Ricardo de Melo escreveu:
mateusjost escreveu:
Pessoal, não sei se está correto a forma com que verificaram o óleo de seus carros. Vejam a orientação do manual.
Mateus,
Já questionei isso em outro canal de relacionamento, mas me rebateram muito, principalmente os defensores da verificação do nível de óleo com o carro frio.
Ultimamente tenho conferido com o carro frio mesmo, mas sempre lembro que o manual não diz bem isso.
Vou mandar uma mp para o Diogo nos ajudar nessa dúvida, talvez ele tenha uma explicação lógica para a orientação do manual.
Abraços,
Blza Ricardo, conforme a MP vou deixar minha visão...
Sinceramente os dois métodos vão dar resultados bem parecidos, não tendo impacto significativo sobre a lubrificação do motor, mas eu particularmente tenho um preferido e é o mesmo da Hyundai, vou comentar um pouco sobre os dois métodos, mas não tenho a pretensão que dizer o que é certo e errado, cada um segue o que achar melhor, ok?
Com o motor "frio", ou seja, parado a algumas horas, consequentemente lubrificante também estará "frio" e obviamente 99,99% de seu volume escorreu para o cárter, indicando uma medida "X mm" na vareta, ok?
(vamos tomar como medida este ponto X na vareta, os mm pra mais e pra menos são apenas uma ilustração e não representam um valor nominal)Mas as perguntas que deixo sobre esta leitura são...
Seu motor funciona frio ou quente? Se quente, pq ler o nível do lubrificante fora da condição de uso do motor.
Ele funciona com todo óleo no cárter ou parte circulando? Se funcionando parte do óleo está no motor, pq ler quando ele está todo no cárter.
O óleo como todo material se dilata com a temperatura, logo se ele está frio ele está contraído, se esquentar o volume vai aumentar, então pq ler ele na condução mais baixa?
Agora o outro lado da moeda...
Como o motor em funcionamento e já em temperatura de trabalho, parte do volume do lubrificante está espalhado pelo motor, por alojamentos, galerias, dutos, partes móveis, quinas de peças, cabeçote e etc, e obviamente se medirmos o nível neste instante, o valor lido na vareta estará por exemplo "X - 7mm".
Se desligarmos o motor, a aguardarmos cerca de 5 min a 10 min., grande parte deste volume de óleo escorrerá com a ajuda da nossa gravidade, diretamente para o cárter, e escorrerá com facilidade e velocidade, pois está quente e sua viscosidade consequentemente mais "fina", assim como acontece como o motor em funcionamento.
Neste momento estaremos como todas as peças do motor em temperatura de trabalho e dilatadas, o motor estará na condição de trabalho para que foi projetado e reproduzindo o mais fiel possível como ele é lubrificado;
E se formos ler novamente a vareta, certamente ela indicará "X-2mm ou X-3mm", o que seria a leitura correta do nível, porque o motor já dilatou (aumentou as folgas), o óleo já aumentou seu volume, ou seja, já está na temperatura e viscosidade de trabalho, este é o nível certo do motor, que compreende levemente abaixo do meio da marcação até bem próximo do limite máximo (Este nível depende de quanto já está desgastado o motor, de qtos Km da última troca, etc), se estiver abaixo e quase no limite mínimo, deve-se completar o óleo.
Acho que o método que a Hyundai coloca no manual ao meu ver está perfeito e é o que sempre segui, inclusive em outras máquinas.