Bem-vindo: 28 Mar 2024 07:05

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Dúvidas de iniciante
MensagemEnviado: 09 Mai 2020 23:25 
Offline

Registrado em: 09 Mai 2020 22:12
Mensagens: 4
Boa noite pessoal,

Até semana passada meu carro era um Gol 96 que já deu o que tinha que dar. Cansei de ficar na mão, fui na loja de seminovos e achei um HB20S Unique 1.0 2019 com 9000km. Depois de conferir tudo resolvi fechar negócio e estou em lua de mel com o carro. É o melhor carro que já dirigi, mas isso não quer dizer muito porque o único outro carro que dirigi além do Gol foi o miserável Mobi da auto-escola. Não tenho muita experiência e não sei exatamente o que esperar do carro nesse momento, então se não for abusar muito da boa vontade de vocês, gostaria de algumas orientações dos colegas mais experientes, tanto em dirigir quanto no processo de compra.

1. O que me deixou mais preocupado na hora de fechar negócio foi o fato de que aqui não tem autorizada da Hyundai, e a mais próxima fica em Varginha, a 120km. O argumento do vendedor para me convencer é que o carro raramente dá problema, e provavelmente só vou precisar ir lá na revisão anual mesmo. Aqui na cidade tem muitos HB20, deve ser um dos carros novos mais comuns, e quase todo mundo com quem falei confirmou isso. Sei que sempre posso ser o azarado, mas em geral posso confiar nisso?

2. A loja dá a garantia de 3 meses do CDC. Alguma orientação sobre o que devo fazer nesse tempo para achar qualquer problema que o carro possa ter? Estou rodando bastante com ele e já testei tudo que podia, mas queria que um mecânico desse uma olhada. Devo levar na autorizada, mesmo estando a 120km, ou posso levar em um mecânico de confiança, considerando que vai só olhar e não mexer em nada?

3. A loja me deu toda a documentação, manual com carimbo da única revisão. Antes de comprar já tinha conferido se o numero do chassis estava em recall e a situação no detran. Esqueci alguma coisa importante?

4. O carro é o modelo mais básico, mas mesmo assim é um carro de luxo para mim, com ar condicionado, vidro e trava elétrica nas 4 portas, entre outras coisas. A única coisa da qual realmente sinto falta é o alarme. Pelo que eu pesquisei, não posso instalar em qualquer lugar sob pena de perder a garantia, mas consigo fazer isso na autorizada? Consigo instalar outros acessórios, como sensor de estacionamento?

Algumas dúvidas mais práticas.

5. O barulho do motor desse carro é bem diferente, ele não ronca, ele faz quase um chiado apenas. Eu fiquei pensando se havia algo errado, mas o vendedor me disse que é normal nesse motor de 3 cilindros. É isso mesmo?

6. Eu vi aqui no forum e em outros lugares que existe uma polêmica sobre o uso de gasolina aditivada, se pode ou não, se deve ou não. Em alguns lugares vi a orientação de que se já colocou e não teve problemas, deve apenas gastar a gasolina e colocar alcool em seguida. Outros de usar uma mistura de gasolina e alcool. Até agora abasteci apenas uma vez, com 1/4 de tanque de gasolina aditivada? Devo me preocupar? Devo abastecer com alcool na próxima?

7. Moro no alto de uma ladeira muito íngreme e longa, daquelas que até carros bem mais potentes só sobem de primeira. No meu Gol 1.6 eu costumava começar de segunda e mudar para primeira depois de subir um pouco, mas com o HB20, no test-drive o vendedor me orientou a sempre começar de primeira ainda no plano e manter aceleração constante, entre 3000 e 4000 RPM. É isso mesmo?

8. Vi também que abastecer com álcool melhora a performance do carro e ajuda um pouco nessas subidas fortes. Vale a pena fazer isso, já que subo e desço esse morro várias vezes por dia?


É isso. Agradeço a paciência de qualquer um que puder ajudar a esclarecer, e quaisquer outras dicas são muito bem-vindas. Obrigado.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dúvidas de iniciante
MensagemEnviado: 10 Mai 2020 01:35 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Seja bem vindo, parabéns pela compra do carro e vou tentar ajudar da melhor forma com o q eu souber, respondendo no corpo da sua mensagem.

monteml escreveu:
Boa noite pessoal,

Até semana passada meu carro era um Gol 96 que já deu o que tinha que dar. Cansei de ficar na mão, fui na loja de seminovos e achei um HB20S Unique 1.0 2019 com 9000km. Depois de conferir tudo resolvi fechar negócio e estou em lua de mel com o carro. É o melhor carro que já dirigi, mas isso não quer dizer muito porque o único outro carro que dirigi além do Gol foi o miserável Mobi da auto-escola. Não tenho muita experiência e não sei exatamente o que esperar do carro nesse momento, então se não for abusar muito da boa vontade de vocês, gostaria de algumas orientações dos colegas mais experientes, tanto em dirigir quanto no processo de compra.

não pude deixar de rir com a parte do 'miserável mobi da auto escola' :lol:

1. O que me deixou mais preocupado na hora de fechar negócio foi o fato de que aqui não tem autorizada da Hyundai, e a mais próxima fica em Varginha, a 120km. O argumento do vendedor para me convencer é que o carro raramente dá problema, e provavelmente só vou precisar ir lá na revisão anual mesmo. Aqui na cidade tem muitos HB20, deve ser um dos carros novos mais comuns, e quase todo mundo com quem falei confirmou isso. Sei que sempre posso ser o azarado, mas em geral posso confiar nisso?

A manutenção preventiva (revisões conforme o plano do manual), geralmente costuma ser tranquila normalmente. Não dá pra afirmar 100% que você vai ser isento de problemas pq carro é uma máquina e está sujeito à problemas inesperados. Penso que seu temor é mais por conta dos problemas que teve o seu gol 96. Como Hb20 é quase 0km, te diria pra relaxar pq a convivencia deverá ser muito mais tranquila.

2. A loja dá a garantia de 3 meses do CDC. Alguma orientação sobre o que devo fazer nesse tempo para achar qualquer problema que o carro possa ter? Estou rodando bastante com ele e já testei tudo que podia, mas queria que um mecânico desse uma olhada. Devo levar na autorizada, mesmo estando a 120km, ou posso levar em um mecânico de confiança, considerando que vai só olhar e não mexer em nada?
Como as css são meio criteriosas com revisoes e garantia, se estiver perto do prazo de revisão (1 ano da anterior ou 10mil km rodados), talvez valha a pena tentar adiantar a revisão. Mas se o carro foi recém revisado eu ficaria mais sossegado.

3. A loja me deu toda a documentação, manual com carimbo da única revisão. Antes de comprar já tinha conferido se o numero do chassis estava em recall e a situação no detran. Esqueci alguma coisa importante?
Creio que não. Normalmente quando se agenda a revisão, a atendente verifica no sistema se existem recall ou campanhas internas com algum reparo em aberto.

4. O carro é o modelo mais básico, mas mesmo assim é um carro de luxo para mim, com ar condicionado, vidro e trava elétrica nas 4 portas, entre outras coisas. A única coisa da qual realmente sinto falta é o alarme. Pelo que eu pesquisei, não posso instalar em qualquer lugar sob pena de perder a garantia, mas consigo fazer isso na autorizada? Consigo instalar outros acessórios, como sensor de estacionamento?
Dentro do período de garantia o ideal é não instalar nada por fora, pois vc perderia a garantia da parte afetada, por exemplo: Instalou o alarme, mexeu na elétrica e ai perde-se a garantia da parte elétrica. Sobre a instalação de alarme e acessórios, geralmente consegue instalar sim e nem precisa ir até a css. Você pode tentar ligar e falar no balcão de acessórios.

Algumas dúvidas mais práticas.

5. O barulho do motor desse carro é bem diferente, ele não ronca, ele faz quase um chiado apenas. Eu fiquei pensando se havia algo errado, mas o vendedor me disse que é normal nesse motor de 3 cilindros. É isso mesmo?

6. Eu vi aqui no forum e em outros lugares que existe uma polêmica sobre o uso de gasolina aditivada, se pode ou não, se deve ou não. Em alguns lugares vi a orientação de que se já colocou e não teve problemas, deve apenas gastar a gasolina e colocar alcool em seguida. Outros de usar uma mistura de gasolina e alcool. Até agora abasteci apenas uma vez, com 1/4 de tanque de gasolina aditivada? Devo me preocupar? Devo abastecer com alcool na próxima?
A recomendação mais importante é que quando vc abastecer com combustivel diferente do que estava no tanque, rodar por pelo menos 10min ou 5km. Isso é para que os sensores detectem o novo combustivel e se ajuste a queima e o tempo de ignição. Mas não tem nada que obrigue a usar um ou outro combustivel. Tem gente que coloca gasolina, tem gente que prefere só etanol. Eu estou usando só etanol tem pelo menos 2 anos por conta do preço. Nenhum problema...

7. Moro no alto de uma ladeira muito íngreme e longa, daquelas que até carros bem mais potentes só sobem de primeira. No meu Gol 1.6 eu costumava começar de segunda e mudar para primeira depois de subir um pouco, mas com o HB20, no test-drive o vendedor me orientou a sempre começar de primeira ainda no plano e manter aceleração constante, entre 3000 e 4000 RPM. É isso mesmo?
Creio que o mais importante é você subir sem forçar demasiadamente o carro. Se vc vem em segunda e o carro pede marcha é que a segunda não estava provendo força suficiente. Ao meu ver, a melhor forma de subir você vai ter que descobrir na pratica, pq deve haver uma boa diferença de torque e resposta entre o carro anterior
e esse.


8. Vi também que abastecer com álcool melhora a performance do carro e ajuda um pouco nessas subidas fortes. Vale a pena fazer isso, já que subo e desço esse morro várias vezes por dia?
Realmente em numeros, tem uma diferença de torque e potencia a favor do etanol. Mas eu não sinto muita diferença no meu (que é 1.6). Talvez seja mais relevante pra vc, desligar o ar condicionado antes dessa subida, pois ele ligado toma um pouco da força do motor e dependendo do carro, é bem perceptivel.

É isso. Agradeço a paciência de qualquer um que puder ajudar a esclarecer, e quaisquer outras dicas são muito bem-vindas. Obrigado.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dúvidas de iniciante
MensagemEnviado: 10 Mai 2020 17:34 
Offline

Registrado em: 09 Mai 2020 22:12
Mensagens: 4
Obrigado pela resposta, OSilva. O carro foi revisado em fevereiro, com um ano, e rodou menos de 1000km desde então, ainda nem chegou a completar os 10,000km. Sua resposta já me tranquilizou um pouco, mas ainda estou me acostumando com a idéia de ter um carro praticamente novo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dúvidas de iniciante
MensagemEnviado: 12 Mai 2020 07:46 
Offline

Registrado em: 10 Jul 2018 15:54
Mensagens: 13
Eu tenho um hb20s de 2015 e só precisei fazer as revisões. Eu troco de óleo entre as revisões. Fora isso, só gastei com lavagem e produto para os bancos de couro. Não tem autorizada em minha cidade também.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Dúvidas de iniciante
MensagemEnviado: 12 Mai 2020 20:34 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Monteml :

Parabéns pelo seu novo HB20S e basicamente o colega OSilva já respondeu bem sobre as suas dúvidas citadas.

E eu engrosso esse côro dizendo para vc sempre que for possível, dar preferencia ao etanol ou pelo menos a uma mistura de uns 20% de gasolina da comum mesmo e os 80% com etanol pq essa já comprovou ser uma otima combinação de combustíveis.

Tb concordo com o nosso colega TarsoFagundes que citou acima trocar o oleo do motor a cada 5000 kms ou entre as revisões pq tb faço sempre assim e é a melhor atitude para quem roda pouco e basicamente no transito urbano , pq essa atitude vai conservar bem mais o motor de qq veículo.

No mais , vejo que sempre vale sim à pena fazer as revisões anuais ou a cada 10000 kms numa CCS da rede Hyundai pq o veículo sempre estará com a sua manutenção em dia além de sempre se ter direito a garantia de 5 anos oferecida pela Hyundai do Brasil, caso seja necessário recorrer a ela !

Boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dúvidas de iniciante
MensagemEnviado: 13 Mai 2020 08:31 
Offline

Registrado em: 09 Mai 2020 22:12
Mensagens: 4
Obrigado pelas dicas, tarsofagundes e ianisgreek. Na prática, duvido muito que eu vá rodar 5000km em um ano, então vou acabar fazendo a troca de óleo sempre na revisão anual mesmo. Ainda não experimentei abastecer com etanol, mas assim que chegar em 1/4 do tanque vou colocar para ver a diferença.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dúvidas de iniciante
MensagemEnviado: 15 Mai 2020 00:58 
Offline

Registrado em: 10 Jul 2018 15:54
Mensagens: 13
monteml escreveu:
Obrigado pelas dicas, tarsofagundes e ianisgreek. Na prática, duvido muito que eu vá rodar 5000km em um ano, então vou acabar fazendo a troca de óleo sempre na revisão anual mesmo. Ainda não experimentei abastecer com etanol, mas assim que chegar em 1/4 do tanque vou colocar para ver a diferença.
Aí é que tá. Troca de óleo é por quilometragem e por tempo. Não vai deixar um ano inteiro o mesmo óleo dentro do motor. Cuida bem do motor que motor vai cuidar bem de ti. Um abraco

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google Adsense [Bot] e 27 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB