Olha eu não entendo patavinas de carro a não ser da parte da minha percepção sensorial em dirigir, já pilotei automáticos, mas maioria manual Fusca, Celta, KA, uns 2 Corsa, uns 2 Uno, todos carros populares então diga-se de passagem baratos e não prioritariamente confortáveis.
Depois do Agile, peguei um HB20 hatch comfort plus, e outro ano HB20 2017, todos zero tirei da concessionária.
Então vou tentar passar aquilo que o HB20 me pareceu durante esses anos, quando você troca muito de carro e parte pra um HB20 que tem um precinho acima do popular, ocorre um certo efeito placebo, a gente não quer admitir que ela seja ruim em nada, eu sempre ficava pensando "não tem como o Agile ser melhor que ele nisso etc" mas eu pude notar que tem muita coisinha que os coreanos tem de melhorar a partir desta experiência:
- Depois de mais de 5 anos de HB20, um camarada deu uma afundada na lata da porta, tinha seguro, deixei na oficina e a asseguradora tratou de conseguir um carro de aluguel, a locadora me deu um carrinho bem aleatório e detonado, um Onix.
Na primeira curva que fiz com Onix, já pude perceber sim, tudo oque eu achava do HB20 era um fato, e vou dizer alguns deles, suspensão rígida combinado com o assento que trabalha pouco (qualquer solavanco o impacto é devolvido muito mais que a maioria dos carros), o banco comprime um pouco mais a cervical e os quadril, o entrar do motorista o jeito que você tem que esticar a perna pra se ajustar é mais desconfortável (isso deve ser pq o volante encosta na parte superior da coxa), quando você troca de marcha precisa ser com precisão cirúrgica senão dá oque eu chamo de efeito "parkinson" tem que compensar bem a embreagem senão ele já treme e quer morrer, o design de "tubinho" do velocímetro polui um pouco a vista além do caroneiro não enxergar, e o volante não foi feito com design pro motorista enxergar tudo oque tem atrás dele.
Bom tudo isso comparando com o Onix alugado, vamos ao Agile, esse Agile não era completo, mas oque fazia falta neste incompleto era só o ar condicionado ponto, agora vamos ao que o Agile um carro mais barato tinha no HB20 comfort plus completo muito mais caro, tinha ajuste de altura vertical do banco (HB20 é diagonal aquilo é ridículo), ajuste altura do volante (HB20 não tem), tinha piloto automático (HB20 não tem), tinha sensor traseiro de fábrica (HB20 me colaram o sensor no console fica parecendo carro de um tunador de mal gosto LED daqueles clássico de relógio digital de rua e um speaker infernal ensurdecedor), termômetro (HB20 não tem, não parece útil mas depois de ter todo mundo quer olhar), e o melhor gadget que já pude usufruir o sensor crepuscular o Agile eu cheguei a desaprender a ligar o farol pois funcionava magnificamente bem ele não acendia em qualquer sombra de árvore mas acendia no entardecer bem na nuance do por do sol e apagava no sol (HB20 só vem nas versões ultra caras 1.6 automático escambal)
E aí depois de todo esse balaio, já fiz o teste drive do Evolution 2021, e olha que coincidência, tudo oque eu reclamei a maioria foi colocado agora e melhoraram admito, mas continuo não achando primor na suspensão e conforto, gostei da central multimídia, ar condicionado digital, e o volante elétrico que já era macio ficou mais ainda, mas sem piloto automático e sensor crepuscular pra um carro de 60 paus completo, e ainda o pior, o design frontal pra mim acabou aqui, não tem um que diga que achou bonito, ali foi um tiro fora da curva vão perder comprador e vai ser a derrocada da Hyundai.
Esse é meu feedback, não adianta vir querer argumentar mil xurumelas de densidade da rebimboca da parafusoca crash test que concatena com a pressão de injeção que pode até ser verdade, mas não foi o carro mais prazeroso que pilotei simples assim, os coreanos tem muito bom gosto pra design arrojado, mas estão muito fora da realidade das outras marcas, eles não entendem de conforto e utensílios internos.
Eu até pensei ir de 2021, mas antes sempre devolvia 10 mil, agora preciso dar 20 mil, e ainda com esse design de buldogue triste é difícil, estou impressionado com o design dos Cherys, realmente me chamam atenção mas sendo China passo longe, já pilotei um QQ ruim desconfortável e tudo rangia o que era de plástico, eu acho que vou voltar a ser Chevrolet qualquer um nessa faixa de preço (menos Onix pra mim parece um Agile sem graça).
|