André Fontes escreveu:
Bem, eu dei entrada no meu semana passada, pagando um sinal de 5 mil. Foi um Premium Cinza.
Pedi que a entrega fosse em março, pois quero juntar dinheiro e pagar a vista.
Eu falei com o vendedor sobre IPI e ele me garantiu que, no meu caso, não haverá aumento.
Creio que o ano de fabricação não vai importar, pois o carro está sendo lançado agora. Então, se for 2012/2013 ou 2013/2013 é indiferente.
Carro desvaloriza mesmo quando há mudança de modelo...
Para fechar negócio, vendedor fala qualquer barbaridade, seja verdade ou não.
O fato é o seguinte: o IPI incide no momento do faturamento. Se seu carro for faturado em 2013, terá IPI maior (a não ser que o governo prorrogue a medida ou a concessionária absorva). O resto é balela.
Quanto a ano de fabricação, é simples. Se o carro saiu da linha de montagem até 31 de dezembro de 2012, será fabricação 2012/modelo 2013. Se saiu no dia seguinte, será fabricação 2013/modelo 2013.
Não é tão difícil de entender.
A Hyundai está trabalhando com estoques baixíssimos (basta ver a fila de espera), então é bastante provável que quem comprar o carro em 2013 já o receba com ano de fabricação 2013. Alguns dos que comprarem no fim de 2012 receberão como fabricação 2012. Outros também já pegarão fabricação 2013.
Parem de pensar em desvalorização. Pensem se esse é o carro que vocês querem. Desvalorização cada vez maior é sinal de um mercado cada vez mais desenvolvido. Basta ver como funciona no Reino Unido ou nos EUA, onde é possível comprar modelos 2004 ou 2005 por algumas centenas de dinheiros.