo perdido ...

O que vc pode fazer agora para limpar essa fuligem negra que está presente nas partes internas do seu motor e tb no sistema de escape é usar um bom aditivo detergente junto com o combustível, para ajudar na descarbonização do seu motor e para isso, compre 2 frascos de aditivo FLEX para combustível, que pode ser das marcas Bardahl, STP ou da ACDelco, sendo que esse ultimo vc acha facilmente em qualquer CSS da GM !

O que sugiro a vc fazer é adicionar um frasco desse aditivo no seu tanque quando ele estiver na reserva e completa-lo com a mistura de 80% de etanol e 20% de gasolina, mas só até a metade do tanque, ou seja, primeiro vc coloca o frasco todo de aditivo, depois acrescenta uns 3 a 4 lts de gasolina e por último, uns 16 a 17 lts de etanol, para que tudo isso se misture bem e rode até essa mistura de combustíveis c/ aditivo chegar na reserva novamente, depois disso, repita essa mesma operação usando o segundo frasco de aditivo, ok?

Enquanto vc estiver usando esse aditivo FLEX misturado no seu combustível, experimente rodar pelo menos uma vez, em um trecho de rodovia de uns 25 kms a 30 kms de ida e outros tantos de volta sem desligar o motor, e nesse percurso, de vez em quando, dê umas esticadas na terceira e quarta marcha até uns 5000 rpms para o motor aquecer bem e assim, ajudar a remover todos esses resíduos de carvão da parte interna do motor, ok ?

Quando vc usar o segundo frasco de aditivo, repita novamente a tarefa de ir rodar no trecho de rodovia com o seu carro ! Mas se acaso vc tiver de fazer alguma viagem com seu HB20 enquanto estiver usando esse aditivo no combustível, melhor ainda pq isso só vai ajudar muito a esse aditivo agir melhor na limpeza interna do motor !

Se ainda ficou alguma dúvida quanto a esse assunto, pode contar comigo !

Valeu colega, boa sorte, abrç !

Obs : Meu HB20 1.6 já está com quase 10000 kms rodados em um ano e meio de uso e já efetuei 4 trocas de oleo c/ o filtro de oleo no motor dele, e troquei na primeira revisão o filtro de combustível, o filtro de ar e tb o filtro do ar condicionado e faço uso constante da mistura de 75% a 80% de etanol e o restante de gasolina comum mesmo e além de tudo isso, a cada 3000 kms rodados, uso um frasco desse aditivo flex em meio tanque de combustível e a ponteira do escape sempre apresentou uma coloração amarronzada !

Entendi, é que não foi 1 ano foi uns 4 meses, rodo muito com o carro, 90% do tempo em rodovia! Mas vou fazer isso que você orientou com o aditivo! Obrigado!

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Colega Katsumory !


Então nesse seu caso fique tranquilo !

E lembrando aqui que no próprio manual dos nossos HB20 fala lá que em casos de usos severos, deve-se trocar o oleo do motor e o filtro de oleo sempre a cada 6 meses ou 5000 kms rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro !

É isso aí colega, valeu !

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