tgoafarias escreveu:
Bom dia pessoal,
Tenho um HB20S 1.0 Turbo que está perdendo força na arrancada e retomadas em baixa rotação (- de 2mil rpm), quando vou arrancar em primeira, fazer curva em segunda e fazer uma retomanda de segunda para terceira enquanto ele não passa de 2mil rpm é um carro morto.
Abasteço com gasolina, com alcool da uma melhorada, mas quando fiz o test drive em nenhum momento senti o carro morto antes de chegar a 2mil RPM.
Alguém já passou por isto?
Abraços.
Bom dia,
Também possuo um HB20S Turbo.
Você descreveu essa perda força em 1ª, 2ª e 3ª marcha abaixo dos 2 mil rpm, você também percebe em 4ª,5ª e 6ª?
Por curiosidade qual carro você tinha antes ?
Esse motor 1.0 turbo tem 2 características fundamentais que explicam falta de potência em baixa rotação.
1ª) Motores com 4 válvulas por cilindro (12v e 16v), tem essa característica de baixa potência em baixa rotação. Meu carro antigo era 1.6 8v e isso foi o que eu mais senti diferença, pelo menos no uso urbano. Carros com 4 válvulas por cilindro serão mais lentos em arrancadas em farol e passar por lombadas do que carros com 2 válvulas.
2ª) Motores turbo também precisam de uma rotação mais elevada para que o turbo atinja a pressão ideal, no HB20 o turbo vai estar "carregado" apenas entre 2500rpm e 3000 rpm.
Portanto abaixo de 2000rpm, seu carro vai ter um desempenho bastante modesto, praticamente um 1.0 normal. Talvez você não tenha percebido isso no test drive, pois são muitos detalhes que você esta observando no carro em um momento curto de tempo, e se o vendedor for bom, irá fazer com que você tenha atenção nos pontos positivos do carro.
Como meu carro antigo era 1.6 8v, eu estava bastante acostumado a andar em rotações mais baixas. Com o tempo fui me adaptando e agora "estico" um pouco mais as marchas. Devido a tudo isso, o consumo desse motor não chega a ser espetacular.
Normalmente em arrancadas eu troco de 1ª para 2ª aos 4000 rpm, e nas demais eu deixo passar um pouco de 3000 rpm. E também cuido para não deixar a rotação abaixar de 1500 nas arrancadas (controlando embreagem e acelerador).
De qualquer forma, tive um pequeno problema no meu carro de falta de potência, que ocorria esporadicamente, e normalmente o carro voltava ao normal após eu desligar e ligar novamente. Até levei na concessionária mais não identificaram o problema. Agora com quase 4000 km não tive mais ocorrência.
Até criei um tópico sobre o assunto:
viewtopic.php?f=28&t=12451Um teste que você pode fazer para verificar a potência do motor, em um lugar plano e sem movimento, colocar o carro em 4ª marcha, atingir e estabilizar em 60km/h e acelerar até 100km/h marcando o tempo (sem trocar de marcha). Se não estou enganado essa retomada deve ser feita em 8 segundos.
Caso tenho falado alguma bobagem, peço que me corrijam.