Bem-vindo: 11 Mai 2024 23:23

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 71 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Duvida: Consumo de óleo HB20 1.0
MensagemEnviado: 24 Nov 2015 13:34 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6264
Localização: Montes Claros - M.G.
Valeu Diogopp por mais esse importante complemento desse seu comentário !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Duvida: Consumo de óleo HB20 1.0
MensagemEnviado: 24 Nov 2015 13:36 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1300
O meu caso já saiu da css abaixo do máximo em torno de 8mm.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Duvida: Consumo de óleo HB20 1.0
MensagemEnviado: 24 Nov 2015 14:04 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
Ricardo de Melo escreveu:
mateusjost escreveu:
Pessoal, não sei se está correto a forma com que verificaram o óleo de seus carros. Vejam a orientação do manual.


Mateus,

Já questionei isso em outro canal de relacionamento, mas me rebateram muito, principalmente os defensores da verificação do nível de óleo com o carro frio.

Ultimamente tenho conferido com o carro frio mesmo, mas sempre lembro que o manual não diz bem isso.

Vou mandar uma mp para o Diogo nos ajudar nessa dúvida, talvez ele tenha uma explicação lógica para a orientação do manual.

Abraços,


Blza Ricardo, conforme a MP vou deixar minha visão...

Sinceramente os dois métodos vão dar resultados bem parecidos, não tendo impacto significativo sobre a lubrificação do motor, mas eu particularmente tenho um preferido e é o mesmo da Hyundai, vou comentar um pouco sobre os dois métodos, mas não tenho a pretensão que dizer o que é certo e errado, cada um segue o que achar melhor, ok?

Com o motor "frio", ou seja, parado a algumas horas, consequentemente lubrificante também estará "frio" e obviamente 99,99% de seu volume escorreu para o cárter, indicando uma medida "X mm" na vareta, ok?
(vamos tomar como medida este ponto X na vareta, os mm pra mais e pra menos são apenas uma ilustração e não representam um valor nominal)
Mas as perguntas que deixo sobre esta leitura são...
Seu motor funciona frio ou quente? Se quente, pq ler o nível do lubrificante fora da condição de uso do motor.
Ele funciona com todo óleo no cárter ou parte circulando? Se funcionando parte do óleo está no motor, pq ler quando ele está todo no cárter.
O óleo como todo material se dilata com a temperatura, logo se ele está frio ele está contraído, se esquentar o volume vai aumentar, então pq ler ele na condução mais baixa?

Agora o outro lado da moeda...
Como o motor em funcionamento e já em temperatura de trabalho, parte do volume do lubrificante está espalhado pelo motor, por alojamentos, galerias, dutos, partes móveis, quinas de peças, cabeçote e etc, e obviamente se medirmos o nível neste instante, o valor lido na vareta estará por exemplo "X - 7mm".

Se desligarmos o motor, a aguardarmos cerca de 5 min a 10 min., grande parte deste volume de óleo escorrerá com a ajuda da nossa gravidade, diretamente para o cárter, e escorrerá com facilidade e velocidade, pois está quente e sua viscosidade consequentemente mais "fina", assim como acontece como o motor em funcionamento.

Neste momento estaremos como todas as peças do motor em temperatura de trabalho e dilatadas, o motor estará na condição de trabalho para que foi projetado e reproduzindo o mais fiel possível como ele é lubrificado;
E se formos ler novamente a vareta, certamente ela indicará "X-2mm ou X-3mm", o que seria a leitura correta do nível, porque o motor já dilatou (aumentou as folgas), o óleo já aumentou seu volume, ou seja, já está na temperatura e viscosidade de trabalho, este é o nível certo do motor, que compreende levemente abaixo do meio da marcação até bem próximo do limite máximo (Este nível depende de quanto já está desgastado o motor, de qtos Km da última troca, etc), se estiver abaixo e quase no limite mínimo, deve-se completar o óleo.

Acho que o método que a Hyundai coloca no manual ao meu ver está perfeito e é o que sempre segui, inclusive em outras máquinas.


Editado pela última vez por diogopp em 24 Nov 2015 14:14, em um total de 2 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Duvida: Consumo de óleo HB20 1.0
MensagemEnviado: 24 Nov 2015 14:08 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1300
Parabéns professor. Concordo com você.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Duvida: Consumo de óleo HB20 1.0
MensagemEnviado: 24 Nov 2015 16:04 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6264
Localização: Montes Claros - M.G.
Diogopp, corretíssima a sua explicação, inclusive essa conhecida recomendação genérica e popular de se checar o nível de oleo com o motor completamente frio não está de fato tecnicamente correta como vc mesmo explicou !

Assim o ideal é mesmo esperar por uns 5 minutos após se desligar o motor e estando o veículo num local plano, checar o nível do oleo na vareta que deve estar em alguma posição entre as marcas de mínimo e de máximo !

Valeu colega, é isso aí !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Duvida: Consumo de óleo HB20 1.0
MensagemEnviado: 24 Nov 2015 17:55 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 06 Out 2014 23:35
Mensagens: 5015
Localização: Minas Gerais
ianisgreek escreveu:
Diogopp, corretíssima a sua explicação, inclusive essa conhecida recomendação genérica e popular de se checar o nível de oleo com o motor completamente frio não está de fato tecnicamente correta como vc mesmo explicou !

Assim o ideal é mesmo esperar por uns 5 minutos após se desligar o motor e estando o veículo num local plano, checar o nível do oleo na vareta que deve estar em alguma posição entre as marcas de mínimo e de máximo !

Valeu colega, é isso aí !


Valeu Diogo! Obrigado pela atenção!

Como sempre dando uma aula.

Não é qualquer fórum automotivo de um carro que tem um Engenheiro Mecânico participativo como o Diogo.

Abraços,

_________________
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Duvida: Consumo de óleo HB20 1.0
MensagemEnviado: 24 Nov 2015 20:44 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
Ricardo de Melo escreveu:
ianisgreek escreveu:
Diogopp, corretíssima a sua explicação, inclusive essa conhecida recomendação genérica e popular de se checar o nível de oleo com o motor completamente frio não está de fato tecnicamente correta como vc mesmo explicou !

Assim o ideal é mesmo esperar por uns 5 minutos após se desligar o motor e estando o veículo num local plano, checar o nível do oleo na vareta que deve estar em alguma posição entre as marcas de mínimo e de máximo !

Valeu colega, é isso aí !


Valeu Diogo! Obrigado pela atenção!

Como sempre dando uma aula.

Não é qualquer fórum automotivo de um carro que tem um Engenheiro Mecânico participativo como o Diogo.

Abraços,


capaz amigo, ajudo no que posso, o mundo é assim, um dia vc ajuda outro é ajudado.

QQ coisa só chamar...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Duvida: Consumo de óleo HB20 1.0
MensagemEnviado: 24 Nov 2015 23:01 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 21 Nov 2015 09:23
Mensagens: 4
ianisgreek escreveu:


Colega Rmunik, boa tarde !

De acôrdo com esse seu relato, pode-se supor e até acreditar que seu HB20 tenha saído da CCS com o nível de oleo abaixo da marca de máximo pq num caso de um HB20 novo como o seu, rodar apenas 4600 kms não faria normalmente ele consumir 1 litro de oleo lubrificante ainda mais que vc usou seu HB20 de maneira moderada nesse período !

Como exemplo, cito aqui que quando retirei da CCS HMB o meu HB20 1.6 zero KM, conferi imediatamente o nível do oleo do motor que estava rigorosamente no máximo e mesmo nos primeiros 5000 kms rodados, considerado como período de amaciamento, não observei nenhum consumo anormal de oleo, apesar de que, por prevenção e cautela, troco o oleo e filtro do motor dele sempre a cada 6 meses mesmo que ele não percorra nem 5000 kms rodados nesse período.

Valeu colega, abrç !



Pois é colega, tive a mesma impressão que você. Sinto não ter olhado o nível antes pra efeito de comparação. Vou acompanhar com mais frequência agora, se for apenas isto deve parar. Um leve consumo é normal e meu HB está em perfeito estado, nenhum sinal de fumaça que pudesse identificar um problema maior. acredito que ele realmente já deve ter saído da cc com o nivel na metade da vareta ou menos até.

Obrigado, abraço.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Duvida: Consumo de óleo HB20 1.0
MensagemEnviado: 24 Nov 2015 23:12 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 21 Nov 2015 09:23
Mensagens: 4
diogopp escreveu:
Ricardo de Melo escreveu:
mateusjost escreveu:
Pessoal, não sei se está correto a forma com que verificaram o óleo de seus carros. Vejam a orientação do manual.


Mateus,

Já questionei isso em outro canal de relacionamento, mas me rebateram muito, principalmente os defensores da verificação do nível de óleo com o carro frio.

Ultimamente tenho conferido com o carro frio mesmo, mas sempre lembro que o manual não diz bem isso.

Vou mandar uma mp para o Diogo nos ajudar nessa dúvida, talvez ele tenha uma explicação lógica para a orientação do manual.

Abraços,


Blza Ricardo, conforme a MP vou deixar minha visão...

Sinceramente os dois métodos vão dar resultados bem parecidos, não tendo impacto significativo sobre a lubrificação do motor, mas eu particularmente tenho um preferido e é o mesmo da Hyundai, vou comentar um pouco sobre os dois métodos, mas não tenho a pretensão que dizer o que é certo e errado, cada um segue o que achar melhor, ok?

Com o motor "frio", ou seja, parado a algumas horas, consequentemente lubrificante também estará "frio" e obviamente 99,99% de seu volume escorreu para o cárter, indicando uma medida "X mm" na vareta, ok?
(vamos tomar como medida este ponto X na vareta, os mm pra mais e pra menos são apenas uma ilustração e não representam um valor nominal)
Mas as perguntas que deixo sobre esta leitura são...
Seu motor funciona frio ou quente? Se quente, pq ler o nível do lubrificante fora da condição de uso do motor.
Ele funciona com todo óleo no cárter ou parte circulando? Se funcionando parte do óleo está no motor, pq ler quando ele está todo no cárter.
O óleo como todo material se dilata com a temperatura, logo se ele está frio ele está contraído, se esquentar o volume vai aumentar, então pq ler ele na condução mais baixa?

Agora o outro lado da moeda...
Como o motor em funcionamento e já em temperatura de trabalho, parte do volume do lubrificante está espalhado pelo motor, por alojamentos, galerias, dutos, partes móveis, quinas de peças, cabeçote e etc, e obviamente se medirmos o nível neste instante, o valor lido na vareta estará por exemplo "X - 7mm".

Se desligarmos o motor, a aguardarmos cerca de 5 min a 10 min., grande parte deste volume de óleo escorrerá com a ajuda da nossa gravidade, diretamente para o cárter, e escorrerá com facilidade e velocidade, pois está quente e sua viscosidade consequentemente mais "fina", assim como acontece como o motor em funcionamento.

Neste momento estaremos como todas as peças do motor em temperatura de trabalho e dilatadas, o motor estará na condição de trabalho para que foi projetado e reproduzindo o mais fiel possível como ele é lubrificado;
E se formos ler novamente a vareta, certamente ela indicará "X-2mm ou X-3mm", o que seria a leitura correta do nível, porque o motor já dilatou (aumentou as folgas), o óleo já aumentou seu volume, ou seja, já está na temperatura e viscosidade de trabalho, este é o nível certo do motor, que compreende levemente abaixo do meio da marcação até bem próximo do limite máximo (Este nível depende de quanto já está desgastado o motor, de qtos Km da última troca, etc), se estiver abaixo e quase no limite mínimo, deve-se completar o óleo.

Acho que o método que a Hyundai coloca no manual ao meu ver está perfeito e é o que sempre segui, inclusive em outras máquinas.


Muito boa a sua explicação,

Nunca levei em consideração todos estes fatores que voce mencionou, apenas pensava que com o oleo todo no carter a marcação deveria ser mais precisa. Mas agora estou realmente convencido de que a melhor forma de ver o nivel do óleo é com o motor em temperatura de trabalho, mas com uns 5 a 10 min de descanso. Muito interessante seus argumentos.

Grato.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Duvida: Consumo de óleo HB20 1.0
MensagemEnviado: 25 Nov 2015 00:52 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Também gostei da a análise do diogopp.
É bem pensado.
No posto é só enrolar um pouco ao abastecer que dá o tempo necessário para o frentista poder ajudar no trabalho de limpar a vareta... rs.
Eu só não deixo ele fechar o capô, pois muitos deles, até bem intencionados, não sabem fechar e amassam o capô de todos os carros.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 71 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB